São Paulo, 22 de novembro de 2001 n.864/01.

 
 
Técnica pode aumentar vida útil de próteses
Pesquisa da Poli estudou as várias formas de
interação entre próteses e tecidos dos músculos e 
ossos. A partir disso, foi criado um software que
indica qual o melhor tipo de prótese para um 
determinado caso

 

Instituto de Física abre inscrições para seu Curso de Verão
 

Na ECA, a exposição Aparelho
 

HU prorroga campanha de vacinação contra rubéola
 


Destaques

Nova tecnologia pode aumentar vida útil de próteses

André Chaves de Melo

Aumentar a vida útil das próteses utilizadas para substituir ossos e reduzir o sofrimento dos pacientes submetidos a trocas sucessivas. Com esse objetivo é que o professor Edison Gonçalves, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP resolveu estudar as diferentes formas de interação entre essas estruturas e os tecidos vivos que formam ossos e músculos. Gonçalves orientou o engenheiro cubano Gilberto Garcia Del Pino, que em agosto último defendeu sua tese de doutorado Comportamento bio-mecânico da interação prótese osso humano. Atualmente em Cuba, o pesquisador veio ao Brasil por intermédio de um programa de cooperação internacional entre a Poli e o Ministério da Educação e Cultura cubano. "Gilberto está prestes a retornar para dar continuidade à pesquisa por meio de um projeto de pós-doutorado", explica Gonçalves.

Para realizar os estudos, os pesquisadores utilizaram próteses coxo-femurais, já existentes no mercado e ossos ligados um ao outro no laboratório do departamento. Os dados obtidos nos testes foram, posteriormente, analisados em computadores servindo de base para a criação de um software que, alimentado por informações sobre a idade, estatura, sexo, peso e constituição dos ossos do paciente, indica para o médico qual é o melhor modelo de prótese a ser implantado no momento da cirurgia. "Claro que a intervenção do especialista continua sendo fundamental, pois o software é apenas mais um instrumento de apoio, ficando a decisão final nas mãos do médico", explica Gonçalves. "Escolhemos trabalhar com a região coxo-femural pelo fato de ela ser essencial para o deslocamento do ser humano, o qual, se não for bem feito ou gerar dor, pode comprometer seriamente a qualidade de vida do paciente."

Raios laser

Durante a realização dos testes, os pesquisadores analisaram os diferentes pontos de tensão sobre os ossos e sua variação de intensidade, de acordo com os materiais empregados na fabricação das próteses. Foi um passo fundamental para a determinação do melhor tipo a ser utilizado em cada caso. Verificou-se se a prótese deve ser mais ou menos rígida, o tamanho ou comprimento ideal da haste, seu formato, se um pouco curvo ou retilíneo, se os aros fixadores — estruturas que ligam o osso da bacia à protese, permitindo o movimento da perna — deverão ser de titânio, cerâmica ou polímeros (plásticos), aumentando a qualidade de vida e diminuindo o desgaste de todo o conjunto. "Isso tudo minimizaria chances de o paciente ter de vir a sofrer nova cirurgia para a substituição da prótese por outra. Não existe um padrão de prótese, pois cada pessoa possui características biofísicas próprias, o que gera necessidades diferentes", lembra Gonçalves. "Um idoso, por exemplo, precisa receber uma prótese mais rígida na haste e mais maleável no ponto de interação com osso, o que evita dores, desgaste e cirurgias de troca. Nestes casos, quanto maior a idade, mais traumáticas e difíceis ficam as substituições."

A coleta de dados foi feita por meio de um sistema holográfico que funciona a partir da emissão de raios laser. Um dos próximos passos da pesquisa, segundo Gonçalves, será o aprimoramento dessa tecnologia e do software desenvolvido.

Mais informações: (0XX11) 3091-5505/5189 ou e-mail edison@usp.br, com Edison Gonçalves
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Curso de Verão 2002 do IF
O Instituto de Física (IF) da USP está com inscrições abertas para a o Curso de Verão 2002, que acontecerá de 28 de janeiro a 6 de fevereiro de 2002, das 9 às 14 horas. O programa é voltado aos estudantes de final de graduação e início de pós-graduação. Será apresentado um painel da Física atual por meio das diferentes linhas de pesquisas ativas no IF. Haverá cursos, mini-cursos em áreas específicas (atividades em paralelo) e seminários. Os formulários de pré-inscrição estão à disposição no site do Instituto, assim como informações sobre os temas abordados. O IF fica na Rua do Matão, travessa R, 187, na Cidade Universitária.
Mais informações: (0XX11) 3091-6907 ou site http://www.if.usp.brou e-mail verao@if.usp.br

Especialização em Psicoterapia Psicanalítica
Até o dia 8 de dezembro é possível se inscrever para o processo seletivo ao Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica. Trata-se de um programa de pós-graduação "Latu-Sensu" oferecido pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) da USP. Destina-se a psicólogos e médicos, além de profissionais da área da saúde com nível superior. É necessária a apresentação do curriculum vitae com fotografia, de uma cópia do diploma de graduação, RG, CIC e respectivo Conselho Regional. Toda a documentação deverá conter três cópias. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (análise curricular) e a taxa de seleção é de R$ 160,00 (após aprovação na análise curricular). O IP fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, bloco 17, Cidade Universitária, São Paulo.
Maiores informações: (0XX11) 3091-4173 / 4910 ou e-mail psicotps@edu.usp.br
 
 


Agenda Cultural

Elizabeth Jobim expõe no Ceuma
Começa hoje (22) e prossegue até o dia 22 de janeiro de 2002, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, a exposição da artista plástica Elizabeth Jobim. A artista trabalha com desenho e pintura e parte da observação de objetos. Recentemente ela realizou exposições individuais no Paço Imperial (98) e no Museu da Chácara do Céu (2001), no Rio de Janeiro, e participou de exposições coletivas como Plano Marcado, durante a Mostra Rio Gravura, e Gestural Works on Paper, na Neuhoff Galery, em Nova Iorque. A exposição pode ser visitada no Ceuma até o dia 22 de janeiro de 2002, de segunda a sexta, das 12 às 21 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 21 horas. Entrada franca.
Mais informações: (0XX11) 3237-1815

Exposição do Projeto Olho SP - Aparelho
Prossegue até o dia 21 de dezembro a exposição Aparelho. A mostra integra o "Projeto Olho SP", uma iniciativa de artistas ligados aos ateliês do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Aparelho trabalha a partir de duas preocupações básicas: escolha de espaços expositivos alternativos, com participação dos artistas em todas as etapas da exposição, da concepção à produção, montagem e ação educativa. Desta vez, o local escolhido foi o prédio do antigo Desinfectório Central, no bairro paulistano do Bom Retiro. Os artistas Claudinei Roberto, Flavia Yue, João Paulo Leite e Laura Andreato, atentos às particularidades do atual Museu da Saúde, propõem percursos de apropriação das potencialidades desse espaço, através de trabalhos em diferentes meios visuais. O Museu da Saúde fica na rua Tenente Penna, 100, Bom Retiro, São Paulo.
Maiores informações: (0XX11) 3849-4458 ou 9759-4179 ou e-mail alefragata@ip2.com.br
 
 


Quadro de Avisos

HU prorroga Campanha de Vacinação contra Rubéola
O Hospital Universitário (HU) da USP, seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, prorrogou até 30 de novembro a Campanha de Vacinação contra Rubéola.
A campanha é destinada somente a servidoras ativas da USP, não gestantes, com idade entre 15 e 29 anos. A vacinação é feita na Unidade Básica de Assistência à Saúde da Universidade, que fica na rua Cipotânea s/nº. O horário de atendimento é das 7 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Mais informações: (0XX11) 3091-7772
 
 


Teses e Dissertações

Escola Politécnica
Mestrado
- Subcontratação: uma opção estratégica para a produção. Amanda Geisa Diniz Barros Aguiar. Dia 23, às 9h
- Melhoria da qualidade usando delineamento de experimentos: uma análise da metodologia da Taguchi. Gilson Piqueras Garcia. Dia 23, às 9h
- Aerolevantamento aplicados à elaboração de bases cartográficas para projetos viários. Fátima Alves Tostes. Dia 23, às 14h
- Auditoria de segurança viária na análise e projeto de intersecções semaforizadas. Lili Lúcia Bornzstein. Dia 26, às 14h

Doutorado
- Filtragem e controle de modelos múltiplos estocáticos com observações parciais. Susset Guerra Jimenez. Dia 23, às 10h
Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Doutorado
- Estudo fotofísico do efeito da temperatura na dinâmica molecular. Silvia Helena De Paoli Lacerda. Dia 26, às 14h
Mais informações: (0XX16) 630-4222

Instituto Astronômico e Geofísico
Mestrado
- Variabilidade da umidade do solo em floresta e pastagem em Rondônia com medidas de Reflectômetro no domínio da frequência. Jorge Luís Machado Lopes. Dia 26, às 9h30
Mais informações: (0XX11) 3091-4765/3091-5046

- Efluxo de CO2 do solo em uma pastagem na Amazônia (Rondônia): Observações com câmara portátil e simulação do ciclo do carbono com o modelo SiB2. Hélber Custódio de Freitas. Dia 26, às 14h30
Mais informações: (0XX11) 3091-4765/3091-5046
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Lins Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br