São Paulo, 14 de agosto de 2001 n.797/01.

 
USP vai converter sua frota de veículos leves 
A frota de veículos leves  (carros de passageiros para até cinco pessoas e peruas utilitárias) deverá ser em breve toda convertida para gás natural. No início deste mês, foram entregues seis novos ônibus que utilizam o combustível.

 
 

HC realiza curso sobre doenças cerebrovasculares


IPEF realiza simpósio sobre incêndios florestais


IPT lança bate-papo na internet com pesquisadores



Destaques

Veículos leves da cidade universitária também usarão gás natural

Cauê Muraro

        Em breve, 25 veículos leves (veículos de passageiros com capacidade para até cinco pessoas e peruas utilitárias, excluindo-se motocicletas) da frota da USP no campus da Capital serão convertidos a gás natural. Veículos utilizando combustível "ecologicamente corretos" começaram a trafegar na cidade universitária no início deste mês, quando foram entregues seis novos ônibus circulares, todos movidos a gás natural veicular (GNV).
        A conversão foi viabilizada pelo projeto Estudo sobre o desempenho de veículos leves com a utilização de gás que faz parte de um acordo de Cooperação Técnica e Científica firmado entre o Ministério da Minas e Energia (MME) a Petrobrás e a USP. "A grande maioria dos veículos selecionados para a conversão pertencem a Reitoria, mas ainda estamos no processo de seleção definitiva", afirma Luz Dondero, uma das coordenadoras do projeto.
        Ela diz ainda que o principal objetivo é oferecer uma alternativa menos poluente — há muito que não apenas ambientalistas alertam para a quantidade exagerada de gases nocivos lançados na atmosfera por veículos a gasolina — e, ao mesmo tempo, otimizar os custos do transporte, já que o preço do gás natural, algo em torno de R$ 0,079 centavos o litro, é, como se vê, bem menor que o da gasolina. Com o uso adequado de GNV em veículos leves desaparecem as emissões de óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), benzeno e formaldeídos, além de reduzir o lançamento de CO2. Esse último o maior vilão quando se fala em efeito estufa.
        Uma das fases do Projeto prevê a implementação de um posto de abastecimento próximo à Prefeitura do Campus e com saída para a avenida Politécnica. "Os trabalhos iniciais já estão sendo feitos, e a Petrobrás propõe-se a aportar com os recursos financeiros da conversão, e da implementação do posto" , pondera a coordenadora.
        O número total de veículos leves no campus da capital é de 236. Além das pick up que são 79. Entre os fatores que serão considerados para o processo seleção estão disponibilidade, quilometragem, idade e organização estratégica dos veículos dentro da cidade universitária. Sabe-se que inicialmente a atuação do projeto será no campus da capital, mas a coordenadora acredita que dependendo do resultado valeria a pena extensão para os campi do interior.
        Mais informações: ( (0XX11) 9375-6294 ou 9505-6109, com Luz, ou e-mail: luz@iee.usp.br
 


Cursos, Seminários e Palestras

Doenças cardiovasculares
        A abordagem clínica do paciente com doença carotídea, a prevenção e o AVC isquêmico e o uso de antiagregantes plaquetários na prevenção do AVC isquêmico são os principais temas do Curso de Educação Continuada em Doenças Cerebrovasculares, que se realiza dia 17 de agosto no Centro de Convenções Rebouças, que fica na avenida Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 23, São Paulo. O curso de destina a médicos residentes, estudante e outros profissionais da área de saúde, sob direção do professor Milberto Scaff, diretor da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, onde estão sendo feitas inscrições.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-6246.

Incêndios Florestais
        Considerando as alarmantes estatísticas de incêndios florestais, o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) decidiu reunir pesquisadores, representantes dos órgãos públicos e das empresas florestais para apresentar resultados e discutir as formas de controle e prevenção de incêndios. O evento será o 2º Simpósio Latino Americano de Controle de Incêndios Florestais, que acontece até o dia 16, em Piracicaba.
        Mais informações: ( (0XX19) 430-8602 ou pelo e-mail eventos@carpa.ciagri.usp.br
 



Livros, Revistas e Publicações

Lançamentos da Edusp
        Máquina de Gêneros, de Alcir Pécora, analisa escritos de vários autores dos séculos XVI, XVII e XVIII, procurando descrever os sentidos básicos de alguns escritos importantes a partir do exame dos procedimentos previstos e aplicados pelas convenções do período em questão. Alcir Pécora analisa a poesia satírica, erótica, formas maiores e menores de poesia lírica, como o rondó e o madrigal.
        Nostalgia, Exílio e Melancolia, de Paulo Frachetti, a partir de ensaios analisa minuciosamente alguns dos principais poemas de Camilo Pessanha. A hipótese comum aos ensaios é que o tema recorrente do exílio é tratado segundo duas atitudes líricas distintas (ou, como são denominadas, duas poéticas) que conformam o universo textual de Camilo Pessanha: a nostalgia e a melancolia.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4150/4008 ou e-mail: divulga@edu.usp.br .

IPT lança na internet "bate-papo" com pesquisadores
        O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo inaugurou hoje (14), às 11 horas, em seu site na internet (www.ipt.br) o Bate-papo programado com pesquisadores. Inicialmente estão previstos quatro bate-papos, sempre às terças-feiras, com duração aproximada de 50 minutos. As sessões serão abertas ao público. Deverão constituir-se em fórum de debates sobre temas tecnológicos de interesse geral. O resultado de cada bate-papo ficará disponível para consultas no site do IPT. Cada entrevistado poderá ser consultado posteriormente sobre temas específicos de sua área.
        Mais informações: ( (0XX11) 3767-4720, na Assessoria de Imprensa do IPT; site: http://www.ipt.br
 



Teses e Dissertações

Instituto de Psicologia
Mestrado
        - Efeitos da internação sobre a psicodinâmicca de adolescentes autores de ato infracional. Sirlei Fátima Tavares Alves. Dia 15, às 9:30 horas.
        - Práticas psicanalíticas em instituição oficina de arranjos florais. Haroldo Tuyoshi Sato. Dia 20, às 14 horas.

Doutorado
        - Estudo neuropsicológico das funções cerebrais. Silésia Maria Veneroso Delphino Tosi. Dia 16, às 13:30 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4183

Escola Politécnica
Mestrado
        - Aplicação do método clássico na resolução de sistemas planos hiperestáticos. Marcus Rogério Oliveira dos Santos. Dia 17, às 15 horas.
        - Adensamento de lodo primário por gravidade – estudo de caso: ete Barueri. Patrícia Nasrauri Nunes. Dia 17, às 9 horas.
        Mais informações: ((0XX11) 3091-5443

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        - Para uma sociolingüística histórica do português na Brasil. Edição filológica e análise lingüística de cartas particulares do recôncavo da Bahia, século XIX.
        - Os trabalhadores e a luta pela construção da democracia no Brasil (1964-1983). Carlos Bauer de Souza. Dia 17, às 10 horas.
        Mais informações: ((0XX11) 3091-4626
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela