São Paulo, 01 de outubro de 2001 n.830/01.

 
Projeto Laboratório Fuvest
Alunos da FFLCH elaboram projeto de cursinho pré-universitário gratuito e específico para a segunda fase da Fuvest. Dirigido a estudantes carentes, o cursinho também irá preparar os candidatos para a vida universitária

 

FEA-RP cria estágio social para estudantes

Esalq realiza workshop sobre fertilização

ECA realiza palestra sobre atualização do comunicador
 
 


Destaques

Alunos da USP criam cursinho pré-universitário gratuito para a segunda fase da Fuvest

Valéria Dias

Um projeto piloto elaborado por estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP pretende fornecer suporte para alunos carentes que lutam por uma boa classificação na segunda fase do vestibular mais concorrido do País. É o Projeto Laboratório Fuvest, cursinho pré-universitário gratuito e específico para a segunda fase da Fuvest, caracterizada por questões dissertativas. "O grande diferencial é o fato desse cursinho ser pré-universitário, pois o conteúdo do vestibular será abordado de modo a estimular o raciocínio lógico e a reflexão crítica dos estudantes, características fundamentais para a vida universitária.", afirma César Augusto Pereira dos Santos, coordenador do Laboratório e aluno de Ciências Sociais. "Além disso, o Laboratório Fuvest também contemplará ensino, pesquisa e extensão universitária".

Neste projeto piloto serão beneficiados estudantes de cursinhos alternativos ligados à USP, como o cursinho da Poli e do Núcleo de Consciência Negra. "Escolhemos esses grupos pois a seleção desses cursinhos é feita a partir das condições sócio-econômicas dos candidatos, o que vai ao encontro de nossa proposta", explica Santos. "As inscrições estarão abertas entre os dias 1º e 5 de outubro e após esse período será feita uma entrevista para selecionarmos os estudantes que participarão do Laboratório". Para o próximo ano, Santos acredita que o Laboratório poderá ser oferecido para outros grupos de alunos carentes.

No total, estão sendo oferecidas 2.160 vagas. Cada turma terá de 15 a 20 estudantes, que contarão com dois monitores para cada disciplina. "Fizemos isso pois trata-se de um Laboratório onde é fundamental existir interação entre monitores e estudantes a fim de que cada disciplina seja discutida de forma ampla". De acordo com Santos, todos os monitores serão alunos de graduação da USP e os textos de pesquisas desenvolvidas na própria Universidade serão utilizados como material didático. As aulas acontecerão entre 10 de outubro e 22 de dezembro.

Além das aulas, também serão oferecidas outras atividades, como o Laboratório 24 horas e o Laboratório Didática. No Laboratório 24 horas serão realizados Seminários para monitores e monitorados sobre organização inteligente do tempo. Essas palestras contarão com auxílio de profissionais do Instituto de Psicologia (IP) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Já o Laboratório Didática terá o objetivo de aprimorar tecnicamente os monitores, por meio de seminários sobre técnicas de ensino para o vestibular, ministrados por professores da Faculdade de Educação (FE) e de instituições de ensino privado.

Quanto à estrutura física, Santos afirma que o Núcleo de Consciência Negra e o Grêmio da Poli disponibilizaram 3 salas para as aulas do Laboratório Fuvest.

Para Santos, o diálogo com financiadores torna-se imprescindível. Ele relata que o projeto será enviado para a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e para o Fundo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP assim que houver uma ampla discussão com estudantes, monitores e professores. "Dependemos desse financiamento, entre outras coisas, para oferecer bolsas para os monitores". A previsão é de que o projeto seja enviado para essas instituições no início de dezembro.

Mais informações: (0XX12) 9776-9842 com Josi, (0XX11) 9690-0098 com Diana, e-mails laboratoriofuvest@yahoo.com.br, gutoss@bol.com.brou sitehttp://www.laboratoriofuvest.hpg.com.br
 
 

FEA-RP cria estágio social para estudantes

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto (FEA-RP) está cadastrando entidades filantrópicas sem fins lucrativos interessadas em receber estagiários do curso de Administração para o desenvolvimento de projetos que resultem na ampliação dos serviços prestados por essas entidades. O "estágio social" será supervisionado e faz parte do novo currículo do curso e começará a funcionar em 2002.

No estágio, obrigatório para a conclusão do curso, o aluno desenvolverá um diagnóstico da entidade com dimensões, histórico, serviços prestados, informações financeiras, recursos humanos, mercado e pontos fracos. A partir daí, serão propostos projetos que além de melhorar a administração da entidade possam ampliar seus serviços e a captação de recursos.

Os estudantes também irão buscar informações sobre o funcionamento de entidades filantrópicas nacionais e internacionais para buscar novas idéias. Serão feitas reuniões bimestrais onde será discutido o trabalho desenvolvido e em dois eventos anuais serão mostrados os resultados dos trabalhos. A meta é a auto sustentação das entidades. Um ano após a implantação, está prevista a volta do aluno à entidade para verificar a continuidade do projeto.

A Faculdade também está estabelecendo uma parceria com o Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto e com o Sebrae para um projeto de profissionalização do pessoal de recursos humanos das entidades, através de cursos de capacitação gratuitos, ministrados por alunos e ex-alunos da FEA-RP. A grade de disciplinas de Administração será disponibilizada e quatro vagas em média serão reservadas para os profissionais das entidades visando um melhor desempenho e gestão dessas organizações.

As entidades interessadas em participar do projeto devem entrar em contato com Fabiana pelo telefone (0XX16) 602-3903.


Cursos, Seminários e Palestras

Atualização do comunicador
Dia 3 de outubro, às 19h, acontece a palestra "Formação e atualização do comunicador: a informação como fator de desenvolvimento profissional". Com entrada franca, o evento faz parte de uma série de debates promovidos pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e o jornal Valor Econômico para discutir estratégias e ações de comunicação. O encontro será na Editora Globo, pela Avenida Jaguaré, 1485.
Mais informações: 3091-4068 ou 3091-4314.

Fertilização de flores, frutas e hortaliças
Entre os dias 3 e 5 de outubro, das 8 às 18 horas, acontece o "II Workshop Fertilização: flores, frutas e hortaliças", promovido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, com o objetivo de reunir produtores, técnicos, pesquisadores, entidades e empresas ligadas ao tema, para discutir, debater e difundir tecnologias de Fertilização. A inscrição pode ser feita até o 3 na Esalq do curso ou pelo site www.ciagri.usp.br/~workfert. A taxa é de R$ 100,00 para estudantes e R$ 150,00 para profissionais. O evento acontece no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em São Pedro (SP).
Mais informações: (0XX19) 3429-4485.
 
 


Agenda Cultural

Pacientes da Psiquiatria realizam exposição de trabalhos artesanais
Com o objetivo de reabilitar psicológica e socialmente indivíduos portadores de transtornos psiquiátricos, o Grupo InteragiTO – GRITO, coordenado pelo Serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Psiquiatria (IPQ) da USP, vem desenvolvendo há um ano um trabalho que envolve a produção, exposição e venda de dezenas de objetos artesanais.
O resultado pode ser conferido em dois novos eventos: dia 7 de outubro, na V Festa Infanteen de Artes da Vila Pompéia (Rua Maringá) e nos dias 8, 9, 10 e 11, no Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas – 4º andar, das 8 às 15 horas. Estarão a venda produtos como cerâmicas, descansos de panelas e copos, latas de metal e vidros decorados, castiçais, sabonetes, papel de carta, caixas de presente, além de objetos reciclados e confeccionados com papel e jornal. As entradas são totalmente gratuitas.
Maiores informações: (0XX11) 3083-0473 com Julieta.


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
Doutorado
- Nacionalidade: o critério jus sanguinis no Direito Brasileiro. Dulce Calmon de Bittencourt Pinto de Almeida. Dia 05 de outubro, às 8h30
- Renúncia à Imunidade de Jurisdição pelo Estado Brasileiro. Antenor Pereira Madruga Filho. Dia 05 de outubro, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3111-4004

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
- Um estudo sobre a Contribuição da crítica para a percepção das obras de Jack Kerouac traduzidas no Brasil. Marco Antonio Margarido Costa. Dia 05 de outubro, às 10 horas.

Doutorado
- Da nação ao planeta através da natureza: uma abordagem antropológica das unidades de conservação de proteção integral na Amazônia brasileira. Henyo Trindade Barreto Filho. Dia 04 de outubro, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Faculdade de Medicina Veterinária
Mestrado
- Isolamento de Rotavírus Animais em Cultura de Células da Linhagem MA - 104 a Partir de Amostras Fecais Diarréicas. Cesar Alejandro Rosales Rodrigues. Dia 05 de outubro, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-7667

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
- As práticas de saúde e educação no cotidiano de creches municipais de Itajaí - SC. Ana Maria Santos. Dia 05 de outubro, às 9 horas.
Mais informações: (0XX11) 3066-7734

Instituto de Psicologia
Doutorado
- A construção da competência moral e a formação do psicólogo. Patrícia Unger Raphael Bataglia. Dia 03 de outubro, às 9 horas.
- Adolescência: entre o passado e o futuro, a experiência. Elaine Teresinha Dal Mas Dias. Dia 05 de outubro, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-4183/3091-4178
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Álvaro Magalhães, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br