São Paulo, 11 de setembro de 2001 n.816/01.

 
Pesquisa usa próteses de látex 
para reconstituir artérias
Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto demostram que produto extraído da seringueira pode ser usado na reconstituição de vasos sangüíneos. A nova descoberta destaca-se pela sua maior elasticidade, alta resistência e o baixo custo

 

Maria Antonia promove o workshop São Paulo, Cidade Sem Memória?
 

Na FZEA, curso sobre o papel da água nos alimentos
 

Instituto de Física realiza a palestra A procura por novas dimensões
 
 


Destaques

Prótese de látex mostra eficiência na reconstituição de tecidos arteriais

Alvaro Magalhães

        Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram recuperar artérias usando uma substância extraída do látex natural da seringueira. Se comparada a outras próteses, a nova descoberta destaca-se pela sua maior elasticidade, alta resistência e o baixo custo. A pesquisa faz parte da tese de doutorado de Mário Augusto da Silva Freitas, apresentada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e mereceu o prêmio "Rio Park", do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, dedicado ao melhor trabalho experimental com aplicação clínica, entregue no último Fórum de Pesquisa em Cirurgia.
        Segundo Freitas, a aplicação da prótese de látex em vasos circulatórios é considerada pioneira por usar um material de origem vegetal. Até então, a recuperação de artérias era feita com próteses sintéticas ou de origem animal. "A vantagem do látex é que por não ser um tecido vivo, apresenta um comportamento biológico diferente dos substitutos de origem animal, não sofrendo proliferação tecidual ou mesmo degeneração próprio do colágeno", avalia.
        A substância extraída do látex, que se tornou a matéria prima das próteses desenvolvidas por Freitas, foi pesquisada ao longo dos últimos seis anos pelo professor Joaquim Coutinho-Netto, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da FMRP. Obtida com modificações na vulcanização do látex, ela possui características "cicatrizantes", acelerando a reconstituição dos tecidos. Suas aplicações já surtiram resultados em diversas áreas e, em 1998, foi utilizada pela primeira vez em seres humanos, na recuperação de tímpanos.
        Os estudos da utilização do material em artérias foram realizados em 12 cães, que tiveram próteses de látex implantadas na parte superior da coxa. Os implantes foram comparados com remendos feitos a partir das próprias veias do animal, inseridas no outro membro. Os resultados das análises, realizadas 12 semanas após as cirurgias, mostraram boa reconstituição dos tecidos, indicando que as próteses de látex são compatíveis no sistema arterial de cães, tendo desempenho similar aos venosos, mas com propriedades diferentes.
        A descoberta só tornou-se viável com a colaboração dos setores de pesquisas básicas e Clínica da FMRP. Além de Coutinho-Netto, Freitas contou com o apoio dos professores Jorge Elias Jr., da disciplina de Radiologia, João José Lachat e José Antônio Thomazini, da disciplina de Anatomia.
        Freitas, no entanto, alerta que ainda não existe um substituto vascular ideal e que seu experimento é apenas o princípio de um longo trabalho, já que ele foi realizado exclusivamente em modelos animais. Para que seja aplicada em seres humanos, é necessário realizar novos experimentos para comprovar suas propriedades e avaliar a durabilidade e as alterações a longo prazo que o material pode vir a sofrer.
        "Para surtir efeito mais rapidamente, futuros projetos pretendem substituir o modelo laminar por um outro, tubular, da prótese, com microperfurações do material, para que ele se adeqüe ao tipo de incorporação exigido para este implante", conclui Freitas.
        Mais informações: (0XX11) 4438-0511, com Mario Augusto; e (0XX16) 602-3321, com o professor Coutinho-Netto.


Cursos, Seminários e Palestras

São Paulo, Cidade Sem Memória?
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP promove nesta sexta-feira (14), às 14 horas, palestra de encerramento do workshop São Paulo, Cidade Sem Memória?. O encontro, que começa hoje (11) e vai até quinta-feira (13) tem por objetivo seguir rastros e sinalizadores na busca de vestígios ou lacunas da memória pública de São Paulo. O Ceuma fica na rua Maria Antonia, 294, Consolação.
        Mais informações: (0XX11) 3237-1815 com Ana Cláudia ou Danielle

Pais e Filhos
        Neste sábado (15), às 9 horas, o Centro de Estudos do Crescimento e Desenvolvimento do Ser Humano, do Departamento de Saúde Materno-Infantil, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP convida coordenadores e orientadores educacionais para um encontro de apresentação de seu trabalho Espaço para Pais e Adolescentes. Este espaço tem a finalidade de levar os participantes, por meio de discussões e informações sobre temas relacionados ao cotidiano dos jovens e adolescentes — limites, consumismo, sexualidade, drogas e outros — a uma reflexão sobre a posição dos adultos ante tais questões. As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita. A FSP fica na Avenida Dr. Arnaldo, 715, São Paulo.
        Mais informações: (0XX11) 3061-3572 ou 3066-7775

Papel da água nos alimentos
        Nesta quarta-feira (12), das 8 às 12 horas o professor Alberto Sereno, da Universidade do Porto, Portugal, ministra um curso rápido sobre o Papel da águas nos alimentos, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP. A FZEA fica no Campus de Pirassununga. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (0XX19) 3565-4043, com Érica.
        Mais informações: (0XX19) 3565-4043

Bovinocultura e Nutrição
        O 4o Curso de Produção de Bovinos Leiteiros - Nutrição, Instalações e Manejo estará com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (14). O evento, promovido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, tem por objetivo a atualização dos técnicos relacionados a bovinocultura leiteira nas áreas de nutrição, instalação e manejo de bovinos leiteiros. O curso será na Avenida Carlos Botelho, 1025, Piracicaba.
        Mais informações: (0XX19) 3429-4339, e-mail:agrohoje@carpa.ciagri.usp.br ou site http://www.ciagri.usp.br/~svcex/cur2001.htm.

A procura por novas dimensões
        Na próxima quarta-feira (12), às 16 horas, acontece na sala de Seminários do Departamento de Física Matemática do Instituto de Física (IF) da USP a palestra A procura por novas dimensões, ministrada pelo professor Oscar Éboli, do IF. O evento pretende discutir alguns modelos alternativos à visão tradicional do mundo composto por três dimensões espaciais e uma, temporal. O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187.
        Mais informações: (0XX11) 3091-6992, 3091-6995 ou e-mail: amelia@fma.if.usp.br.


Agenda Cultural

Sujeito a Guincho no Maria Antonia
        O quinteto de clarinetas Sujeito a Guincho se apresenta nesta quarta-feira (14), às 20h30, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP. O show faz parte do projeto Canto do Som, uma pareceria entre o Ceuma e o Instituto Martius-Staden, que procura proporcionar novos espaços para a execução de música a preços acessíveis. No repertório, Piazzola, Brahms e Paulinho da Viola. A entrada é R$ 5,00. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Consolação.
        Mais informações: (0XX11) 3237-1815 ou e-mail:mariantonia@edu.usp.br.


Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Estudo Comparativo de Ventilação Mecânica Controlada a Volume e Ventilação Mecânica Controlada a Pressão com Circuito Fechado e Baixo Fluxo em Anestesia de Pequenos Animais. Antonio Carlos Bolino. Dia 17 de setembro, às 14 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3091-7667

Faculdade de Saúde Pública
    O enfoque de risco na organização de serviços de saúde materno-infantil: Avaliação do modelo preditivo utilizado pelo programa nascer em Curitiba vale a vida. Karin Ragina Luhm. Dia 17 de setembro, às 14 horas.
    Mais informações: (0XX11) 3081-5091

Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Substratos medievais na lírica brasileira contemporânea: contribuição ao ensino das literaturas portuguesa e brasileira. Lindinalvo Alexandrino de Almeida. Dia 17 de setembro, às 9 horas.
        Os convidados para a Ceia do Senhor: as missas e a vivência leiga do catolicismo na cidade do Rio de Janeiro e arredores. Sérgio Chahon. Dia 17 de setembro, às 9 horas.
        O de José de Arimatéia (Lisboa, NA/TT, Livraria, cód.643): Camadas Lingüistícas da tradução ibérica ao trabalho quinhentista. Silvio Almeida Toledo Neto. Dia 17 de setembro, às 14 horas.

Mestrado
        Na trilha do Jeca: Monteiro Lobato e a formação do campo literário no Brasil. Enio Passiani. Dia 17 de setembro, às 14 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Escola Politécnica
Mestrado
        Aplicação de um elemento finito de cabo à modelagem numérica de protensão sem aderência. Telmo Egmar Camilo Deifeld. Dia 17 de setembro, às 14 horas.
        Mais informações:(0XX11) 3091-5443

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Efeito combinado de bacteriocina produzida por Lactobacillus sake 2ª. E embalagem em atmosfera modificada no controle de Listeria monocytogenes em linguiça frescal refrigerada. Alcina Maria Liserre. Dia 17 de setembro, às 14 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3091-3657

Instituto de Ciências Matemáticas da Computação de São Carlos
Mestrado
        Implementação de um Controlador PID Digital para a Robótica Baseado em Computação Reconfigurável. André Linhares Giorgini. Dia 17 de setembro, às 10 horas.
        Mais informações: (0XX16) 273-9711 / 2739621

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Tornar-se cirurgião plástico: contribuição da teoria da atribuição de causalidade na compreensão do processo de escolha da especialidade. Walter Vieira Poltronieri. Dia 17 de setembro, às 9 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3091-4183
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Álvaro Magalhães, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br