São Paulo, 28 de novembro de 2001 n.868/01.

 
ECA entra no debate
Educação-Televisão
A Escola de Comunicações e Artes (ECA), 
juntamente com a Secretaria de Educação e a 
UniRede, do MEC, fizeram parceria para discutir a 
relação entre a TV e a Educação. A missão da ECA
é capacitar docentes para atuar nesta área a partir
de 2002

 

IPT e Fapesp promovem seminário sobre Comercialização Internacional
 

Poli abre inscrições para curso de pós-graduação MBA
 

No Cepeusp, torneio de ginástica olímpica
 


Destaques

ECA participa de iniciativa para discutir educação e televisão

Camila Rossi

A Secretaria de Educação, em parceria com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e a UniRede (educação à distância do MEC), pretende discutir a relação entre educação e televisão. Nesse sentido, promove a capacitação de professores para atuar nesta área a partir de 2002. O assunto está em pauta devido ao desenvolvimento de um dispositivo eletrônico — chip de bloqueio ou seleção de programação — que permite ao usuário bloquear a recepção de determinados programas na TV.

O projeto do chip nasceu nos Estados Unidos, onde já está em prática desde 1994. No Brasil, desde 1999 está em discussão. O dispositivo funciona acoplado ao televisor possibilitando um "diálogo" entre o aparelho receptor e a central emissora de sinais. Por meio de um código de acesso, o usuário pode fazer sua própria programação. Para tanto, é preciso que o televisor seja adaptado para receber o chip.

Por isso, está em trâmite no Congresso Nacional um projeto de lei que obriga os fabricantes de TV a produzir os aparelhos já preparados para a instalação do dispositivo. Tecnicamente, o chip só poderá começar a ser implantado dois anos depois que a lei for aprovada. Pelos cálculos, essa mudança acarretaria em um aumento de R$ 50,00 no preço dos televisores.

Segundo o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da ECA-USP, "a TV aberta é fechada, a pessoa não tem a possibilidade de mexer na programação. Agora, com o chip, pode-se eliminar o que quiser na hora que quiser." O professor foi encarregado pelo Congresso Nacional de analisar o projeto da perspectiva educomunicacional — cultural, educativa e política. Sob esta ótica, defende que a educação esteja presente na programação televisiva e que os assuntos da TV sejam objeto de estudo nas escolas.

Dessa maneira, a população poderá fazer juízos mais adequados e os pais terão mais discernimento para educar seus filhos. "O chip não é um instrumento de censura, mas um instrumento de expressão para os pais." Por isso, o professor defende a obrigatoriedade do dispositivo eletrônico e o cumprimento de que a TV classifique os programas por idade. "A TV brasileira não consegue se regulamentar em termos éticos, é necessário que haja um posicionamento da família, da escola e da sociedade."

Esse compromisso social ficará mais fácil a partir da existência de profissionais qualificados para debater, nas escolas, questões televisivas. A ECA e a UNESP estarão formando 4.000 professores para lidar, em 2002, com a TV na educação. A ECA capacita 2.000 profissionais na capital e a UNESP 2.000 no interior. Talvez dessa forma, acredita Soares, "a educação seja priorizada em relação ao próprio mercado."

Mais informações: (0XX11) 3091-4784


Cursos, Seminários e Palestras

Seminários do Instituto de Física
Hoje (28) às 16 horas, no Instituto de Física (IF) da USP, acontece a palestra Estudo de colisões nucleares ultralativísticas e modelo hidrodinâmico. O palestrante é o professor Yogiro Hama, do IF e as atividades são de responsabilidade do Departamento de Física Matemática e acontecerão no Ed. Principal do IF, Ala Central, Sala Jayme Tiommo.
O seminário É tudo uma questão de contato, com o professor Ronei Miotto, do IF está marcado para as 16 horas desta sexta-feira (30). O seminário terá lugar no Ed. Alessandro Volta do IF, Sala de Seminários.
O Instituto de Física fica na R. do Matão, travessa R., 187, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-6992 / 6983 . E-mails amelia@fma.if.usp.br ou marisa@macbeth.if.usp.br

Comercialização Internacional de Tecnologia
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Fapesp promovem amanhã (29) o seminário Comercialização Internacional da Tecnologia Brasileira. O objetivo é identificar formas mais eficazes de aumentar a presença internacional da tecnologia desenvolvida no Brasil. O encontro reunirá profissionais de universidades, instituições de pesquisa e agências de fomento, empresas de base tecnológica — especialmente as instaladas em incubadoras e parques tecnológicos —, agentes de propriedade industrial e gestores de tecnologia de empresas.
Entre os participantes estão os professores José Fernando Perez, diretor científico da Fapesp, e Edgar Dutra Zanotto, coordenador do Nuplitec, Núcleo de Patentes e Licenciamento de Tecnologia, criado em 2.000 pela Fundação. Foram convidados para os debates Robert Sherwood, especialista norte-americano em licenciamento e comercialização de tecnologia de empresas, Walter Bayer, vice-presidente da General Eletric Inc, Christopher Ostrovski, empresário canadense da área de softwares aplicados às ciências biológicas, e Juliana Viegas, advogada com atuação na área de propriedade intelectual.
O seminário acontecerá das 8h30 às 17h30 no IPT, que fica na Av. Prof. Almeida Prado, 532, na Cidade Universitária.
Mais informações: (0XX11) 3838-51—4151 / 4178 ou pelo e-mail informa@fapesp.br

Pós-graduação em Engenharia Civil
O Programa de Educação Continuada (PECE) da Escola Politécnica (Poli) da USP está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de pós-graduação MBA-USP/TGP – Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios. O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento da formação de engenheiros e também para a evolução dos conhecimentos relacionados à produção de edifícios, por meio da discussão e aprofundamento dos aspectos tecnológicos e gerenciais envolvidos. No MBA-USP/TGP, com duração de dois anos, os alunos cursam quinze disciplinas, totalizando 420 horas-aula, além de realizarem e defenderem, sob orientação, uma monografia. O curso é ministrado por professores doutores do Departamento de Engenharia de Construção Civil da EPUSP – PCC.USP, e por especialistas de empresas e outras instituições de ensino. O MBA-USP/TGP está voltado a profissionais que atuam em todo o processo de produção de edifícios, em empresas construtoras, de projeto ou de gerenciamento. Atende também aos interesses de fabricantes e distribuidores de materiais e equipamentos e de empresas e instituições públicas.
Mais informações: (0XX11) 3091-5285 / 5287 / 5569 e 3816-3530 ou pelo e-mail cv_edificios@pece.org.br. Site http://www.pcc.usp.br/extensão/pos-tpg

Produção da Cultura de Soja
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba oferece o curso Tecnologia de Produção da Cultura da Soja. O programa pretende proporcionar aos profissionais de nível superior formados em Ciências Agrárias que atuam em diferentes regiões agrícolas do Brasil, a oportunidade de se especializar nos diferentes aspectos da planta, do ambiente, do manejo e do mercado, relacionados à Tecnologia de Produção da Cultura da Soja. As inscrições encerram-se hoje (28) e as atividades começam a partir de março de 2002. O local é Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba – SP.
Mais informações: (0XX19) 3417-6604 ou pelo e-mailcmsfpilo@carpa.ciagri.usp.br

Workshop aborda gestão de museus
O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP está com inscrições abertas até 3 de dezembro para o workshop Oficina de Trabalho ‘Gestão de Museus'. Dentre os assuntos abordados estarão: "Como planejar a gestão de instituições culturais: critérios, métodos e estratégias", "Como realizar diagnóstico sobre as potencialidades de recursos financeiros para os projetos culturais" e "Como avaliar os projetos comerciais ligados às instituições culturais". O MAE fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, na Cidade Universitária.
Mais informações: (0XX11) 3091-5096 ou pelo e-mailkatiafelipini@yahoo.com.br
 



Agenda Cultural

Homens de Papel
A Escola de Arte Dramática (EAD) da ECA apresenta Homens de Papel, de Plínio Marcos. O espetáculo, em cartaz até 22 de dezembro, mostra a rotina do grupo de catadores que, revoltados com a exploração do intermediário comprador de papel Berrão, querem paralisar coleta. Em meio a este cenário chega à comunidade um jovem casal com uma filha doente. Os novatos, ainda alheios à realidade do grupo, querem trabalhar duro para juntar dinheiro e levar a filha ao médico. A partir deste conflito, a trama encontra acontecimentos trágicos e reais, típicos da dramaturgia de Plínio Marcos. A peça, recomendada para maiores de 14 anos, está no Teatro Laboratório da ECA, na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 125, na Cidade Universitária, de quarta a sábado, às 21h30. Domingos às 20h30. Entrada franca. A bilheteria abre uma hora antes do início do espetáculo.
Mais informações: (0XX11) 3091-4375
 



Livros, Revistas e Publicações

Livro aborda gestão de serviços de Saúde
A Editora da USP (Edusp) e a Faculdade de Saúde Pública (FSP) convidam para o lançamento do livro Gestão de Serviços de Saúde: descentralização/Municipalização do SUS, organizado por Márcia Faria Wetphal e Eurivaldo Sampaio de Almeida. A obra pretende ser um instrumento de divulgação, consulta, apoio à reflexão crítica dos secretários municipais de Saúde, a partir da apresentação das tendências e perspectivas do pensamentos das teorias nas quais o SUS se baseia. O lançamento, às 17 horas, será na FSP, Av. Dr. Arnaldo, 715, Metrô Clínicas. São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3066-7792
 



Quadro de Avisos

XX Torneio Interuniversidades de Ginástica Olímpica
Dia 2 de dezembro, às 10h30, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) acontece o XX Torneio Interuniversidades de Ginástica Olímpica. A competição tem por objetivo a integração dos atletas universitários. Várias universidades são convidadas, entre elas a Faculdade de Educação Física de Santo André (Fefisa), universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e a Puccamp. Entrada franca. O Cepeusp fica na praça Prof. Rubião Meira, 61, na Cidade Universitária.
Mais informações: (0XX11) 3091-3361
 


Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
- Percepção a representação gráfica: a "geograficidade" nos mapas mentais dos comandantes de embarcações no Amazonas. Amélia Regina Batista Nogueira. Dia 1º, às 14 horas
Mestrado
- Imagens do poder em Sêneca. Marilena Vizentim. Dia 3, às 10 horas
- O retorno de Quetzalcóatl: contribuição ao conhecimento do culto da divindade a partir do registro arqueológico de Chichén Itzá, México. Alexandre Guida Navarro. Dia 4, às 9 horas
- Literatura infantil... mais além. A especificidade da literatura infantil como instrumento de estímulo ao desenvolvimento da linguagem. Amélia Fernandes Candido. Dia 4, às 14 horas
Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado
- Avaliação das alterações na rede de drenagem da sub-bacia hidrográfica do rio Capivari-Mirim, SP. Alessandra Gonçalves Siqueira. Dia 1º, às 8h30
Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 273-9250

Escola Politécnica
Doutorado
- Serviço robusto: uma proposta de adaptação do método taguchi para utilização em serviços. Marcelo Menezes. Dia 2, às 14 horas
Mais informações: (0XX11) 3091-5443
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br