São Paulo, 9 de outubro de 2001 n.836/01.

 
Método inovador de transplante dispensa doador
Equipe do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto conseguiu realizar com sucesso um transplante de medula óssea que dispensa doadores. O método  consiste no tratamento do material sangüíneo do próprio doente

 

Instituto de Física faz seminário sobre avaliação educacional
 

Na Esalq, III Simpósio sobre Agricultura de Precisão
 

Instituto de Psicologia procura interessados em participar de um programa de Terapia Online
 
 


Destaques

Novo método de transplante de medula dispensa doadores

Uma nova técnica de transplante de medula óssea, que consiste no tratamento do material sangüíneo do próprio doente dispensando doadores, foi utilizada no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP) no último dia 28 de setembro. O método, desenvolvido pela equipe do professor Júlio Voltarelli, será utilizado em casos graves de doenças reumáticas auto imunes que não respondem às terapias convencionais.

A cirurgia foi realizada em um portador de Lupus Eritematoso Sistêmico (LES). Foram retiradas e guardadas células da medula óssea mobilizadas para o sangue do doente, enquanto era submetido a tratamento com drogas quimioterápicas e imunoterápicas para combater a doença. Após o tratamento, o material sangüíneo é transfundido de novo para o paciente. O professor Voltarelli explica que a equipe ainda não está realizando o tratamento "in vitro" da medula do paciente, técnica que elimina os linfócitos agressores do sangue em laboratório, porque os kits e equipamentos ainda não chegaram ao HC.

O paciente apresenta evolução clínica normal, mas deverá passar por um período de 15 dias de imunossupressão (falta de imunidade). Após este período, dependendo do quadro geral, poderá até ter alta hospitalar. Voltarelli ressalta que o êxito do transplante e da terapia poderá ser verificado com mais exatidão no prazo de um ano.

O professor lembra que 10% dos pacientes de doenças reumáticas autoimunes no HC morrem a cada ano. Ele acredita que os transplantes podem minimizar esse quadro e aponta que os resultados obtidos com a terapia mostram que as doenças podem ser estabilizadas ou mesmo curadas. "Normalmente, o Brasil está 10 ou 20 anos atrás do primeiro mundo neste tipo de tratamento, mas desta vez estamos começando juntos e com um trabalho ajustado ao perfil e à necessidade dos pacientes brasileiros", afirma.

Com o transplante, o Setor de Imunologia Clínica da FMRP inicia uma nova linha de estudos com o apoio do Centro de Terapia Celular do Hemocentro de Ribeirão Preto e financiamento da Fapesp. Também participa a Unidade de Transplante de Medula Óssea, que funciona desde 1992, atendendo doenças neoplásicas e hematológicas. A Unidade está se especializando em doenças auto imunes, como Lúpus Eritematoso Sistêmico, Esclerose Múltipla, Esclerodermia, Artrite Reumatóide e Vasculites, entre outras.

Mais informações: jcvoltar@usp.br , com o professor Júlio Voltarelli


Cursos, Seminários e Palestras

Avaliação Educacional
O Instituto de Física realiza hoje (9) o seminário Aspectos da história da avaliação: buscando significados para as nossas práticas avaliativas, que será apresentado pelo professor da Faculdade de Educação da Unicamp, Dirceu da Silva. O evento abordará os aspectos principais da História da Avaliação Educacional, sobretudo aqueles presentes no "RatioStudiorum", manual de procedimentos dos jesuítas, que estabeleceu os padrões para aferir e medir o aproveitamento dos alunos. Também serão abordadas as tendências atuais e recomendações de autores e pesquisadores da atualidade para a superação do quadro de práticas das medidas pontuais. O seminário é gratuito e a previsão de início é para as 16 horas, no Auditório Adma Jafet (IF/USP)
Mais informações: (0XX11) 3091-7190

Agricultura de precisão
Até o dia 16 de outubro é possível se inscrever no III Simpósio sobre Agricultura de Precisão promovido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP de Piracicaba. O evento, que vai de 16 a 18 de outubro, terá palestras, debates, visitas a estandes e sessões-poster. A taxa é de R$ 200,00. As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.ciagri.usp.br/~ap . A ESALQ fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba, São Paulo.
Mais informações: (0XX19) 3429-4165 ou 433-0934 ou ainda pelo endereço http://www.ciagri.usp.br/~ap .


Quadro de Avisos

Tratamento Psicológico On-line
O Instituto de Psicologia (IP) da USP está convidando interessados em participar de uma pesquisa on-line. Trata-se de um estudo promovido On-line pelo Programa de Psicologia Clínica do IP, de acordo com os critérios do Conselho Federal de Psicologia e do Ministério da Saúde, que realizará terapia psicológica pela internet. Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, não estarem recebendo nenhum outro tratamento psicológico e pleno acesso e conhecimento no uso da internet. A terapia terá duração de 15 semanas e será feita via um site com acesso restrito por senha. Para mais informações, visite o endereço http://netpesquisa.com
Mais informações: (0XX16) 270-6953 ou e-mail: ozp@psiconet

Como mora o brasileiro hoje?
É o que pretende descobrir uma pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Habitação e Modos de Vida, ligado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia da USP de São Carlos. O Núcleo, via internet, tem o objetivo de mapear como a população, com acesso à rede, está utilizando seu espaço doméstico. A e-pesquisa ficará on-line até o dia 31 de outubro. O endereço da pesquisa é http://www.eesc.sc.usp.br/nomads .
Mais informações: (0XX16) 273-9302 ou e-mail nomads@sc.usp.br.


Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos
Doutorado
- Análise não-linear de estruturas tridimensionais de edifícios de andares múltiplos com núcleos resistentes, considerando a rigidez transversal à flexão das lajes. Carlos Humberto Martins. Dia 17 de outubro, às 8h30.

Mestrado
- O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da engenharia de transportes. Laura Salime Hage de Souza. Dia 11 de outubro, às 9h30.
Mais informações: (0XX16) 273-9235

Faculdade de Direito
Mestrado
- A Norma Ética Profissional e seus Limites. Marco Aurélio Marin. Dia 17 de outubro, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3111-4004

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
- A coletividade na Ilíada. Alfredo Julien. Dia 16 de outubro, às 9h30.
- Personagem, linguagem e construção: projeções do espaço em memorial do convento. Ana Lúcia Moura de Oliveira. Dia 16 de outubro, às 10 horas.
- A mortalidade infantil e as práticas sanitárias na cidade de São Paulo. Florentina Alves. Dia 16 de outubro, às 14h30.
Mais informações: (0XX11) 3091.626

Instituto de Física
Mestrado
- Espectroscopia por ressonância magnética nuclear localizada: projeto e implementação. Lionel Fernel Gamarra Contreras. Dia 11 de outubro, às 14 horas.
- Estudo de emissão H-Alfa do átomo de hidrogêni no Tokamak TCABR. Omar Cipriano Usuriaga Najera. Dia 10 de outubro, às 14h20.
Mais informações: (0XX11) 3091-6901

Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação de São Carlos
Doutorado
- Statecharts estocásticos e queuing statecharts: novas abordagens para avaliação de desempenho baseadas em especificação statecharts. Carlos Renato Lisboa Francês. Dia 15 de outubro, às 14h30.

Mestrado
- Projeto de uma rede neural usada no reconhecimento de gestos por robôs móveis utilizando-se computação reconfigurável. Denis Fernado Wolf. Dia 17 de outubro, às 10 horas.
- Projeto de um circuito controlador de rede com tolerância a falhas baseado em computação reconfigurável. Alexsandro Santos Soares. Dia 22 de outubro, às 9 horas.
Mais informações: (0XX16) 273-9711

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Doutorado
- Estudos Clínicos e Moleculares em Acondroplasia, Hipocondroplasia e Nanismo Tanafórico. Marcelo Pereira. Dia 10 de outubro, às 14 horas.
- Abordagens para Construção de Mapas Físico, Transcricional e Sequenciamento em Leishmania. Jerônimo da Conceição Ruiz. Dia 18 de outubro, às 13 horas.

Mestrado
- Classificação e Características das Cefaléias em Pacientes com Insuficiência Renal Crônica em Regime de Hemodiálise. Ana Luisa de Lima Antoniazzi. Dia 10 de outubro, às 9 horas.
- Participação do Óxido Nítrico na Liberação de Vasopressina Durante o Choque Séptico Experimental. Alexandre Giusti Paiva. Dia 10 de outubro, às 8 horas.
- Polimorfismo Genético-Bioquímico em Cervos-do-Pantanal, Blastocerus dichotomus (Illiger, 1811) (Mammalia, Cervidae) da Bacia do Rio Paraná. Eddy José Francisco de Oliveira. Dia 17 de outubro, às 9 horas.
Mais informações: (0XX16) 602-3379
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Álvaro Magalhães, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br