São Paulo, 29 de outubro de 2001 n.849/01.

 
Concretos mais resistentes com cascas de arroz
Escola de Engenharia de São Carlos desenvolve tecnologia que utiliza partículas de sílica, extraídas da queima da casca de arroz, na construção de estruturas de concreto mais resistentes e duráveis. O custo é três vezes menor que os métodos convencionais

 
 

Faculdade de Educação e Universidade Anhembi Morumbi promovem o seminário
 

Prolam realiza seminário sobre gestão urbana
 

Arquiteto italiano profere palestra na Escola de Engenharia de São Carlos
 


Destaques

Casca de arroz reforça cimento

O uso de cimento com partículas de sílica extraídas da queima da casca de arroz permite a construção de estruturas de concreto mais resistentes e duráveis, com um custo três vezes menor do que nos métodos convencionais. A nova tecnologia foi desenvolvida pelo Laboratório de Materiais Avançados à Base de Cimento, da Escola de Engenharia da USP de São Carlos.

As pesquisas com o material começaram há seis anos, com o objetivo de purificar a sílica encontrada na casca do arroz . "De início tentamos a adição da sílica pura e de excelente qualidade no cimento. Depois, percebemos que tínhamos excelentes resultados com o produto parcialmente queimado, cuja obtenção é mais simples e mais barata", afirma o professor Jefferson Libório. O cimento com a sílica extraída da casca de arroz permite elaborar concretos mais compactos e com menos espaços vazios interconectados, pois é extremamente fino e reage com uma parte frágil derivada da hidratação do produto.

Com menos vazios, o concreto está menos sujeito à ação de agentes agressivos, aumentando sua durabilidade. Libório relata que a resistência do concreto com sílica é da ordem de 600 a 1.200 quilos por centímetro quadrado, enquanto a média brasileira é de 200 a 250 quilos. Dessa forma, um edifício pode ter pilares com dimensões 30% menores e com a mesma resistência, aumentando a área útil e reduzindo custos. "Uma casa de alto padrão pode ser construída com um terço dos preços praticados no mercado", afirma.

Usando o cimento reforçado também foram desenvolvidos blocos que não precisam de reboco e que podem ser montados como brinquedos de encaixar. "O Brasil produz 12 milhões de toneladas de arroz por ano, e 20% desse total são cascas. A sílica obtida com a queima tem grande teor de carbono e outros materiais nocivos à saúde", afirma Jefferson Libório. "Além do benefício para a saúde pública e o meio ambiente, é possível imaginar que daqui a alguns anos o grão de arroz, usado como alimento, será um subproduto da casca".

Fonte: Assessoria de Imprensa da USP de São Carlos

Mais informações: (0XX19) 273-9118, com o prof. Jefferson Libório


Cursos, Seminários e Palestras

Instituto da Criança realiza Fórum sobre Humanização
O Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP realiza hoje (29) e amanhã (30) o Fórum sobre Humanização da Atenção à Saúde da Criança. O objetivo é discutir a importância da humanização para a recuperação de crianças pacientes internadas e em tratamento em hospitais.
Reconhecido como Centro de Referência Nacional de Saúde da Criança pelo Ministério da Saúde, o ICr realiza hoje palestras e mesa redonda sobre o tema.
Amanhã (30), a humanização será discutida na prática com os Doutores da Alegria e o Projeto Biblioteca Viva em Hospitais.
Mais informações: (0XX11) 3069-8507 ou e-mail claudia@icr.hcnet.usp.br, com Cláudia Gouvêa

Educação e Comunicação
Começam hoje (29) e vão até o dia 6 de novembro as inscrições para o seminário Educação e Comunicação: um debate contemporâneo, promovido em conjunto pelas Faculdade de Educação (FE) da USP e Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Os interessados terão a oportunidade de participar de mesas-redondas e palestras. Dentre os temas, estão: "Mídia e Cultura na sociedade contemporânea: novos espaços de socialização", "Socialização no mundo contemporâneo: espaços e símbolos de sociabilidade" e "A televisão é espaço de educação?". O Seminário se realizará em dias alternados na FE, Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária e na UAM, Rua Casa do Ator, nº 90, na Vila Olímpia. As inscrições devem ser feitas na UAM.
Mais informações: (0XX11) 3091-3574 / 3849-5952

Fipecafi participa da Expomanagement
Nos dias 5, 6 e 7 de novembro acontecerá a primeira Expomanagement, uma feira de exposições acompanhada de um Congresso para discutir o tema "management". O evento será divido em três áreas: Consultoria, Tecnologia e Treinamento para executivos. A Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuárias e Financeiras), conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, montará um estande para expor os cursos MBA e livros editados pelos professores da fundação. Alguns dos mais importantes pensadores em management participarão do congresso, como Michael Porter, especializado em estratégia, e Bruce Jones, responsável pela área de serviço ao cliente na Disney. A expectativa é de público superior a 40 mil visitantes, além dos três mil congressistas.
Mais informações: (0XX11) 3873-3994 ou pelos e-mails nelson.tucci@uol.com.br e ursula.orlando@uol.com.br

Gestão Urbana
O Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP está com inscrições abertas até o dia 5 de novembro para o seminário Gestão Urbana e Relações das cidades, que acontece no dia 6. A palestrante é a professora Hélène Rivière d ‘Árc, da Universidade de Paris III, Sorbone.
Mais informações: (0XX11) 3091-3587 / 3589 / 0167 ou e-mail prolamev@edu.usp.br

Arquitetura Contemporânea
Nos próximos dias 6 e 7 de novembro, o arquiteto Vittorio Magnago Lampugnani estará na USP de São Carlos onde profere a palestra A Cidade Contemporânea. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Escola de Engenharia da USP de São Carlos (EESC). O público alvo são arquitetos, profissionais da área de urbanismo e alunos de graduação e pós-graduação. As vagas são limitadas.
Mais informações: (0XX16) 273-9312 ou pelo e-mail pgrausc@sc.usp.br


Quadro de Avisos

Campanha de devolução de livros em atraso na Saúde Pública
Termina hoje (29) a Semana ‘A volta do livro’ da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Quem devolver o material retirado não vai sofrer nenhuma punição, como suspensão do acesso ao acervo. Os livros podem ser devolvidos no balcão de atendimento da biblioteca ou nas caixas de devolução colocadas na lanchonete e portaria do prédio.
Mais informações: (0XX11) 3066-7760 ou e-mail acesso@fsp.usp.br


Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
- Estudos morfológicos de seis espécies de Siplocampylus pohl e suas implicações na sistemática do gênero. Lucilaine Rocha Reato. Dia 5
Mais informações: (0XX16) 624-5669/ 624-6046/ 602-3727

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
- Caracterização, fracionamento e aproveitamento de gordura abdominal de frango. Chiu Chih Ming. Dia 5, às 9h
Mais informações: (0XX11) 3091-3668

Doutorado
- Estudo de proteínas de membrana plasmática de macrófagos peritonais de camundongos submetidos à desnutrição protéica. Rosângela Pivoto de Paiva. Dia 5, às 9h
Mais informações: (0XX11) 3091-3661

- Tuberculostáticos potenciais: pró-fármaco poliméricos formadores de micela, derivados de isoniazida, rifampicina e pirazinamida. Márcia da Silva. Dia 5, às 14h
Mais informações: (0XX11) 3091-3668

Escola Politécnica
Doutorado
- Desenvolvimento de conexão fibra-guia para aplicações em óptica integrada.. Laurentino Correia de Vasconcelos Neto. Dia 5, às 9h
Mais informações: (0XX16) 3091-5443

Correção
Na matéria 6a Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências, do boletim n. 848, de 26 de outubro de 2001, consta a informação de que o projeto tem o apoio da Fundação Bradesco. O correto, no entanto, é que o apoio é da Fundação Itaú Social.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp 
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Lins Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br