São Paulo, 17 de setembro de 2001 n.820/01.

HC presta atendimento psiquiátrico em TO
Em 2002, uma equipe treinada por profissionais do HC será responsável pelo atendimento no Núcleo de Atendimento Psicossocial  (NAPs), na cidade de Porto Nacional em Tocantins. O serviço já funciona sob a coordenação do HC há dois anos.

Seminário na USP vai debater os movimentos populares e a universidade

Cedhal, da FFLCH, promove seminário internacional na universidade

IO inaugura hoje a exposição O Mar dos Cetáceos


Destaques

HC treina equipe para prestar atendimento psiquiátrico em Porto Nacional, no Tocantins
        A partir de 2002, uma equipe de profissionais de saúde da cidade de Porto Nacional, em Tocantins, que está sendo especialmente treinada pelo Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, será responsável pelo atendimento no Núcleo de Atendimento Psicossocial (NAPs). Um convênio firmado entre a Prefeitura daquele município, o Comsaúde (Organização não-governamental) e o Instituto de Psiquiatria do HC possibilitou que médicos residentes dos 2º e 3º anos, aprimorandos e psicólogos implantassem o NAPs, treinando e capacitando profissionais. Assim, há cerca de dois anos, a cidade passou a contar com um serviço especializado em saúde mental.
        De acordo com o coordenador do projeto, o psiquiatra Leon Garcia, a iniciativa possibilitou, inclusive, a conscientização da população local sobre o problema. Moradores da região, que até então definiam como "doida" a pessoa acometida de um distúrbio mental, Hoje, com o trabalho do Núcleo designam, hoje, esses pacientes são designados como portadores de um "transtorno".
        Com 71 mil habitantes, Porto Nacional ainda não tinha uma política específica de saúde mental e o atendimento mais próximo estava a 500 quilômetros da cidade. Garcia destaca ainda que naquele município, devido à cultura local, as queixas são mais somáticas e sempre associadas ao misticismo e à religião. "Diferentemente do que acontece em São Paulo, onde são mais comuns relatos de tristeza e angústia.
        A pareceria possibilitou aos médicos do HC algo pouco comum dentro da universidade: o contato direto com a realidade do sistema público de saúde, o encontro da teoria com a prática. Esse contato permitiu que a equipe vivenciasse várias histórias ao longo do projeto. Dentre elas, destaca-se um fato curioso que aconteceu no dia de natal. Os médicos resolveram realizar uma festa e, um deles vestiu-se de papai noel. Ao se depararem com o personagem, as crianças, que nunca haviam visto ou ouvido falar em papai noel ficaram completamente assustadas.
        Mais informações: (0XX11) 3083-0473 ou 9261-1027, na Assessoria de Imprensa do Instituto de Psiquiatria do HC, com Julieta Magalhães.

USP sedia seminário sobre movimentos populares e universidade

        Respeitável Público, Movimento Popular e Universidade, este é o nome do evento que será realizado entre os próximos dias 18 e 22 de setembro na USP. O objetivo é abrir espaço para a discussão sobre a cooperação entre os movimentos populares e as universidades. "Ele vêm no bojo de uma série de projetos que o movimento estudantil vêm realizando em conjunto com os movimentos populares". A afirmação é de um dos organizadores do evento, Gustavo Vidigal, aluno do curso de Ciências Sociais da USP. O seminário é organizado pelo Diretório Central dos Estudantes da USP, DCE Livre "Alexandre Vannucchi Leme", em conjunto com a Central de Movimentos Populares (CMP), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e a União dos Movimentos de Moradia (UMM).
        "A idéia saiu da importância que a universidade tem, tanto para quem está na universidade quanto para quem gostaria de estar", afirma Vidigal. O Seminário contará com um total de sete mesas-redondas. Destas mesas participarão representantes do movimento estudantil, dos movimentos populares, professores e especialistas da USP e de outros órgãos, além de políticos e convidados.
        No último dia do evento, haverá oficinas de trabalho que discutirão sobre os temas educação, saúde, habitação e trabalho. "Os quatro primeiros dias são mesas de debate sobre temas que tocam tanto a universidade quanto o movimento popular", explica Vidigal. "É uma série de interlocutores, uma série de intelectuais, deputados, senadores, que estão debatendo esta questão". Sobre as oficinas, Vidigal explica que "o último dia é um espaço de articulação. As oficinas de trabalho são dadas por pessoas que queiram primeiro mostrar o que têm feito, segundo refletir sobre a atuação e terceiro possibilitar novas articulações".
        O evento começa no dia 18 de setembro às 20 horas na Faculdade de Direito da USP no Largo São Francisco, centro de São Paulo. No dias 19, o seminário acontecerá pela manhã no gramado da Reitoria e à tarde no prédio da Geografia. No dia 20 de setembro, as mesas-redondas serão realizadas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Nesse dia, haverá ao meio dia a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP. No dia 21, os debates serão realizados na Faculdade de Economia, contabilidade e Administração (FEA) e o show será da cantora Inezita Barroso no final do dia. O último dia do evento, 22 de setembro, acontecerá na Escola Politécnica (Poli) e será encerrado com o show de Elton Medeiros e Quinteto Branco e Preto.
        Mais informações: Gustavo Vidigal (00XX11) 3091-3269 ou 3091-3270


Cursos, Seminários e Palestras
Simpósio Internacional na USP
        O Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (CEDHAL) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove nos dias 25, 26 e 27 de setembro o Simpósio Internacional Populações: (con)vivência e (in)tolerância. "A Colônia: Éden ou Inferno?", "População e Exclusão: Brasil, um Sonho de Liberdade", "Novas Configurações Econômicas e Populacionais (Sécs. XVIII e XIX)", "População, migrações e trabalho: experiências de vida e resistências", entre outros temas serão abordados. A inscrição é de R$ 10,00. Haverá concedido certificado aos participantes. O CEDHAL fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 2º andar, Cidade Universitária.
        Mais informações: (0XX11) 3091-3745 ou pelo e-mail: cedhal@edu.usp.br

Bovinos Leiteiros
        A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba estará com inscrições abertas, até 17 de outubro, para o curso Técnica de Aumento de Conforto para Bovinos Leiteiros. Os alunos estudarão fatores relacionados ao comportamento animal bem como técnicas de estresse térmico e prática de controle de moscas. Eles também terão de elaborar rotinas de limpeza e manutenção de instalações.
        Mais informações: (0XX19) 3429-4339 ou e-mail fealq@carpa.ciagri.usp.br

Direito e Política Ambiental
        A partir do dia 1o de outubro, acontece o II Ciclo de Conferências sobre Direito e Política Ambiental. O objetivo dessa segunda edição, que será realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, é abrir espaço para discussão de aspectos jurídicos, técnicos e políticos de questões ambientais relacionadas a grandes temas da atualidade, com destaque para: mudanças climáticas, recursos hídricos, biodiversidade, gestão ambiental urbana, energia e meio ambiente. As inscrições terminam no dia 24 e a último dia de exposição é 29 de outubro.
        Mais informações: (0XX11) 3066-7778

História e Filosofia
        Nesta sexta-feira (21), na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP acontece a palestra História e Filosofia: Merleau-Ponty e Foucault. Destinada à comunidade da universidade e pessoas interessadas pela problematização aberta pela fenomenologia, a palestra tem como objetivo principal apresentação e discussão de temas sob a ótica fenomenológico-existencial. O evento será realizado na Av. Mello Moraes, 1721, bloco D, Cidade Universitária. A entrada é franca e sem inscrição prévia.
        Mais informações: (0XX11) 3091-4172/4285 ou e-mail: lefe@edu.usp.br


Agenda Cultural
Programação da TV USP
        A TV USP apresenta de 17 a 23 de setembro a seguinte programação:
        Delta Pi com o tema "Droga I" – reprise –, o programa desta segunda-feira (17) propõe o debate em torno do tema "Drogas". Neste primeiro programa, são abordadas questões como a descriminalização das drogas, o papel do Estado na questão, a diferenciação entre usuário e traficante, as políticas de prevenção e a diferenciação entre a abordagem do problema como de segurança ou de saúde pública. Segunda-feira, às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e terça-feira às 3h.
        Olhar da USP Especial – reprise – traz, às 22h30, desta terça-feira (18), o geógrafo Aziz Ab'Saber. Ele fala sobre sua experiência acadêmica. Professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados (IEA), também da USP, e Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciências e Tecnologia de 1999, concedido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, na categoria Ciências da Terra, o prof. Aziz Ab'Saber é um dos mais respeitados geógrafos do Brasil e do mundo. Esse especial é dividido em duas partes, a primeira será apresentada dia terça-feira (18) e segunda-feira (25). O Olhar da USP Especial é uma série inaugurada este ano que apresenta entrevistas com personalidades. Outros horários 9h, 13h30, 18h, e às 3h, sábado às 18h e domingo às 13h30.
        Zinco Quente – inédito – apresenta nesta quarta-feira (19), às 22h30, uma entrevista com a turma da Banda Froid Explica. Conheça ainda um ótimo exemplo de Trote Solidário: o Diretório Central dos Estudantes da Unisinos (DCE) entrega as doações dos alunos ao Instituto do Câncer Infantil de Porto Alegre e realiza seminário sobre Crédito Educativo. E, para não perde o pique, o Zinco Quente mostra a dança pós-moderna do grupo Ânima, de Porto Alegre. Reapresentação às 9h, 13h30, 18h, 3h.
        Olhar da USP – inédito – discute as transformações do sistema educacional brasileiro a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) em 1996, e do Plano Nacional de Educação, sancionado em janeiro de 2001. No debate, as presenças de Octaviano Helene, professor do Instituto de Física da USP, e Ivan valente, deputado federal pelo PT de São Paulo. O programa vai ao ar às 9h, 13h30, 18h, 3h. Sábado e domingo, às 22h30 e às 3h.
        2 Apês – reprise – traz o sétimo episódio da série Os Candidatos. Nesta sexta-feira (21), às 22h30, você acompanha a sitcom em que Oscar e Betão concorrem à presidência do Diretório Acadêmico. Clara sofre com os ônibus da cidade e torce para que sua amiga Adriana ganhe um carro num programa de auditório de ética bastante suspeita; Hermano recebe uma herança que mais parece um presente de grego. Para complicar tudo, "seu" Lino institui um sistema de multas no prédio. Outros horários, às 9h, 13h30, 18h e 3h. Sábado 13h30 e domingo às 9h.
        4X4 – inédito – com o tema "Preconceito", o programa, no domingo (23), às 21 horas, discute problemas relacionados a homossexuais, mulheres, negros, nordestinos, gordos, índios, analfabetos, pobres. Em muitos casos, a própria existência de rótulos revela o preconceito, explícito ou disfarçados, violento ou não. Para 73% dos presidentes e diretores de empresas a obesidade é uma barreira para a contratação (Grupo Catho). A cada 2 dias, um gay, travesti ou lésbica é assassinado, vítima de preconceito. (Grupo Gay da Bahia, 2001). 44,5% dos brasileiros são não-brancos, negros ou mestiços. Esses e outros dados serão discutidos no programa. 4X4 também é exibido às segundas, 12h e às terças, às 1h30.
        Você confere a programação da TV USP todos os dias no CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo, ou ao vivo pela internet, em http://www.cnu.org.br/
        Mais informações: (0XX11) 3091-4101/4487 ou site: http://www.usp.br/tv/

Coral da USP na Praça Benedito Calixto
        Neste sábado (22), às 18 horas, o Coralusp apresenta-se junto ao projeto "Canto da Praça", na Praça Benedito Calixto. A regência fica a cargo de Marcia Hentschel e serão apresentadas peças como Suíte Nordestina de Ronaldo Miranda, Requiem para um Boi de Flávio Gontijo e Cancioneiro de Lampião de Marcelo Nobre, entre outras.
        Mais informações: (0XX11) 3091-5071/3930 ou 3815-5363 ou pelo e-mail: mctina@usp.br

Eduardo Fernandes rege coral da USP
        No dia 24 de setembro, às 20 horas, dois grupos que compõem o CORALUSP se apresentam na Sala Adoniran Barbosa no Centro Cultural São Paulo, sob regência de Eduardo Fernandes. No programa serão apresentadas peças de autores como Luiz Gonzaga e Ary Barroso. O Centro Cultural São Paulo fica na rua Vergueiro, 1000, Paraíso. Entrada franca.
        Mais informações: (0XX11) 3091-5071/3930 ou 3815-5363 ou pelo email:mctina@usp.br

Pintura Abstrata
        Até o dia 4 de outubro, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP recebe os trabalhos – pintura abstrata – de Francisco Carlos Balero Benharbel, artista plástico da cidade de Monte Alto. A mostra faz parte de um projeto da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Unidade. A visitação é aberta ao público em geral. Entrada franca. A EERP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto, São Paulo.
        Mais informações: (0XX16) 602-4407

O mar dos cetáceos
        O artista plástico Edson Menezes inicia hoje (17), no Instituto Oceanográfico (IO) da USP, a exposição O mar dos cetáceos. O artista faz uma ponte entre a aparência abstrata do fundo do mar e a linguagem realista e quase acadêmica dos seres que nele vivem, resultando numa colagem de técnicas que se aproximam do surrealismo. A exposição, das 9 às 17 horas, vai até dia 5 de outubro. Entrada franca. O IO fica na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária.
        Mais informações: (0XX11) 3091-6501


Teses e Dissertações
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Mestrado
        - Desenvolvimento do ácaro plano, Brevipalpus phoenicis, (Geuiskes, 1939) e ocorrência da mancha anular em função de alguns nutrientes no cafeeiro, Caffea arabica I. Reymar Coutinho de Andrade. Dia 19 de setembro, às 8 horas.
Doutorado
        - Análise do Armazenamento de milho no Brasil, com um modelo dinâmico de expectativas racionais. Vânia Di Addario Guimarães. Dia 21 de setembro, ás 8 horas.
        Mais informações: (0XX19) 3429-4122/3429-4119

Escola de Enfermagem
Mestrado
        - Análise dos custos de programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal de uma organização hospitalar. Marli de Carvalho Jericó. Dia 21 de setembro, às 14 horas
        Mais informações: (0XX11) 3066-7533

Escola Politécnica
Mestrado
        - Maestro: um Middleware para suporte a aplicação distribuídas baseadas em componente de software. Cláudio Luis Pereira Ferreira. Dia 21 de setembro, às 14 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        - Cultivo de 'Spirulina platensis' por Processo Descontínuo Alimentado para Obtenção de Clorofila. Eliane Dalva Godoy Danesi. Dia 21 de setembro, às 13 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3091-3668

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        - A fala dos envolvidos sob a ótica da lei: um balanço da violência a partir da narrativa de vítimas e indiciados em uma delegacia da mulher. Mônica Prates Conrado. Dia 21 de setembro, às 9 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Doutorado
        - Aplicação de dinâmica não-linear no estudo da resposta dos intervalos R-R do eletrocardiograma durante o exercício físico dinâmico em indivíduos sadios. Fátima maria Helena Simões Pereira da Silva. Dia 21 de setembro, às 14 horas.
        Mais informações: (0XX16) 602-4176/637-6188

Faculdade de Saúde pública
Doutorado
        - Prevalência da doença periodontal e da má oclusão dentária m escolares de 5 a 12 anos de idade de Camboriú - SC, 2000. Adir Luiz Stiz. Dia 17 (hoje), às 9 horas.
        - Vigilância das hepatites virais: a experiência de Vargem Grande Paulista, 1997 - 1999. Claudia Patara Saraceni. Dia 21 de setembro, às 14 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3066-7734

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        - Isolamento de mutantes mitocondriais que apresentam alterações nos padrões de recombinação, de reparo e/ou metilação dio DNA de Aspergillus nidulans. Andreia Assunção Soares. Dia 21 de setembro, às 9h30.
        Mais informações: (0XX11) 3091-7331

Instituto de Biociências
Mestrado
        - Efeitos da Somatostatina 14 (SRIF-14) sobre o Metabolismo dos Carboidratos e dos Lipídios no Pacu (Piaractus mesopotamicus) (Pisces, Characidae). Carlos Robinson Orozco Zapata. Dia 21 de setembro, às 14 horas.
Doutorado
        - Estudo Comparativo da Nutrição Nitrogenada e suas Implicações sobre os Metabolismos de Nitrogênio e Hormonal entre Bromélias de Hábito Terrestre e Epífito Cultivadas In Vitro. Laurício Endres. Dia 21 de setembro, às 13h30.
        Mais informações: (0XX11) 3091-7547

Instituto de psicologia
Doutorado
        - Vagando em torno de um tema ou girando o caleidoscópio macunaímico em configurações pedagógico/terapêuticas. Marina Pacheco Jordão. Dia 20 de setembro, às 14 horas.
Mestrado
        - A ocorrência de falsas lembranças num grupo de idosos. Marcia Burrattino Melhado. Dia 21 de setembro, às 14 horas.
        - Gesto, Palavra e Sentido: Momentos da Experiência no Processo de Aprendizagem Significativa. Lúcia Ferreira Barbanti. Dia 21 de setembro, às 15 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3091-4183
 

 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Álvaro Magalhães, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br