São Paulo, 5 de outubro de 2001 n.834/01.

 
O processo de construção da identidade em jovens mães 
Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública estudou como se processa a identidade num grupo de mães adolescentes da Capital. O estudo revelou, por exemplo, que a maioria abandonou os estudos e enfrentam o medo de uma segunda gravidez

 

Instituto de Biociências promove curso sobre ecossistemas de costão rochoso em Ubatuba
 

Escola de Enfermagem de RP promove palestra dentro do ciclo Facetas da Arte


Na TV USP, programa Delta Pi debate o esporte



Destaques

Pesquisa desvenda o processo de construção de identidades de jovens mães

Bruna Fontes

Estudo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP investigou como se processa a construção de identidades de jovens mães, com idade entre 15 e 19 anos. A pesquisa Jovens Mães e Processos de Construção de suas Identidades, da assistente social Rosa de Lourdes Azevedo dos Santos, foi realizada na área de abrangência da Unidade de Saúde Iguaçu, situada no Parque São Lucas (região Sudeste de São Paulo) nas favelas Mendes e Iguaçu, e apresentada como dissertação de mestrado na FSP em junho último.

Para realizar o estudo, a pesquisadora adotou dois procedimentos metodológicos. O primeiro, com dados quantitativos, traçou o perfil das jovens mães cadastradas no Programa Qualidade Integral de Saúde/Programa Saúde da Família (Qualis/PSF), onde foram identificadas 97 mães num universo de 3.742 famílias. O perfil constou de informações sócio-demográficas, história reprodutiva, situação conjugal e suporte familiar ou social das mesmas. O segundo procedimento, de natureza qualitativa, procurou desvelar como se processava a construção de identidades de 15 jovens mães integrantes do mapeamento. Segundo Rosa, à medida que os agentes comunitários de saúde realizavam as visitas de rotina às famílias cadastradas no Qualis/PSF e tomavam conhecimento da existência de alguma mãe com idade entre 15 e 19 anos preenchiam um formulário específico, com dados da pesquisa. As 97 jovens mães localizadas tinham um total de 117 filhos vivos e 3 histórias de bebês que ainda estariam para nascer. Algumas dessas meninas iniciaram a experiência sexual entre os 12 e 13 anos de idade e a maioria teve filhos com homens mais velhos.

De acordo com alguns dados da pesquisa, 73,2% das jovens mães eram procedentes do Estado de São Paulo; 69,1% tinham o primeiro grau incompleto, sendo que 92,7% abandonaram as atividades escolares; 66% são brancas; 75,4%, não têm vínculo com igrejas; 75,3% se auto-definiram como donas de casa. Com relação à história reprodutiva: 87,6% são mães solteiras, sendo que, das 12 casadas, 10 dos casamentos ocorreram em decorrência da gravidez; a média de gravidez foi de 1,5 por mulher e a média de filhos foi de 1,23 filhos. Segundo a pesquisadora, 12 dessas mães tiveram histórias de aborto: 10 declarados espontâneos e 2 provocados, sendo que uma das pesquisadas teve três histórias de aborto, todos "espontâneos". "Deve-se ter cautela a respeito desta informação, pois ela pode ser subnotificada por se tratar de assunto proibido na nossa sociedade", alerta Rosa. Por conta disso, "muitas não falam sobre esse assunto com naturalidade", acrescentou. Quanto à paternidade, o estudo apontou que 74,2% dos pais têm presença na vida da criança da seguinte forma: 72,5% só ajudando financeiramente ou registram a criança. A maioria (81,4%) dos pais das crianças tem mais de 20 anos de idade. "Algumas delas se casaram em decorrência da gravidez e uma delas revelou que, por conta do casamento, devia obediência ao marido", revelou Rosa.

Pais ausentes

A gravidez ocorreu inesperadamente, mas nem todas foram repelidas. As meninas revelaram que dos métodos anticoncepcionais, conheciam apenas a pílula e a camisinha, mas não sabiam usar adequadamente as pílulas, por exemplo. Depois do primeiro filho enfrentam o medo de não engravidar novamente. Algumas foram abandonadas na ocasião da gravidez. "Geralmente os parceiros têm uma reação negativa e a família uma reação de cobrança. Quando a criança nasce, a tolerância é bem maior e elas se aproximam mais de suas mães, enquanto que os pais continuam ausentes".

O parto — e não a primeira menstruação — é o momento mágico em que elas se sentem definitivamente mulheres. Algumas das entrevistadas revelaram gostar da maternidade, apesar de assumirem o bebê de modo muito solitário e muitas vezes acharem que passaram a viver em um tipo de prisão. Algumas disseram que a chegada da criança representou a salvação de sua vida, por ter-lhe tirado da "gandaia" e lhe dado "responsabilidade". "A maioria das jovens mães entrevistadas se auto-definiram mais amadurecidas a partir da vivência da maternidade e informaram ter adquirido mais responsabilidade após o nascimento do bebê", conclui Rosa.

Mais informações: Rosa de Lourdes Azevedo dos Santos - (0XX11) 3812-8681 (horário comercial) ou e-mail rosadelourdes@uol.com.br.


Cursos, Seminários e Palestras

Ecossistema de Costão Rochoso
Estão abertas até o dia 14 de outubro as inscrições para o curso Introdução ao Ecossistema de Costão Rochoso, promovido pelo Departamento de Botânica do Instituto de Biociências (IB) da USP e que acontece nos dias 16, 17 e 18 de outubro. O objetivo é caracterizar os ecossistemas marinhos de substrato consolidado, organismos que os constituem e fatores ambientais que regulam sua estrutura e variação sazonal e espacial. A taxa é de R$ 60,00 O curso terá lugar no Parque Estadual de Ilha Anchieta, em Ubatuba.
Mais informações: (0XX11) 3091-7547 ou e-mail ecosteiros@ib.usp.br

Facetas da arte na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Encerram-se hoje (5) as inscrições para a palestra O Processo Criativo em Arte, que integra o ciclo de palestras "As várias facetas em arte", da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP/USP). Com a presença da diretora do Museu de Artes de Ribeirão Preto, Regina Renó, o evento está marcado para a próxima segunda-feira (8), no Auditório Profª Drª Emilia Angerami – EERP/USP. Os interessados têm de fazer a inscrição na Secretaria da CCEX, com Wagner, no telefone (0XX15) 602-3386. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.
Maiores informações: (0XX16) 602-3386 ou e-mail: wagnerbb@eerp.usp.br

Curso sobre artigo científico em Ribeirão Preto
A Fundação Instituto de Enfermagem de Ribeirão Preto, da USP está com inscrições abertas, até 31 de outubro, para o curso Artigo Científico: escrever, publicar, apresentar, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de novembro. O curso tratará de elementos constitutivos e redação do artigo científico, modalidades da comunicação: em periódicos e em eventos, ética e legislação, e fontes de financiamento para um projeto, entre outros temas. As aulas serão das 14 às 18 horas na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, na Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - Ribeirão Preto. A taxa é de R$ 50,00.
Mais informações: (0XX16) 602-3444 ou pelo e-mail fierp@eerp.usp.br
 



Agenda Cultural

Coralusp apresenta Stabat Mater
No dia 7 de outubro, às 19h30, o Coralusp se apresenta na Igreja Santo Inácio de Loiola, sob a regência de Sandra Espiresz. No programa o Stabat Mater, de Giovanni Battista Pergolesi, compositor italiano do período barroco. O grupo é formado por 25 vozes femininas e conta com a participação de duas cantoras solistas e quarteto de cordas, além do organista Sérgio Carvalho. A Igreja Santo Inácio de Loiola fica na Rua França Pinto, 115, Vila Mariana, o telefone da igreja é: (0XX11) 5571-1744. A entrada é franca.
Mais informações: (0XX11) 3091-5071/3930 ou 3815-5363 ou e-mail mctina@usp.br

Programação da TV USP
Confira a programação da TV USP na semana de 8 a 14 de outubro:

Delta Pi reprisa o debate em torno do tema "Esporte". O programa aborda questões como a importância do esporte para o país, o tratamento do esporte como empresa, a competitividade entre os atletas e a importância do esporte universitário no Brasil, entre outras. O programa é mediado por Paulo Bilkstein, formado pela Escola Politécnica. Horário: dia 8, às 9h, 13h30, 18h e 22h30; dia 9 às 3h

Um Especial debate a formação na graduação e como articular pós-graduação, pesquisa e mercado numa universidade pública, com oscandidatos à Reitoria em 2001. Horários: dia 9, às 9h, 13h30 18h, e 22h30; dia 10 às 3h; dia 13 às 18h; dia 14h às 13h30.

O PGM mostra que quem vai ao Centro de Convivência "É de Lei", no centro de São Paulo, pode pegar seu preservativo, sua seringa ou conversar com psicólogos sobre drogas, DSTs e Aids. Lá, o discurso foge das tradicionais estratégias do "Diga não às drogas", usando um nome extraído dos versos "Faça o que tu queres pois é tudo da lei", de Raul Seixas. A equipe do programa acompanha também o grupo teatral "Tanga de Ouro", que está apresentando a peça "Abaporu". Por fim, será apresentado um quadro com especialista avaliando a mídia no caso dos atentados terroristas nos Estados Unidos. Horários: dia 10 às 9h, 13h30, 18h e 22h30; dia 11 às 3h; dia 13 às 9h; dia 14 às 18h.

No Olhar da USP desta semana o professor José Sebastião Witter, ex-diretor do Museu Paulista e o professor Ernst Wolfgang Hamburger, diretor da Estação Ciência e professor do Instituto de Física discutem o papel dos museus na preservação da memória e a construção do futuro junto com as novas estratégias para atrair o público. A apresentação é do prof. Flávio Aguiar. Horários: dia 11 às 9h, 13h30, 18h e 22h30; dia 12 às 3h, dia 13 às 22h30; dia 14 às 3h e 22h30 e na madrugada do dia 15, às 3h.

Amor, este é o tema episódio de 2apês que será reprisado. Além de declarações inesperadas e beijos roubados, Mauro é confundido com Bráulio Pedroso, um famoso cineasta. Horários: dia 12 às 9h, 13h30, 18h e 22h30; dia 13 às 3h e 13h30; dia 14 às 9h.

O 4X4 traz o debate a maldade. O Diabo realmente existe? Como se manifesta? A maldade é fruto de sua influência? Convidados: Paulo Genestreti, publicitário e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UNICSUL; Maria Ângela Vilhena, doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP, com mestrado em Ciências da Religião. Horários: dia 8 às 12h, dia 9 à 1h30 e dia 14 às 21h.

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, nº 374, 2º andar, sala 232, na Cidade Universitária. A programação é exibida todos os dias pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo, ou ao vivo pela internet em: http://www.cnu.org.br

Mais informações: (0XX11) 3091-4101, 3091-4487 ou no site http://www.usp.br/tv


Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado
- Análise dos perfis longitudinal e transversal de pistas de pouso e decolagem com a utilização do GPS em aeroportos do DAESP. Antonio Carlos Dinato. Dia 05 de outubro, às 14 horas.
- Aplicação do método dos elementos finitos à análise de dispositivos elétricos. Wahib Atique junior. Dia 05 de outubro, às 14 horas.
- Uma avaliação da aplicação de sistemas de planejamento de processos (CAPP) na indústria de manufatura brasileira. Leonardo Charles Malafaia Paranaguá. Dia 05 de outubro, às 14 horas.
Mais informações: (0XX16) 273-9235

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
- Estudo Anatomopatológico Ultraestrutural da Leucose Mielóide em Galinhas de Linhagem Pesada (Gallus gallus, Linnaeus, 1758). Roberto Martins Manzan. Dia 10 de outubro, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-7667

Instituto Astronômico e Geofísico
Doutorado
- A inflação e Fósseis Primordiais: Perturbações de Densidade e Buracos Negros Primordialmente Formados pelo Inflaton. Paulo Sérgio Custódio. Dia 15 de outubro, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-4765/3091-5046.
 
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp 
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Álvaro Magalhães, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br