São Paulo, 27 de novembro de 2001 n.867/01.

 
Índices de infecção hospitalar 
não são exatos
Pesquisa realizada na Escola de Enfermagem de
Ribeirão Preto mostra que cuidados com a pós-alta 
de pacientes são determinantes para se obter maior
fidelidade no índices de infecção hospitalar no país

 
 

Seminário vai debater as perspectivas educacionais
do negro brasileiro
 

FOB promove festival de corais
 

Labi e Nime, do Instituto de Psicologia, realizam
lançamento da revista Imaginário
 


Destaques

Índices oficiais sobre infecção hospitalar no Brasil não refletem a realidade

Marcelo Gutierres

Pesquisa realizada pela enfermeira Roberta Helena Elias de Andrade Dantas mostra que os índices oficiais sobre infecção hospitalar no Brasil não refletem a realidade. O estudo Incidência de infecção do sítio cirúrgico de pacientes submetidas a parto cesárea: a importância da vigilância pós-alta, apresentado em maio deste ano na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP), mostra como o processo de acompanhamento pós-alta permite uma melhor avaliação das taxas de infecção, possibilitando dados mais fidedignos e desta forma diretrizes operacionais para a equipe de saúde, na prevenção e controle das infecções hospitalares. "Com a utilização deste método (acompanhamento pós-alta) a taxa de infecção hospitalar passou de 1,2% de casos para 14,4%", conta Roberta.

"Quando o paciente recebe alta, ele geralmente não retorna ao hospital onde foi submetido ao procedimento cirúrgico, e sim, ao consultório médico ou às unidades básicas de saúde para avaliação pós cirúrgica. Deste modo, dificulta para as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar obterem índices confiáveis acerca das infecções", explica.

A vigilância das infecções hospitalares é considerada de grande importância por todos os estudiosos do assunto, pois, possibilita o fornecimento de dados relacionados à situação do hospital e também pode funcionar como indicador da qualidade de serviços prestados ao paciente. As infecções hospitalares podem se manifestar após a alta do paciente. Este fato é especialmente importante em internações de curta duração, como no caso do parto cesárea. "Essa diferença entre as taxas de infecção hospitalar se verifica devido ao fato, na maioria dos casos, de os hospitais se preocuparem somente com as infecções que estão ocorrendo em suas dependências", e ainda, "se houver também a adoção da vigilância pós-alta, saberemos se estamos ou não acertando na prevenção e controle dessas infecções".

Segundo a pesquisadora, o Ministério da Saúde conceitua a infecção do sítio cirúrgico como aquela que ocorre na incisão cirúrgica ou em tecidos manipulados durante a operação, sendo que, com finalidade epidemiológica, esta infecção pode ser diagnosticada até trinta dias após a realização do procedimento, ou, no caso de implante de prótese, até um ano após. "Em outras palavras, se uma pessoa manifestar uma infecção após sua saída do hospital, poderá ser considerada caráter hospitalar, se estiver dentro dos prazos previstos".

Roberta diz que "infelizmente ainda temos em nosso país muitos médicos que não conhecem este conceito e, assim, as infecções não são classificadas como sendo hospitalares." Ela lembra ainda que é necessária a participação ativa de todos os profissionais da saúde na prevenção e controle das infecções hospitalares, e não apenas do médico e do enfermeiro que atuam na área. "Ainda carecemos, em muitos de nossos hospitais, de Comissões de Controle de Infecções Hospitalares efetivas e que tenham responsabilidade na prática da diminuição das taxas de infecção, da prevenção e do controle das infecções hospitalares".

A pesquisadora explica que escolheu o parto cesárea porque "de um modo geral são pacientes de baixo ou médio risco de apresentar infecção e, freqüentemente cumprem breve permanência hospitalar pós-operatória".

A infecção do sítio cirúrgico é uma das várias modalidades de infecção a que estão expostos os pacientes que se submetem a uma intervenção cirúrgica. "Quando ocorre, a instituição de saúde e, principalmente, os pacientes pagam um alto tributo pessoal, econômico e social. A identificação das taxas de infecção é essencial para que a equipe de saúde possa prevenir e controlar esta complicação pós cirúrgica", diz.

Mais informações: (0XX16) 623-3945
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Negro Brasileiro no Terceiro Milênio
O Núcleo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares Sobre o Negro Brasileiro (Neinb) da USP promove no próximo dia 8 de dezembro o seminário Perspectivas Educacionais para o Negro Brasileiro no Terceiro Milênio. Serão ministradas as palestras "A África tem História..." e "A mulher negra na Mídia", além das mesas "Construindo a Cidadania: uma educação para as relações raciais", "O Direito de Ser Negro: a cidadania do afrodescendente" e "O Hip-Hop na Educação". O Seminário será realizado na Estação Ciências, que fica na rua Guaicurus, 1274, na Lapa. As inscrições vão até o dia do evento e os participantes receberão certificado.
Mais informações: (0XX11) 3091-4185

Pesquisa, Cultura e Extensão na Poli
Amanhã (28), a partir das 8h30, acontece o workshop Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária: Veículos para maior Relacionamento com a Sociedade, promovido pela Escola Politécnica (Poli) da USP. O seminário tem por objetivo aumentar a interação entre a Poli e as empresas, para implementar serviços tecnológicos e pesquisas aplicadas para novos desenvolvimentos de interesse mútuo. Paralelamente, pretende instituir mecanismos para a efetiva transferência e utilização desses novos conhecimentos e procedimentos. O encontro vai abordar ampla temática científica e tecnológica, envolvendo assuntos como automação, controle e instrumentação, logística e transportes, entre outros. Maurício Mendonça (MCT/CNPq) dará uma palestra sobre "Fundos Setoriais" e Guilherme Ary Plonski (diretor superintendente do IPT) dará uma a respeito de "Perspectivas de Prestação de Serviços Tecnológicos da EPUSP". O evento será no Anfiteatro do Edifício "Mário Covas Júnior", que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-5430 / 5420 na Coordenação de Eventos da EPUSP ou e-mail eventos@poli.usp.br
 
 


Agenda Cultural

FOB/USP realiza Festival de Corais
A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP promove nesta quinta-feira (29), às 20 horas, no salão nobre, o II Festival de Natal - Encontro de Corais. O evento também vai iniciar as atividades relativas à comemoração dos 40 anos da faculdade, que serão completados em maio do próximo ano. Nove corais vão se apresentar no festival: Coral Centrinho, Coral Iteano, Coralusc, Coral Unesp, Conjunto Louv'Art, Coral São Manuel, Coral da Igreja Presbiteriana, Coral Tilibra e Coral Veritas. Cada apresentação terá aproximadamente 15 minutos. Ao final das apresentações todos os corais vão se reunir em frente à faculdade e juntos vão cantar a tradicional música "Noite Feliz". Como parte do evento também serão lançados o presépio e a iluminação natalina da FOB/USP. A apresentação é aberta gratuitamente à participação de toda comunidade bauruense.
Mais informações: (0XX14) 235-8385 ou 9791-2368

Programação da TV USP
Confira a programação da TV USP na semana de 26 de novembro a 2 de dezembro:

Delta Pi reprisa o debate em torno do tema "Esporte". O programa aborda questões como a importância do esporte para o País, o tratamento do esporte como empresa, a competitividade entre os atletas e a importância do esporte universitário no Brasil, entre outras. Deste debate participam os alunos da PUC Alberto de Carvalho Alves, de Economia, e Carla Di Pierro, de Psicologia, e o ex-aluno da USP Pablo Mendes Marcão, formado em Esporte. Além deles, estão presentes Kátia Rúbio, professora de Psicologia do Esporte na USP, e Walter Carmona, judoca com medalha de bronze na Olimpíada de Los Angeles. O programa é mediado por Paulo Bilkstein, formado pela Escola Politécnica da USP. Segunda-feira (26) às 22h30. Outros horários: 9 horas , 13h30, 18 horas, 22h30 e 3 horas.

Olhar da USP, inédito, Especial "José Aderaldo Castelo II". Nesse segundo programa o professor José Aderaldo Castelo continua a falar sobre sua experiência acadêmica e sobre as pesquisas e contribuições de sua atuação na universidade à literatura brasileira. Um dos grandes pesquisadores do país na área de Literatura Brasileira, o professor Castelo foi estudante da USP, formou-se na década de 40, e logo ingressou no corpo docente desta universidade. Foi diretor do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) por quase quatorze anos. Seu último livro, A unidade da Literatura Brasileira, é fruto de muitos anos de estudo das contradições entre o sentimento de unidade e a afirmação das diferenças presentes na história da Literatura Brasileira. Terça-feira (27) às 22h30. Outros horários: 9 horas, 13h30, 18 horas e 3 horas.

Pgm inédito especial - "Posse do reitor da USP", "Aula de solidariedade", "Itaú Cutural ­ Anos 70". Pgm é a revista eletrônica da TVUSP. Traz cultura, ciência e opinião pelas lentes da USP, a maior universidade da América Latina. Feito por estudantes e jovens profissionais, o programa é um espaço de experimentação e questionamento de temas quentes da atualidade. O objetivo é conciliar leveza, informação e opinião. No programa desta semana, você acompanha, entre outras as seguintes matérias: Adolpho Melfi foi eleito este mês reitor da USP. A equipe do Pgm acompanhou posse do novo administrador da universidade mais importante do país. A aula de hoje é solidariedade": este é o título do projeto que leva alunos de escolas de São Paulo a visitar entidades filantrópicas. O programa pretende conscientizar esses jovens cidadãos sobre a importância de projetos sociais e do trabalho voluntário na sociedade e, quem sabe, incentivá-los a um futuro engajamento comunitário. Quarta-feira (28) às 22h30. Outros Horários: 9 horas, 13h30, 18 horas e 3 horas.

Olhar da USP, fala sobre o "Futuro da Universidade". O programa desta semana, os professores Hernan Chaimovich, Pró-Reitor de Pesquisa da USP, e Zilda Iokói, Chefe do Departamento de História da FFLCH/USP, discutem o futuro da USP e o modelo de Universidade para o futuro, assunto que foi tema de um dos seminários do 3º. módulo do I Fórum de Políticas Universitárias da USP. A apresentação é do prof. Flávio Aguiar, do departamento de Letras da FFLCH/USP. Quinta-feira (29) às 22h30. Outros horários: 9 horas, 13h30, 18 horas e 3 horas.

2 Apês, episódio 8. 2 apês é o primeiro sitcom sobre jovens produzido por jovens. Adriana se convence de que choques elétricos emagrecem; isto traz idéias cruéis à Clara, que trata de uma criança com hiper-agressividade; Isabel descobre o mundo das Raves e Betão torna-se empresário de um astro da música pop, seu amigo Hermano. Sexta-feira (30) às 22h30. Outros horários: 9 horas, 13h30, 18 horas e 3 horas.

4X4, inédito, fala sobre a AIDS. Qual a influência da AIDS no comportamento sexual das sociedades? Em 5 de junho de 1981, o boletim do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA descreveu como cinco homens jovens haviam contraído uma forma rara e fatal de pneumonia. Desde então, 21,8 milhões de pessoas já morreram de AIDS no mundo todo. No ano passado, a AIDS matou 3 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que mais de 36 milhões tenham o vírus HIV. No Brasil, o primeiro caso foi identificado em 1982. Quando chegará a cura da AIDS? O 4x4 é apresentado pelo prof. Dr. José Martins Filho, professor da e ex-reitor da Unicamp, e de ex-presidente do CRUESP, o Conselho de Reitores das Universidades do Estado de São Paulo. Domingo (2) às 21 horas. Outros horários: segunda-feira 12h e terça-feira 1h30.

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, nº 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária. A programação é exibida todos os dias pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo, ou ao vivo pela internet em: http://www.cnu.org.br

Mais informações: (0XX11) 3091-4101, 3091-4487 ou no site http://www.usp.br/tv
 
 


Livros, Revistas e Publicações

Lançamento da revista Imaginário nº 7
O sétimo exemplar da revista Imaginário tem como tema a América Latina. Durante este ano de trabalho do Núcleo de Estudos do Imagináro (Labi) e do Núcleo Interdisciplinar do Imaginário e Memória (Nime), sediados do Instituto de Psicologia (IP) da USP, as preocupações centraram-se na abordagem crítica da produção de conhecimento acadêmico sobre o "Terceiro Mundo".
O lançamento será às 18h30 na Livraria da Vila, que fica na Rua Fradique Coutinho, 915, na Vila Madalena.
Mais informações: (0XX11) 3091-4386 ramal 22 ou pelo e-mail labi@edu.usp.br
 
 


Quadro de Avisos

Prêmio "Décio Leal de Zagottis"
Nesta quarta (28), após o início do seminário Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária: Veículos para maior Relacionamento com a Sociedade, marcado para as 8h30, o diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP, Marcos de Aguirra Massola, fará a outorga do prêmio "Décio Leal de Zagottis". Serão premiados os grupos de pesquisa da EPUSP que mais se destacaram no ano de 2001. Em primeiro lugar está o Laboratório de Redes de Computadores (LARC), composto pelos professores Wilson Ruggiero, Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho, Graça Bressan, Francisco Eneias Lemos e Denis Gabos. O segundo lugar foi para o Projeto Poli/Fonte Mirim - Projetos de Dança para a 3ª Idade e Cursos de Especialização do Programa de Educação Continuada em Engenharia (PECE), coordenado pelo professor Sérgio Médici de Eston. Em terceiro lugar ficou o Grupo Docente do Departamento de Engenharia Mecânica, pelos Programas de Extensão/Atualização oferecidos pela EPUSP, composto pelos professores Ronaldo de Breyne Salvagni, Jurandir Itizo Yanagihara, Paulo Carlos Kaminski, Marcelo Massarani e Adherbal Caminhada Netto.
Mais informações: (0XX11) 3091-5295


Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
- O serviço militar, democracia e defesa nacional: razões da permanência do modelo de recrutamento no Brasil. Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann. Dia 1º, às 9 horas
Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
- Fatores de risco associados ao tracoma em área hipoendêmica: Região Santo Amaro – Parelheiros, município de São Paulo, 1999. Rosa Kasuye Koda D’Amaral. Dia 30, às 14 horas
Mais informações: (0XX11) 3081-5091

Faculdade de Engenharia de São Carlos
Doutorado
- Arquitetura para integração de métodos para apoiar a decisão em formação de células de manufatura. Creusa Sayuri Tahara. Dia 30, às 14 horas.
Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 273-9250

Mestrado
- Avaliação da metanogênese e sulfetogênese em reatores anaeróbios em batelada e leito fixo, sob condições termofílicas. Mercia Regina Domingues. Dia 30, às 9 horas.
Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 273-9250

Escola Politécnica
Mestrado
- Estudos sobre características de misturadores de microondas. Marcelo Bender Pertononi. Dia 29, às 9h30
- Desenvolvimento do processo de cultivo de Escherichia coli RRI. Marcelo Rossi. Dia 29, às 14 horas
- Proposta de arquitetura aberta de central de atendimento. Ana Paula Cordeiro Gonçalves. Dia 29, às 14horas
- Implementação de um sensor ótico integrado de pressão baseado no interferômetro mach-zehnder (IMZ). Acácio Luis Siarkowsky. Dia 29, às 14horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-5443
 
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br