São Paulo, 2 de agosto de 2001 n.789/01.

 
 
Computador reconhece somente a voz do dono
Utilizando softwares de redes neurais artificiais, pesquisador da Poli desenvolveu um sistema em que o computador reconhece apenas a voz de um usuário. A tecnologia impede que outra pessoa tenha acesso a qualquer programa do equipamento.

 

Cidade do Conhecimento faz parceria com grupo do MIT
 

Pesquisa analisa perfil psicológico de homicidas e estupradores


Antonio Saggese expõe no Ceuma imagens que consumimos e produzimos
 
 


Destaques

Nova tecnologia de reconhecimento de voz pode revolucionar sistemas de segurança da Internet

André Chaves de Melo

        Mouses e teclados movidos a pensamento. Computadores que, aos poucos, vão se tornando mais eficientes. Não bastasse tudo isso, estas máquinas agora também são capazes de reconhecer a voz do dono, bloqueando qualquer tentativa de pessoas estranhas de ter acesso aos seus arquivos ou, sequer, de poder fazer um texto no Word. A novidade é fruto da pesquisa do engenheiro elétrico Roberto Amilton Bernardes Sória, que deu origem à sua dissertação de mestrado, defendida no último mês de junho e intitulada Reconhecimento automático do locutor usando pré-processamento em sons nasalizados com diversos classificadores neurais.
        Orientado pelo professor Euvaldo Ferreira Cabral Jr., o estudo teve por objetivo desenvolver um novo sistema de segurança utilizando os sons nasais, que constituem, junto com os sons vocálicos, a voz humana. "Os parâmetros da voz utilizados no reconhecimento se mostraram bastante estáveis para sons nasalizados", explica Sória. "Mesmo que você pegue uma gripe, ficando rouco, as altas freqüências sofrem poucas variações, não interferindo no reconhecimento eletrônico da sua voz."
        Para os computadores reconhecerem uma voz, o pesquisador utilizou uma rede neural binária chamada LearnMatrix, criada em 1958 e que estava praticamente esquecida pela maioria dos pesquisadores, substituída por outras, como a Multi Layer Perceptron (MLP). "O uso da LearnMatrix foi muito bom, pois os processos se tornaram praticamente instantâneos, apresentando taxas de reconhecimento bem próximas ao do MLP", diz Sória. "As redes neurais são softwares que permitem aos computadores aprenderem a reconhecer voz, sons, imagens e outros tipos de informação, relacionando-as com determinados tipos de uso", completa. "Trata-se, na verdade, de um modelo matemático simplificado de como os bilhões de neurônios que constituem o cérebro humano funcionam." Além da LearnMatrix, as redes MLP, Radial Basis Function e Self-Organizing Feature Finder também foram utilizadas.
        A frase escolhida para ser gravada "amanhã ligo de novo", foi extraída de um trabalho científico sobre fonética, feito no Rio de Janeiro. A gravação utilizou um microfone relativamente simples, que direciona a voz, e foi feita em uma sala isolada, com pouca interferência de ruídos externos. Para implementá-la, o pesquisador recorreu a algoritmos e à linguagem Java. "O treinamento para o computador conseguir identificar a voz se baseia na constante repetição da gravação e, posteriormente, na eliminação dos erros por meio da comparação", afirma Sória. "O recurso fica pronto no momento em que o computador passa a identificar a voz gravada, relacionando-a com o seu dono."
        De acordo com Sória, que também trabalha na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos da EverSystems, empresa da área de segurança para a Internet, quando a nova tecnologia estiver mais aprimorada, ela vai ter a vantagem de ser mais segura do que muitos dos sistemas de segurança atuais, pois, segundo ele, a voz humana é igual as nossas impressões digitais: não existem duas iguais. "Mesmo aqueles comediantes que imitam as pessoas não conseguem reproduzir todos os sons nas mesmas freqüências da voz original", lembra. "As possibilidades de utilização da tecnologia são múltiplas, como por exemplo, a localização de uma pessoa dentro de uma empresa por meio de um sistema de busca interligado a todos os computadores, o que permitiria o recebimento de uma ligação telefônica no ramal mais próximo de onde ela está no momento".
        Além de continuar os estudos, a idéia do pesquisador é disponibilizar, em breve, a tecnologia em um site da Internet, o que possibilitará que todos tenham acesso a novidade.
        Mais informações: E-mail roberto.soria@eversystems.com.


Cidade do conhecimento faz parceria com o MIT

        O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Laboratório de Mídia do Massachusetts Institute of Technology (MIT) anunciaram, no último dia 25, um acordo entre o Projeto Cidade do Conhecimento e o grupo ThinkCycle, formado por doutorandos do laboratório do MIT. A parceria prevê a realização de um curso no primeiro semestre de 2002 e de um simpósio sobre desenvolvimento tecnológico em fevereiro de 2003. Ambos serão realizados na USP, com a presença de membros da equipe do Laboratório de Mídia do MIT.
        A Cidade do Conhecimento é uma rede de comunicação entre o mundo escolar e o mundo do trabalho mediada pelo IEA, com o objetivo de ampliar e melhorar as oportunidades de emprego no país por meio de tecnologias de informação e comunicação. Para isso, alunos da USP e de escolas públicas e privadas, professores, profissionais do setor privado e de ONGs trocarão experiências e construirão conhecimento coletivamente, por meio de um software on-line. O projeto está em fase inicial de implantação e pretende evoluir até a criação de uma Rede de Aprendizado Permanente. No dia 13 de agosto será realizada a cerimônia de fundação oficial da Cidade do Conhecimento, a partir das 8h30 na Sala do Conselho Universitário, que fica na Rua da Reitoria, 109, na Cidade Universitária.
        Com a parceria, ela se integra a uma rede global sobre design e desenvolvimento, que inclui ainda um instituto de ciência e tecnologia e um instituto de design da Índia (ambos em Bangalore, pólo da indústria de informática naquele país) e parcerias no Nepal e no Quênia. "O sistema de comunicação em que nos plugamos é, portanto, global e em tempo real, numa fronteira de pesquisa tecnológica em informação e comunicação: o desenvolvimento de comunidades, o desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento econômico. Do design de tecnologias, produtos e processos para o desejo de uma distribuição mais eqüitativa desse conhecimento e riqueza criados cooperativamente", informa o site do Projeto Cidade do Conhecimento.
        A Cidade do Conhecimento sediará, em fevereiro de 2003, o encontro mundial de projetos associados ao ThinkCycle, criação de estudantes de doutorado do Laboratório de Mídia. O ThinkCycle é um dos 15 projetos em desenvolvimento atualmente no programa Digital Nations do laboratório, com parcerias que incluem a Organização das Nações Unidas (ONU) e ONGs do Terceiro Mundo. O tema do projeto que vai conduzir aos encontros também é design e desenvolvimento e a preparação de papers para os encontros anuais será feita em cursos abertos.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4305 ou pelo e-mail cidade@edu.usp.br. O endereço eletrônico é http://www.usp.br/iea/cidade/.
 


Estudo revela características de homicidas e estupradores

        O psiquiatra Sérgio Rigonatti, coordenador do Núcleo em Estudos e Pesquisas em Psiquiatra Forense e Psicologia Jurídica – NUFOR – do Instituto de Psiquiatria da USP avaliou as características da personalidade de indivíduos condenados por assassinato e estupro com o objetivo de verificar a existência de alterações psiquiátricas predominantes em cada grupo. O estudo envolveu cerca de 100 detentos da Penitenciária Estadual de São Paulo (Complexo do Carandiru), sendo 50 condenados por homicídio e 50 condenados por estupro.
        A pesquisa revelou que em nenhum dos grupos foram encontrados casos de doentes mentais. Os diagnósticos em ambos foram praticamente iguais: transtornos anti-sociais da personalidade, transtornos sádicos da personalidade e oligofrenia, ou seja, escassez de desenvolvimento mental. Segundo o estudo, 96% dos homicidas e 92% dos estupradores têm diagnóstico de transtorno de personalidade anti-social, ou seja, possuem um menosprezo por violação dos direitos dos outros. E ainda, 84% dos homicidas e 87% dos estupradores usam algum tipo de tóxico. Concluída em 1999, a pesquisa realizou-se em dois anos e meio.
        O NUFOR oferece um curso nos dias 3 e 4 de agosto, "Noções de psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica: práticas periciais", no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que fica na rua Dr. Ovídeo Pires de Campos, s/n Cerqueira César, São Paulo.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-6525
 


Cursos, Seminários e Palestras

Divulgação Científica
        Foram prorrogadas até dia 10 as inscrições para o Curso de Especialização Divulgação Científica: Conceitos e Práxis, que o Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove entre 14 de agosto de 2001 e novembro de 2002. O curso tem módulos com disciplinas práticas e teóricas, que tratam de temas como filosofia e ética da ciência, notícias e temas centrais da ciência contemporânea, financiamento de pesquisa e jornalismo científico. Há 40 vagas; a taxa de inscrição é de R$ 20,00 e o valor do curso é de 12 parcelas de R$ 200,00. Os interessados podem se inscrever no Núcleo, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco 9, sala 10, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4021 ou e-mail nucleojosereis@eca.usp.br.

Oceanografia
        Estão abertas as inscrições para o curso Noções sobre Oceanografia, que o Instituto Oceanográfico (IO) da USP realiza entre 16 de setembro e 4 de novembro. O curso aborda aspectos referentes a correntes oceânicas, poluição no mar, fundo marinho, coleta de dados oceanográficos, distribuição de organismos no oceano e ecossistemas marinhos. Haverá visita ao Museu Oceanográfico do IO e excursão ecológica (opcional) a uma das bases de pesquisas do IO em Ubatuba e Cananéia. Os interessados podem se inscrever até dia 30 na Secretaria de Atividades Acadêmicas do IO, na Praça do Oceanográfico, 191, na Cidade Universitária. Há 200 vagas e a taxa de inscrição é de R$ 20,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-6530 ou e-mail evaldo@usp.br.

Recursos humanos
        O Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP realiza na próxima segunda-feira (06), das 17 às 19 horas, a palestra Sistemas Produtivos Locais - Formação de Redes e Processo de Aprendizagem nos Distritos Industriais do Nordeste da Itália - Implicações na Gestão de Recursos Humanos. A palestra será apresentada pelo professor Sergio Albertini, da faculdade de economia da Università degli Studi di Udine (Itália), que mostra como os distritos industriais podem ser considerados comunidades de práticas, nas quais as redes são suporte organizacional para o processo de aprendizagem e fala sobre as implicações na gestão de recursos humanos. O evento ocorre na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 (térreo, sala da biblioteca), na Cidade Universitária. Haverá texto de apoio disponível para leitura prévia dos interessados na secretaria do PGT/USP. Os interessados em participar devem confirmar a participação no telefone abaixo.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5969 ou e-mail npgctusp@edu.usp.br.

Psicanálise e bebês
        Estão abertas até dia 15 as inscrições para o curso Medicina e Psicanálise na Clínica dos Distúrbios Globais do Desenvolvimento: o Trabalho com Bebês, que será realizado entre 16 de agosto e 11 de outubro na Pré-escola Terapêutica Lugar de Vida, do Instituto de Psicologia (IP) da USP. O curso discute encontros entre o campo médico e o psicanalítico para clínica interdisciplinar com bebês e trata de temas como a psicanálise com crianças, neurologia e distúrbios do desenvolvimento infantil. A taxa de inscrição é de R$ 30,00; o valor do curso é de duas parcelas de R$ 80,00. As inscrições podem ser feitas no IP, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 399, travessa 4, bloco 17.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4386/9225-8718 ou e-mail lugvida@edu.usp.br.
 



Agenda Cultural

Exposição no Ceuma
        Começa hoje (02) a exposição Meus Olhos, que o artista plástico Antonio Saggese mostra no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma). É constituída de uma instalação com projeção de vídeo, monitores de TV e reproduções de fotografias de álbuns de família e de sites eróticos, que simbolizam as normas invisíveis que regem nosso modo de consumir e produzir imagens. Uma "pele" de fotografias envolve tudo, formando uma grande colagem de imagens banais, reafirmando à exaustão conceitos e padrões. A exposição pode ser visitada até dia 26, de segunda a sexta, das 12 às 21 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 21 horas. A entrada é gratuita. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 3237-1815 ou e-mail mariantonia@edu.usp.br.
 



Teses e Dissertações

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        - O olhar do idoso sobre sua própria saúde. Waldilene Teles Santos. Dia 6, às 10 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        - Paisagem, identidade e memória: Vila de Picinguaba. Contribuição para a discussão do conceito de paisagem enquanto patrimônio cultural. Eduardo Antonio Simões Geraldes. Dia 6, às 14 horas.
        - A questão do intelecto possível em Tomás de Aquino: o contra os averroístas. José Antonio Marins. Dia 7, às 14 horas.
        Mais informações: ((0XX11) 3091-4626

Instituto de Geociências
Mestrado
        - Evolução paleoambiental do grupo Camaquã na região de Bom Jardim, sub-bacia Camaquã Central, RS. Liliane Janikian. Dia 6, às 14 horas.

Doutorado
        - Evolução petrográfica e mineralógica das associações alcalina e aluminosa dos granitos tipo-A da graciosa, PR. Guilherme Augusto Rosa Gualda. Dia 6, às 9 horas.
        Mais informações: ((0XX11) 3091-3973
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela