São Paulo, 15 de outubro de 2001 n.839/01.

 

Exposição revela cultura indígena
Até o final deste mês, a Estação Ciência apresenta uma mostra que retrata o cotidiano, crenças e tradições de tribos indígenas do Maranhão e do Pará. A meta é estimular o aprendizado da diversidade cultural do nosso País e sua importância para a formação da identidade nacional

 

Show marca inicio das comemorações dos 25 anos da Rádio USP

 

Instituto Oceanográfico oferece curso sobre Biodiversidade de Peixes Marinhos

 

Arqueologia subaquática em Portugal é tema de palestra no MAE

 


Destaques

 

Mostra traz informações sobre povos indígenas do Norte brasileiro

André Chaves de Melo

Até o próximo dia 28 de outubro, a Estação Ciência, Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural (EC) da USP, estará exibindo a mostra Programa de Índio. Criada pela Fundação Romulo Maiorana, com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), Museu Paraense Emílio Goeldi e Secretaria de Cultura do Estado do Pará, a exposição tem como objetivo vencer a barreira do desconhecimento e das grandes distâncias do nosso País. A exposição apresenta de modo didático e com todo o cuidado estético necessário, a cultura de cerca de oito povos nascidos na Amazônia por meio de painéis formados por fotografias de cenas do cotidiano dessas tribos — feitas pelos fotógrafos Raimundo Paccó e Carlos Silva —, textos explicativos sobre seu modo de vida, história, tradições culturais e de que forma e época entraram em contato com o homem branco. A mostra contém ainda vídeos e CDs produzidos com imagens e sons peculiares, captados e trabalhados de maneira criativa pelos produtores Caíto Martins e Adalberto Júnior. "A responsabilidade do projeto é aproximar rostos, costumes, trabalhos, brincadeiras, sorrisos e mistérios, criando respeito, admiração e conscientização do quanto os povos indígenas são especiais, como nós", afirma Roberta Maiorana, diretora executiva da Fundação Romulo Maiorana.

Segundo Ernst Hamburger, diretor da Estação Ciência, as imagens falam por si. "Durante séculos os europeus e seus descendentes subestimaram a contribuição das nações indígenas à formação brasileira, que hoje é reconhecida como determinante na definição do território, da alimentação, da identidade e da cultura nacionais", diz. "A iniciativa ajuda portanto no resgate de nossa memória."

A mostra traça um recorte peculiar, pois representa pouco mais de 10 mil índios que habitam áreas localizadas nos Estados do Pará e Maranhão. "São quase 4% de todos os índios remanescentes daquele contato que, 500 anos atrás, modificou para sempre suas vidas", lembra Paulo Silber, jornalista especializado em cultura indígena. "Quem se habituou, assimilou ou ouviu dizer que o índio é indolente, preguiçoso ou menos inteligente que todo mundo tem uma bela oportunidade para envergonhar-se."

Atualmente, os índios somam 20.629 habitantes em território paraense, divididos em 24 povos espalhados por 39 terras indígenas, isso sem contar as tribos ainda não contatadas, que se refugiam na imensidão da floresta amazônica, resistindo aos padrões da sociedade na qual a maioria da população brasileira está inserida.

As nações retratadas pela mostra são: munduruku, xikrin, tembé, ka’apor, arara, assurini, kararaô e guajá. Além delas, o projeto também traz para o público o caso dos índios Aurá e Auré, encontrados em 1987 por fazendeiros do município paraense de Marabá — após terem invadido a casa de um deles —, que chamaram a Funai. Até hoje, a instituição procura na região parentes ou remanescentes da tribo a qual ambos pertencem ou pertenciam. Abrigados em uma aldeia Guajá, em um local conhecido como Tiracambu, os índios falam uma desconhecida língua do tronco Tupi. Apesar de sua importância antropológica e lingüística, os hábitos e costumes de Aurá e Auré ainda não foram investigados a fundo por falta de verbas.

De acordo com o indigenista Francisco Potiguara, a questão indígena nas escolas é freqüentemente ignorada ou tem sido mal trabalhada. "Dentro da sala de aula, muitos professores estão mal informados sobre o assunto e os livros didáticos, com poucas exceções, são deficientes no tratamento da diversidade étnica e cultural desses povos", diz. "Esperamos que exposição consiga contribuir para uma grande mudança de atitudes."

A Estação Ciência fica na rua Guaicurus, 1274, Lapa, São Paulo, SP.

	Mais informações: (0XX11) 3673-7022, e-mail caue@eciencia.usp.br  ou site http://www.eletronorte.gov.br. 

 

Rádio USP inicia comemorações de seu 25º aniversário

No próximo dia 21, a partir das 18 horas, um show no Memorial da América Latina marcará o início das comemorações dos 25 anos da Rádio USP. O show é o primeiro de uma série de eventos que serão desenvolvidos até 11 de outubro de 2002, quando a emissora completa os seus 25 anos. No palco, Oswaldinho do Arcodeón, Vangue Millet, Um do um do um (Elio Camale, Kleber Albuquerque, Luiz Gayotto e Madan), Tarancón, Mawaca, Simone Guimarães, Renato Teixeira, Zé Geraldo, Nô Stopa e Chico Teixeira, e Mestre Ambrósio, se apresentam gratuitamente numa homenagem à emissora paulistana que há mais tempo trabalha em defesa da música nacional. A Rádio USP é uma emissora universitária que sempre se destacou por oferecer uma programação diferenciada, pautada pela independência e compromisso com a cultura nacional. O Memorial fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo. O ingresso é um livro não-didático em bom estado.

Mais informações: (0XX11) 3091-3589/4423

 


Cursos, Seminários e Palestras

Biodiversidade de Peixes Marinhos

Iniciam-se hoje (15) e vão até o dia 24 de outubro as inscrições para o curso Biodiversidade de Peixes Marinhos: Processos Ecológicos e Biológicos, promovido pelo Instituto Oceanográfico (IO) da USP. O objetivo é propiciar oportunidade para os alunos atualizarem e aprofundarem conhecimentos sobre a biodiversidade de peixes marinhos e de seus processos ecológicos e biológicos. A taxa de inscrição é de R$ 110,00, que pode ser paga em duas vezes, já incluídas as despesas de alojamento e alimentação no módulo prático. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Atividades Acadêmicas do IO, que fica Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6530 ou e-mail pcunning@dialdata.com.br

Gestão de patrimônio subaquático

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP promoverá, nesta quinta-feira (18), às 14 horas, a palestra Arqueologia subaquática em Portugal: exemplo de gestão do patrimônio cultural, ministrada pelo diretor do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) de Portugal, Francisco Alves. O objetivo é discutir a preservação do patrimônio subaquático Portugal e como isso pode auxiliar o Brasil nessa questão. Entrada franca e não é necessário inscrição. O MAE fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-4906

Fapesp, a instituição e memórias

Nesta quinta-feira (18), às 14h30, o Instituto de Física (IF) da USP promove o seminário Fapesp - fronteira da prática científica no Brasil: a instituição e memórias. O encontro contará com depoimentos de pessoas responsáveis pela criação, em 1947, e pela
implantação e manutenção da Fapesp de 1960 a 1997. A Fundação é a principal fonte do presente trabalho sobre a institucionalização do apoio à pesquisa no Estado
de São Paulo. Serão destacados também aspectos característicos de existência e
atuação da Fundação, princípios de coesão, e conseqüências transformadoras
na sociedade paulista e brasileira. Não é necessário inscrição. Entrada franca. O IF fica na Rua do Matão, travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6617

Dia Mundial da Alimentação

Amanhã (16) e na quarta-feira (17) a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP comemora o Dia Mundial da Alimentação. O evento, organizado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP e pelo Programa de Aprimoramento Nutrição em Saúde Pública, contará com debates em torno do tema. Entrada franca, sem necessidade de inscrição. A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7736, ramal 223

 

Bauru tem palestra sobre voluntariado

A Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP convida a comunidade bauruense, em especial as pessoas que participam de projetos específicos para a terceira idade, a assistir à palestra O Espaço Para o Voluntariado: Ganhos Para a Sociedade - Ganhos Para o Voluntário, às 14h30, nesta quinta-feira (18), na Sala de Treinamento do Campus da USP de Bauru. A idéia é esclarecer o que é o trabalho
voluntário e como está sendo constituído no contexto atual, além de informar e incentivar o voluntariado de forma organizada e compromissada. Entrada franca. Vagas limitadas. As reservas podem ser feitas pelo telefone (0XX14) 235-8316. O PCAB fica na Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru, São Paulo.

Mais informações: (0XX14) 235-8316/8385

Conservação e Preservação do Patrimônio Cultural

No próximo dia 22, das 14 às 17 horas, o Instituto de Biociências (IB) da USP promove a palestra Conservação e Preservação do Patrimônio Cultural: novos desafios em conservação preventiva. A responsável é a Diretora de Preservação Nacional dos Estados Unidos, Doris Hamburg. O evento tem por objetivo disseminar o conhecimento de atualização profissional na área de preservação e conservação de acervos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone ou e-mail da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (Aber). O telefone da Aber é (0XX11) 5579-6200 e o e-mail aber@uninet.com.br . O IB fica na Rua do Matão, 321, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-7538 ou no site: http://www.ib.usp.br/eventos


Agenda Cultural

Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP na semana de 15 a 21de outubro:

Delta Pi reprisa o debate em torno do tema "Arte para quem?". O programa
aborda questões como a importância da arte para a formação dos cidadãos, a relação entre arte erudita e popular, a elitização da arte, a política cultural do país e a arte como produto, entre outras. O programa é mediado por Paulo Bilkstein, formado pela Escola Politécnica. Horário: às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e 3h.

Especial inédito dá seqüência na série "Reitoria 2001" que traz a presença dos "reitoráveis ". O primeiro turno das eleições acontece no fim de outubro. Por isso, nas últimas duas semanas a TV USP mostrou seis professores da USP, candidatos declarados à reitoria, debatendo temas de interesse da comunidade universitária e da sociedade em geral. No último programa da série, os "reitoráveis" falarão sobre as perspectivas de aperfeiçoamento das carreiras funcionais e o que fazer para a administração da Universidade Pública atender às atuais demandas acadêmicas. Horários: terça-feira (16), às 9h, 13h30 18h, e 22h30, sábado (20) às 13h30 e 18h; domingo (21) às 9h e 13h30.

Zinco Quente inédito tem um bate-papo com a banda gaúcha "Venerável Lama".
Depois, o programa mostra como o misterioso "ponto G" virou comédia: você se diverte com a peça de teatro "Se Meu Ponto G Falasse". E ainda tem uma matéria no Presídio Feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre, onde houve lançamento de grife e desfile com modelos bem especiais: as próprias detentas. Horários: quarta-feira (17) às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e às 3h.

No Olhar da USP inédito desta semana o Prof. Mamede Jarouche, do Depto. De Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e o jornalista José Arbex Jr., autor do livro "Islã - um enigma de nossa época", discutem sobre a relação entre Islamismo e fundamentalismo, terrorismo, e a iminente guerra que poderá se desencadear a partir de um ataque norte-americano ao Afeganistão. Horários: quinta-feira (18) às 9h, 13h30, 18h e 22h30; sábado (20); domingo (21) às 22h30 e 3h.

2apês reprisa o episódio 3, "Disputa de Vagas". 2apês é o primeiro sitcom sobre jovens produzido por jovens. Neste episódio, Adriana e Bel tentam uma vaga de estágio enquanto Hermano tenta conquistar Clara com um plano mirabolante. Oscar tenta fazer um regime e Seu Lino ataca de detetive. Horários: sexta-feira (19) às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e 3h.

4X4 inédito traz o tema "Contato". Desde que Guglielmo Marconi, em 1895, enviou a um assistente, a 3 quilômetros de distância, a primeira mensagem de rádio, nunca a comunicação sem fio foi tão estratégica e vital para as empresas. O receio dos cientistas é de que aconteça com os celulares e outros eletrônicos a novela do cigarro. Durante décadas as companhias de tabaco negaram que houvesse relação entre câncer e nicotina. Hoje elas admitem sentar nos tribunais para negociar o pagamento de indenizações milionárias às vítimas do cigarro. O Celular faz mal à saúde? Horários: domingo (21), às 21h; segunda-feira (15) às 12h, terça-feira (16) 1h30.

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, nº 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária. A programação é exibida todos os dias pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo, ou ao vivo pela internet em: http://www.cnu.org.br

Mais informações: (0XX11) 3091-4101, 3091-4487 ou no site http://www.usp.br/tv

 

Orquestra de Câmara da USP em São Carlos

Convidada pelo Centro Cultural da PCASC/USP para participar das atividades da OKTOBERTEC em São Carlos, a Orquestra de Câmara da USP (OCAM), regida por Gil Jardim, estará se apresentado no próximo dia 19 de outubro, às 20h30, no Teatro Municipal de São Carlos. Os objetivos principais da existência e manutenção desta orquestra é o de atender as necessidades fundamentais do Departamento de Música enquanto suporte pedagógico nas áreas da prática orquestral, da composição e da regência e, através de projetos didáticos planejados, atuar junto à comunidade, estimulando a formação de público. Os ingressos gratuitos para esse evento poderão ser retirados, a partir do dia 15 de outubro, no Centro Cultural ou no Teatro. Não será permitida a entrada de crianças menores de 7 anos.

Mais informações: (0XX16) 271-4339


Livros, Revistas e Publicações

Justiça em Jogo

A Editora da USP (Edusp) e a Livraria Cultura convidam para o lançamento, nesta qaurta-feira (17), às 18 horas, do livro Justiça em Jogo: Novas Facetas da Atuação dos Promotores de Justiça, de Cátia Aida Silva. O livro analisa a defesa dos interesses coletivos e sociais pelos Promotores de Justiça, discutindo suas formas de atuação e suas representações sobre a sociedade, a justiça e a política. A Livraria Cultura fica no Conjunto Nacional, na Av. Paulista, 2073, loja 151.

Mais informações: (0XX11) 3285-4033

Psicóloga estuda razões do clínico e do cirurgião

A psicóloga Patrícia Lacerda Bellodi lança dia 19, às 11h30, no hall do Instituto Central do Hospital das Clínicas, o livro O Clínico e o Cirurgião, que analisa as diferenças de personalidade que determinam a escolha do médico entre uma e outra especialidade. O livro é um mergulho profundo nos estereótipos, percorrendo os caminhos que levam os estudantes a optarem entre as incisões que tentam corrigir anomalias congênitas ou adquiridas e a terapêutica medicamentosa, menos traumática mas não menos complexa. O livro foi editado pela Casa do Psicólogo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6246/3067

 

 


Teses e Dissertações

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

- Estrutura genética de Guignardia citrícarpa, agente causal da Mancha Preta dos Citros, e resistência hospedeira no germoplasma de Citrus e afins. Carlos Ivan Aguilar Vildoso. Dia 15 de outubro, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4149 / 3429-4125 (Carlos Ivan)

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Cítara estranha: a consciência prosaica em cesário verde. Mário Auriemma Higa. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

- Tipificação de Mycobacterium bovis por spoligotyping e por Análise de Número Variável de Repeticões Seriadas (VNTR). Sidnei Miyoshi Sakamoto. Dia 15, às 14 horas.

Mestrado

- Avaliação do Tratamento da Hérnia Perineal Biateral no Cão por Acesso Dorsal ao Ânus em Tempo Cirúrgico Único. Andrea Acaui. Dia 18, às 14 horas.

- Fisioterapia em Cães. Avaliação Clínica de Cães Submetidos a Tratamento Fisioterapêutico com Crioterapia, Ultra-Som e Cinesioterapia, Pós Cirurgia Articular. Cláudio Ronaldo Pedro. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667

Instituto de Geociências

Doutorado

- Petrologia e litoquímica de rochas de paleossistemas hidrotermais aceânicos mesoprotozóicos da seqüência metavulcanossedimentar do grupo Serra do Itaberaba, SP. Annabel Pérez Aguilar. Dia 19, às 14 horas.

- Desenvolvimento e testes de sistema de medida de polarização induzida no domínio de freqüências (0,13Hz A 11,11kHz) para aplicação em amostras de solos/rochas. Douglas Bastianon. Dia 19, às 14 horas.

Mestrado

- Remediação de fase livre de gasolina por bombeamento duplo: estudo de caso. Alexandre Davide Miller. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3973

Escola Politécnica

Mestrado

- Análise de sinais biológicos utilizando wavelets. Franco Beltrame Runza. Dia 19, às 16h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

 

Instituto de Biociências

Mestrado

- Aspectos da Biologia Populacional dos Moluscos Pateliformes Collisella subrugosa, Fissurella clenchi e Siphonaria hispida (Molusca, Gastropoda), no Costão Norte da Praia do Guaecá, São Sebastião, SP. Marcos Mendonça Costa. Dia 22, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7600

Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

- Comportamento oscilatório da corrente e curto-circuito (Isc) na pele isolada de Rana catesbeiana na presença de ocitocina. Rosa Maria Presta Storck Nunes. Dia 25, às 14 horas
- Genes de reparo de DNA em dois fitopatógenos: Xylella fastidiosa e Xanthomonas axonopodis pv citri. Marinalva Martins Pinheiro. Dia 19, às 9 horas .

Mais informações: (0XX11) 3091-7439

Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

- Avaliação da qualidade de alimentação escolar transportada pelo monitoramento dos parâmetros de tempos e temperatura. Gilian Aloso Arruda. Dia 16, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7739

Correção

Cursos de Verão em Saúde Pública da FSP/USP

Referente à nota divulgada no Boletim 837, de 10 de outubro, sobre os Cursos de Verão da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, houve um erro na divulgação do número de telefone para informações e reservas.

Os telefones corretos são (0XX11) 3081-9001 ou 3066-7787.


 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciauspE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Álvaro Magalhães, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br