São Paulo, 6 de novembro de 2001 n.854/01


Simulador testa resistência de vasos sangüíneos
Estudo da Poli pesquisou a resistência de vasos sangüíneos por meio de um simulador hidrodinâmico, máquina utilizada para estudos “in vitro” do sistema cardiovascular. Um dos objetivos foi o aperfeiçoamento e a otimização dessas máquinas


 

Inauguração de edifício do Instituto da Criança terá presença de Geraldo Alckmin

 

No HU, mesa-redonda sobre dilemas éticos

 

Professor da Universidade de Córdoba faz palestra no Instituto de Física



Destaques

 

Simulador hidrodinâmico avalia resistência dos vasos sangüíneos

André Chaves de Melo

Qualquer cirurgia implica em riscos, por menores que sejam. Foi pensando nisso e, especificamente, na necessidade de se dar maior segurança para as cirurgias de implantação de pontes de safena e de outros tipos que o engenheiro Edir Branzoni Leal, chefe do Setor de Biomecânica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), mantido pela Fundação Adib Jatene, pesquisou a resistência de vasos sangüíneos por meio de um simulador hidrodinâmico, máquina utilizada para estudos "in vitro" do sistema cardiovascular. "Além disso, outro objetivo foi o aperfeiçoamento e a otimização dessas máquinas, passo fundamental para uma melhor avaliação dos vasos e do ponto máximo de sua resistência à ruptura", diz Leal.

O estudo levou à defesa da dissertação intitulada Simulador hidrodinâmico para estudos "in vitro" do sistema cardiovascular, orientada pelo professor Jayme Ortiz, da Escola Politécnica (EP) da USP. "O trabalho é resultado da assinatura de um protocolo de intenções e cooperação entre IDPC, a Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) e a Poli, realizada em 1996", explica Leal.

Formado por pistões, válvulas, nanômetros, termostato e outros instrumentos de pressão e medição, o simulador é uma máquina que gera grandes fluxos pulsátios nos vasos colocados para testes, acima dos que a circulação sangüínea humana fornece. Um computador acoplado ao aparelho e dotado de softwares especiais faz a leitura dos dados obtidos. Posteriormente, os resultados foram analisados pelo pesquisador no sentido de contribuir para a produção de instrumentos, simuladores e técnicas cirúrgicas cada vez mais avançadas, diminuindo o tempo das cirurgias, o sofrimento dos pacientes e os períodos de recuperação. "No futuro, a partir dos resultados obtidos com as avaliações da resistência dos vasos sangüíneos dos pacientes, os médicos poderão adotar os procedimentos cirúrgicos mais adequados para cada caso", afirma Leal.

Altas pressões

Os segmentos de vasos utilizados nos testes foram descartados em cirurgias de pontes de safena feitas no IDPC. Uma das constatações do pesquisador foi a grande capacidade de resistência delas às altas pressões. "De dez testes, apenas uma se rompeu de forma abrupta. Mesmo os vasos que sofreram cortes e suturas apresentaram uma resistência acima do esperado", diz Leal. "Para se ter uma idéia mais clara, a máquina entrou em colapso antes dos vasos."

Os testes foram realizados em três fases. A primeira, onde se avaliou a resistência periférica. A segunda, onde todo o fluxo sangüíneo passava pela seção de testes do simulador. E a última, onde o pesquisador tentava romper os vasos, concluindo que o organismo humano possui um sistema circulatório "projetado" para resistir a pressões muito acima daquelas que ele próprio produz.

Para a realização dos estudos, Leal gastou cerca de três anos. "Meu objetivo é continuar a pesquisa por meio de um projeto de doutorado."

Mais informações: (0XX11) 5085-4230/4059 ou e-mail edir.leal@ig.com.br, com Edir Branzoni Leal

 

 

Inauguração de edifício do Instituto da Criança terá presença de Geraldo Alckmin

Nesta terça-feira (6) será inaugurado o edifício do Pronto-Socorro do Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HC/FM) da USP. O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, estará presente à cerimônia, às 9h30. Com a ampliação, o Instituto aumentará sua capacidade de internação em 50% (de 120 para 180 leitos) e implantará o atendimento aos serviços de hemodiálise.

No edifício, foram aplicados novos conceitos de arquitetura hospitalar, visando a humanização do atendimento. Cinco andares abrigam áreas amplas e bem iluminadas, que permitem boa visualização do ambiente com cores que oferecem conforto para pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais de saúde.

No pavimento inicial (PO) do Pronto-Socorro estão os setores de triagem, pronto-atendimento e atendimento de urgência e emergência. Há 17 leitos destinados à internação e oito reservados a pacientes em observação. Em alguns casos, o paciente pode ser encaminhado a outro hospital ou posto de saúde, dependendo da avaliação da triagem, já que o ICr é um hospital terciário.

No pavimento seguinte (P1), serão oferecidos os serviços de diálise peritonial. O DPAC (Diálise Peritonial Ambulatorial Contínua) possui quatro leitos e funcionará 24 horas por dia. Outros sete leitos ainda neste andar funcionarão para o serviço de Hemodiálise, com jornada de atendimento de 12 horas. Além disso, o P1 ampliou de quatro para 19 o número de leitos-dia, destinados às crianças que necessitam de aplicação de medicamentos com administração de longa duração (acima de uma hora), sem internação.

Já no P2 está o piso técnico, com quadro de distribuição elétrica, tratamento de água para hemodiálise e máquinas de ar condicionado. O P3, por sua vez, conta com 13 apartamentos (cada quarto com dois leitos) para os pacientes de convênio e particulares. Há ainda salas para exames de endoscopia, funcionando 12 horas por dia de segunda a sexta-feira. Uma brinquedoteca também funciona neste andar, disponível para as crianças e adolescentes internados no Instituto.

No P4 está o CTI (Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico), com 20 leitos, e a UCINE (Unidade de Cuidados Intensivos em Neonatologia) com também 20 leitos. Com as mudanças para o novo edifício, o prédio principal poderá ampliar certas unidades, como o Centro Cirúrgico (que dobrará sua capacidade) e o Centro de Material (que triplicará sua área de ocupação).

Mais informações: (0XX11) 3069-8507 / 9619-0535 com Claudia, na assessoria de imprensa do Icr ou e-mail claudiag@icr.hcnet.usp.br

  


Cursos, Seminários e Palestras

 

Política, Economia e Cultura na Alemanha Contemporânea

Amanhã (7), a partir das 19h30, a Escola Politécnica da USP realiza o colóquio Política, Economia, e Cultura na Alemanha Contemporânea. O evento tem a coordenação do professor alemão Michael Warnke e terá por base os desafios que a nova ordem mundial impôs ao mundo após a reunificação da Alemanha e a repercussão da visão desse novo mundo dentro da sociedade alemã. O colóquio acontece uma vez por mês e as inscrições são gratuitas.

A realização é do Centro de Idiomas do Grêmio Politécnico da USP em parceria com o Instituto Intercultural e conta com o apoio da Editora Universitária Mandruvá. O encontro terá lugar no Prédio do Biênio da Poli e as inscrições podem ser feitas das 10 às 20 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5564, ou 3257-1169 e 9248-6398.

Dilemas éticos

Nesta quarta-feira (7), das 9 às 13 horas, no Anfiteatro do Hospital Universitário da USP, acontece a mesa-redonda Quem vive, quem morre, quem decide: dilemas éticos. O evento, coordenado pelo Dr. Maurício Seckler, destina-se a profissionais da área de saúde. As vagas são limitadas e a entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3812-7711, ramal 9306, com Sueli ou e-mail psa@edu.usp.br ou site http://www.usp.br/ip/cursoseventos/quemvive.htm

Comportamento da magnetização reversível

Instituto de Física (IF) promove hoje (6) o seminário Comportamento da magnetização reversível em relação ao mecanismo de inversão: um estudo de filmes nanocristalinos de SmCo e SmCo/Fe. O palestrante é o professor Daniel Cornejo, da Faculdade de Matemática, Astronomia e Física da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. O evento será às 16 horas no IF, que fica na Rua do Matão, travessa R, 187, na Cidade Universitária. A entrada franca e não há necessidade de inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3091-6979 ou e-mail rgimenes@macbeth.if.usp.br site http://www.if.usp.br

Colóquio sobre teoria quântica

Amanhã (7), às 16 horas, o Instituto de Física (IF) da USP promove o colóquio Cálculos perturbativos em teoria quântica de campos pela técnica de regularização implícita, com o palestrante Marcos Sampaio, professor da Universidade de Coimbra, Portugal. O IF fica na Rua do Matão, travessa R, 187, na Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-6992 ou e-mail amelia@fma.if.usp.br

Comparação de atratores

O grupo de Mecânica Estatística do Instituto de Física (IF) promove nesta quinta-feira (8), às 14h30, o seminário Comparação de atratores e não-estacionaridade em dinâmica não-linear. A palestra é do professor Luis Diambra, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. O evento será no próprio IF.

Mais informações: (0XX11) 3091-6617 ou e-mail sramos@if.usp.br


Teses e Dissertações

 

Escola Politécnica

Doutorado

- Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol. Marvio Pereira Leoncini. Dia 9, às 10h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

- Análise histológica, imunohistoquímica e da proliferação celular de neoplasias melanocíticas cutâneas caninas. Estudo Retrospctivo. Eliana Aparecida Perrone. Dia 13, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

- Investigação da estabilidade inter e intra-examinador na identificação do P300 auditivo: análise de erros. Cinthia Amorim de Oliveira Junqueira. Dia 9.

Mais informações: (0XX16) 623-5319 / 9717-4436

Doutorado

- Um biossuceptômetro supercondutor AC para quantificar o ferro hepático. Antonio Ailton Oliveira Carneiro. Dia 8.

Mais informações: (0XX16) 602-3778

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

- Microencapsulação de nitrito de sódio para uso em mortadela. Silvia Helena Saenz Marola. Dia 9/11, às 14horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Literatura e escritura: caminhos da liberação feminina. Tereza de Moraes. Dia 7, 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Lins Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br