São Paulo, 6 de dezembro de 2001 n.874/01.

Alunos brasileiros não
compreendem o que lêem

Dados divulgados ontem pelo Programa Internacional
de Avaliação de Alunos (Pisa) revelam que
estudantes com idade de 15 anos apresentam
dificuldade para entender o que lêem.
Especialistas da USP comentam o assunto

 

USP lança Programa de Conservação de Recursos Naturais

 

Seminário aborda patentes, remédios e ética na pesquisa

 

EESC discute Adequação Ambiental e Energética

 


Destaques


Estudantes brasileiros lêem, mas não compreendem

André Chaves de Melo

Segundo os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgados ontem em Brasília, os alunos brasileiros com idade de 15 anos não entendem o que lêem. Entre os 32 países que se submeteram aos testes, o Brasil ficou em último lugar. A prova mediu a capacidade de leitura dos estudantes, independente da série em que estavam matriculados.

O Pisa é um projeto internacional mantido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que tem como objetivo analisar o contexto educacional mundial por meio da análise dos resultados obtidos a partir da aplicação de testes de todas as áreas.

Em primeiro lugar ficou a Finlândia, onde os estudantes atingiram o nível 4 e em penúltimo, o México, com o nível 2, o mesmo da Rússia e da Polônia. Na média, a maioria dos brasileiros ficou no nível 1. Dos participantes, 29 fazem parte da OCDE.

Para Marcos Bagno, doutor em Lingüística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e escritor de diversos livros, entre eles Português ou Brasileiro: Um convite à pesquisa (Parábola Editorial, 182 páginas) - onde o pesquisador faz um balanço da situação da nossa língua e oferece aos professores algumas ferramentas teóricas e práticas para começarem a introduzir a pesquisa lingüística em sala de aula -, a origem do problema está no tratamento dado à língua no Brasil. "Pesquisas apontam que o grande foco do ensino de língua portuguesa está na gramática, pois a maior parte dos professores dedica setenta por cento de suas aulas às normas, quando a ênfase deveria ser na leitura e na escrita", afirma. "As más condições das instalações escolares, salas lotadas e os baixos salários são obstáculos para a atualização desses profissionais, que não têm tempo para se reciclar, pois precisam fazer jornada dupla."

De acordo com Nelio Bizzo, professor da Faculdade de Educação da USP e coordenador da área de ciências do Pisa, as questões do exame, discursivas e de múltipla escolha, foram organizadas a partir de contribuições de todos os países participantes. "As questões foram pré-testadas antes de serem aplicadas", informa. "Os testes foram feitos por alunos de escolas públicas e particulares de todos os cantos do Brasil, de Norte a Sul, de todas as classes sociais, o que torna o Pisa um indicador preciso de nosso sistema educacional", enfatiza.

Para o docente, o maior problema não é o último lugar do Brasil, mas sim que organismos internacionais conhecem melhor do que nós a realidade educacional brasileira. "Os exames nacionais, como o Enem, o Saeb e o Saresp apresentam falhas estruturais, pois se baseiam em questões de múltipla escolha que praticamente não permitem que o aluno tire nota zero", diz Bizzo. "A maior lição que a nação pode tirar do Pisa é que nós não podemos mais depender de agências internacionais para obtermos diagnósticos precisos e estatísticas significativas da educação brasileira."

O Pisa foi realizado pela primeira vez em 2000 e enfatizou os resultados em leitura. Os próximos testes ocorrerão a cada três anos. Em 2003, a prioridade será diferente: os avaliadores vão deter sua análise sobre as questões de matemática. E em 2006, a ênfase será sobre a área de ciências. O programa também pretende criar um banco de referência internacional de informações na área de educação. Na próxima edição, já confirmaram presença Chile, Peru e Tailândia.

Mais informações: (0XX11) 3091-3099, com Nélio Bizzo ou 3837-9609, com Marcos Bagno.


USP lança Programa de Conservação de Recursos Naturais

A Escola Politécnica (Poli) da USP realizou na quarta-feira (dia 5) o lançamento do Programa de Conservação de Recursos Naturais da USP (Conservusp). Na oportunidade, foi realizada a I Mostra dos Programas Pura, Pure e USP Recicla. O Conservusp é uma congregação desses três outros programas que já estão em vigor na Universidade: o Pure (uso racional da energia elétrica), o Pura (uso racional da água) e o "USP Recicla".

Durante todo o dia foram promovidas atividades com o objetivo de divulgar as iniciativas relacionadas a todos os programas e propor a elaboração de uma Política de Conservação de Recursos Naturais e Sustentabilidade para USP.

Na parte da manhã foram feitas breves exposições sobre os resultados obtidos após a implementação do Pura, Pure e USP Recicla em diversas unidades da universidade, tanto do campus da Capital quanto dos campi de Bauru, São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba e Pirassununga.

Já o período da tarde ficou reservado para a reunião dos quatro "Grupos de Trabalho", que abordaram temas como "Desafios e Perspectivas no uso de destiladores de água" e "Desafios e Perspectivas na geração de resíduos perigosos".

Os coordenadores dos programas atestam que os resultados até o momento são ótimos."Algumas empresas e principalmente municípios têm nos procurado para desenvolver projetos nos moldes daqueles com os quais estamos trabalhando", comemora o ouvidor da USP e coordenador do USP Recicla, professor Ruy Laurenti.

Mais informações: (0XX11) 3091-5503


Cursos, Seminários e Palestras


EESC discute Adequação Ambiental e Energética

O workshop Adequação Ambiental e Energética em Processos Produtivos acontece no dia 13 de dezembro, das 8 às 18 horas, na Escola de Engenharia da USP de São Carlos (EESC). Os objetivos do evento são promover a interação Universidade/Empresa e apresentar o estado da arte dos elementos e ferramentas de gestão ambiental, bem como sua aplicação na indústria. Haverá palestras, debates e mesas-redondas. As inscrições deverão ser feitas no dia do workshop, às 8 horas. Não há taxa de inscrição e os participantes receberão certificado. O evento será no Anfiteatro da EESC, na Av. Trabalhador São-Carlense, 400, Campus da USP-São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9176 ou e-mail ieasc@sc.usp.br



Patentes e Remédios; Ética na Pesquisa

O seminário Patentes e Remédios; Ética na Pesquisa recebe inscrições até o dia 11 de dezembro. O encontro, que acontece dia 12, é promovido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM). Não há necessidade de inscrição. A entrada é franca. O PROLAM fica na rua do Anfiteatro, 181, Cidade Universitário, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3589 / 3587 ou pelo e-mail prolamev@edu.usp.br



Cepeusp oferece atividades em piscina

O projeto Ácqua do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) oferece as seguintes atividades: natação, salto ornamentais, caminhada na água, hidroginástica, deep running (corrida em piscina funda) e mergulho. A comunidade USP paga R$20,00; a comunidade externa, R$ 40,00, com exceção do curso de mergulho que tem taxa diferenciada. As inscrições vão até o dia 4 de janeiro de 2002. O Cepeusp fica na praça Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo. As atividades começarão no dia 8 de janeiro de 2002.

Mais informações: (0XX11) 3091-3362



 


Quadro de Avisos


ESALQ contrata docentes

Desde o dia 14 de novembro, e por um prazo de 50 dias, estão abertas as inscrições ao processo seletivo para a contratação de docente junto ao Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da USP de Piracicaba. A contratação acontece para a categoria mínima de Professor Doutor, referência MS-3, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), com jornada de 40 horas semanais.

Mais informações: (0XX19) 3429-8622

 


Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Variação da distribuição de pressão em um Aerofólio devido ao efeito Coanda. João da Silva Soares. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0xx16) 273-9235 / 9250


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Interação homem-animal de estimação na cidade de São Paulo: O manejo inadequado e as consequências em saúde pública. Leda Maria Poni Schoendorfer. Dia 11, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Faculdade de Ciências Famacêuticas

Doutorado

Contribuição ao estudo de utilização de medicamentos em enfermaria de clínica médica e à organização de informações técnicas sobre medicamentos na instituição hospitalar. Fátima Cristiane Lopes Goularte Farhat. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3668


Instituto de Geociências

Mestrado

A utilização da metodologia 40Ar-39Ar para o estudo de reativações tectônicas em zonas de cisalhamento. Paradigma - O falhamento de Romeral nos Andes Centrais da Colômbia. César Javier Vinasco Vallejo. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4195


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
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