São Paulo, 7 de novembro de 2001 n.855/01.

 
Cresce a incidência de casos de câncer na cidade de SP
Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP aponta que, nos últimos cinco anos, houve um crescimento da doença em pessoas residentes em São Paulo. Os casos aumentaram de 30 para 40 mil

 
 

Instituto de Física promove nesta sexta-feira dois seminários
 
 

Ceuma apresenta recital de violão
 
 

Reitor vai inaugurar clínicas de Fonoaudiologia em Bauru
 
 
 
 


Destaques

Pesquisa mostra tendência do Câncer na cidade de São Paulo

Antonio Carlos Quinto

Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP aponta que, nos últimos cinco anos houve um aumento de cerca de 25% na incidência de casos de câncer em pessoas residentes na cidade de São Paulo. De acordo com o médico Antonio Pedro Mirra, coordenador do Registro de Câncer em São Paulo, do Departamento de Epidemiologia da FSP, os casos aumentaram de 30 mil para 40 mil, nos últimos cinco anos. Um dos motivos, segundo ele, é que a população da cidade está cada vez mais idosa. "Assim, as pessoas acabam ficando mais expostas aos fatores de risco que incidem no aumento dos casos", explica Mirra.

Segundo a pesquisa, entre os vários tipos de câncer que tiveram aumento estão o de pele, que atingiu entre 30% e 40% mais pessoas de ambos os sexos. "No caso das mulheres, houve aumento de aproximadamente 10% nos casos de câncer de cólon e reto, 20% nos casos de mama e entre 2,5% e 4,5% em câncer de tireóide", aponta Mirra. Nos homens residentes em São Paulo, a incidência dos casos de câncer de próstata praticamente dobrou, segundo o coordenador. "Há que se ressaltar que, neste caso específico, devemos levar em conta que houve maior conscientização dos homens no que se refere à realização de exames de prevenção", aponta Mirra.

Em 1993 os coeficientes dos índices da doença eram de 412,9 casos para cada 100 mil residentes na cidade, no caso dos homens, e de 330,2/100 mil, para as mulheres. Em 1998 o número de casos entre os homens subiu para 495,2/100 mil e 402,9/100 mil entre as mulheres. A pesquisa também aponta que, de maneira geral, houve queda no número de óbitos no mesmo período. De acordo com o médico, "esta queda se deve à tratamentos melhores que minimizam os fatores de risco". Contudo, houve alguns casos específicos em que a houve aumento na mortalidade. Nos homens, o médico cita casos de câncer de próstata, melanoma, rins e linfomas. "Nas mulheres, o tipo de câncer que mais causou óbitos neste período foi o de pulmão", aponta Mirra.

Publicação
A FSP coleta dados sobre casos de câncer no município de São Paulo em 369 fontes de informação, os quais apresenta compilados e comparados na publicação Incidência de Câncer no município de São Paulo, Brasil 1997-1998. Mortalidade de Câncer no município de São Paulo, Brasil. Tendência no Período 1969-1998. Trata-se do mais recente do Registro de Câncer de São Paulo e pode ser obtido na própria faculdade. Os resultados da pesquisa podem ser vistos na Internet, pelo endereço http://www.fsp.usp.br/rcsp. De acordo com Mirra, ainda não se conseguiu controlar os fatores de risco da doença na cidade de São Paulo. "Há a necessidade de programas e campanhas de prevenção sobre os vários tipos de câncer", alerta.

O médico considera ainda que o ideal é que a coleta de dados seja feita anualmente com a apresentação de resultados também a cada ano. "Estes dados, referente a um período de cinco anos, serão enviados aos órgãos de Saúde do Município e do Estado e serão úteis na elaboração de programas e planejamentos de combate à doença", estima. Ele ressalta ainda que a pesquisa é uma importante ferramenta para novos estudos da própria Faculdade.

Mais informações: (0XX11) 3066-7799, com o doutor Antonio Pedro Mirra.



Cursos, Seminários e Palestras

Cursos de Verão em Saúde Pública
Estão abertas até o próximo dia 23 as inscrições para Programa de Cursos de Verão em Saúde Pública, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Inicialmente coordenado pelo Departamento de Epidemiologia os cursos abrangiam temas relacionados à Epidemiologia, ampliando posteriormente para Saúde Pública. O V Programa de Verão, coordenado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP, será realizado no período de 21 de janeiro a 8 de fevereiro de 2002. Durante este Programa serão realizados 25 cursos com cargas horárias variando de 15 a 72 horas e um total de 727 vagas.
O conteúdo dos cursos é bastante diversificado refletindo a atuação dos vários Departamentos da Faculdade no aperfeiçoamento de recursos humanos para a Saúde Pública. São oferecidas vagas de isenção ao corpo docente, discente e funcional da Universidade de São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3145-3535 ou 0800-164844 e no site http://www.fsp.usp.br/~cverao/

Seminários no IF
Nesta sexta-feira (9), às 12h30, o Instituto de Física (IF) da USP promove o seminário As dificuldades do estudo estrutural de proteínas integrais de membrana, com o professor Claudio S. Shida, do Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da USP.
Mais informações: (0XX11) 3091-6617
Às 16 horas, acontece o Seminário Computação Quântica, com o professor Paulo Teotônio Sobrinho, do próprio Instituto. Para os dois eventos, a entrada é franca e não é necessária inscrição. O IF fica na Rua do Matão, 187, travessa R, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-6983


Agenda Cultural

Ceuma tem recital de violino
Nesta quarta-feira (7), às 20h30, o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) promove o recital de violão com Edelton Gloeden, um dos mais destacados violinistas brasileiros da atualidade. Edelton tem se apresentado em todo o Brasil, Estados Unidos e Europa em recitais com grupos de câmara e em concertos com orquestra. O recital traz a estréia mundial das 12 valsas para violão de Francisco Mignone, uma das personalidades de ponta do Modernismo Musical Brasileiro. O resgate dessas partituras é mais um dos trabalhos de recuperação do repertório violonístico brasileiro que Edelton Gloeden, mestre em musicologia pela USP, onde é professor no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA), está realizando sistematicamente há vários anos. O Ceuma fica na rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3237-1815 ou 3255-5538 / 7182



Quadro de Avisos

Medalha Navarro de Andrade
A SBS promove, a cada dois anos, a outorga da Medalha Navarro de Andrade – Pioneiro do Reflorestamento, instituída para cultuar a memória do insigne silvicultor paulista e destinada a condecorar personalidades e instituições que contribuem de forma destacada para o desenvolvimento da nossa silvicultura. Neste ano, serão homenageados o Dr. José Luiz Magalhães Neto, presidente do Conselho Administrativo da Caf Santa Bárbara, o Dr. Walter de Paula Lima, pesquisador e professor do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP e, como pessoa jurídica, a Votorantim Celulose e Papel S.A. – VCP. A solenidade de condecoração será no dia 13 de novembro próximo em São Paulo – SP.
Mais informações: (0XX19) 3429-4404

Reitor inaugura novas clínicas de Odonto em Bauru
Nesta quarta-feira (7), o reitor da USP, Jacques Marcovitch, inaugurará o prédio da Clínica Escola do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. Segundo a coordenadora do curso, professora Maria Cecília Bevilacqua, a inauguração da Clínica é de grande importância para os alunos e professores porque agora adquiriram um espaço físico adequado, possibilitando uma atuação interdisciplinar, troca de informações e operacionalização de horários, visto que até o momento o atendimento aos pacientes estava sendo feito em vários setores do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), em outros locais fora do campus da USP. A Clínica de Fono da FOB/USP dispõe de 2.100 metros quadrados, com 72 salas, dispostas em dois blocos e três andares, tendo sido gasto o montante de R$ 2,5 milhões, recursos obtidos da própria USP, sendo uma obra que foi iniciada e está sendo concluída na gestão do reitor.
Mais informações: (0XX14) 234-2280 ou 235-8433 / 8232


Teses e Dissertações

Escola Politécnica
Doutorado
- Uma metodologia baseada na técnica de geração de arcos para o problema de programação de veículos. Gustavo Peixoto Silva. Dia 12, às 14h30
Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
- Contribuição da comunicação interna de marketing para a melhoria do processo de vendas. Laido Ciampone Junior. Dia 12, às 14h30
Mais informações: (0XX11) 3091-5811
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp 
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Lins Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br