São Paulo, 25 de julho de 2001 n.783/01.

 
Espécies marinhas inéditas são encontradas em estudo
Pesquisa realizada no Instituto Oceanográfico coleta e reconhece 266 espécies de gastrópodes prosobrânquios (caramujos). Cerca de 55% delas ainda não foram identificadas, sendo consideradas, em sua grande parte,  inéditas para a Ciência. 

 

Ceuma promove curso sobre a arte faraônica do Egito
 
 

Clube da Geometria do ICMC leva conhecimento a deficientes visuais em São Carlos
 
 

Juristas debatem direitos humanos e democracia em lançamentos da Edusp
 
 


Destaques

Pesquisadores do IO reconhecem espécies marinhas ainda inéditas para a Ciência

Antonio Carlos Quinto

        Depois de quatro anos de pesquisas numa área costeira de 1.100 quilômetros no litoral do Sudeste do Brasil, entre Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e o Cabo de Santa Marta Grande, em Santa Catarina, a bordo do Navio Oceanográfico "Professor W. Besnard", pesquisadores do Instituto Oceanográfico (IO) da USP conseguiram coletar e reconhecer 266 espécies de gastrópodes prossobânquios (caramujos). Destas, cerca de 55% ainda não foram identificadas, em sua grande parte consideradas ainda inéditas para a Ciência. Os estudos e análises destas espécies constam na tese de doutorado intitulada Gastrópodes prosobrânquios da plataforma continental externa e talude superior da costa sudeste brasileira, apresentada no Departamento de Oceanografia Biológica do IO por Cintia Miyaji, sob orientação do professor Dr. Airton Santo Tararam.
        Segundo a pesquisadora, as espécies encontradas são animais do tipo bentônicos coletados em águas profundas do Oceano Atlântico. "As coletas foram realizadas em 86 estações e em profundidades que variaram entre 50 e 980 metros", conta Cintia. "A grande maioria delas possui dimensões milimétricas, quase não visíveis a olho nú". As coletas foram realizadas num período de dois meses, divididos em 10 viagens que duraram entre sete e dez dias a bordo do Navio Oceanográfico da USP. "O restante do trabalho, como a separação e classificação das espécies, foi todo realizado em laboratórios do IO e da Unicamp, que também atua no projeto", informa a pesquisadora.
        A pesquisa de Cintia integra os projetos "Importância e Caracterização da Quebra da Plataforma Continental para Recursos Vivos e Não Vivos" e "Programa de Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva - Revizee". Em 1988, o Brasil ratificou a convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos do mar e, segundo a pesquisadora, seu estudo é parte de um grande levantamento que o País tem de fazer dentro dos dois projetos.
        Todo o processo contou com a participação de mais de 50 pessoas entre pesquisadores, docentes e técnicos entre novembro de 1997 e janeiro de 1998. "Nosso objetivo agora é escolher uma das famílias de gastrópodes prossobânquios e aprofundarmos os estudos sistemáticos, para a descrição de novas espécies", conta Cintia. O restante das espécies coletadas já está sendo encaminhado a especialistas em cada família de gastrópodes no Brasil e no exterior, inclusive para museus, como o de História Natural de Paris.
        A coleta dos gastrópodes permitiu ainda o estudo das associações entre as espécies e os locais onde podem ser encontrados segundo as características ambientais dessas localidades, como profundidade e tipo de sedimento do fundo do oceano. "Trata-se de uma pesquisa exploratória que nos forneceu subsídios para o conhecimento do ecossistema e da biodiversidade marinha", avalia a pesquisadora.
        Mais informações: ( (0XX13) 3354-2803; E-mail: cimiyaji@usp.br
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Geometria para deficientes visuais
        O Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP abre inscrições para a palestra Noções sobre Geometria para Deficientes Visuais no Ensino Fundamental, que ocorre no dia 4 de agosto das 9 às 12 horas em São Carlos. A palestra faz parte do Clube de Geometria e será apresentada pelo professor Manoel Costa Carnahyba, da Unesp. Os interessados podem se inscrever no endereço http://www.icmc.sc.usp.br/~clubgeom/programacao.html.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9146 ou e-mail eventos@icmc.sc.usp.br.

Arte faraônica
        Estão abertas as inscrições para o curso Beleza e Perfeição na Arte Faraônica, que o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) realiza entre 7 de agosto e 4 de setembro. O curso será apresentado pelo professor Antonio Brancaglion, professor de História da Arte Egípcia da Escola do Instituto de História da Arte do Masp, e pretende transmitir uma visão global da arte egípcia, abordando a linguagem, motivações religiosas, processos históricos e meio ambiente e a simbologia das formas na arquitetura, escultura e pintura. A taxa do curso é R$ 100,00 - há descontos de 20% para estudantes e professores ativos da rede oficial de ensino, 40% para aposentados e estudantes especiais e 80% para estudantes que tenham rendimento familiar de até seis salários mínimos.
        Mais informações: ( (0XX11) 3237-1815.

Geologia
        O Instituto de Geociências (IGc) da USP realiza na próxima terça-feira (31), às 16h30, a palestra Excursão Fotográfica pelo Carste do Brasil, que mostra o acervo fotográfico de cavernas e paisagens cársticas do geólogo e fotógrafo Adriano Gambarini, que discutirá aspectos geológicos das imagens apresentadas. O evento ocorre no IGc, que fica na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3973 ou e-mail rosimone@usp.br.
 
 


Livros, Revistas e Publicações

Direito e democracia
        A Edusp lança os livros Dinâmica Econômica do Capitalismo Contemporâneo: Homenagem a M. Kalecki, organizado por Lenina Pomeranz, Jorge Miglioli e Gilberto Tadeu Lima e 50 Anos da Lei Fundamental, organizado por José Mário Brasiliense Carneiro e Ivette Senise Ferreira. As obras fazem parte da coleção Seminários e apresentam os anais do encontro 50 Anos da Lei Fundamental - Simpósio Brasileiro para Discussão Constitucional, analisando questões como os direitos humanos, democracia, cidadania e federalismo, em textos de juristas e especialistas como Miguel Reale, José Gregori e José Genoíno Neto.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4149.
 
 


Quadro de Avisos

USP Bauru procura educadores
        O campus de Bauru abre até sexta-feira (27) as inscrições para os interessados na vaga de educador (Cecae – Programa de Conservação de Recursos Naturais), para desenvolver projetos educativos voltados à área ambiental, com jornada de 20 horas semanais. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e ter o terceiro grau completo com licenciatura plena na área de atuação. A inscrição deve ser feita no campus administrativo de Bauru, que fica na Al. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, e os candidatos devem levar RG, carteira profissional, título de eleitor, certificado militar, CPF, cópia do comprovante de escolaridade e curriculum vitae.
        Mais informações: ( (0XX14) 235-8385.
 
 


Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        - Avaliação da liberação e permeação em membrana sintética do cetoconazol em cremes O/A. Marcelo Guimarães. Dia 26, às 14 horas.
        - Estudo farmacognóstico e farmacológico de Bredemeuyera floribunda Willdenow. José Luiz Aiéllo Ritto. Dia 26, às 9 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3091-3656

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        - A transição da idade do bronze para a idade do ferro na Grécia: uma nova perspectiva de estudo. Juliana Caldeira Monzani. Dia 25, às 9 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3091-4626
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Murarocaueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela