São Paulo, 23 de novembro de 2001 n.865/01.

 
Novo reitor da USP toma posse 
Hoje, a partir das 17 horas, na Reitoria da USP, acontece a cerimônia de posse do professor Adolpho José Melfi como novo reitor.  Nos seus 40 anos na Universidade, Melfi foi aluno, professor, diretor de instituto, pró-reitor e vice-reitor

 

I Encontro de Pós-graduação em Bioengenharia
 
 

Associação dos Docentes Aposentados da Esalq
 
 

Projeto da USP é finalista do Prêmio Saúde Brasil
 
 


Destaques

Novo Reitor toma posse hoje

Hoje (23), às 17 horas, na Reitoria da USP, o professor Adolpho José Melfi toma posse como novo reitor da USP. Geólogo por formação, Melfi está na Universidade há mais de 40 anos, primeiro como aluno, depois como professor, diretor de instituto e pró-reitor de pós-graduação. Na gestão do professor Jacques Marcovitch, Melfi ocupou o cargo de vice-reitor.

Para os próximos quatro anos, o novo reitor promete muita dedicação e trabalho. Melfi afirma que os projetos desenvolvidos durante a gestão de Jacques Marcovitch, principalmente com relação à aproximação da Universidade com a comunidade, deverão ter continuidade.

Melfi traz consigo uma grande experiência administrativa que, acrescida ao fato de nunca ter deixado de ministrar cursos, tanto de graduação como de pós-graduação, e de realizar e coordenar grupos de pesquisa, possibilita que ele tenha uma visão global da Universidade. "Não podemos esquecer que essas atividades meio e fim devem caminhar adequadamente. O que percebemos hoje é que a atividade-meio da Universidade tem uma velocidade que não é compatível com a velocidade das atividades-fim, de pesquisa", declarou em recente entrevista ao Jornal da USP.

Diálogo
O novo reitor considera fundamental uma boa relação e um diálogo mais intenso com o Sintusp, a Adusp e o DCE. Ele defende o respeito mútuo nestas relações e considera que o sindicato tem uma função extremamente importante na qualidade de vida e no desenvolvimento dos recursos humanos.

Quanto à questão da avaliação dos docentes, o novo reitor considera que ainda não existe uma cultura, uma filosofia de avaliação. Ele lembra, por exemplo, a inexistência da avaliação institucional. "A Universidade nunca foi avaliada como um todo". Melfi considera que a avaliação institucional tem de ser feita no âmbito da USP, nos cursos, nas faculdades e nos departamentos. Quanto aos docentes, ele defende que sejam avaliados dentro dos departamentos onde eles estão inseridos. Segundo ele, dentro desse espírito, não será mais a Cert que irá avaliar os docentes.

Na questão dos funcionários, Melfi acredita que a carreira na Universidade não atende de forma nenhuma às expectativas dos servidores. Para ele, é extremamente importante que a carreira seja flexibilizada.

Ainda durante a campanha, o então candidato Adolpho José Melfi divulgou os três princípios que deverão nortear a sua administração: compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade; exercício de uma gestão participativa e transparente; inserção da Universidade na sociedade, através da participação ativa nas grandes questões nacionais.

Melfi já pensa agora na formação de sua equipe e pretende apresentar os nomes dos quatro pró-reitores até o próximo dia 18, quando dirigirá sua primeira reunião do Conselho Universitário.



Cursos, Seminários e Palestras

I Encontro de Bioengenharia

De 27 a 29 de novembro acontece, no Campus da USP em São Carlos, o I Encontro de Pós-graduação Interunidades em Bioengenharia da USP. O objetivo principal desse evento é contribuir para aumentar a integração entre os pós-graduandos do Programa de Interunidades em Bioengenharia, visto que o programa envolve três unidades – Escola de Engenharia e Instituto de Química, ambos de São Carlos, e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto –, bem como estimular a discussão entre pesquisadores e oferecer à comunidade uma visão geral dos trabalhos desenvolvidos pela Bioengenharia. A taxa é de R$ 5,00. As inscrições vão até o dia 27. O Campus da USP de São Carlos fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, Centro.

Mais informações: (0XX16) 273-9582

Simpósio de Oceanografia

No último dia 26 foram abertas as inscrições para o Simpósio Brasileiro de Oceanografia, promovido pelo Instituto Oceanográfico (IO) da USP. Marcado para agosto de 2002, o Simpósio tem por objetivo avaliar as variações ambientais desde o sistema costeiro até o oceano aberto e suas implicações sobre a biodiversidade e a sustentabilidade do ecossistema.

O evento abordará temas que serão motivos de mesas-redondas e palestras a serem ministradas por pesquisadores renomados nas seguintes áreas: ensino da Oceanografia, papel do Oceano Atlântico no clima do Brasil, poluição/maricultura/sustentabilidade dos ecossistemas costeiros, correntes do Brasil, processos sedimentares quaternários na plataforma continental Sul-Sudeste e Leste-Nordeste, monitoramento e manejo ambiental, erosão e manejo costeiro. O IO fica na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo SP.

Mais informações: (0XX11) 3091-6505 ou pelo e-mail sob@usp.br
 
 


Agenda Cultural

As Várias Facetas da Arte

Hoje (23) se encerram as inscrições para o ciclo de palestras As Várias Facetas da Arte, promovido pela Comissão de Cultura Universitária da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. A palestra Canção Popular Brasileira: Encanto, Evolução e Processo de Criação será ministrada pelo músico Márcio Coelho, que é compositor, mestrando em semiótica e lingüística geral pela USP/São Carlos e coordenador musical do Programa Ribeirão Criançada da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. O evento será na segunda (26), das 12h45 às 14 horas, no auditório Professora Emília Luigia Saporiti Angerami que fica na EERP.

Mais informações: (0XX16) 602.3386 com Wagner
 
 

Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP na semana de 26 de novembro a 2 de dezembro:

Delta Pi, reprisa, o debate em torno do tema "Esporte". O programa aborda questões como a importância do esporte para o país, o tratamento do esporte como empresa, a competitividade entre os atletas e a importância do esporte universitário no Brasil, entre outras. Deste debate participam os alunos da PUC Alberto de Carvalho Alves, de Economia, e Carla Di Pierro, de Psicologia, e o ex-aluno da USP Pablo Mendes Marcão, formado em Esporte. Além deles, estão presentes Kátia Rúbio, professora de Psicologia do Esporte na USP, e Walter Carmona, judoca com medalha de bronze na Olimpíada de Los Angeles. O programa é mediado por Paulo Bilkstein, formado pela Escola Politécnica da USP. Segunda-feira (26) às 22h30. Outros horários: 9h, 13h30, 18h, 22h30 e 3h.

Olhar da USP, inédito, Especial "José Aderaldo Castelo II". Nesse segundo programa o professor José Aderaldo Castelo continua a falar sobre sua experiência acadêmica e sobre as pesquisas e contribuições de sua atuação na Universidade à literatura brasileira. Um dos grandes pesquisadores do país na área de Literatura Brasileira, o professor Castelo foi estudante da USP, formou-se na década de 40, e logo ingressou no corpo docente desta universidade. Foi diretor do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) por quase quatorze anos. Seu último livro, A unidade da Literatura Brasileira, é fruto de muitos anos de estudo das contradições entre o sentimento de unidade e a afirmação das diferenças presentes na história da Literatura Brasileira. Terça-feira (27) às 22h30. Outros horários: 9h, 13h30, 18h e 3h.

Pgm, inédito, especial - "Posse do reitor da USP", "Aula de solidariedade", "Itaú Cutural ­ Anos 70". Pgm é a revista eletrônica da TV USP. Traz cultura, ciência e opinião pelas lentes da USP, a maior universidade da América Latina. Feito por estudantes e jovens profissionais, o programa é um espaço de experimentação e questionamento de temas quentes da atualidade. O objetivo é conciliar leveza, informação e opinião. No programa desta semana, você acompanha, entre outras, as seguintes matérias: Adolpho Melfi foi eleito este mês reitor da USP. A equipe do Pgm acompanha a posse do novo administrador da universidade mais importante do país. "A aula de hoje é solidariedade": este é o título do projeto que leva alunos de escolas de São Paulo a visitar entidades filantrópicas. O programa pretende conscientizar esses jovens cidadãos sobre a importância de projetos sociais e do trabalho voluntário na sociedade e, quem sabe, incentivá-los a um futuro engajamento comunitário. Quarta-feira (28) às 22h30. Outros Horários: 9h, 13h30, 18h e 3h.

Olhar da USP, fala sobre o "Futuro da Universidade". O programa desta semana, os professores Hernan Chaimovich, Pró-Reitor de Pesquisa da USP, e Zilda Iokói, Chefe do Departamento de História da FFLCH/USP, discutem o futuro da USP e o modelo de Universidade para o futuro, assunto que foi tema de um dos seminários do 3º. módulo do I Fórum de Políticas Universitárias da USP. A apresentação é do prof. Flávio Aguiar, do departamento de Letras da FFLCH/USP. Quinta-feira (29) às 22h30. Outros horários:09h, 13h30, 18h e 3h.

2 Apês, episódio 08. 2 apês é o primeiro sitcom sobre jovens produzido por jovens. Adriana se convence de que choques elétricos emagrecem; isto traz idéias cruéis à Clara, que trata de uma criança com hiper-agressividade; Isabel descobre o mundo das Raves e Betão torna-se empresário de um astro da música pop, seu amigo Hermano. Sexta-feira (30) às 22h30. Outros horários: 9h, 13h30, 18h e 3h.

4X4, inédito, fala sobre a AIDS. Qual a influência da AIDS no comportamento sexual das sociedades? Em 5 de junho de 1981, o boletim do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA descreveu como cinco homens jovens haviam contraído uma forma rara e fatal de pneumonia. Desde então, 21,8 milhões de pessoas já morreram de AIDS no mundo todo. No ano passado, a AIDS matou 3 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que mais de 36 milhões tenham o vírus HIV. No Brasil, o primeiro caso foi identificado em 1982. Quando chegará a cura da AIDS? O 4x4 é apresentado pelo prof. Dr. José Martins Filho, professor da UNICAMP, Exerceu ainda os cargos de reitor da UNICAMP e de presidente do CRUESP, o Conselho de Reitores das Universidades do Estado de São Paulo. Domingo (2) às 21 horas. Outros horários: segunda-feira 12h e terça-feira 1h30.

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, nº 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária. A programação é exibida todos os dias pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo, ou ao vivo pela internet em: http://www.cnu.org.br

Mais informações: (0XX11) 3091-4101, 3091-4487 ou no site http://www.usp.br/tv
 
 


Quadro de Avisos

Docentes aposentados da Esalq têm associação

No dia 02 de Outubro de 2001, realizou-se a assembléia de criação e instalação da "Associação dos Docentes Aposentados da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz" (Adae), que congregará os cerca de 130 antigos professores dessa unidade de ensino. A Adae foi constituída como entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro na comarca de Piracicaba/SP. A Adae criará condições para que os docentes aposentados da ESALQ sejam úteis e prestativos, possibilitando: a reunião mais frequente entre os companheiros aposentados; a assessoria às entidades públicas; a colaboração na elaboração de material didático; a consultas técnico-científicas; a ajuda aos estudantes carentes e aos jovens funcionários do campus; entre outros serviços. Seu primeiro Conselho Deliberativo foi escolhido pela assembléia e empossado em seguida, e é constituído pelos seguintes professores: Abel Lavorenti, Anivaldo Pedro Cobra, Aristeu Mendes Peixoto, Hélio Almeida Manfrinato, Ibrahim Octávio Abrahão, José Molina Filho, Maria de Lourdes T. B. Wiendl, Raul D'Arce e Zilmar Ziller Marcos. Os três suplentes são os professores: Epaminondas Sansígolo de Barros Ferraz, Luiz Ernesto George Barrichello e José Dias Costa. O Conselho Fiscal é composto pelos professores: Célio Soares Moreira, Francisco Ferraz de Toledo e Urgel de Almeida Lima, com suplência do Prof. Klaus Reichardt. Os nove membros do Conselho Deliberativo, após sua eleição e posse, escolheram como Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, aos professores Zilmar Ziller Marcos e Hélio Manfrinato, para um mandato de dois anos.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485
 
 

Projeto social da USP é finalista do Prêmio Saúde Brasil

A Faculdade de Medicina da USP está entre os 10 finalistas do Prêmio Saúde Brasil. Os três grande vencedores só serão conhecidos no próximo dia 28, às 19h30, em cerimônia no auditório da Pfizer (Rua Alexandre Dumas, 1860 – Chácara Santo Antonio – São Paulo) e receberão passagens aéreas internacionais, computadores e palmtops.

Foi selecionado o "Projeto Bandeira Científica", reativado pelo Departamento Científico do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz há três anos, que é uma excursão anual no período de férias a uma região carente de assistência médica. Os objetivos básicos desse trabalho são assistência médica no nível primário, treinamento e capacitação de agentes de saúde, consultoria para implantação de Programa de Saúde da Família, educação em saúde para a população leiga, Pesquisa Científica adequada às necessidades locais e integração aluno-aluno/aluno-comunidade.

Inédito no país, o Prêmio Saúde Brasil procurou incentivar a ética e a responsabilidade social entre os estudantes das faculdades de Medicina. Idealizado pela Aguilla Produção e Comunicação, com patrocínio do "Programa Médico Residente Pfizer – Profissionais Orientados para o Sucesso", o concurso procura também repensar o papel desempenhado pelo profissional da área médica na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população.

Mais informações: www.saudebrasilnet.com.br e www.pfizer.com.br

Encontro de comunidade virtual de saúde no HU

Sábado (24), das 11 às 17 horas, acontece o Primeiro Encontro da Liberdade Especial, uma parceria da comunidade virtual Netcomvida com a Associação Rampa e o Universo Brasil. O evento, na área de lazer do Hospital Universitário da USP (HU), reunirá internautas, voluntários e crianças portadoras de necessidades especiais. Além de um churrasco, os organizadores prometem várias atividades de recreação, como brincadeiras com animais, teatro infantil e espaço para pintura e maquiagem. A Netcomvida é um portal de saúde que abriga entidades filantrópicas de assistência a crianças e adultos portadores de doenças crônicas. Tem, entre seus mantenedores, o Dr. Paulo Roberto Pereira, diretor do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP (HC), e Wellington Nogueira, do grupo Doutores da Alegria. O HU fica na Av. Professor Lineu Prestes, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: http://www.netcomvida.com.br



Teses e Dissertações

Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

- Agentes antimicrobianos no controle da placa bacteriana: avaliação do efeito residual em escolares de 9 a 10 anos de idade. Ana Maria Rocha Guimarães. Dia 27, às 9 horas . Mais informações: (0XX11) 3081-5091

Faculdade de Direito

Doutorado

Mais informações: (0XX11) 3111-4004
 
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Lins Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br