São Paulo, 21 de novembro de 2001 n.863/01.



Estudo do HC é publicado em revista internacional
O trabalho publicado, pioneiro no Brasil, consiste na avaliação de massa óssea, composição corporal e marcadores bioquímicos de formação óssea de adolescentes. A publicação reforça a importância de pesquisas relacionadas à medicina esportiva



ECA leva produção radiofônica a escolas públicas


No Ceuma, recital de piano e violoncelo


IEB inaugura exposição de xilogravuras



Destaques

Estudo do Hospital das Clínicas é publicado na mais importante revista de medicina esportiva do mundo

Cauê Muraro

Um estudo realizado por equipes de reumatologistas e ortopedistas do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP foi recentemente publicado na Medicine & Science In Sports & Exercise, a mais importante revista de medicina esportiva do mundo. O trabalho publicado consiste na avaliação de massa óssea, composição corporal e marcadores bioquímicos de formação óssea de adolescentes.

Os adolescentes foram divididos em três grupos. O primeiro era formado por atletas competitivos de esportes considerados de "sobrecarga de impacto" (atletismo, ginástica olímpica, tênis etc.), o segundo por atletas competitivos de esportes de "sobrecarga ativa" (natação, pólo aquático, ciclismo, remo etc.) e o último por aqueles que não estavam envolvidos em atividade esportiva regular (grupo controle).

O resultado apontou que os adolescentes praticantes de esportes terrestres, de impacto, tendem a apresentar uma massa óssea sensivelmente maior quando comparada a dos outros grupos. "Isso acontece porque o esqueleto, que nessa fase da vida está em formação, sofre efeito da força do impacto", explica a reumatologista do HC, Fernanda Lima, coordenadora do Ambulatório de Medicina Esportiva do Instituto Central e uma das responsáveis pela pesquisa.

Além disso, demonstrou-se que há uma estreita ligação entre o desenvolvimento ósseo e o muscular. Foram feitas medições da composição corporal dos adolescentes analisados — quantidade de osso, gordura e músculo — que permitiram observar que, quanto maior a massa muscular apresentada, maior a era a massa óssea.

Prevenção e conservação

O papel da atividade física durante as etapas de crescimento do indivíduo (infância e adolescência) tem também um caráter preventivo muito claro. Assim, um integrante do grupo controle estaria muito mais sujeito a sofrer de osteoporose no futuro, do que um adolescente que regularmente se dedica a atividades esportivas.

Mas Fernanda salienta que a prática da atividade física na fase senil é igualmente importante. "Embora na terceira idade o processo de constituição física já esteja concluído, a realização de uma atividade esportiva regular permite a manutenção da estrutura corporal que o idoso já tem." Com relação a isso, ela cita ainda aumento do número de idosos que praticam musculação sob orientações médicas.

Segundo Fernanda, um trabalho dessa profundidade é pioneiro no Brasil. E para os pesquisadores, a publicação por uma revista ligada ao renomado "American College of Sports Medicine" vem para reforçar a importância de pesquisas relacionadas à medicina esportiva.

Mais informações: (0XX11) 3069-6067 / 6246
 
 

Parceria introduz produção radiofônica em escolas públicas

Um projeto criado pela USP, em associação com a prefeitura de São Paulo, está implementando atividades comunicativas entre professores a alunos por intermédio da produção radiofônica. A iniciativa é do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP (NCE) e do Projeto Vida, da Secretaria de Educação do Município. O "Educomunicação nas Ondas do Rádio" (Educom) foi lançado oficialmente no dia 19 de outubro na Assembléia Legislativa. O programa trabalha com o conceito de educomunicação, identificado nas pesquisas do NCE como um campo de intervenção social que permite a utilização de recursos da informação no ensino. Esses recursos podem ser usados não somente como práticas didáticas mas principalmente como meios de expressão e produção cultural.

Segundo o professor Ismar de Oliveira Soares, supervisor geral do educom.rádio e coordenador do NCE, a proposta é introduzir a prática radiofônica em 455 escolas da Prefeitura até dezembro de 2004, capacitando sete mil educomunicadores e dois mil alunos através de cursos de extensão universitária. O projeto seleciona, a cada semestre, um grupo de escolas que serão atendidas pela equipe. Em 2001, estão instalando laboratórios de rádio nas primeiras 26 escolas inscritas. Atualmente, há um total de 120 pessoas envolvidas no programa, entre professores, alunos de pós-graduação e alunos de graduação da USP e de outras universidades da capital, como a Universidade Anhembi Morumbi, Faculdade Cásper Líbero e Universidade Metodista de São Paulo.

Para 2002, a proposta é ampliar o educom para 75 escolas do município e triplicar a equipe de capacitadores e monitores. Os interessados em participar do projeto podem entrar em contato com o NCE na sala 8 do Bloco 9 da ECA, ou através do e-mail nce@usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-4784


Cursos, Seminários e Palestras

Pesquisa Ambiental
Hoje (21) e amanhã (22), no Auditório "Augusto Ruschi" da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do Município de São Paulo, acontece a 4a Reunião Anual sobre Pesquisa Ambiental: Perspectivas da Pesquisa Ambiental no Início do Século XXI. O evento contará com a presença de professores da USP, entre eles, Jurandyr Ross, do Departamento de Geografia, e membros de outras universidades brasileiras. As vagas são limitadas e não há taxa de inscrição. Informações e reservas com o Grupo de Eventos da SMA. A Secretaria fica na Av. Prof. Frederico Herman Jr, 345, no Alto de Pinheiros.
Mais informações: (0XX11) 3030-6372 / 6377 / 6378

Seminários no IF
O Instituto de Física da USP realiza os seguintes seminários:

Nesta quinta-feira (22), às 14h40, Glassy phases in short range systems without quenched disorder, com o professor Alberto Petri, do Instituto O. M. Corbino - CNR de Roma, Itália. O encontro é promovido pelo Grupo de Mecânica Estatística do Instituto de Física da USP (IF) e a entrada é gratuita. O IF fica na Rua do Matão, travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Às 16 horas, Um Microlac no IFUSP: um simples rearranjo???, com o professor Alejandro Szanto, de Toledo (FNC), promovido pelo Departamento de Física Experimental, o seminário propõe uma discussão sobre a conveniência e a possibilidade de rearranjar o parque experimental nuclear do IF. Isso abriria novas possibilidades de explorar os aspectos fundamentais dos problemas em astrofísica nuclear. Hoje o IF dispõe de dois projetos avançados nessa área de aceleradores de partículas. Um é o Mícroton, como fonte de sondas eletromagnéticas, e o outro é o pós-acelerador linear super-condutor do LAFN, como fonte de sondas hadrônicas.

Na sexta-feira (23), às 12h30, a professora do IF Tânia Tomé Martins de Castro, profere a palestra Modelo de Contato e Irreversibilidade. O evento é parte do projeto Física ao Meio-Dia. Não é preciso fazer inscrição e a entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-7184, 3091-6617, 3091-691; ou no site http://www.if.usp.br

Técnicas Bibliométricas Modernas
Até segunda (26) estão abertas as inscrições para o seminário Técnicas Bibliométricas Modernas para a Avaliação da Pesquisa Biomédica, que acontece na terça (27) das 11h30 às 14 horas. O evento abordará as complexas relações entre a pesquisa biomédica e seus benefícios para a sociedade, tanto em termos de melhoria dos tratamentos médicos quanto de uma melhor saúde pública. Além disso, explorará a abordagem quantitativa para a avaliação da pesquisa e as modernas técnicas empregadas atualmente. O seminário terá lugar na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA), que fica na Av. Professor Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária.
Mais informações: (0XX11) 3091-5969 / 3031-6946 ou e-mail npgctusp@edu.usp.br ou site http://www.fea.usp.br/nucleos/pgt/index.htm

IPq promove encontro sobre depressão infanto-juvenil
Neste sábado (24), o Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP realiza o primeiro encontro psicoeducacional para pais e familiares de crianças e adolescentes portadores de depressão. O evento, gratuito e aberto ao público, vai abordar questões como: o que é depressão, formas de tratamento, como distinguir depressão de trauma ou tristeza, o que acontece na escola ou no trabalho e como a família pode ajudar. Ao final, haverá um debate com os participantes.

Muitas vezes despercebida por pais e professores, a depressão atinge cerca de 5% das crianças e adolescentes da população em geral e pode ser definida como um estado onde a pessoa fica mal humorada e desanimada por semanas ou meses, sem motivo aparente, além de expressar sentimentos de angústia, ansiedade, tristeza ou tédio que parecem não ter fim. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (0XX11) 3085-0228 ou 256-5675. O IPq fica na rua Dr. Ovídio Pires de Campos, s/n. (dentro do complexo do HC).

Mais informações: imprensa.ipq@hcnet.usp.br


Agenda Cultural

Recital de violoncelo e piano no Ceuma
Na próxima quarta-feira (28), às 20h30, o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP promove um recital com a violoncelista Adriana Holtz (integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e a pianista Márcia Cattaruzzi. No repertório, peças de Bach, entre outras. O Projeto Música na Maria Antonia promove concertos quinzenalmente às quartas-feiras. A entrada é gratuita. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, na Vila Buarque.
Mais informações: (0XX11) 3237-1815 ou 3255-5538 / 7182

IEB tem exposição de xilogravuras
Hoje (21), a partir das 13 horas, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP inaugura a exposição Xilogravuras – 1962-2001, de Isa Aderne. Na ocasião, será lançando do álbum "18 xilogravuras", livro com entrevista da artista. Ela não se fixa em imagens únicas; ao contrário, procura trazer para sua arte cultivada a iconografia nordestina, daí, encontrar-se em seus trabalhos santos-orixás, ventos e fome, prostituição e repressão, enfim, temáticas que também se encontram na gravura popular do nordeste, incorporadas pela sua experiência. A exposição vai até o dia 22 de fevereiro de 2002, das 14 às 17 horas com entrada franca. O IEB fica na Av. Prof. Mello Moraes, travessa 8, 140, na Cidade Universitária.
Mais informações: (0XX11) 3091-3199

Apresentação da USP Sinfonieta
Dando continuidade à Temporada 2001, a USP Sinfonieta apresentará um concerto neste sábado (24), às 16 horas, no "Anfiteatro Camargo Guarnieri", que fica na rua do Anfiteatro, 109, na Cidade Universitária. A entrada é franca.
Mais informações: (0XX11) 3091-3000 ou e-mail adm016_rusp@recad.usp.br


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
Doutorado
- Súmula vinculante. Júlia Raquel de Quiroz Dinamarco. Dia 26, às 9h
Mais informações: (0XX11) 3111-4004

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
- Prevalência de cárie e fluorose dentária em escolares de 5 a 12 anos, matriculados em escolas públicas e privadas do município de Camboriú,SC,2000. Juliana Sedres Reis Patiño. Dia 26, às 9h30.
Mais informações: (0XX11) 3081-5091

Faculdade de Engenharia de São Carlos
Mestrado
- Estudo para adaptação de um método de classificação de estradas não pavimentadas às condições. Heliana Barbosa Fontenelle. Dia 26, às 10 horas.
Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250

Escola Politécnica
Doutorado
- Conceitos e técnicas modernas de monitoramento do nível do mar – uma análise das estações maregáficas de Cananéia e Ubatuba utilizando tecnologia GPS. Jorge Luiz Alves Trabanco. Dia 22, às 14h
Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
Mestrado
- Evidênciação de Gastos Ambientais - Uma Pesquisa Exploratória no Setor de Celulose e Papel. Paulo Roberto de Paiva. Dia 22 de novembro, às 19 horas.
Mais informações: (0XX16) 602-3888
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp 
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Lins Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br