São Paulo, 12 de setembro de 2001 n.817/01.

 
Futebol e cidadania na periferia de São Paulo
Projeto criado por alunos e funcionários da USP oferece aulas de futebol, capoeira e percussão a jovens carentes da zona sul da capital. As crianças também recebem assistência médica, odontológica e psicológica de estudantes universitários que realizam trabalho voluntário

 

Clonagem, fertilização "in vitro" e outras técnicas polêmicas são temas de congresso
 

"Projeto Laboratório Fuvest" é inaugurado com discussão sobre vestibulares
 

Simpósio discute "Planejamento Integrado de Recursos Hidroenergéticos"
 
 
 


Destaques

Aulas de futebol e cidadania em projeto comunitário na periferia de SP

        O futebol de várzea é uma das poucas opções de lazer para crianças e adolescentes na periferia das grandes cidades. A partir de alguns times da região de Campo Limpo (Zona Sul de São Paulo), funcionários e alunos da USP criaram o projeto Nova Juventude. Com a ajuda dos pais dos garotos e o apoio de comerciantes e empresários da região, a iniciativa já conta com aulas de bateria, cabeleireiro, está montando uma escola de informática e implantou um cursinho pré-vestibular para alunos carentes.
        O projeto começou quando um dos técnicos que trabalhava com crianças, que é vigia da Faculdade de Direito da USP, procurou o serviço de assistência jurídica do Centro Acadêmico XI de Agosto, conta o estudante de Direito Carlos Eduardo Elias, um dos participantes. A primeira providência foi reunir vários times de várzea da região numa só equipe. O nome Nova Juventude veio de um deles, que já era registrado em cartório.
        O projeto passou a reunir cerca de 200 crianças e adolescentes, com treinos três vezes por semana. Mas o projeto não ficou apenas no futebol. "A ausência do Estado é muito grande naquela região. Queríamos potencializar a iniciativa, fazendo a comunidade participar, para fugir do simples assistencialismo", diz Carlos Eduardo. Os estudantes procuraram o apoio de empresas e comerciantes da região. "A receptividade foi muito boa".
        Uma casa cedida gratuitamente passou a sediar o Nova Juventude. Um professor de capoeira conseguiu 400 instrumentos de percussão, iniciando os ensaios de bateria. Um cabeleireiro passou a ensinar seu trabalho. Com a expansão do projeto, parte das atividades passou a ser realizada em uma escola estadual da região."Através do convívio, reforçamos a importância da educação e da solidariedade nos garotos", afirma o aluno de Direito.
        Os comerciantes do bairro fornecem alimentos para preparar lanches e refeições servidos aos participantes das atividades. Para os jogos fora do bairro, uma empresa de ônibus da região cede seus veículos gratuitamente. As crianças também recebem assistência médica, odontológica e psicológica fornecida por estudantes universitários que realizam trabalho voluntário. Através do Instituto Ayrton Senna, são realizados treinos e jogos nas instalações do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp).
        Uma vez por mês são feitas reuniões com os pais. "Elas servem para reforçar os valores que passamos aos garotos, para que contem com o estímulo de suas famílias, e para discutir e encaminhar questões do interesse da comunidade como saúde, educação e segurança", relata Carlos Eduardo. Como extensão do projeto para os adolescentes, foi montado um cursinho pré-vestibular, numa parceria de alunos de Direito da USP e da PUC. "O próximo passo é estabelecer vínculos formais com as universidades para trazer os professores para o projeto. E devido a expansão das atividades, estamos precisando de mais voluntários".
        Mais informações: (0XX11) 3111-2301, e-mail caduqbc@hotmail.com.br
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Biofísica e Física Médica
        Nesta sexta-feira (14), às 11 horas, acontece no Instituto de Física (IF) da USP o seminário Influência das correções de atenuação, espalhamento e função da resposta na quantificação de spect cerebral, ministrado pela professora Silvana Prando. Não é necessário fazer inscrição. O evento acontece na sala 204 da Ala I do Edifício Principal do IF, na rua do Matão, travessa R, 187, Cidade Universitária.
        Mais informações: (0XX11) 3091-6745/6617 ou pelo e-mail:amelia@fma.if.usp.br

I Congresso de Integração em Biologia da Reprodução
        Entre os dias 19 e 23 de setembro, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realiza o I Congresso de Integração em Biologia da Reprodução. O evento reunirá os mais importantes nomes da ciência brasileira e mundial para tratar de temas como a clonagem, fertilização "in vitro" e outras tantas técnicas polêmicas e de interesse que vão além dos sociais e econômicos. Abordará também questões éticas e relacionadas à preservação ecológica de espécies em extinção. Valores e prazos para a inscrição estão no site http://rfi.fmrp.usp.br/~cibr/insc.html. A FMRP fica na Avenida Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto, São Paulo.
        Mais informações: (0XX16) 602-3019/3203 ou e-mail:cibr@rfi.fmrp.usp.br

Projeto Laboratório FUVEST
        Acontece hoje às 18h30, a primeira Mesa Redonda que inaugura publicamente o "Projeto Laboratório Fuvest". A mesa cujo tema será "Cursos Pré-Vestibulares e Cursos Pré-Universitários" (Formações e Tendências) proporá uma discussão sobre o caráter de abordagem das questões nos vestibulares. A segunda edição do evento ocorre amanhã (13) às 13h30, na mesma sala 8 do Prédio de Ciências Sociais da USP. Estarão presentes tanto representantes de cursinhos, quanto da própria universidade e da Fuvest. O projeto tem com proposta principal fornecer suporte aos alunos de baixa renda econômica, enfatizando a segunda etapa do vestibular da Fuvest, dada a peculiaridade de avaliação desse exame e a inexistência de preparo efetivo para a mesma, quando são contempladas questões dissertativas.
        Mais informações: (0XX12) 9776-9842, com Josi ou e-mail: laboratoriofuvest@yahoo.com.br

Recursos hidroenergéticos
        O Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) da Escola de Engenharia da USP de São Carlos realiza nos dias 12, 13 e 14 de novembro o VII Simpósio do Curso de Pós-graduação em Ciências de Engenharia Ambiental. O tema deste ano é "Planejamento Integrado de Recursos Hidroenergéticos". Os trabalhos devem ser enviados até o dia 11 de outubro para caixa postal, 292, Cep 13560-970, São Carlos, São Paulo. Os temas são: Gestão dos Recursos Hídricos, Impactos em Reservatórios, Fontes Alternativas de Energia e Planejamento Energético. Inscrição já estão abertas e custam R$ 25,00. O número de vagas é limitado. A Escola de Engenharia fica na Avenida Trabalhador São-carlense, 400.
        Mais informações: (0XX16) 275-7133 ou site http://www.shs.eesc.sc.usp.br/crhea/simposio/VII/programação.htm
 
 


Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Avaliação do Processo Ensino-aprendizagem: seu significado para o aluno de ensino médio de enfermagem. Marcos Antonio da Eira Frias. Dia 18 de setembro, às 10 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3066-7533

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Caracterização de uma hemaglutina não fimbrial manose-sensível (HAMS) produzida por Salmonella entérica sorotipo Eteritidis. Jane Martha Graton Mikcha. Dia 18 de setembro, às 14 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3091-7439

Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        O escândalo do roubo das jóias: o imperador e a condessa de Barral em folhetins cariocas. Ricardo Japiassu Simões. Dia 18 de setembro, às 8h30.
        Entre a voz e o discurso: a dialética da bondade em Fogo Morto, de José Lins do Rego. João Carlos Guedes da Fonseca. Dia 18 de setembro, às 14 horas.
        Retórica e Semiótica. Antonio Vicente Seraphin Pietroforte. Dia 14 de setembro, às 14 horas.
        Membros do corpo místico: ordens terceiras no Rio de Janeiro (c. 1700 - 1822). William de Souza Martins. Dia 18 de setembro, às 9 horas.

Mestrado
        Tácito e metáfora da escravidão: um estudo de cultura política romana. Fábio Duarte Joly. Dia 14 de setembro, às 10h30.
        Mais informações: (0XX11) 3091-4626
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Álvaro Magalhães, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br