São Paulo, 13 de novembro de 2001 n.859/01.


Língua portuguesa ou "brasileira"?
O livro Português ou Brasileiro: um convite à 
Pesquisa traz à tona uma discussão: a língua falada
pelos brasileiros ainda é o português ou já podemos
chamá-la de "brasileiro"? A primeira edição foi
esgotada e a segunda deverá ser lançada em breve



Conselho Universitário vai definir membros da Comissão de Ética


Surdos terão acesso a programa da Rádio USP via Internet


Incor abre inscrições para estágios em Cardiologia


Destaques

Língua portuguesa ou tupiniquim?

André Chaves de Melo

A natureza da Língua Portuguesa falada no Brasil é o tema central do livro Português ou Brasileiro: Um convite à pesquisa (Parábola Editorial, 182 páginas), de Marcos Bagno que teve sua primeira edição já esgotada. A segunda deverá sair em breve. Bagno é especialista em lingüística e tradutor profissional de inglês, francês, espanhol e italiano, com mais de 20 livros publicados, a maioria deles de literatura infanto-juvenil, incluindo contos. Neste livro, ele apresenta ao público uma série de conclusões sobre a Língua Portuguesa falada no Brasil, algumas resultantes de sua tese de doutorado, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Trata-se de uma contribuição à antiga e polarizada discussão, que atualmente tem ganhado novo impulso, sobre se a língua falada pelos brasileiros ainda é o português ou se já podemos chamá-la de brasileiro.

Segundo Bagno, nem um a coisa nem outra. Vivemos atualmente um momento intermediário do desenvolvimento de nossa língua, pois ela ainda se assemelha com o português falado em Portugal, mas apresenta grandes diferenças estruturais, principalmente com relação ao uso que os falantes de lá e de cá fazem dos recursos lingüísticos que têm à sua disposição. Isso que significa que nos comunicamos através de uma língua ou idioma que podemos chamar de português brasileiro. "É muito provável que daqui a 500 anos ela já esteja tão diferente do português de Portugal que os dois povos não se entenderão mais. Aí sim será possível chamar nossa língua simplesmente de brasileiro", diz Bagno.

Para o pesquisador, o surgimento das línguas sempre foi assim, com raízes comuns, mas com diferenças que lhe dão personalidades e vidas próprias, desenvolvidas ao longo do tempo de acordo com as variações culturais das sociedades que as criam e utilizam. Um exemplo disso está na Península Ibérica, onde surgiram o português e o espanhol derivados do latim vulgar e com outras influências, tão parecidos ainda hoje mas tão diferentes. "Desde o primeiro dia em que um português começou a falar em terras brasileiras, a língua iniciou seu processo irreversível de mudança", explica Bagno. "Infelizmente, na mentalidade da grande maioria das pessoas, alimentada principalmente pela escola e pelos defensores da gramática tradicional que invadiram a mídia, esse processo de mudança é visto como decadência, ruína e corrupção do idioma", critica. "E o mais curioso é que em todos os campos da vida social, a mudança e o progresso são vistos como coisas positivas. No caso da língua isso acaba sendo entendido apenas como fruto da falta de cultura, do falar errado da maioria da população."

Linguagem culta

Um dos capítulos do livro é dedicado ao Projeto NURC, foi criado no início dos anos 70 com o objetivo de melhorar o conhecimento sobre a língua realmente falada pelos brasileiros cultos. Foram feitas gravações da língua falada por essas pessoas em cinco grandes centros urbanos (Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre). Após a transcrição e análise do conteúdo dessa língua, os pesquisadores perceberam que ela possui sua própria gramática, com regras muito diferentes daquelas que aparecem até hoje como únicas "certas" nas gramáticas normativas e no ensino tradicional.

Para ilustrar, os pronomes oblíquos de terceira pessoa (o, a, os, as) praticamente desapareceram da língua dos brasileiros e só aparecem de vez em quando, em situações extremamente formais quando o falante quer mostrar que conhece bem as regras aprendidas na escola. O acervo do NURC tem servido, nos últimos 30 anos, para a realização de várias monografias, dissertações e teses, como a que deu origem ao livro de Bagno.

Além da discussão sobre a situação da nossa língua, o autor teve outra intenção, que foi oferecer aos professores de português, principalmente do ensino médio, algumas ferramentas teóricas e práticas para começarem a introduzir a pesquisa lingüística em sala de aula como forma de estimular os estudantes a refletirem sobre o funcionamento da língua.

Mais informações: (0XX11) 6946-4985.


CO se reúne para eleger membros da Comissão de Ética

Hoje (13), às 10 horas, o Conselho Universitário (CO) da USP estará reunido. Na oportunidade serão eleitos sete membros (cinco docentes, um discente e um servidor não-docente) da Comissão de Ética, prevista no artigo 40 do Código de Ética, implantado pela Resolução 4871 de 22/10/01. Além disso, também será submetida à votação a Proposta de Diretrizes Orçamentárias da Universidade, exercício de 2002, aprovada pela Comissão de Orçamento de Patrimônio (COP) no dia 25 de outubro, e alterações nos regimentos das seguintes unidades: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), que quer criar uma Subcomissão de Estágios para assessorar a Comissão de Graduação; a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), cuja proposta de criação de um Departamento de Engenharia de Produção passa pelo desmembramento do Departamento de Engenharia Mecânica; e a Faculdade de Medicina (FM), que pretende manter, por mais dois anos, a atual estrutura do Departamento de Pediatria.

Na mesma cerimônia, também ocorrerá a homologação dos representantes dos alunos de graduação e pós-graduação nos Conselhos Centrais (Universitário, de Pós-Graduação, de Graduação e de Cultura e Extensão), eleitos em um pleito realizado pela Associação de Pós-Graduandos da USP (APG) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) entre os dias 3 e 4 de outubro.

Segundo Daniel Feldman, um dos coordenadores da APG, no caso da pós-graduação foram eleitos 25 estudantes, membros de uma chapa única que recebeu por volta de 600 votos, com sete suplentes, quatro titulares no CO, sete no Conselho de Pós-Graduação, cinco no Conselho de Pesquisa e dois no Conselho de Cultura e Extensão.

De acordo com Roberto Ortega, coordenador do DCE, a entidade realizou eleições unificadas para a substituição da sua própria diretoria e escolha dos representantes discentes. A chapa Redemunho foi eleita com a maioria dos quatro mil votos (49,5%), num total de seis concorrentes. E a escolha dos 25 representantes de graduação para os Conselhos Centrais ocorreu de maneira proporcional, respeitando-se a porcentagem de votos que cada chapa recebeu.


Na Rádio USP, programa de rádio para surdos via internet

A Rádio USP (93.7 FM) acaba de estrear dentro do programa Clip Informática, o Minuto Derdic, boletim sobre assuntos relacionados aos problemas de audição, voz e linguagem, com dicas de serviços e saúde. Desde o último dia 11, as notícias do programa poderão ser acessadas pelos portadores de deficiência auditiva na Internet. No site www.usp.br/radiousp haverá um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) reproduzindo todas as informações veiculadas.

A Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios de Comunicação (Derdic), vinculada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), é uma entidade sem fins lucrativos que oferece atendimento educacional a crianças e adolescentes surdos e atendimento clínico a portadores de distúrbios de audição, voz e linguagem, priorizando famílias economicamente desfavorecidas.

Além de ser um centro de formação de profissionais e de pesquisa no campo dos distúrbios da comunicação humana, o Derdic atua também na conservação da audição de trabalhadores e idosos e na prevenção de problemas vocais em profissionais da voz. O Minuto Derdic é realizado pela Rádio USP, em parceria com a Brás & Figueiredo, e o Clip Informática é exibido todos os domingos, às 11 da manhã.

Mais informações: (0XX11) 3823-6544, na Assessoria de Imprensa da Derdic.


Cursos, Seminários e Palestras

Complementação em cardiologia
Estão abertas até a próxima segunda-feira (19) as inscrições para Estágio de Complementação Especializada em Cardiologia no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Os interessados no estágio, que tem duração de um ano, devem ter Residência Médica completa em Cardiologia ou equivalência aprovada pela Comissão de Pós-Graduação da FMUSP.
Mais informações: (0XX11) 3069-5310 / 5236 ou no site http://www.usp.br/medicina/fr-pgradua.htm

Seminários no IF
O Instituto de Física (IF) da USP realiza hoje (13) dois seminários.
O primeiro deles será às 16h10, com o professor Hans Agren, do Royal Institute of Tecnology, Estocolmo, Suécia. O tema do seminário será Response Theory Calculations of Nonlinear optical properties– Seminário do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica.
Às 17 horas, o professor Rajat Bhaduri, do Physics Departament, Mcmaster University Hamilton, Ontário, Canadá, profere a palestra Logarithmic Correction to the Black Hole Entropy – Seminário do Grupo de Física Nuclear Teórica e Fenomenologia de Partículas Elementares (Finpe).
Mais informações: (0XX11) 3091-6979 ou 3091-6714; e-mailsrgimenes@macteth.if.usp.brou babi@if.usp.br

Cristais Líquidos
Nesta quarta-feira (14), às 16 horas, no Instituto de Física (IF) da USP, o seminário Cristais Líquidos com Moléculas na Forma de ‘Banana’ , de responsabilidade do "Grupo de Fluidos Complexos (GFCx) – FEP". A palestrante é Aline Pedreira, do IF. O Seminário está marcado para as 16 horas na Rua do Matão, trav. R, 187, IF, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-7190

Núcleos Exóticos e Massas Atômicas
Acontece nesta quarta-feira (14), no Instituto de Física (IF) da USP, o Relato da 3ª  Conferência de Núcleos Exóticos e Massas Atômicas – Enam 2001, de responsabilidade do "Departamento de Física Nuclear". A palestrante é a professora Alinka Lépine, do IF. O seminário está marcado para as 16 horas, na Rua do Matão, trav. R, 187, Ed. Oscar Sala, sala 156, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-6760


Agenda Cultural

Roteiro e Documentário
Na próxima segunda-feira (19), será realizada no Cinusp a conferência Ausência do roteiro: necessidade do documentário, com Jean-Louis Comolli. Ele nasceu na Argélia em 1941 e de 1962 a 1978, escreveu para a revista Cahiers du Cinéma. Foi redator-chefe da revista de 1966 a 1971. Ensinou nas escolas FEMIS, Paris 8 (ECAV) e Barcelona (Universidade Pompeu Fabra e Universidade Autônoma). Escreve hoje nas revistas Trafic, Images documentaires e Jazz Magazine. Publicou os livros Free Jazz / Black Power (1971), Regards sur la Ville (1994), Arrêt sur Histoire (1997). Teórico do cinema e do documentário em particular, seu pensamento se apóia numa extensa experiência de realização de filmes, tanto ficcionais quanto documentais, numa obra que soma cerca de 40 títulos. A conferência está marcada para as 14 horas no Cinusp, que fica na Rua do Anfiteatro, 181, Favo 4, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é franca e haverá tradução simultânea. E além da conferência o Cinusp oferece a "Retrospectiva Jean-Louis Comolli", entre os dias 19 e 23 de novembro, que apresentará diversos trabalhos do autor.
Mais informações: (0XX11) 3091- 3540

Arte Naïf
De 13 de novembro a 13 de janeiro de 2002 está aberta a exposição Arte Naïf: O Mundo de Taizi Harada e a coleção MAC USP. A mostra é uma parceria do Museu de Arte Contemporânea da USP e da Galeria de Arte do SESI. O público poderá apreciar 107 obras do artista japonês Taizi e cerca de 30 obras da coleção do MAC. Arte Naïf caracteriza-se por um estilo simples, singelo e popular. A exposição acontece na Galeria do SESI, que fica na Av. Paulista, 1313, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-3538 / 3284-3639 ou site http://www.mac.usp.br


Teses e Dissertações

Instituto de Física
Mestrado
- Coexistência de condensados de Bose-Einstein atômico molecular. Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos. Dia 14, às 14h.
Mais informações: (0XX11) 3091-6901
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Lins Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br