São Paulo, 08 de junho de 2001 n.754/01.

Relatório traça perfil étnico dos alunos da USP
A Comissão Permanente de Políticas Públicas para a População Negra da USP acaba de divulgar um relatório sobre as origens étnicas dos alunos da Universidade de São Paulo. O objetivo é saber a dimensão exata da composição racial da Universidade.

UBE vai premiar Octavio Ianni como o "Intelectual do Ano"

HC seleciona obesas para tratamento sem medicação

Show em São Carlos homenageia o poeta Vinícius de Moraes


Destaques

USP vai conhecer as etnias de sua comunidade
Antonio Carlos Quinto
        A Comissão Permanente de Políticas Públicas para a População Negra da USP acaba de lançar um recenseamento que pretende traçar um mapa da identidade étnica dos alunos da Universidade. O lançamento aconteceu ontem (7), na Reitoria da USP, na presença do reitor Jacques Marcovitch. A Comissão já vinha trabalhando nessa direção quando incluiu, no início do ano passado, nos formulários da Fuvest o quesito cor. A partir daí foi possível aferir o baixo número de representantes da população negra que conseguem vencer a batalha do exame vestibular. Estes resultados estão disponíveis na página da Comissão na Internet, no endereço www.usp.br/politicaspublicas.
        Em 2000, foram inscritos no vestibular 139 mil estudantes. Destes, somente 2.975 se identificaram como sendo da cor preta. Outros 10.717, identificaram-se como pardos, o que equivale a 2,7% e 7,7%, respectivamente. "Com relação às matrículas, os percentuais são menores ainda", relata o professor Antonio Sérgio Alfredo Guimarães, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Segundo ele, o percentual dos que se declararam pretos caiu para 1,7% dos aprovados. "Quanto aos que declararam ser pardos, caiu para 6,2%", aponta. Estes números mostram que o acesso da população negra à Universidade ainda é baixo. "As queixas da população negra sobre estas dificuldades têm fundamento. Muitos poderão dizer que a Universidade não é responsável esta situação, mas o fato é que ela não pode eximir-se deste problema", diz Guimarães.
        Além da inclusão do quesito cor no vestibular, a Comissão decidiu realizar um censo étnico racial na USP para saber a dimensão exata da composição racial da Universidade. "Os números desse levantamento poderão subsidiar estudos futuros relacionados à questão", aponta Guimarães. Para tanto, a Comissão estará distribuindo, entre os dias 25 de junho e 13 de julho, um questionário aos alunos de graduação com questões sobre a cor, etnia, aspectos econômicos e familiares entre outros. Em seguida, os questionários serão distribuídos aos alunos de pós-graduação. Mais tarde, a Comissão estenderá sua pesquisa a todos os professores e servidores da Universidade. Para os que dispõem de acesso à Internet, os formulários já estão disponíveis no portal da Comissão.
        O professor Guimarães estuda as questões raciais desde 1991, quando integrava o corpo docente da Universidade Federal da Bahia. Quanto aos baixos índices de representantes da população negra, especificamente na USP, ele atribui como uma das principais causas o preconceito racial. "Temos no Brasil um preconceito silencioso que não é aberto e que acaba sendo absorvido por esta população mesmo que involuntariamente", diz. Segundo ele, outro fator que pesa muito é a questão econômica. "Números comprovam que os alunos negros são os que mais freqüentam as escolas públicas e, devido ao baixo poder aquisitivo, são obrigados a conciliar trabalho e estudo", relata.
        Para Guimarães, o exame vestibular acaba se transformando numa verdadeira batalha, onde somente os mais fortes se sobressaem. "E o negro, por ter introjetado uma espécie de complexo de inferioridade, entra na competição em desvantagem", avalia. Para o professor, o importante é que a sociedade tenha conhecimento de que a USP tem uma preocupação freqüente com o tema. A Comissão Permanente de Políticas Públicas para a População Negra da USP foi instituída em 29 de abril de 1999, e está diretamente ligada à Reitoria da Universidade. A iniciativa inédita no País tem como objetivo principal adotar medidas que visem dar apoio e estímulo à população negra. Os interessados em obter mais informações sobre o censo étnico racial da USP poderão acessar o site www.usp.br/politicaspublicas/censoracial .
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-3716, com o professor Antonio Sérgio Guimarães; E-mail: asguima@usp.br .

UBE proclama Octavio Ianni como "Intelectual do Ano"
        Na próxima segunda-feira (11), a diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE) vai proclamar o sociólogo Octavio Ianni como vencedor da 38ª edição do prêmio Intelectual do Ano. O concurso é promovido pela UBE e a entrega do prêmio, o Troféu Juca Pato, acontecerá em data e local a serem definidos.
        De acordo com Caio Porfírio Carneiro, secretário executivo da UBE, Ianni será proclamado vencedor sem concorrentes, como já ocorreu com Carlos Drumond de Andrade e Raquel de Queiroz. "A proclamação feita pela diretoria não é uma constante. Em geral, o prêmio é bastante concorrido", conta Porfírio, lembrando que escritores como Érico Veríssimo, Jorge Amado, Lígia Fagundes Telles e Afonso Arinos, entre outros, já receberam a premiação.
        Ianni, que é professor visitante da USP e da Unicamp, venceu o concurso com o livro Enigmas da Modernida – Mundo (Editora Civilização Brasileira), lançado em dezembro do ano passado.
        Mais informações: ( (0XX11) 231-4447, na UBE.


Cursos, Seminários e Palestras
Comunicação e serviço público
        Estão abertas até dia 18 as inscrições para o 1º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público, que será realizado nos dias 7 e 8 de agosto no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento terá mais de 30 palestras, em que profissionais da área de comunicação dos poderes executivo, legislativo, judiciário e de outras empresas e autarquias públicas debaterão temas como assessoria de imprensa, imagem institucional, ensino, marketing cultural, universidade, e novas tecnologias, entre outros. Já confirmaram a participação no evento o presidente da Fundação Padre Anchieta, Jorge da Cunha Lima, presidente da Radiobrás, Carlos Zarur, os jornalistas Ricardo Noblat, Percival de Souza e José Hamilton Ribeiro, e os professores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Cremilda Medina, Laurindo Lalo Leal Filho e Margarida Kunsch. A taxa de inscrição é de R$ 350,00, e os interessados podem se inscrever pela Internet, no endereço www.eventosmegabrasil.com.br.
        Mais informações: ( (0XX11) 5573-3627/5573-7573 ou e-mail eventos@megabrasil.net

Irrigação de solos
        A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba abre inscrições para o Curso Intensivo em Solos e Irrigação, que será realizado entre 9 e 13 de julho. O curso aborda temas como as principais formações geológicas com características de reservatório natural de água, classificação brasileira de solos, manejo e compactação, dinâmica da água e solutos no solo e potencial de poluição do solo subterrâneo. Há 40 vagas.
        Mais informações: ( (0XX19) 422-9197 ou e-mail apisilva@esalq.usp.br


Agenda Cultural
Tributo a Vinícius
        Na próxima quarta-feira (13) será promovido em São Carlos o show Tributo ao Poeta do Encontro, que marca os 20 anos da morte de Vinícius de Moraes. O evento será realizado pelos estudantes-atores da Escola de Arte Dramática (EAD) da USP e músicos convidados e ocorre a partir das 20h30, no Teatro Municipal de São Carlos. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9333 ou e-mail centrocultural@sc.usp.br


Quadro de Avisos
HC seleciona obesas
        O Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP seleciona mulheres obesas, que tenham entre 20 e 50 anos, para tratamento e mudança de estilo de vida. Serão aceitas 40 mulheres que não estejam na menopausa, não tomem medicamentos inibidores de apetite, hipertensivos, antidepressivos e hormônios para tireóide e que tenham disponibilidade para comparecer ao hospital três vezes por semana durante três meses. O projeto não trabalha com medicação e oferece tratamento gratuito. As triagens ocorrem na próxima terça-feira (12), às 10h30 e no dia 22 às 9h30. As interessadas podem se inscrever pelos telefones abaixo.
        Mais informações: ( (0XX11) 3885-7021/256-4769/283-0087.


Teses e Dissertações
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        - Pronomes de tratamento do interlocutor no português brasileiro: um estudo de pragmática histórica. Miguel Salles. Dia 11, às 19 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3818-4626

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        - Inquérito sorológico para leptospirose, doença de Lyme e Leishmaniose em cães do município de Santana de Parnaíba, São Paulo. Colheitas efetuadas durante a campanha de vacinação anti-rábica, no ano de 1999. Roberta Mascolli. Dia 11, às 9horas.
        Mais informações:((0XX11) 3818-7667

Escola Politécnica
Mestrado
        - Reconhecimento automático do locutor usando pré-processamento em sons nasalizados com diversos classificadores neurais. Roberto Milton Bernardes Sória. Dia 8 de junho
        - Caracterização de acionamentos na indústria de beneficiamento de minério de ferro. Fernando Marcelo Calado de Andrade. Dia 11, às 14 horas.
Doutorado
        - Análise dos procedimentos de projeto e desenvolvimento de método para determinação de construção e operação de embarcações fluviais. Hilton Aparecido Garcia. Dia 11, às 13 horas.
        - Influência da microestrutura no comportamento eletroquímico do aço inoxidável UNS S31803 (SAF 2205). Rodrigo Magnabosco. Dia 11, às 14 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3818-5443
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3818-4411/3818-4691 - Fax: (0xx11) 3818-4476/3818-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Murarocaueagen@usp.br, Júlio Bernardes e Marcelo Gutierres msg@usp.br