São Paulo, 30 de outubro de 2001 n.850/01.

 
Mestrado da FEA forma primeira turma
Em março de 2002, a USP estará formando a primeira turma do mestrado profissionalizante na área financeira. Com duração de dois anos, o curso é direcionado para o mercado de trabalho

 

USP assina convênio para criação de novos tipos de cimento
 

O desemprego sob a ótica da Psicologia
 

Exposição de pinturas na Escola de Enfermagem de Ribeirão
 
 


Destaques

Mestrado Profissionalizante forma primeira turma

Tatiana Peñuela

Em março do ano que vem, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP estará formando a primeira turma do curso de Mestrado Profissionalizante na área de Matemática Financeira. Trata-se de um curso de pós-graduação, com duração de dois anos, próximo ao mestrado acadêmico, tendo como diferencial o fato de ser mais direcionado para o mercado, pois proporciona ao aluno uma oportunidade diferente em relação ao mestrado tradicional. A primeira turma, prestes a concluir seus trabalhos, estará apta a enfrentar os problemas do dia a dia nas empresas.

Esse mestrado é diferente dos chamados MBAs, pois a idéia é que os alunos desenvolvam capacidade técnica de fazer análises quantitativas sofisticadas, necessárias hoje em dia no mercado financeiro devido às mudanças que estão ocorrendo. "No exterior, a posição do Brasil deve melhorar muito a partir do momento em que houver um controle mais rigoroso sobre as transações e os trabalhos desenvolvidos", diz Henrique Von Dreifus, professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e coordenador do curso de Mestrado Profissionalizante.

A idéia de criar o curso surgiu quando alguns docentes passaram a se interessar pela área de finanças, tanto sob o ponto de vista de pesquisas, quanto pelos resultados obtidos. "No momento de criação do curso, tínhamos necessidade de promover um maior contato da Universidade com essa área, desenvolvendo melhor nossa capacidade de contribuir no processo de entendimento dos problemas e fornecendo aos alunos conhecimentos para a criação de soluções práticas", conta Dreifus.

O programa incluiu um workshop em parceria com a New York University (NYU), uma das escolas mais importantes nos EUA na área de matemática aplicada, que este ano foi organizado por Marco Avellaneda (Curran Institut), diretor da divisão de finanças da NYU. Dreifus e Avellaneda chegaram à conclusão de que a realização desse workshop foi fundamental, pois permitiu o contato de docentes e estudantes com especialistas de NY. "Além de ter uma idéia mais clara do tipo de metodologia que eles usam para analisar o Brasil temos, ao mesmo tempo, a possibilidade de expor nossas idéias, projetos e práticas, que passam por um processo de interação crítica com a experiência deles, o que é muito enriquecedor para a área" avalia Dreifus.

Segundo Pedro Paulo Schirmer, professor do IME e do Mestrado Profissionalizante o primeiro workshop foi, no mínimo, um grande sucesso. "As duas partes ficaram impressionadas uma com a outra, os alunos mostraram que estão à altura de tudo que foi visto lá. Foi uma surpresa para os próprios organizadores", afirma. "Por outro lado, foi possível perceber que não estamos tão distantes deles e que eles, mesmo possuindo um mercado mais sofisticado, não são necessariamente melhores. Ao contrário, o Brasil põe muito mais desafios matemáticos pelo fato de ter um mercado mais primitivo", conclui Schirmer.

Participaram do workshop profissionais da Rússia, Itália, França, Argentina, Líbano e Estados Unidos, que forneceram uma perspectiva global, uma visão do que está sendo feito no mundo. "Pelo fato do mercado norte-americano ser tão estruturado e já ser tudo tão revisto, é mais difícil adaptar coisas. No Brasil, onde o mercado está crescendo e se fortalecendo, há situações novas, que fazem com que sejamos mais criativos", afirma Hector Ramirez, aluno do Mestrado. "Os cálculos são diferentes aqui e lá. Percebemos que os americanos têm dificuldades com mudanças. Quando alteramos qualquer coisa em uma conta eles se perdem, enquanto nós, pela diversidade de fatos, temos mais flexibilidade neste sentido".

Para Dreifus o encontro foi muito gratificante, pois a formação oferecida aqui é compatível com a que é dada para pessoas do mesmo nível nos EUA. "Com esse treinamento é possível afirmar que nossos alunos, no final do curso, serão profissionais competitivos como os formados lá, no mesmo tipo de programa, o que possibilita enfrentarmos os nossos assuntos", garante.

Segundo Dreifus, pelo fato de ser o primeiro Mestrado Profissionalizante da USP, com objetivos que extrapolam o universo acadêmico, dentro de um quadro de pós-graduação definido pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), chegou-se à conclusão de que os participantes deveriam pagar mensalidades. "O dinheiro arrecadado está sendo utilizado para montar laboratórios e outras estruturas necessárias, que acabam revertidas em patrimônio para a Universidade, para convidar especialistas e profissionais do mercado para ministrarem palestras e para promover intercâmbios", afirma.

Mais informações: (0XX11) 3091-6254 / 5543-8322


USP e empresas desenvolverão novos produtos em cimento com fibras

A USP, através da Escola Politécnica (Poli) e da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) de Pirassununga, assinou um acordo de parceria técnico- científica com as empresas Imbralit e Infibra-Permatex. O objetivo é desenvolver novas tecnologias, produtos e processos em cimento reforçado com fibras.

A tendência internacional do setor é o uso de materiais mais compactos reforçados por fibras, principalmente pela produção de componentes delgados, que, além da absorção de energia, em face aos esforços dinâmicos, tornem as construções mais rápidas. Já a indústria nacional, nos setores voltados à construção de casas populares, módulos industriais e zona rural, registra forte demanda quanto a utilização de produtos de grande durabilidade e de baixo custo.

O projeto está adequado à política de incentivo às exportações e as recentes diretrizes nacionais de cooperação entre empresas e Universidade, com apoio da Financiadora Nacional de Estudos e Projetos (Finep) através do Programa "Habitare", e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A coordenação da pesquisa, sob orientação do professor Vahan Agopyan, da Poli, será composta pelos professores Homer Savastano Júnior, da FZEA, e Wanderley Moacyr John, da Poli. Pelas empresas, a coordenação contará com seus dirigentes, Luiz Fernando Marchi Jr, da Infibra-Permatex, e João Batista Cargnia, da Imbralit.

Mais informações: homerj@usp.br, com o professor Homer Savastano Júnior.


Cursos, Seminários e Palestras

Seminários no Instituto de Física
Nesta terça-feira (30), às 16 horas, acontece o seminário Material's properties from density functional theory, promovido pelo Departamento de Física dos Materias e Mecânica. O palestrante é o professor Olle Eriksson, do Departamento de Física da Universidade de Uppsala, da Suécia. O objetivo é discutir aspectos da teoria de densidade funcional e das práticas de implementação da equação de Kohn-Sham. Além disso, apresentará alguns exemplos de descrição teórica das propriedades dos materiais. A palestra é gratuita e não é necessário fazer inscrição.
Mais informações: (0XX11) 3091-6979

Terça-feira (30), realiza-se o seminário Evidências experimentais da existência dos mésons escalares sigma(500) e kapa(800) no decaimento do méson charmoso D+, às 17 horas. O encontro é promovido pelo grupo de Física Nuclear Teórica e Fenomenologia de Partículas Elementares (Finpe) do IF. Não é necessário inscrição. A entrada é franca.
Mais informações: (0XX11) 3091-6714

Nesta quarta-feira (31) acontece às 16 horas o seminário Relato da conferência "Ion Beam Analysis", ministrado pela professora Marcia de Almeida Rizzutto, do próprio IF. Entrada franca, sem necessidade de inscrição.
Mais informações: (0XX11) 3091-6760

Problemas de Biofísica
Acontece nesta quarta-feira (31), às 11 horas, o seminário Coordenadas de reação e parâmetros de ordem em problemas de biofísica, ministrado por Vitor Barbanti Pereira Leite, do IBILCE da UNESP. O encontro, promovido pelo grupo de Biofísica e Física Médica, é gratuito e não requer inscrição. O IF fica na Rua do Matão, travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-6617

As várias facetas da arte
No dia 5 de novembro ocorre o ciclo de palestras As várias facetas da Arte, promovido pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária. A palestra Canção Popular Brasileira: Encanto, Evolução e Processo de Criação será ministrada pelo músico Márcio Coelho e acontece das 12h45 às 14horas, na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto. As inscrições vão até o dia 1 de novembro. A EERP fica à Avenida Bandeirante, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto/SP.
Mais informações: (0XX16) 602-3386 com Wagner ou e-mail wagnerbb@eerp.usp.br

Regime militar
De 05 a 09 de novembro realiza-se o seminário Práticas repressivas e crime político no regime militar, com mesas redondas que discutirão temas como crime político, práticas censórias, restrição à liberdade de imprensa e funcionamento do aparelho repressivo. Com a participação de Maria Aparecida de Aquino e Alberto Dines, entre outros, o evento acontece das 19h30 às 23h55, na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo. Entrada franca.
Mais informações: (0XX11) 3105-4607 ou e-mail comkt@ibccrim.com.br

Pensando o desemprego
De 8 a 10 de novembro acontece a jornada Pensando o Desemprego: O Contexto Socioeconômico, as Repercussões Psicossociais e a Construção de Diferentes Relações de Trabalho, promovida pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP. As inscrições vão até dia o primeiro dia do evento, que é gratuito. O IP fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, SP.
Mais informações: (0XX11) 3091-4188 ou e-mail sopi@edu.usp.br ou pelo endereço http://www.usp.br/ip/cursoseventos/jornada.htm


Agenda Cultural

Exposição na Escola de Enfermagem
A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP) apresenta, a partir do dia 5 de novembro, a exposição Caminhos e Tendências. Dedicada à pintura, a mostra é formada por obras de Antonio Carlos Gomes Pereira, arquiteto e artista plástico, com participação em vários salões nacionais e internacionais. Primeiro lugar no concurso de pintura promovido em 1996 pela Voith Sulzer Technology, obteve, em maio de 1999, a Medalha de Prata no V Salão de Artes do Jornal das Artes e, no ano de 1998, o Prêmio Refinação de Milho Brasil, durante a realização do I Salão Oficial de Artes Plásticas e Design Lar Center. No mesmo dia, a partir das 12h45, terá início o ciclo de comunicações As várias facetas da Arte, com destaque especial para a palestra Canção Popular Brasileira: Encanto, Evolução e Processo de Criação, de Márcio Coelho, a ser realizada no auditório Emília Luigia Saporiti Angerami, da EERP. Os interessados poderão apreciar a exposição até o dia 29 de novembro.
Mais informações: (0XX16) 602-3386


Teses e Dissertações

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
- Mortalidade por câncer da mama entre as mulheres residentes no Estado de Santa Catarina, no período de 1979 à 1997. Cláudio Roberto Zanatta. Dia 6/11, às 9h.
Mais informações: (0XX11) 3066-7734

Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado
- Desenvolvimento de um modelo para estágio integrado universidade-empresa. Gislaine Zainaghi. Dia 6/11, às 14h
Mais informações: (0XX16) 273-9235/273-9250

Faculdade de Direito
Doutorado
- Inconstitucionalidade da prisão civil do depositário infiel na alienação fiduciária. Thales Estanislau do Amaral Sobrinho. Dia 6/11, às 14h30
Mais informações: (0XX11) 3111-4004
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Lins Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br