São Paulo, 25 de setembro de 2001 n.826/01.

 
A trajetória de um padre exorcista no interior de SP
Pesquisa da FFCL da USP de Ribeirão Preto narra a trajetória do padre exorcista Luís Stefanello, numa ex-colônia de migrantes italianos no interior de São Paulo, na primeira metade do século XX. 

 

Imagens e produção de conhecimento é tema de seminário no Museu Paulista
 

Abertas as inscrições para curso de Responsabilidade Social e Terceiro Setor
 
 

Encontro debate nova Lei de Armazenamento no Brasil
 
 


Destaques

Pesquisa analisa o exorcismo no século XX

Uma dissertação de mestrado apresentada recentemente no Departamento de psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, revela a trajetória de um padre exorcista, Luís Stefanello, numa ex-colônia de migrantes italianos no interior de São Paulo. O estudo, intitulado As bençãos e a prática de exorcismo na primeira metade do século XX na paróquia de Cascalho, é de autoria de Márcio Luís Fernandes, que também é padre e atua em comunidades da periferia de Batatais, em São Paulo.

Segundo o levantamento feito por Fernandes, o padre Stefanello nasceu em 1878 na Itália e chegou ao Brasil em 1907, como missionário da Igreja Católica. Inicialmente atuou em Ribeirão Preto, na Paróquia de Santo Antonio. Em 1911 foi designado para a comunidade de Cascalho, bairro do município de Cordeirópolis, na região de Rio Claro, onde migrantes italianos estavam sendo assentados pelo governo paulista.

O primeiro relato de exorcismo praticado pelo padre Stefanello é de 1916. "Chegou um homem com problemas, amarrado, e o padre começa a indagar a seus superiores o que significava aquilo. Disseram-lhe que se tratava de um caso de possessão diabólica", conta o pesquisador. "Por várias semanas ele tratou aquele senhor com orações, bençãos e água benta. O padre, inclusive, utilizava a força física e batia nas pessoas para tirar o mau delas", afirma Fernandes. Segundo o pesquisador, o padre pregava que a pessoa tivesse uma vida normal, com trabalho, namoro e lazer, reintegrando-a na sociedade. "Daí começou toda sua fama que atraiu devotos de vários lugares do país".

Stefanello viveu em Cascalho até 1953, quando foi enviado para Águas de Santa Bárbara, onde viveu até sua morte, em 1964. Nos 42 anos que esteve em Cascalho, o padre não só atuava como exorcista e benzedor, mas também como formador da identidade da população. "Hoje, entrevistando os mais velhos da comunidade, notamos que o laço não se perdeu", conta Fernandes. Segundo ele, o ponto alto desta expressão religiosa é a festa da padroeira, Nossa Senhora de Assunção, que acontece em agosto. "Nela, as práticas são tradicionais, obedecendo o que acontecia. Trata-se de uma interseção entre história e memória. O que se faz hoje é em vista do que aconteceu", revela o pesquisador.

Embora o tema da pesquisa seja ligado à religiosidade, Fernandes enfatiza que a abordagem da pesquisa é também psicológica. "O interesse não é discutir se existe ou não o demônio, se é válido ou não o exorcismo, mas fazer um resgate histórico e mostrar como uma personalidade forte e com dotes poderosos ajudava uma comunidade e tantas outras pessoas que ali acorriam para sua cura efetiva. Temos de lembrar que de fato as pessoas não tinham muitos recursos naquela época, principalmente no que diz respeito à psicologia e psiquiatria. Inclusive, na história desta última ciência temos as práticas do exorcismo", lembra. "Aquilo que fazia o exorcista, na verdade hoje faz o psicólogo, conversando. Na prática exorcista tem a conversa terapêutica que vai libertando a pessoa", relaciona.

Atualmente, segundo Fernandes, a Igreja Católica é muito criteriosa para detectar um caso de possessão diabólica. "Certamente, no passado, muitas pessoas tinham epilepsia, problemas mentais, de saúde, mau olhado e outras coisas com as quais não sabiam lidar, e recorriam aos padres. A Igreja foi compreendendo, num diálogo entre fé e ciência, que algumas coisas devem ser tratadas por determinados especialistas".

Depois de concluir seu mestrado, Fernandes deverá estudar Teologia Fundamental em Roma, Itália, para aprofundar a "abordagem fenomenológica", análise para enfocar o fenômeno religioso.

Mais informações: (0XX16) 602-3675, na seção de pós-graduação da FFLCRP.


Cursos, Seminários e Palestras

História do Imaginário
O Museu Paulista (MP) da USP, conhecido como Museu do Ipiranga, promoverá, nos dias 1o e 2 outubro, o seminário Imagens e produção de conhecimento. O encontro reúne comunicações vinculadas à linha de pesquisa "História do Imaginário", com o objetivo de divulgar acervos, conhecimentos inovadores sobre os acervos, especialmente com relações iconográficas, buscando evidenciar os nexos e as contradições, que permitem a dúvida, entre reflexões de caráter científico e imagens. Entrada franca. As inscrições vão até o dia 1o.
Mais informações: (0XX11) 6165-8018
 

Responsabilidade social e terceiro setor
O Centro de Estudos em Administração do Terceiro Setor (CEATS), da Fundação Instituto de Administração tem inscrições abertas até sexta-feira (28) para o curso Responsabilidade Social e Terceiro Setor. Com o objetivo de instrumentalizar gestores empresariais e de organizações da sociedade civil para a implementação de parcerias para atuação social, o curso será ministrado entre os dias 1o de outubro a 3 de dezembro. O preço é de R$ 1200,00 e pode ser parcelado em duas vezes. À vista, com 10% de desconto. As inscrições podem feitas pelo telefone (0XX11) 3091-5909.
Mais informações: (0XX11) 3091-5909 ou pelo site http://www.fea.usp.br/fia/ceats/ficha.htm
 

Nova Lei de Armazenamento no Brasil
O Programa de Estudos do Negócios Sistema Industrial (PENSA-FIA) e a Associação Brasileira de Agrobusiness (ABAG) realizam na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, no dia 3 de outubro, a palestra Nova Lei de Armazenamento no Brasil. No encontro, serão abordadas questões relativas com a nova lei de armazenagem de produtos agropecuários no Brasil, com o cenário atual do setor, entre outros. Não é necessário inscrição. Entrada franca. A palestra será na FEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária.
Mais informações: (0XX11) 3091-5966/5840
 
 


Agenda Cultural

Apresentações do Coral da USP
Neste final de semana, O Coral da USP tem programadas duas apresentações.
No sábado (29), a partir das 19 horas, sob regência de Alberto Cunha, a apresentação será no teatro do Centro Brasileiro Britânico. No programa, moteto Jesu, meine Freude de Johamn S. Bach, além de Canções do Século XX.
No domingo (30), às 12 horas, o Coralusp se apresenta no projeto Música em Cena do Centro Cultural Fiesp. Será apresentado o show "O Encontro Marcado", sob coordenação de Carmita Juarez, que reunirá os orientadores da área de Estudos e Técnicas vocais do coral, num encontro musical em que interpretarão Tom Jobim, Ary Barroso e Chico Buarque de Holanda. O evento é gratuito e o Centro Cultural Fiesp - Teatro Popular do Sesi fica na Av. Paulista, 1313.
Mais informações: (0XX11) 3091-5071/3930 ou e-mail: mctina@usp.br
 
 


Quadro de Avisos

VI Caminhada Pró-Saúde
Estão abertas, até o dia 5 de outubro, as inscrições para a VI Caminhada Pró-Saúde do Campus da USP em Bauru. O evento visa à promoção da qualidade de vida, estimulando as pessoas a praticar atividades físicas. A caminhada auxilia na prevenção de problemas cardiovascular e melhora a disposição das pessoas para o seu dia-a-dia. As inscrições, abertas à comunidade em geral, devem ser feitas no ginásio de esportes do Campus de Bauru da USP, gratuitamente. Menores de 14 anos desacompanhados devem trazer autorização dos pais ou do responsável. Solicita-se que os participantes, no dia da caminhada, tragam 1 quilo de alimento não perecível, que será doado para a Casa da Esperança. A Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru da USP fica na Al. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.
Mais informações: (0XX14) 235-8385
 
 


Teses e Dissertações

Faculdade de Saúde Pública

Doutorado
- Estudo de fatores ambientais associados à transmissão da Leishmaniose tegumentar americana através de sensoriamento remoto orbital e sistema de informação geográfica. Antonio Ismael Paulino da Costa. Dia 01 de outubro, às 9 horas.
Mais informações: (0XX11) 3081-5091
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Álvaro Magalhães, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br