São Paulo, 18 de outubro de 2001 n.842/01.


IEB mostra a trajetória de geógrafo francês na USP
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP organiza uma série de mesas redondas e apresenta documentos de Pierre Monbeig, um dos fundadores da Geografia na USP, que lecionou na Universidade entre os anos de 1935 e 1946

 

José Pastore recebe Prêmio Professor Emérito 2001
 

Instituto de Psicologia promove mesa-redonda sobre orientação profissional
 

Estação Ciência vai inaugurar mostra sobre divulgação científica
 
 


Destaques
IEB promove Jornada Internacional Pierre Monbeig
Cauê Muraro

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP promove nos dias 18 e 19 de outubro a Jornada Internacional Pierre Monbeig, evento que abordará eixos de pensamento daquele que é considerado o fundador da Geografia Cultural no Brasil. Composta por três mesas redondas, a Jornada contará com a presença de alguns dos mais renomados geógrafos do Brasil e da França, este último, país de nascimento de Monbeig.

A Jornada Internacional faz parte do "Projeto FAPESP: Pierre Monbeig, pioneiro da Geografia Cultural no Brasil: cidade, território e paisagem", coordenado pela professora Heliana Angotti Salgueiro. O projeto tem como um de seus principais objetivos ampliar e organizar o acervo pessoal de Pierre Monbeig, há dez anos doado pela família ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

O geógrafo francês foi membro da missão francesa que participou ativamente das primeiras atividades acadêmicas da USP, onde atuou com professor entre os anos de 1935 e 1946. Entretanto, a contribuição de Monbeig não fica restrita ao espaço da universidade. Suas pesquisas e obras pioneiras em geografia humana e cultural, providas de um notório alicerce interdisciplinar, suscitam um amplo debate. Principalmente quando considerado o grande interesse despertado hoje em dia pelas linhas da disciplina nos anos 1930/60.

O trabalho de campo de Monbeig é de extrema relevância. Sua participação nas frentes pioneiras de São Paulo, Paraná e Amazônia fornece material para análise do dinamismo da geografia, focalizando as alterações sofridas pela paisagem no decorrer do tempo. "Nota-se aqui a estreita relação entre geografia e história, que no tempo de Monbeig não eram dissociadas", pondera a professora Heliana Salgueiro.

O projeto propõe, nesse sentido, a reflexão em torno de três eixos centrais: cidade, território e paisagem. O acervo pessoal de posse do IEB é, portanto, elemento fundamental, uma vez que os manuscritos, anotações, imagens e cadernetas de trabalho de campo estão sendo estruturados em um banco de dados, o que otimiza sensivelmente uma abordagem mais completa e abrangente da obra de Monbeig.

São cerca de 1.200 documentos e imagens digitalizadas, além de parte da biblioteca pessoal do geógrafo. O resultado de todo o trabalho do projeto, que inclui seminários, exposições, conferências e publicações — dentre elas alguns inéditos — deverá ser colocado à disposição da comunidade em abril de 2003.

A apresentação do banco de dados/imagens, no dia 19, será no IEB e as demais atividades estarão concentradas na Casa de Cultura Japonesa da USP. Dentre os nomes que farão parte da Jornada destacam-se o do francês Marcel Roncayolo e do professor Aziz Ab'Saber.

Mais informações: (0XX11) 3091-3292

Guerreiro da Educação
Amanhã (19), às 8h30, no auditório do jornal O Estado de São Paulo (Av. Eng.o Caetano Álvares, 55, bairro do Limão, São Paulo) o professor José Pastore, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP recebe o Prêmio Professor Emérito de 2001 - Troféu Guerreiro da Educação, atribuído a educadores. O Prêmio é promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e pelo jornal O Estado de S. Paulo. A escolha foi realizada após as recomendações recebidas das comunidades científica, acadêmica e empresarial. José Pastore é sociólogo, especialista em relações do trabalho e desenvolvimento institucional, professor (aposentado) da FEA e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPE) da USP.
Mais informações: (0XX11) 3040-9947/9945 ou e-mail: relpublicas@ciee.org.br


Cursos, Seminários e Palestras

Orientação Profissional
No próximo dia 23 de outubro, às 14 horas, no Instituto de Psicologia (IP) da USP, acontece a mesa-redonda Pós-graduação e pesquisa em orientação profissional. As professoras Bernhard Jenschke e Marina Muller têm presença confirmada. A organizadora é a professora Yvette Piha Lehman. A entrada é franca e não é necessária a inscrição.
Mais informações: (0XX11) 3091-4174 ou e-mail: ip@edu.usp.br

Ciência e inclusão social
A Estação Ciência (EC), Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da USP, promoverá, entre os dias 7 e 10 de novembro, a sexta edição da Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências. Além de estandes de empresas e instituições, onde o visitante poderá apreciar os principais avanços da área, o projeto inclui palestras, mesas-redondas, conferências, entre outras atividades. Um dos destaques fica por conta da conferência Meio social – ambiente de inclusão, a qual será proferida às 16 horas do dia 10 pelo geógrafo e professor da Universidade, Aziz Nacib Ab’Saber.
São 230 vagas para cada atividade. As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 31, pessoalmente, por e-mail (cleo@eciencia.usp.br) ou fax (0XX11) 3673-2798. A EC fica na rua Guaicurus, 1274, Lapa, São Paulo, SP.
Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ou e-mail caue@eciencia.usp.br.

Violência nos meios de comunicação
O Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (Prolam) promove no próximo dia 24 de outubro o Seminário Violência nos Meios de Comunicação e a Realidade, que será ministrado pela professora Mary Enice Ramalho Mendonça. As inscrições vão até amanhã e são gratuitas. O Seminário é aberto a toda comunidade interessada.
Mais informações: (0XX11) 3091-3587/3589 ou 3815-0167. E-mail: prolamev@edu.usp.br


Agenda Cultural

Exposição e Palestra na FAU
Até o dia 23 pode ser vista a exposição Brincadeiras Visuais, do designer gráfico Fukuda Shigeo. São 67 cartazes confeccionados por um dos mais importantes designers gráficos do Japão. Fukuda concentra-se na temática da comunicação humana e do humor, utilizando truques visuais através de ilusão de ótica, prestando tributo ao mestre holandês M. C. Escher. O designer brinca com temas universais como a sensibilidade humana de forma simples mas expressiva. A obra está exposta no Salão Caramelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.
No mesmo dia, acontece a palestra O Design no Cotidiano, com o designer gráfico Hara Kenya. Numa realização conjunta entre FAU e Fundação Japão, o artista internacionalmente premiado enfocará o projeto de "Re design", que vem conquistando destaque internacional por uma criação original que alia a sensibilidade japonesa a um estilo contemporâneo. A palestra está marcada para as 15 horas no Auditório Ariosto Mila, da FAU. A entrada é franca.
Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 3813-2511 ou pelo e-mail eventfau@usp.br


Teses e Dissertações
Escola Politécnica
Mestrado
- A tecnologia da informação nas cadeias produtivas: o uso do EDI na indústria automobilística. Renato Gallina. Dia 24, às 15h30.
Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
- Correções em medidas de consumo alimentar: Aplicação na análise de correlação do consumo de cálcio, proteína e energia com a densidade mineral óssea em homens adultos e idosos. Patrícia Constante Jaime . Dia 22, às 8h30.
Mais informações: (0XX11) 3066-7734

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
- Para uma aprendizagem musical integrada. Ricardo Breim. Dia 23, às 14h30.
- Aspectos da tragédia e do trágico em Amor de perdição. Berenice Guedes Vieira de Sá. Dia 24, às 14 horas
Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Doutorado
- A utopia do diverso: o pensamento glissantiano nas escritas de Édouard Glissant e Mia Couto. Elnice do Carmo Albergaria Rocha. Dia 25, às 14 horas
Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Doutorado
- Impacto das ações antrópicas no clima do submédio do Rio São Francisco: um estudo numérico e observacional. Magaly de Fatima Correa. Dia 24, às 9h30.
Mais informações: (0XX11) 3091-4765/3091-5046
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Álvaro Magalhães, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br