São Paulo, 15 de agosto de 2001 n.798/01.

 
Maria Antonia em debate
Diretório Central dos Estudantes da USP promove um marco de discussões sobre o Centro Universitário Maria Antonia e os problemas contemporâneos da sociedade. O objetivo é estabelecer um diálogo entre alunos, professores e sociedade.

 
 

Método terapêutico contra o câncer cura até 85% dos casos
 
 

HC de Ribeirão Preto promove Worshop sobre Gestão Hospitalar
 
 

MAC e ECA promovem encontro com Kevin Power
 
 
 
 


Destaques

DCE promove marco de discussões sobre o Maria Antonia e o mundo contemporâneo

Valéria Dias

        Na próxima sexta-feira (17), o Diretório Central dos Estudantes (DCE-Livre) da USP realizará um evento que pretende estabelecer um marco de discussões sobre o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) - palco da resistência contra a ditadura militar no final dos anos 60 –, além de debater problemas atuais da sociedade mundial. Assuntos ligados à Cultura e Política, como corrupção, indústria cultural e globalização estão na pauta de debates. "Serão discussões contemporâneas que não acontecem na USP, mas são de interesse de toda a sociedade", afirma Fábio Maleronka, da comissão organizadora. "Além disso, queríamos discutir o Maria Antonia sem cair no saudosismo".
        Segundo ele, o Ceuma foi escolhido por ter um importante peso simbólico para a USP, representando uma universidade crítica, sem fragmentação e onde as diversas áreas do conhecimento dialogam. "A frase de divulgação desse marco de discussões é Garoa, saia dos meus olhos. Volta Maria Antonia, e faz um contraponto ao saudosismo e a essa universidade que não existe. Hoje, a USP é fragmentada, os alunos estão dispersos e não há espaço para o diálogo".
        Por esse motivo, os grupos de trabalho contarão com representantes da USP e outros externos ao meio acadêmico, permitindo uma reflexão ampla sobre os temas abordados. "As discussões serão horizontais e professores, alunos e convidados - sem hierarquia, mas com respeito – irão expor idéias sobre o atual momento da sociedade". Entre os palestrantes convidados estão o senador Eduardo Suplicy, o escritor Marcelo Rubens Paiva, o músico Arrigo Barnabé, Samuel Pinheiro Guimarães, embaixador do Itamaraty demitido por ter feito críticas à ALCA, além de professores da USP.
        A programação completa do evento é a seguinte:
        Às 10 horas - Mesa de abertura:
        Convidados: Carlos Egídio Alonso, Franklin Leopoldo e Silva, Paulo Arantes, Reinaldo Maia (Arte Contra a Barbárie).
        Às 14 horas – Grupos de Discussão:
        - Comunicação e Indústria Cultural – convidados: Representantes das Rádios Comunitárias, Regina Festa, Representante da Arte Contra a Barbárie.
        - Formação Universitária e Ação Cultural – convidados: Marco Aurélio Garcia, Marcelo Rubens Paiva, Arrigo Barnabé.
        - Movimento Antiglobalização, Mercosul e Alca – convidados: ATTAC, Le Monde, Ação Global dos Povos (AGP), Aziz Ab’Saber, Samuel Pinheiro Guimarães.
        - Corrupção – convidados: Chico de Oliveira, Eduardo Suplicy.
        - Situação dos Centros Urbanos no Brasil (Estatuto das Cidades) – convidados: Ermínia Maricato, Nelson Saule (Instituto Polis), Lúcio Kowarick
        Às 19 horas – Encerramento
        Apresentação do grupo teatral Companhia do Latão com a peça "A ideologia Alemã". A apresentação marca o lançamento do Universidade em Cena, I Festival de Teatro Universitário que acontece entre 31 de agosto e 07 de setembro.
        O evento é gratuito e o Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294 em São Paulo.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3270/3269, com Fábio Maleronka, ou e-mails fabiomaleronka@ig.com.bredceusp@yahoo.com
 
 

Tratamento radioterápico cura 85% dos casos de câncer no colo do útero

        Um forte aliado no tratamento contra o câncer é a branquiterapia de alta taxa de dose, que possibilita a cura em até 85% dos casos de câncer no colo do útero. Nesse método, o elemento radioativo é aplicado diretamente sobre o tumor, isto é, dentro do órgão a ser tratado ou nas suas proximidades.
        Segundo radioterapeutas, a utilização da branquiterapia de alta taxa de dose tem apresentado ótimos resultados nesses dez últimos anos – período em que passou a ser utilizada na América Latina. Isso se verifica principalmente no tratamento de câncer no colo no útero. Ela chega a otimizar a cura de 85% dos casos diagnosticados em fase inicial e de 50% em estágio intermediário e avançado.
        Com a alta taxa de dose o elemento radioativo tem intensa atividade, permitindo aplicações rápidas. A principal decorrência é um tempo de tratamento total menor que o da branquiterapia convencional, de baixa taxa de dose. Além disso, evita-se a internação do paciente, justamente porque as altas doses são fracionadas, ao passo que no procedimento convencional a liberação do elemento radioativo ocorre de forma gradativa, fazendo com que o paciente, além da internação ou isolamento, seja submetido a anestesia ou sedação.
        Esse procedimento adjuvante irradia volumes muito pequenos com doses elevadas. Porém essa alta dose decai rapidamente à medida que se distancia do local de aplicação, atendendo assim ao princípio básico da radioterapia, que é tratar o tumor, ou mesmo o local em que ele se encontra, preservando ao máximo as estruturas vizinhas saudáveis.
        Para comemorar os 10 anos do emprego dessa modalidade de radioterapia no Hospital das Clínicas, foi realizado entre os dias 02 e 04 de agosto, o congresso "10 anos de Branquiterapia de Alta Taxa de Dose na América Latina" .
        Organizado pelo Serviço de Radioterapia do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas, o evento traçou um panorama desta técnica complementar ao tratamento do câncer e sua implementação aos recentes avanços nessa área. Também foi discutida a eficácia do uso de radiação em doenças benignas como, por exemplo, na cirurgia cardíaca.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-6718 ou e-mail: imprensa@hcnet.usp.br
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Psicologia e Esporte
        O Instituto de Psicologia (IP) da USP oferece o curso Psicologia e Esporte: práticas em ação que acontece entre os dias 13 de setembro e 29 de novembro. O objetivo é oferecer elementos para a discussão e reflexão sobre a atuação do psicólogo na área esportiva, analisando as contribuições da psicologia para um trabalho interdisciplinar, principalmente no que se refere ao aspecto educacional do esporte. As inscrições, abertas até 8 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 16h30, podem ser feitas na Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco D, Cidade Universitária. A taxa é de R$30,00. Exige-se currículo e histórico escolar.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4172/4285 ou e-mail: islaine@usp.br

Arqueologia
        O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP está com inscrições abertas até 5 de setembro para o curso Conservação e Restauro em Arqueologia, que será realizado entre os dias 10 e 14 de setembro. O curso aborda questões básicas sobre a curadoria de coleções arqueológicas desde as pesquisas de campo, materiais, laboratório, armazenamento em reserva técnica, até a exposição no museu. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4906; e-mail sacadmae@edu.usp.br ou site
http://www.mae.usp.br/cextensao.htm

Seminário sobre Cultura & Imaginário
        Amanhã (16), na Faculdade de Educação (FE) da USP, acontece um seminário cujo enfoque são as constelações mitológicas/alegóricas no filme "Coração Selvagem", de David Linch, que será ministrado pela professora Áurea Maria Guimarães, da Unicamp. O evento acontecerá às 14 horas, no bloco B, ala C no auditório da sala 61 da FE/USP que fica na avenida da Universidade, 308, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3815-0232 ou e-mails cila@usp.br e marcosfe@usp.br

Workshop de Gestão Hospitalar
        Nesta quinta e sexta-feira (dias 16 e 17), das 8h30 às 17h30, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP), acontece o 1o Workshop de Gestão Hospitalar no Câmpus da USP de Ribeirão Preto. O evento é uma parceria entre o HC-FMRP e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP de Ribeirão Preto, e o objetivo é debater temas vinculados à Gestão Hospitalar, envolver as organizações hospitalares nos temas abordados, discutir a importância da eficiência administrativa no setor de saúde e casos de gestão hospitalar.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-2721

Exclusão social
        O Fundo Sasakawa de Bolsas de Estudo estará realizando amanhã (16), na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP o Workshop Internacional sobre Desigualdades e Exclusão. Durante o encontro serão abordadas questões como desigualdade e exclusão social, política e econômica. O evento é uma iniciativa da Tokyo Foundation em conjunto com a USP, York University (Canadá), Massey University (Nova Zelândia), University of the Western Cape (África do Sul) e Howard University (EUA), e terá a participação de professores brasileiros e convidados internacionais.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-6075 ou site: http://www.fea.usp.br/recursos/ccint/sasakawa/sasaopen.html

Fundações na USP
        Dando prosseguimento ao ciclo de debates sobre as fundações de direito privado na USP, o Diretório Central dos Estudantes (DCE-Livre) da USP realiza hoje (15) e amanhã (16) debates sobre o tema, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e no prédio das Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), respectivamente. Os encontros acontecem sempre às 18 horas e abordam a existência das fundações de direito privado na USP, sua cobertura pela mídia e como este polêmico debate vem sendo conduzido dentro da Universidade.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4013.
 
 


Agenda Cultural

Kevin Power no MAC
        O Museu de Arte Contemporânea (MAC) e Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP promovem nesta quarta-feira (15), às 20 horas, um encontro com Kevin Power, coordenador geral e curador artístico da mostra itinerante Políticas da Diferença - A arte de 26 países Ibero-americanos no fim do século. O evento contará com a participação de Aracy Amaral, ex-diretora do MAC e curadora da representação brasileira na exposição. O MAC fica na rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3018/3028 ou site http://www.mac.usp.br
 
 


Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zoologia
Mestrado
        - Avaliação andrológica e hormonal em cães de raça pastor alemão suplementados com deidroepiandrosterona. Lucila Salvatore de Oliveira. Dia 17, às 14 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3091-7667.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        - Influência das isoflavonas extraídas da soja na hipercolesterolemia e na aterosclerose experimental induzida pela caseína. Nágila Raquel Teixeira Damasceno. Dia 17, às 14 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3091-3637.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Murarocaueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela