São Paulo, 27 de junho de 2001 n.765/01.

 
Alunos da USP terão novo curso em 2002
Curso de graduação em Humanidades poderá ser feito por alunos da Universidade de qualquer área que tiverem completado um ano e passarem por teste de seleção. Objetivo é a formação de pesquisadores. 

 
 

Cietec inaugura suas novas instalações


Instituto de Física realiza palestra sobre neutrinos


Racismo é tema de seminário na FFLCH
 
 
 


Destaques

USP cria Curso de Humanidades

Cauê Muraro

        Em dezembro deste ano, a USP vai abrir um processo de seleção para a primeira turma do novo curso de graduação em Humanidades, que será inaugurado em 2002. Trata-se de uma nova escolha para os alunos que poderão dar um novo rumo em sua vida acadêmica.
        O projeto do novo curso, coordenado pelo professor Renato Janine Ribeiro, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, visa um modelo de interdisciplinaridade na área de Humanas que ainda não é encontrado em nenhum outro curso de graduação da Universidade. "O nosso objetivo é formar pesquisadores que se orientarão preferencialmente para pesquisa acadêmica, familiarizando-os com a diversidade de linguagens das ciências humanas", afirma Janine. Mas isso não impede que, uma vez formados, os alunos ingressem em atividades profissionais como crítica de artes e jornalismo cultural, por exemplo.
        O que garante essa possibilidade é o que o professor Renato Janine chama de "poliglotismo cultural". Segundo ele, para entender o mundo atual, com toda a sua complexidade, faz-se necessário o uso de mais de um tipo de linguagem. Ocorre que há muito as ciências têm se dedicado a abordagens muito específicas, o que estabelece verdadeiras fronteiras entre as disciplinas. "Cabe sustentar a hipótese de que o revolucionário, nas Humanas, e nas Humanidades, estará em apostar na inovação mediante uma contestação de suas fronteiras", atesta o coordenador do projeto.
        Essa flexibilidade do novo curso além de otimizar um constante diálogo entre as disciplinas e linguagens, incentivará a troca de idéias entre os próprios alunos e professores. Isso possibilitará um processo de investigação científica muito mais produtivo e a formação de intelectuais mais bem preparados.
        Além disso, os materiais a que os alunos terão acesso serão peça chave nessa estratégia, pois eles contarão com uma biblioteca que terá desde livros sobre artes plásticas e música, até os clássicos da literatura e da filosofia. E isso ilustra bem uma frase dita pelo próprio professor Janine, "As artes ensinam a ver e a filosofia e a literatura a ler."
        A ambição do curso de abranger esse grande número de disciplinas não implicará, no entanto, em concorrência com os demais cursos da área das humanas ou numa superficialidade que poderia ser nociva às suas próprias intenções. "Trata-se de um curso adicional e de teor fortemente experimental e não de uma substituição por um novo molde", diz o coordenador do projeto, e completa, "e também não há nada em comum com a idéia de ciclo básico, onde cursos são apenas introdutórios e panorâmicos".
        Com relação ao processo de seleção dos candidatos ao novo curso, Renato Janine salienta que não é necessário que eles façam graduação em Humanas. O único pré-requisito é que o candidato já tenha cursado ao menos um ano do curso em que ingressou, completando todos os créditos obrigatórios.
        Não haverá exame vestibular propriamente dito. O exame abordará conhecimento literário e histórico. O desempenho do aluno nos semestres que este já cursou na USP também será considerado. Esse exame escrito selecionará entre 30 e 50 interessados que passarão à fase seguinte, uma entrevista oral. Será também exigido do candidato a redação de um texto no qual deverão constar suas intenções com relação ao curso, sonhos e expectativas.
        Porém, o curso de Humanidades não se bastará por si próprio, ou seja, ele não se voltará apenas para construção de uma nova linhagem de intelectuais sem participação em outros setores da Universidade como um todo. Inclusive, o grupo contará com sugestões de pessoas externas à USP. Tudo para que seja evitado que os novos horizontes abertos não fiquem confinados em um espaço limitado. O que seria a realização ideal dos pensamentos e estudos provenientes da instituição pública que é a USP.
        Mais informações: Site http://caviar.naval.ep.usp.br/filosofia e clicar no ícone "Projeto do novo Curso de Humanidades da USP"


Cietec amplia instalações

        O Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec) vai inaugurar na sexta-feira (29) a ampliação de suas instalações na Cidade Universitária. Dos atuais 1.150 m², o Centro passará a ter 3.500 m², abrigando 53 novas empresas. No mesmo dia, será lançado um edital para selecionar 78 empresas para ingresso na incubadora. Estão sendo oferecidas 21 vagas para Pré-incubação; 21 para Incubadora Tecnológica de Empresas Residentes; 16 vagas para Incubadora Tecnológica de Software e 20 para Incubadora Tecnológica de Empresas Não-Residentes.
        O Centro é resultado de uma associação entre a USP, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio institucional da Secretaria de Ciência, Tecnologia, e Desenvolvimento do Estado de São Paulo. É um projeto voltado para o estímulo à criação de negócios baseados em tecnologias inovadoras nas áreas de Biotecnologia, Biomedicina, Materiais, Instrumentação, Tecnologia da Informação, Meio Ambiente, Técnicas Nucleares, Serviços Tecnológicos e Softwares especiais.
        A inauguração acontece a partir das 15 horas no Cietec, que fica na Avenida Professor Lineu Prestes, 2.242
        Mais informações: ( (0XX11) 3812-8466
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Modelo solar
        O Instituto de Física (IF) da USP realiza amanhã (28), às 16 horas, a palestra O Modelo Solar Tem Problemas? Não: Neutrinos Oscilam!. O evento debate a oscilação de neutrinos, com base no experimento SNO, que anunciou que o modelo solar padrão está correto. A palestra ocorre no Auditório Abrahão Moraes, no IF, que fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-7114.

Racismo
        O Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza nesta sexta-feira (29), às 10 horas, o seminário O Conceito de Racismo: Corpo Semântico e Significações no Mundo Contemporâneo, apresentado pelo Kabenguele Munanga, professor de Antropologia da FFLCH. O evento acontece na sala 8 do Prédio de Ciências Sociais da FFLCH, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3704.

Nutrição
        Nesta sexta-feira (29), às 9 horas, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promove o simpósio Entendendo as Novas Recomendações Nutricionais, que aborda as novas recomendações de nutrientes e sua aplicação para a população. O evento acontece no Anfiteatro da Escola Politécnica (Poli) da USP.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3656.
 



Agenda Cultural

Voltinha USP
        Neste sábado (30), a partir das 9 horas, ocorre a 2a Voltinha USP, a versão infanto-juvenil da Volta USP-São Carlos e que acontece pelas ruas da cidade. Podem participar todos os nascidos entre 1985 e 1992, e as inscrições devem ser feitas antes da prova, no dia 30.
        Mais informações:( (0XX16) 273-9107.
 



Quadro de Avisos

Docentes para a Farmácia
        O Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP abre concurso para dois cargos de professor doutor, em RDIDP, para atuar nas áreas de Físico-Químico e Farmacotécnica Industrial. As inscrições podem ser feitas até 9 de outubro na Secretaria do Departamento de Farmácia, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, bloco 15, Conjunto das Químicas, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3667/3815-4418.
 
 


Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        - Evasão do imposto de renda pessoa física: estimativa para o caso brasileiro. Cesar Artur Staudt Follmann. Dia 25, às 14 horas.
        Mais informações: ((0XX11) 3091-5811

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
        - Michel Foucault e a constituição do corpo e da alma do sujeito moderno. Fernando de Almeida Silveira. Dia 27, às 14:30 horas.
        Mais informações: ((0XX16) 632-3481

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        - Sons da metrópole: entre ritmos, ruídos harmonias e dissonâncias. As novas camadas da cidade de São Paulo – final do séc. XIX. Nelson Aprobato Filho. Dia 28, às 17:30 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4626
 
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela