São Paulo, 11 de outubro de 2001 n.838/01.

 
ECA lança campanha para recompor acervo de novelas 
O Núcleo de Pesquisas de Telenovelas (NPTN) da ECA, que foi destruído por um incêndio na madrugada do último dia 2 de outubro, pede doações para recomposição do seu acervo. O Núcleo é a maior referência mundial em teledramaturgia

Diretor da ECA anuncia liberação de parte do prédio atingido por incêndio
 
 

Físicos da USP de São Carlos realizam experimentos semelhantes aos vendedores do Nobel
 
 

Coralusp se apresenta no Centro Cultural da Fiesp


Destaques

ECA realiza campanha para recompor acervo destruído por incêndio

Pesquisadores que há tempos estudam a teledramaturgia brasileira e mundial agora estão envolvidos em uma nova tarefa. Na última semana, teve início uma grande campanha que pretende conseguir doações para a recomposição do Núcleo de Pesquisas de Telenovelas da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA). O Núcleo foi totalmente destruído no último dia 2 de outubro por um incêndio que tomou conta do último andar do prédio principal da Escola durante a madrugada.

A campanha recebeu o nome de SOS Telenovela - O que Você Guardou de Lembrança pode Ajudar Nossa Memória. Os integrantes do Núcleo estão pedindo a colaboração da população por meio de doação de documentos como fitas de vídeo, fotografias, jornais, revistas, pôsteres, álbuns e outros materiais sobre telenovelas de todas as épocas. O NPTN foi o setor mais atingido pelo incêndio na ECA e uma grande quantidade de documentos foi queimada.

O Núcleo possuía raridades. Um exemplo é a primeira sinopse da novela Roque Santeiro confeccionada em forma de cordel para seu lançamento na década de 70. Outros exemplos: boletins de programação de todas as emissoras de TV — inclusive a extinta Tupi, boletins do Ibope de todas as capitais brasileiras, revistas especializadas nacionais e internacionais desde a década de 50, arquivos de recortes de jornais de 1964 até os dias atuais. O NPTN também possuía capítulos, roteiros e sinopses de telenovelas, seriados e minisséries, além de fotos, fitas de vídeo, pôsteres, discos de vinil, teses, dissertações, monografias, etc.

Centro de referência

Fundado em 1992, O NPTN foi o primeiro centro de referência no Brasil destinado exclusivamente à pesquisa e à documentação sobre telenovela, desenvolvendo estudos sobre suas características, influências, teledramaturgia e linguagem. Ao longo de sua existência tornou-se referência obrigatória para inúmeros estudos de pesquisadores não só do Brasil como da Europa, EUA e América Latina. O NPTN subsidia a realização de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso no Brasil e no exterior. Sua tarefa é preservar e produzir documentos que registrem parte significativa da memória cultural brasileira . O Núcleo já foi premiado e reconhecido por sua atuação no Brasil e exterior como Centro de Excelência nos estudos na área de ficção televisiva.

Os pesquisadores estão dispostos a compensar os prejuízos causados pelo incêndio e restaurar o espaço construído durante os anos de existência do Núcleo. A campanha idealizada por eles pretende mobilizar instituições, pesquisadores de universidades, meios de comunicação, telespectadores apaixonados pelo gênero para doações de todo tipo de material relacionado a produtos da ficção televisiva. Com isso, os pesquisadores pretendem obter material para a recuperação do acervo e possibilitar, dessa forma, a continuidade das pesquisas que vinham sendo desenvolvidas na ECA.

Informações sobre a campanha e sobre doações podem ser obtidas pelo telefone (0XX11) 3237-2755 ou pelos e-mails aataide@usp.br ou gpnovela@edu.usp.br
 
 

Diretor da ECA anuncia liberação e reforma do prédio atingido por incêndio

O diretor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, professor Waldenyr Caldas, anunciou na manhã de ontem (10) a liberação de parte do prédio principal da ECA, atingido por um incêndio no último dia 2 de outubro. Segundo o diretor, todo o térreo e as alas laterais do primeiro e segundo andares do edifício já foram reabertas. As alas centrais, mais atingidas pelo fogo, permanecerão fechadas e passarão por reformas.

As obras na ala central do primeiro andar deverão levar 75 dias e a reforma do segundo andar deverá ser concluída em oito meses, de acordo com projetos do Fundo de Construção da USP encaminhados ao diretor. Até o final da semana, deverá será feita limpeza e avaliação de eventuais danos nos setores liberados do prédio e a transferência dos departamentos dos locais interditados para outras dependências da Escola. As Seções de Alunos da Graduação e da Pós foram transferidas para o Departamento de Música da ECA.

O diretor afirmou que a Comissão de Sindicância que irá apurar as causas do incêndio deverá apresentar seus resultados no dia 2 de dezembro. A reabertura da Biblioteca, segundo a direção, deverá ser realizada na próxima semana, dependendo da condição das instalações.
 
 

Pesquisadores de São Carlos já trabalharam em conjunto com os ganhadores do último Nobel de Física

Um grupo de quatro cientistas brasileiros está mais próximo dos vencedores do Nobel de Física do que se poderia imaginar. O físico e professor do Departamento de Óptica da USP de São Carlos, Vanderlei Bagnato, trabalhou em conjunto com Eric Cornell, um dos ganhadores do prêmio, durante o seu doutorado, realizado nos anos 80 no MIT. Bagnato foi um dos primeiros cientistas a prever a possibilidade da obtenção de um novo estado da matéria. Este foi exatamente o ponto a que chegaram os três ganhadores, que trabalharam em experimentos que culminaram no condensado de Bose-Einstein, um estado no qual diversos átomos componentes de um mesmo gás comportam-se como se fossem um único átomo.

O físico Sérgio Ricardo Muniz, ex-aluno de Cornell e orientando de Vanderlei Bagnato, pretende em breve concluir um trabalho muito semelhante ao vencedor do Nobel. "Meu objetivo é produzir um condensado misto, diferente, portanto, dos obtidos até agora. Os cientistas até o momento fizeram condensados utilizando átomos de apenas um elemento. Eu usarei o rubídio e o sódio", explica Muniz.

O condensado possibilitaria a criação de um laser de matéria em lugar de luz. Um agrupamento atômico coerente ao extremo, cuja aplicação prática estaria muito ligada ao estudo das estruturas quânticas. "Alguns pesquisadores já ambicionam a investigação da estruturas muito pequenas, as 'nanoestruturas'", afirma Bagnato, citando os estudos feitos no condensado como uma importante fonte para análises sobre manifestações macroscópicas da mecânica quântica, e não clássica.

A equipe da USP São Carlos conta também com o professor Luís Gustavo Marcassa e com a aluna Kílvia Magalhães. Segundo Vanderlei Bagnato, o importante disso tudo é o envolvimento com temas atuais. "Em termos de fronteiras científicas, estamos muito próximos , o que aumenta as nossas possibilidades de contribuição", comemora.
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Conservação e Preservação do Patrimônio Cultural

No próximo dia 22, das 14 às 17 horas, o Instituto de Biociências (IB) da USP promove a palestra Conservação e Preservação do Patrimônio Cultural: novos desafios em conservação preventiva. A responsável é a Diretora de Preservação Nacional dos Estados Unidos, Doris Hamburg. O evento tem por objetivo disseminar o conhecimento de atualização profissional na área de preservação e conservação de acervos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone ou e-mail da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (Aber). O telefone da Aber é (0XX11) 5579-6200 e o e-mail aber@uninet.com.br . O IB fica na Rua do Matão, 321, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-7538 ou no site:http://www.ib.usp.br/eventos
 
 


Agenda Cultural

Coralusp na Fiesp

Dois grupos que integram o Coralusp se apresentam neste domingo (14), às 12 horas, no projeto Música em Cena do Centro Cultural Fiesp. No programa serão apresentadas peças como: Occhi, manza mia e Un jour vis un foulon qui fouloit de Orlando di Lasso, If ye love me de Thomas Tallis, sob a regência de Marcia. A entrada é franca. O Centro Cultural FIESP — Teatro Popular do Sesi — fica na Av. Paulista, 1313, próximo ao metrô Trianon - Masp.

Mais informações: (0XX11) 3091-3930 ou pelo e-mailmctina@usp.br

Orquestra de Câmara da USP em São Carlos

Convidada pelo Centro Cultural da PCASC/USP para participar das atividades da OKTOBERTEC em São Carlos, a Orquestra de Câmara da USP (OCAM), regida por Gil Jardim, estará se apresentado no próximo dia 19 de outubro, às 20h30, no Teatro Municipal de São Carlos. Os objetivos principais da existência e manutenção desta orquestra é o de atender as necessidades fundamentais do Departamento de Música enquanto suporte pedagógico nas áreas da prática orquestral, da composição e da regência e, através de projetos didáticos planejados, atuar junto à comunidade, estimulando a formação de público. Os ingressos gratuitos para esse evento poderão ser retirados, a partir do dia 15 de outubro, no Centro Cultural ou no Teatro. Não será permitida a entrada de crianças menores de 7 anos.

Mais informações: (0XX16) 271-4339.

Fando e Liz no TUSP

Depois de Anjo Duro, Luiz Valcazaras e a companhia Boca de Baco voltam com o novo espetáculo Fando e Liz, de Arrabal, para apenas duas apresentações no Teatro da USP (TUSP), em São Paulo. A peça é uma obra em cinco quadros em que humor, tragédia, amor e crueldade se fundem na busca de um lugar mítico, alvo de múltiplas interpretações. Próximos sábado (13), às 21 horas, e Domingo, às 20 horas. Ingressos: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 - meia entrada, mediante apresentação da carteira de estudante. O TUSP fica na r. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo, SP.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, e-mail tusp_rusp@recad.usp.br ou site http://www.usp.br/geral/cultura/tusp


Livros, Revistas e Publicações

Psicóloga estuda razões do clínico e do cirurgião

A psicóloga Patrícia Lacerda Bellodi lança dia 19, às 11h30, no hall do Instituto Central do Hospital das Clínicas, o livro O Clínico e o Cirurgião, que analisa as diferenças de personalidade que determinam a escolha do médico entre uma e outra especialidade. O livro é um mergulho profundo nos estereótipos, percorrendo os caminhos que levam os estudantes a optarem entre as incisões que tentam corrigir anomalias congênitas ou adquiridas e a terapêutica medicamentosa, menos traumática mas não menos complexa. O livro foi editado pela Casa do Psicólogo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6246/3067.


Quadro de Avisos

ESALQ tem Associação para aposentados

No último dia 2, foi criada a Associação dos Docentes Aposentados da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ADAE) da USP de Piracicaba, São Paulo, que congregará os cerca de 130 antigos professores dessa unidade de ensino. A ADAE foi constituída como entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro na comarca da cidade. A Associação possibilitará aos docentes aposentados da ESALQ se reunir com mais freqüência, assessorar as entidades públicas, colaborar na elaboração de material didático, realizar consultas técnico-científicas, ajudar os estudantes carentes e os jovens funcionários do campus, entre outros serviços.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485


Teses e Dissertações

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

- Modelo para simulação da dinâmica de nitrato em colunas verticais de solo não-saturado. Jarbas Honório de Miranda. Dia 11 de outubro (hoje), às 8 horas.

- Estrutura genética de Guignardia citrícarpa, agente causal da Mancha Preta dos Citros, e resistência hospedeira no germoplasma de Citrus e afins. Carlos Ivan Aguilar Vildoso. Dia 15 de outubro, às 8 horas.

Mestrado

- Resistência de clones de laranjeira "Pêra" e variedades afins à Mancha Preta dos Cítros. Evandro Henrique Schinor. Dia 14 de outubro, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4149 / 3429-4125 (Carlos Ivan) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Cítara estranha: a consciência prosaica em cesário verde. Mário Auriemma Higa. Dia 18 de outubro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

- Tipificação de Mycobacterium bovis por spoligotyping e por Análise de Número Variável de Repeticões Seriadas (VNTR). Sidnei Miyoshi Sakamoto. Dia 15 de outibro, às 14 horas.

Mestrado

- Avaliação do Tratamento da Hérnia Perineal Biateral no Cão por Acesso Dorsal ao Ânus em Tempo Cirúrgico Único. Andrea Acaui. Dia 18 de outubro, às 14 horas.

- Fisioterapia em Cães. Avaliação Clínica de Cães Submetidos a Tratamento Fisioterapêutico com Crioterapia, Ultra-Som e Cinesioterapia, Pós Cirurgia Articular. Cláudio Ronaldo Pedro. Dia 16 de outubro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 Instituto de Geociências

Doutorado

- Petrologia e litoquímica de rochas de paleossistemas hidrotermais aceânicos mesoprotozóicos da seqüência metavulcanossedimentar do grupo Serra do Itaberaba, SP. Annabel Pérez Aguilar. Dia 19 de outubro, às 14 horas.

- Desenvolvimento e testes de sistema de medida de polarização induzida no domínio de freqüências (0,13Hz A 11,11kHz) para aplicação em amostras de solos/rochas. Douglas Bastianon. Dia 19 de outubro, às 14 horas.

Mestrado

- Remediação de fase livre de gasolina por bombeamento duplo: estudo de caso. Alexandre Davide Miller. Dia 22 de outubro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3973
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciauspE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Álvaro Magalhães, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br