São Paulo, 05 de julho de 2001 n.771/01.

 
USP planeja construção de termelétrica
Além de geração de energia, o projeto pretende criar condições para o desenvolvimento tecnológico, capacitação, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias na área, incluindo a maior preservação do meio ambiente

 
 

Curso discute desenvolvimento sob a óptica da economia solidária e gestão democrática
 
 

Beleza Americana em cartaz no Cinusp
 
 

Veteranos da FEB avaliam participação brasileira na Segunda Guerra Mundial
 
 


Destaques

Cidade Universitária poderá ter energia gerada por termelétrica

Roger Pascoal

        A USP estuda a implantação de turbogeradores para a geração de energia elétrica na Cidade Universitária, que fica na cidade de São Paulo. O projeto prevê a instalação de duas turbinas movidas a gás natural que teriam capacidade para suprir toda a atual demanda de energia do maior campus da Universidade. A instalação dos turbogeradores integra o projeto de criação de um centro de estudos sobre a geração termelétrica. O objetivo da criação do "Centro de Estudos de Regulação e de Geração Termelétrica", além de atender as necessidades da Universidade, é contribuir para a adequação da matriz energética brasileira frente às atuais necessidades do País. O projeto prevê a implantação de uma estrutura de ensino, pesquisa e extensão que utilize os turbogeradores como material de apoio. Os responsáveis pelo projeto pretendem tornar o Centro um importante núcleo de desenvolvimento tecnológico e de capacitação na área de termeletricidade.
        Segundo Marcos Roberto Gouvea, professor do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica (Poli), a instalação de novas usinas termelétricas no País requer o domínio dessa tecnologia. "O Brasil vai precisar, além de deter a tecnologia, conhecer os procedimentos necessários para a operação e a manutenção desses equipamentos". Para Marcos Gouvea, é possível fazermos um paralelo da situação atual com as décadas de 50 e 60, quando a tecnologia das hidrelétricas não eram dominadas e as universidades trabalharam no seu desenvolvimento, o que possibilitou a posição de destaque que temos no setor. Em conjunto com os problemas enfrentados na geração de energia, o Brasil tem atualmente uma significativa oferta de gás natural, tanto de proced6encia boliviana como nacional. Esta oferta é um incentivo ao estudo das termelétricas como complementação ao modelo de geração hidrelétrica, que é predominante no País.
        Além da termeletricidade, o novo centro de estudos também pretende ampliar a pesquisa sobre a cogeração. Uma das propostas seria a instalação de uma turbina movida a vapor que se aproveitaria do calor gerado pelo equipamento a gás para gerar uma quantidade maior de energia elétrica. O vapor resultante dos turbogeradores também poderia ser utilizado em equipamentos de cozinha e lavanderia, por exemplo. Outra utilidade para as instalações do Centro estaria na integração de diferentes fontes de energia.
        O projeto prevê a implantação de um sistema integrado de supervisão que seria o responsável pelo gerenciamento dessas fontes. Gouvea também chama a atenção para a questão ambiental que deverá ser objeto de pesquisa nos laboratórios do Centro. "O gás natural é um dos insumos para a produção de energia elétrica que menos provocam impacto ambiental", explica. "As pesquisas no Centro deverão buscar formas de minimizar este impacto."
        O Centro ainda está sendo planejado. Para tornar realidade o projeto, cujo custo estimado está entre 20 e 30 milhões de dólares, a serem consumidos em 30 meses de obras, a Universidade procura atrair investimentos. "Nós estamos negociando com alguns grupos interessados na implementação", afirma Gouvea. "Uma das propostas para a viabilização é a divisão do projeto em etapas ou módulos."
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5317, com Marcos Gouvea.
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Economia Solidária
        Estão abertas até o dia 13 as inscrições para o curso Economia Solidária e Desenvolvimento Local, que será realizado de 21 de julho a 15 de dezembro. O curso é voltado para a formação de agentes na área que sejam capazes de analisar os condicionantes políticos, sociais, históricos e econômicos do desenvolvimento brasileiro e de formular, implementar e gerir novos processos de desenvolvimento social, baseados nos princípios da autogestão organizacional, da solidariedade econômica e da gestão democrática das políticas públicas. A inscrição poderá ser feita por estudantes e pessoas que têm relações com atividades econômicas solidárias. O curso acontece na Agência de Desenvolvimento Solidária, que fica na Rua Caetano Pinto, 575 (5º andar) - Brás.
        Mais informações: ( (0XX11) 3272-9411.
 
 


Agenda Cultural

Beleza Americana no Cinusp
        O Cinusp promove nas férias a programação Superproduções em Debate, que traz filmes que proporcionam ao espectador o prazer de assistir e de criticar, desvendando as parábolas didáticas e morais que estão por trás das superproduções. Na próxima semana (9 a 13), o filme em cartaz será Beleza Americana, de Sam Mendes. O filme mostra a patética vida de uma típica família americana e a chegada dos vizinhos, que traz novas perspectivas para todos. As sessões começam às 16 e 19 horas e o Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3540 ou e-mail cinusp_prceu@recad.usp.br.

Programação da TV USP
        A TV USP apresenta entre os dias 9 e 15 de julho a seguinte programação:
        DELTA PI – O lazer que se compra (reprise) – o programa discute por que as pessoas preferem sair em lugares pagos, o papel do espaço público e as questões de segregação espacial e violência. Participam do debate alunos da USP e da PUC e Regina Meyer, professora de urbanismo da USP e Mônica de Carvalho, professora de sociologia da PUC. Segunda-feira (09), às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e às 3h.
        OLHAR DA USP ESPECIAL – Pobreza e Miséria 2 (reprise) – neste programa, o jornalista José Arbex Jr. e o professor Jair Borin, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP conversam com o compositor Tom Zé sobre pobreza e miséria no país, a partir da proposta de criação de um fundo de combate à miséria. Terça-feira (10), às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e às 3h, com reprise no sábado (14), às 18h, e domingo (15), às 13h30.
        PGM – Zinco Quente– no programa desta semana você acompanha uma entrevista com o cantor francês Manu Chao, uma reportagem com os estudantes que desenvolveram o projeto da Rádio Livre DCE e uma entrevista com os músicos do grupo Os The Dharma Lóvers, que promove a tranqüilidade e a meditação com base nos ensinamentos budistas. Quarta-feira (11), às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e às 3h, com reprise no sábado (14) às 9h30 e no domingo (15) às 18h.
        OLHAR DA USP – Veteranos da 2a Guerra Mundial 1 (reprise) – no programa desta semana, o professor Boris Schnaidermann, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e Roberto de Mello e Souza, especialista em recursos humanos, ambos veteranos da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra, contam suas lembranças e avaliam a participação dos pracinhas brasileiros na Campanha da Itália em 1944 e 1945. A apresentação é do professor Flávio Aguiar, do Departamento de Letras da USP. Quinta-feira (12) às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e às 3h, com reprise no sábado (14) e no domingo (15), ambos às 22h30 e 3h.
        2 APÊS – Pessoas Incomuns (reprise) – no sexto episódio desta sitcom, Oscar entra para uma seita religiosa, Betão vira treinador de boxe de Hermano, Mauro faz um curta-metragem sobre a vida de Seu Lino, Bel segue um curso de independência feminina e Adriana é vítima da gangue do amor. Sexta-feira (13), às 9h, 13h30, 18h e 03h; sábado (14), às 9h, 13h30, 18h e 22h30, e domingo (15), às 9h.
        4 X 4 - Impostos - neste programa, especialistas discutem por que somos um dos países com maior número de impostos, reforma tributária e se a população sabe para onde vai sua contribuição. Domingo (15), às 21h.
        Você confere a programação da TV USP todos os dias no CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo, ou ao vivo pela internet, em www.cnu.org.br.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4101/4487.
 
 


Quadro de Avisos

Curso adiado
        A Fundação Instituto de Administração (FIA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP transferiu para 5 de novembro o início das aulas do Curso de Gestão Empresarial, que começaria em 9 de julho. As inscrições estão abertas e será oferecida uma bolsa integral para o melhor candidato.
        Mais informações: ( (0XX11) 3733-8695 ou e-mail cageqv@fia.fea.usp.br.
 
 


Teses e Dissertações

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        - Síndrome da imunodeficiência adquirida: aspecto sociais, percepção de risco e manifestações bucais entre indivíduos infectados, São Paulo, 2000. Antônio Carlos Pereira. Dia , às 14 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3081-5091.

Escola de Enfermagem
Doutorado
        - Trabalho em equipe: o vivencial da equipe de reabilitação na fissura lábio-palatal. Wilza Carla Spiri. Dia 6, às 10 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3066-7533.

Instituto de Geociências
Mestrado
        - Caracterização ambiental e estudo do comportamento do chumbo, zinco e boro em área degradada por indústria cerâmicas – região dos lagos de Santa Gertrudes – SP. André Luiz Bonacin. Dia 6, às 14 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3091-3973.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Murarocaueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela