São Paulo, 12 de novembro de 2001 n.858/01

 
Desvendando as narrativas na Internet
Estudo realizado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) busca compreender como um usuário de Internet lê e entende um texto no mundo virtual. Com a pesquisa, pretende-se traçar novas formas de narrativas eletrônicas

 

Cerca de 60 editoras estarão na 3ª Festa do Livro promovida pela USP
 
 

Arquitetura é tema de debates na Maria Antônia
 
 

USP de São Carlos distribui R$ 11 mil em prêmios na XIX edição da Volta USP - Corrida Cidade de São Carlos
 
 
 


Destaques

Projeto visa entender as narrativas na Internet

Izabel Leão, do Jornal da USP

Muito se escreve e se fala de sites na Internet. E como tudo é possível no ciber espaço da World Wide Web, até pesquisa acadêmica virtual dá para encontrar. Foi pensando em desvendar os mistérios das narrativas eletrônicas que a professora Cristina Costa, do Departamento de Comunicações e Artes da ECA, vem, há dois anos e meio, levantando dados para entender melhor como se processam as narrativas criadas e publicadas na Internet. Dando continuidade às suas pesquisas de doutorado, As Formas Narrativas em Mídias Eletrônicas busca desenvolver um trabalho acadêmico e uma experiência ficcional, com o apoio financeiro da Fapesp.

Para isso desenvolveu um site (http://sites.uol.com.br/narrativas) que contém informações sobre as diferentes áreas em que um gancho está presente, além de mostrar como as narrativas se apóiam nas novas tecnologias da comunicação. Tem também uma parte para a ficção em que a protagonista principal é Selma.

A professora conta com a ajuda de todos que gostam de se aventurar pela virtualidade da Internet. Ela pede que os interessados entrem no site e participem da pesquisa.

Sob um espaço tridimensional a pesquisa consiste em três partes. O gancho, o projeto e Selma. O ponto de partida é o gancho que pretende descobrir como a interrupção de uma história, num momento de maior tensão, prende o espectador, o ouvinte ou o leitor. "O gancho foi sempre uma questão importante em todas as pesquisas que realizei, porque trabalha um aspecto psicossocial do imaginário humano, como também ele migra por entre as diversas mídias, inclusive de um gênero para o outro. O gancho, hoje, está em quase todos os tipos de programas e mídias", afirma Cristina.

A segunda parte do site mostra entrevistas com profissionais das áreas de comunicação, artes e tecnologia. Arlindo Machado, Diana Domingues, Julio Plaza, Renato Cohen, Suzette Venturelli, Tania Fraga e Artur Matuck são profissionais que se distinguiram no uso artístico de qualidade em narrativas eletrônicas. "Através de suas experiências com as mídias eletrônicas, quis saber qual a diferença, qual a importância, como se dá o processo criativo, de onde vem os artistas, e como chegaram aos meios digitais?", esclarece a pesquisadora.

A maioria desses artistas já tem uma longa trajetória com outras mídias e se consagraram no uso da tecnologia na sua produção. São mais conceituais e têm uma reflexão maior. Há também uma geração mais jovem que não passa pela formação artística, no entanto, tem domínio técnico e começa a fazer experiências inovadoras, espontâneas, estimulada pela tecnologia.

A terceira parte do site mostra o que é narrativa interativa. É neste ponto que entra a protagonista Selma. Quando você abre a página, dá de cara com uma barata perambulando pela tela. Através de uma história ficcional, sob a forma de um romance, você pode ler como um livro e até mesmo como uma história em quadrinhos. "Optei por essa alternativa, porque a leitura na Internet não é dominada pelo texto e sim pela relação do leitor com a mídia. Essa interação é muito performática. "Ela explica que contrapôs imagem, texto, animação, humor e romance para ver qual deles dirige mais a interpretação do leitor.

Ao trabalhar a questão da linguagem, Cristina quer também checar qual delas é mais eficiente para a educação a distância. Como se cria seriação, fidelização já que um dos grandes desafios da educação pela Internet é manter o ritmo de trabalho e estudo, o contato, o vínculo entre aluno e professor.

Navegue no site http://sites.uol.com.br/narrativas e contribua para que a pesquisa mostre seus resultados.

Mais informações: (0XX11) 3091-4341 ou e-mail criscast@ajato.com.br




Cursos, Seminários e Palestras

USP promove simpósio sobre proteção contra raios

O Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP promoverá, entre os dias 19 e 23 de novembro, no Hotel Parque Balneário, em Santos, o VI Simpósio Internacional de Proteção contra Descargas Atmosféricas (VI SIPDA), o mais importante fórum de discussão sobre o tema na América Latina. Desde sua primeira edição, realizada em 1988, o simpósio vem discutindo os mecanismos de proteção contra raios e os efeitos causados por estes em sistemas elétricos, indústrias e residências. O blecaute de 1999 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país e os vários acidentes fatais ocorridos no último verão são exemplos dos transtornos que as descargas atmosféricas podem provocar. O Hotel Parque Balneário fica na Av. Ana Costa, 555, Gonzaga, Santos.

Mais informações: (0XX11)3091-2573 / 2579 ou no site http://www.iee.usp.br/agenda/sipda.htm

Percepção Ambiental

O Instituto de Biociências (IB) da USP promove neste final de semana, dias 10 e 11, o workshop Percepção Ambiental e Condução de Grupos. O objetivo é a aplicação e discussão de técnicas utilizadas em trabalhos de educação ambiental em áreas naturais. As atividades acontecem na Reserva Florestal do Morro Grande e na Cidade Universitária. A reserva fica na cidade de Cotia, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7803 ou pelo e-mail bio_jr@ib.usp.br

Ciclo de Debates sobre Arquitetura no Ceuma

O Centro Universitário Maria Antônia (Ceuma) da USP promoverá nos dias 19 e 23 de novembro o ciclo de debates Arquitetura: teoria, técnica e prática. Este ciclo procura alternativas ao investigar as lógicas instrumentais, os procedimentos e técnicas, e os princípios norteadores e agenciadores da prática arquitetônica. O objetivo é enfatizar a importância da reflexão e do pensamento em toda prática capaz de lidar com a complexidade da realidade e com questões específicas da própria disciplina.

No dia 19, o tema é "Projeto e Objeto. Sobre as palavras". A crítica de arquitetura Sophia Telles aponta o paradoxo contemporâneo de que as ações não têm o movimento do pensamento, enquanto que verbo é entendido como agir, transformação. Por isso, "ações sem verbo". A partir dessa colocação, problematiza as concepções de teoria, história e criticismo, e as diferenças entre Projeto e Objeto.

No dia 23, o tema é "A Produção do Espaço". O arquiteto e crítico de arquitetura holandês Arie Graafland fecha o ciclo discutindo algumas concepções e relações entre teoria e a prática cotidiana do arquiteto a partir do contexto Europeu, investigando quais seriam de fato, os "instrumentos de criticismo contemporâneos, na arquitetura e urbanismo". O ciclo é aberto ao público e a entrada é franca. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Higienópolis.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815 ou e-mail mariantonia@edu.usp.br

Fórum de Varejo

Na próxima quarta-feira (21), na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, acontece o X Fórum PROVAR de Varejo organizado pelo Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade conveniada à FEA. O evento tem como tema central os desafios, oportunidades e distribuição do setor varejista no Brasil. Reúne profissionais e pesquisadores do setor para discussões de assuntos atuais, práticas e tendências do negócio. A entrada é franca e não há necessidade de fazer inscrição. A que fica na Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-6045 / 3813-6467 ou e-mail provar@fia.fea.usp.br ou site http://www.fea.usp.br/fia



Agenda Cultural

Sérgio Guerra expõe na Maria Antônia

No dia 20 de novembro, às 20 horas, o fotógrafo Sérgio Guerra inaugura a exposição Duas ou três coisas que eu vi em Angola no Centro Universitário Maria Antônia (Ceuma). Guerra desenvolve trabalhos de comunicação e marketing junto ao Governo de Angola desde 1998. Por esse projeto, sob sua direção de criação e coordenação geral, já recebeu os prêmios de Publicitário do Ano, em 2001, pelo Prêmio Colunistas Bahia e a Medalha de Ouro, em 1999, para a campanha "Angola diz Basta", no prêmio Colunistas.

Vivendo entre Brasil e Angola há mais de três anos, Sérgio Guerra, criou um jeito particular de se relacionar com o povo angolano. A fotografia tornou-se uma forma de expressão desse convívio. Uma pequena mostra desta vivência pode ser vista na exposição das 50 fotos que percorreu todas as 18 províncias de Angola, revelando registros surpreendentes de lugares jamais visitados por fotógrafos estrangeiros e mesmo angolanos nos últimos 25 anos. A exposição pode ser visitada até o dia 16 de dezembro de 2001, de segunda a sexta, das 12 às 21horas e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 21horas. Entrada Gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3255-5358

Um piano e duas flautas no Projeto "Cantos do Som"

O projeto "Cantos do Som" promoverá nos dias 19 e 21 de novembro duas
apresentações com a pianista Maria José Carrasqueira e os flautistas Antonio Carrasqueira e Brooks de Wetter-Smith, dando continuidade ao ciclo de recitais alternados que serão realizados durante este semestre. O projeto é uma parceria entre o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) e o Instituto Martius-Staden, e tem por objetivo proporcionar novos espaços para a execução e a audição de música a preços acessíveis.

Nessas duas apresentações, o trio lançará o CD Flautas Fantásticas, pela gravadora Paulinas-Comep. Antonio Carlos Carrasqueira é professor da USP, músico do Quinteto Villa Lobos e fundador da Orquestra Jazz Sinfônica. Renomada intérprete brasileira, a pianista Maria José Carrasqueira é solista e camerista.. Apresenta-se regularmente no Brasil e no exterior como solista realizando Master Classes. Mestre em artes pela USP, atualmente é docente da Faculdade de Artes Santa Marcelina. O flautista norte-americano Brooks de Wetter-Smith participa de numerosos festivais no mundo todo, como o Carmel Bach e Salzburg Festival. É professor da Universidade da Carolina do Norte, EUA, e tem dado Master Classes em conservatórios de várias partes do mundo. Dia 19 de novembro, às 20 horas, no Auditório da Unidade III do Colégio Visconde de Porto Seguro, Rua Itapaiuna, 1878, Panamby, São Paulo. Dia 21 de novembro, às 20h30, no Ceuma, Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo. O preço é R$ 10,00 e estudantes e terceira idade pagam R$ 5,00.

Mais informações: (0XX11) 3255-5558

Edusp promove 3ª Festa do Livro

De 21 a 23 de novembro, a USP e a Edusp promovem a III Festa do Livro, das 11 às 21 horas, no pátio do prédio das faculdades de Geografia e História. O principal objetivo do evento é ampliar o acesso do público universitário ao livro. Para isso, a feira contará com quase 60 editoras, privadas e universitárias, comercializando publicações com descontos especiais. A Edusp realiza o evento com patrocínio da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e apoio da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O prédio da Geografia e História fica na Rua Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-4008 com Ivete.


Quadro de Avisos

Processo Seletivo para Docente do IB

Até o dia 21 de novembro, estão abertas as inscrições ao processo seletivo para a contratação de docente (Professor Doutor - MS 3), na área de Genética Evolutiva, junto ao Departamento de Biologia do Instituto de Biociências da USP.

Mais informações: (0XX11) 3091-7517 / 7538

Volta USP - Corrida Cidade de São Carlos

No próximo dia 24 de novembro, a partir das 15h30, acontece a XIX Edição da Volta USP - Corrida Cidade de São Carlos, promovida pelo Centro de Educação Física, Esportes e Recreação da USP-São Carlos (CEFER). São mais de R$ 11 mil em prêmios, além de troféus e outros brindes. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 22 de novembro. Os interessados devem pagar uma taxa de R$ 10,00 no Banco do Brasil, agência 3062-7, conta corrente 168.153-2, ou no Banespa, agência 0024, conta corrente
01-052720-9. O comprovante precisa ser encaminhado ao CEFER, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida, através dos fax (0XX16) 272-4596 /
273-9105, ou pessoalmente, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, Campus USP, São Carlos. A corrida tem um percurso de 10 km, com saída e chegada no campus. A premiação varia de acordo com a categoria em que o atleta disputa a prova.

Mais informações: (0XX16) 273-9107 ou pelos sites
www.eesc.sc.usp.br/cefer e www.eptv.com


Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Projeto e execução de fachadas com porcelanato. Érica Cristina Cunha. Dia 19, às 14h

Mais informações: (0XX16) 273-9235/273-9250

Faculdade de Direito

Mestrado

- Intervenção e autonomia no direito do trabalho. Carlos Cândido Martins Sotero da Silva. Dia 19, às 10h

Mais informações: (0XX11) 3111-4004
 
 

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

- Obtenção de lipídios estruturados poe interesterificação de triacligliceóis de cadeia média e longa. Denise D’Agostini. Dia 13, às 9h.

Mais informações: (0XX11) 3091-3665
 
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Lins Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br