São Paulo, 10 de setembro de 2001 n.815/01.

 
Livro mostra as vantagens da música em sala de aula
Professor doutorado pela USP acaba de lançar Como usar a Música em Sala de Aula. O livro propõe a utilização da música em sala de aula e mostra que é possível ensinar diversas disciplinas, como português, história e física, entre outras. 

 

Esalq promove curso de produção e conservação de forragem
 

Organização social dos insetos é tema de palestra na Psicologia
 

TUSP apresenta a peça Maria Peregrina
 
 


Destaques

Obra traz contribuições para utilização da música em sala de aula
Tatiana Peñuela
        Depois de obter resultados positivos utilizando a música para ensinar português, história, física e outras disciplinas do ensino básico e superior, o professor João Martins Ferreira, que é doutor em literatura pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acaba de lançar o livro Como usar a Música em Sala de Aula. A obra, que tem como objetivo principal propor ou ampliar o uso da música em sala de aula, é um instrumental de ensino para professores leigos no assunto.
        De acordo com o professor, um aspecto bastante interessante com relação ao uso da música em sala de aula, é o fato de que ela pode ser utilizada de diferentes formas. "Ela pode, por exemplo, ser instrumentalizada como arte concluída e levar isso para a sala de aula como subsídio para ensinar uma matéria", explica Martins. "Outra forma é utilizar adaptações que são feitas normalmente em algumas letras de músicas. Contudo, não se pode esquecer que desta forma deturpa-se a obra original, e nem sempre é preciso fazer isso". A proposta do livro é analisar canções, partindo da obra completa para fazer análise da gramática, do português, da literatura, abordando também outras disciplinas, assim como outras línguas, pois todas elas têm sua importância cultural.
        A escolha da música, segundo Martins, depende substancialmente do que se deseja ensinar e do aluno. No livro são apontadas possibilidades e sugestões para que o professor repense sobre elas para que ache a música mais adequada para sua disciplina, seja ela circular, linear (tem começo, meio e fim) ou que gire em torno de um mesmo tema. Um dos pré-requisitos é que o professor seja um bom ouvinte para saber selecionar, tanto para sua matéria quanto para ter argumentos para possíveis questionamentos dos alunos. "Isso abrirá caminhos para que seus alunos tenham real disposição em conhecer outros sons. É preciso que o educador também ouça o que os estudantes ouvem, sem preconceitos culturais ou ideológicos, para que tenha condições de adequar determinada música àquilo que pretenda ensinar", recomenda o professor.
        Os resultados benéficos para os alunos vão desde o estímulo de uma aula diferente, podendo fazer com que o aluno desvie sua atenção para coisas que talvez não fossem benéficas ou até podendo estimular a vontade de tocar algum instrumento. O retorno obtido a partir da utilização dessa prática é enorme inclusive em alunos de curso superior que devido ao stress de uma cidade metropolitana, relaxam com a música tendo um desempenho muito melhor. Paralelamente, é preciso passar para os alunos, principalmente crianças e adolescentes, que por intermédio da música é possível conhecer e entender outras culturas.
        O grande problema encontrado no livro é o fato de não ter um disco (CD) que o acompanhe, pois o professor retira dele as atividades e muitas vezes não encontra a música, razão esta para o elo existente entre o livro e o site da internet, a fim de que o professor encontre endereços de discotecas, lugares onde as músicas possam ser encontradas, algumas letras, sites de cantores. Mas, segundo Martins, talvez seja possível encontrar o interesse de alguma gravadora que tenha um apelo mais cultural ou educacional, para poder fazer um CD, uma coletânea contendo as músicas propostas nas atividades do livro.
        Mais informações: (0XX11) 3751-3557 ou www.artemusical.com/martinsferreira


Cursos, Seminários e Palestras
Produção e Conservação de Forragem
        A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba promove o 3o Curso de Produção e Conservação de Forragem (sorgo, milho, girassol e cana-de-açúcar). Os interessados terão oportunidade de receber treinamento e atualização sobre a produção e a conservação de volumosos como o milho, girassol, sorgo e cana-de-açúcar. As inscrições vão até o dia 24 de setembro, data de início do curso que prossegue até 28 de setembro.
        Mais informações: (0XX19) 3429-4438 ou e-mail: agrohoje@carpa.ciagri.usp.br

Organização Social de Insetos
        O Departamento de Psicologia Experimental (PSE) do Instituto de Psicologia (IP) da USP realiza nesta sexta-feira (14), às 17 horas, a palestra Organização Social em Insetos: novos conceitos, com o professor Dominique Fresneu, Universitè XIII, França. O evento é gratuito e não é necessária a inscrição prévia.
        Mais informações: (0XX11) 3091-4448

Criação de Bovinos Leiteiros
        Até o dia 21 de setembro ainda é possível se inscrever no curso Manejo da Criação de Bovinos Leiteiros, promovido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba. O evento tem por finalidade fornecer conhecimento em técnicas de manejo de criação de bovinos leiteiros, monitorar os crescimentos de novilhas, calcular custos de criação, diagnosticar e tratar diarréias, e balancear dietas, entre outros. O curso será nos dias 22 e 23 de outubro. A Esalq fica na Avenida Carlos Botelho, 1025, Piracicaba.
        Mais informações: (0XX19) 3429-4339, e-mail:fealq@carpa.ciagri.usp.brou site http://www.ciagri.usp.br/~svcex/cur2001.htm


Agenda Cultural
Programação da TV USP
        A TV USP apresenta de 10 a 17 de setembro a seguinte programação:
        Delta Pi encerra a série "Projetos para São Paulo", com o programa "Emprego", abordando a possibilidade da Prefeitura gerar empregos, a guerra fiscal, o trabalho infantil e informal. Segunda-feira, às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e terça-feira às 3h.
        Sinapse traz o tema "violência", abordando o problema da violência contra a mulher, o papel da mídia e p trabalho de líderes comunitários na favela da Heliópolis, zoa sul de São Paulo. Terça-feira, às 9h, 13h30, 18h, 22h30, quarta-feira às 3h sábado às 18h e domingo às 13h30.
        PGM traz as dificuldades dos profissionais empenados em desenvolver curta-metragens no Brasil. Quarta-feira, às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e quinta-feira às 3h, sábado às 9h e domingo às 3h e às 18h.
        Olhar da USP discute as irregularidades de comerciais ao ar livre na capital paulista, a medidas tomadas pela Prefeitura e a regulamentação existente. Quinta-feira, às 9h, 13h30, 18h, 22h30, sexta-feira às 3h, sábado às 22h30 e domingo e 22h30.
        2 Apês reprisa seu quarto episódio, "O Noivo", no qual Hermano encontra-se na posição de futuro pai e Betão decide vingar-se de um colega do ginásio. Sexta-feira, às 9h, 13h30, 18h, 22h30, sábado às 3h, 13h30 e domingo às 9h.
        4X4 põe em discussão a realidade virtual: quais seus benefícios e danos?. Segunda-feira, às 12h, terça-feira, à 1h30 e domingo, às 21h.
        Você confere a programação da TV USP todos os dias no CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo, ou ao vivo pela internet, em http://www.cnu.org.br/
        Mais informações: (0XX11) 3091-4101/4487 ou site: http://www.usp.br/tv/

Maria Peregrina
        Até o dia 30 de setembro o público tem a oportunidade de assistir à peça Maria Peregrina, no Teatro da USP (TUSP). A trama, que utiliza estrutura do teatro clássico japonês — o Teatro Nô —, conta a história da Santa Popular do Vale da Paraíba. Escrita pelo dramaturgo Luís Alberto de Abreu, a partir de pesquisas realizadas pelos integrantes da Cia Teatro da Cidade, de São José dos Campos, a peça vai do drama à comédia, com ênfase na cultura popular. Sessões de sexta e sábado às 21 horas e ao domingos às 20 horas. A peça tem duração de 65 minutos e os ingressos custam R$ 15,00. Desconto de 50% para estudantes e conveniados.
        Mais informações: (0XX11) 255-5538, ramais 40 a 43


Teses e Dissertações
Faculdade de Direito
Doutorado
        - Flexibilização do horário de trabalho. Sônia Aparecida Costa Nascimento. Dia 12, às 8:30 horas.
        Mais informações:(0XX11) 3111-4004.

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        - Efeito do Uso de Decanoato de Nandrolona Associado ao Treinamento Aeróbica em Esteira sobre a Expressão Gênica de Mioglobina. Florentino Assenço Alves Filho. Dia 14, às 9 horas.
        - Papel do Óxido Nítrico na Ereção Peniana, Envolvimento de Fibras Nitrérgicas e do Endotélio. Cleber Evandro Teixeira. Dia 14, às 13 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3091-7439.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        - Cinema contra cinema: uma paixão de juventude de Canuto Mendes (1922-1931). Maria Eneida Fachini Saliba. Dia 14, às 14 horas.
        - O pecado original na escultura romântica da Borgonha - Século XI e XII. Vivian Patrícia Cariello Coutinho de Almeida. Dia 14, às 9h30.
        - Teoria e método em arqueologia regional: em estudo de caso no alto Paranapanema, estado de São Paulo. Astolfo Gomes de Mello Araújo. Dia 14, às 14 horas.
        - A conquista da liberdade do homem na obra de Primo Levi. Maria Franca Zuccarello. Dia 12, às 14 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3091-4626.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        - Bulimia nervosa: avaliação do padrão e comportamento alimentares. Marle dos Santos Alvarenga. Dia 14, às 9h30.
        Mais informações: (0XX11) 3066-7771.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        - Uso do Agonista de GnRH Deslorelina, associado ao Lh, para a Superovulação de Fêmeas Bubalinas (Bubalus bubalis). Nelcio Antonio Tonizza de Carvalho. Dia 14, às 14 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3091-7667.

Escola Politécnica
Doutorado
        - Agilizando aprendizagem por reforço em robótica móvel através do uso de conhecimento sobre o domínio. Renê Pegorano. Dia 14, às 14 horas.
        Mais informações:(0XX11) 3091-5443.

Instituto de Psicologia
Mestrado
        - É preciso levar o delírio à praça pública: sofrimento psíquico, artes plásticas e inclusão social. Patrícia Villas Boas Valero. Dia 14, às 14h30.
        Mais informações: (0XX11) 3091-4183.
 
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Álvaro Magalhães, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br