São Paulo, 7 de dezembro de 2001 n.875/01.



Projeto vai entender ecossistema Amazônico  
Cientistas vão estudar amplamente o impacto causado pelas mudanças de uso de solo na Amazônia enfocando dois aspectos principais: o clima e o ciclo de carbono. O projeto integra o programa Institutos do Milênio do MCT


 

FEA promove seminário internacional

 

Na TV USP especial sobre a Universidade de São Paulo


Centro Cultural promove lançamento de livro e CD

 


Destaques

 

Brasil lidera pesquisa de importância global

Paula Takada, do Jornal da USP

Dados recentes de sensoriamento remoto indicam que extensas áreas da floresta amazônica brasileira vêm sendo convertidas em pastagens e em áreas agrícolas. Com o objetivo de entender o funcionamento da Amazônia como um sistema integrado, analisando o comportamento não só da floresta como também dos rios, do solo e da atmosfera, o projeto Mudanças de Uso de Solo na Amazônia: Implicações Climáticas e na Ciclagem de Carbono — integrante do programa Institutos do Milênio, do Ministério da Ciência e Tecnologia — pretende realizar um estudo, como o próprio título diz, sobre o impacto causado pelas mudanças de uso de solo no ecossistema amazônico, enfocando dois aspectos principais: o clima e o ciclo de carbono.

Segundo Paulo Eduardo Artaxo Netto, coordenador do projeto e professor do Instituto de Física da USP, há uma relação estreita entre o comportamento do clima e os ciclos do carbono. "A variação da temperatura do planeta nos últimos 450 mil anos tem acompanhado a variação da concentração de gás carbônico na atmosfera, mostrando claramente que quem manda na temperatura são os gases de efeito estufa."

Participam do projeto 95 pesquisadores brasileiros e 12 estrangeiros. Além do Instituto de Física, outras unidades da USP estão envolvidas. É o caso do Departamento de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Entre as cooperações internacionais estão instituições como as universidades de Harvard, Cornell, New Hampshire, Califórnia e o Instituto Max Plank, na Alemanha, entre outros.

Torres de medida

A coleta de dados para a pesquisa será feita por meio de torres de medida de fluxo de carbono, umidade e calor. Com aproximadamente 60 metros de altura, essas torres são equipadas com sensores ultra-rápidos, capazes de indicar a quantidade de carbono e demais nutrientes presentes na atmosfera.

Durante um ano, a montagem e a operação de cada torre custam cerca de US$ 500 mil. "Pará, Norte do Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins foram as áreas selecionadas como fonte de dados", explica Artaxo. "Para obtermos informações de ecossistemas diversos, as torres foram colocadas em locais que apresentam diferentes situações de uso da terra." Cada uma das torres é monitorada por uma equipe local que a visita uma vez a cada dois dias, para registrar novas informações.

As medições fornecidas pelas torres serão complementadas por informações obtidas através de sensores instalados em aviões. "Para que nossos resultados sejam mais precisos, não podemos depender exclusivamente de uma técnica", justifica Netto. Aviões brasileiros, europeus e da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa) medirão a concentração de gás carbônico e de outros compostos orgânicos presentes na atmosfera a uma altitude de até 14 km.

O projeto pretende ainda fortalecer grupos de estudos ambientais nas universidades e centros de pesquisa localizados na própria região. Das 15 instituições integrantes, apenas cinco estão no Estado de São Paulo. As outras dez estão espalhadas pelos Estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins. Além disso, da verba total de R$ 4 milhões — concedida pelo MCT para ser utilizada em três anos de pesquisa — 71% serão empregados em instituições da região amazônica. "O projeto tem esse aspecto importante de disseminação da pesquisa científica e tecnológica pelo Brasil.

Além de entender o funcionamento da Amazônia como um sistema integrado, o projeto possui também outros objetivos. Um deles é estudar alternativas de uso do solo que possam minimizar o impacto ambiental do processo de ocupação da região. "Existem aproximadamente 20 milhões de pessoas morando na porção brasileira da Amazônia. Não podemos apenas constatar a destruição e não apontar alternativas de sustento para toda essa gente", afirma Netto.

Mais informações: (0XX11) 3091.016 ou e-mail artaxo@if.usp.br.


Cursos, Seminários e Palestras

 

Seminário Internacional

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP promove no dia 14 de dezembro, a partir das 14 horas, o Seminário Internacional Polycentric Institutions as a way of blending local and global knowledge, ministrado pela professora Elinor Ostrom, do Departamento de Ciência Política e da Escola de Administração Pública e Meio Ambiente da Universidade de Indiana, EUA. A professora Elinor tem tido uma participação ativa no desenvolvimento teórico de Ciências Políticas, tais como teoria de jogos, teoria de ação coletiva e análise institucional dos sistemas de irrigação e recursos florestais. Atualmente, seus interesses têm se expandido ao desenvolvimento de modelagem dinâmica de agentes tomadores de decisão e da análise do capital social, sendo este último, o tema da apresentação, que será feita em inglês. Entrada franca. A FEA fica na av. Prof. Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-3235


Agenda Cultural

 

Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP da semana de 10 a 16 de dezembro:

Delta Pi reprisa o tema Reciclagem. O programa aborda questões como a importância da reciclagem, se ela é hoje uma questão principalmente econômica ou ambiental, o papel das ONGs, atitudes que podem ser tomadas no dia-a-dia, entre outras. Deste debate participam os alunos da PUC Carlos Augusto de Lucca, do curso de Biologia e Mariana Paoli, aluna de Relações Internacionais, e da USP, Allan Dias, do curso de Biologia. Além deles, estão presentes Jorge Tenório, professor da Escola Politécnica da USP, e Walter Barrela, professor de Ciências Biológicas da PUC. O programa é mediado por Paulo Bilkstein, formado pela Escola Politécnica da USP. Segunda-feira (10) às 22h30. Outros horários: 9h, 13h30, 18h, 3h.

Especial "Universidade de São Paulo", reprise. Diversos setores da sociedade dizem o que pensam da universidade e o que esperam dela. Depoimentos de universitários, vestibulandos, trabalhadores, empresários, jornalistas, FAPESP e participantes de programas de extensão e pesquisa da USP (3a idade, cooperativas, medicina, cursos). Terça-feira (11) às 22h30. Outros horários: 9h, 13h30, 18h, 3h.

Pgm, inédito, traz as matérias: " Projeto 'Escreve cartas'", "Direitos Humanos", "Teatro: 'Homens de Papel'", "Refugiados de Guerra". O Pgm desta semana mostra o drama de ser um refugiado de guerra. Chegar a um país desconhecido e construir uma nova realidade. Mas, com a ajuda do Instituto de Psiquiatria da USP e da Cáritas essa tarefa pode ficar mais simples. Os extremos da comunicação: de um lado as pessoas que não vivem sem a Internet, seus emails, chats e ICQs. De outro, analfabetos procuram voluntários que redigem cartas para quem não sabe escrever: trata-se do serviço "Escreve Cartas" oferecido pelo Poupatempo, em São Paulo. A USP sediou, em dezembro, o Simpósio Internacional de Direitos Humanos no Mercosul. A equipe do Pgm foi conferir as opiniões dos especialistas brasileiros e estrangeiros. Os alunos da EAD, a Escola de Arte Dramática da USP, apresentam um espetáculo sobre a difícil vida dos catadores de papel. Apoiando-se no texto de Plínio Marcos, a interpretação dos atores transmite a sensação de realidade. Eles passaram dois meses nas ruas convivendo com catadores de papel para criar as personagens. Quarta-feira (12) às 22h30. Outros horários: 9h, 13h30, 18h, 3h.

Olhar da USP, reprise, sobre Política Internacional. Esta semana, o Olhar da USP discute o atual panorama da política internacional, com os professores Istvan Jancsó, do departamento de História da FFLCH/USP, e Gilberto Dupas, coordenador geral do GACINT/USP (Grupo de Conjuntura Internacional). Eles falam sobre as perspectivas e as rupturas que conhecemos após os ataques terroristas de 11/09. A apresentação é do prof. Flávio Aguiar, do departamento de Letras da FFLCH/USP. Quinta-feira (13) às 22h30. Outros horários: 9h, 13h30, 18h, 3h.

2 Apês, reprise do episódio 10, "O Despejo". O prédio será demolido em função da construção de um shopping center. Todos serão despejados. É tempo de pensar no futuro e lutar por um ideal comum. Ao centro da história, um deputado corrupto supostamente defensor do progresso. Sexta-feira (14) às 22h30. Outros horários: 9h, 13h30, 18h, 3h.

4X4, inédito, sobre o tema "Fim do mundo". A transformação da terra pela ação da espécie humana alcançou uma escala sem precedentes no século 20, com alterações dramáticas na composição química da atmosfera, na exploração dos oceanos e no funcionamento dos ecossistemas terrestres. Quase metade da superfície terrestre não coberta por gelo já foi profundamente modificada; 65% dos pesqueiros marinhos estão chegando ao limite de sua capacidade produtiva; a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera cresceu 30% e cerca de metade das reservas de água potável já foram utilizadas. Água, biodiversidade e carbono já estão se transformando nas grandes "commodities" das próximas décadas e desempenharão papel central nas negociações políticas e comerciais internacionais. Quem são os responsáveis por estas destruições? Há o que fazer para salvar a natureza? Nosso planeta tem cura? Convidados: André Wagner Oliani Andrade - UNICSUL - Prof. da UNICSUL. Engenheiro Químico pela UMC. Mestre em Ciências pelo IPEN da USP, ligado ao Gerenciamento Ambiental nas Áreas de Resíduos Sólidos e Rejeitos radioativos; Adrian Ribanic - PUC - Prof. do departamento de Sociologia da Puc. Antropólogo pela PUC; Afonso Carlos Neves - UNIFESP - Neurologista, é coordenador do Projeto Kiron (de humanização e ecologia) da UNIFESP. É também membro do Institute of Noetic Sciences, que representa o Brasil no Projeto Millenium, organizado pela ONU com o objetivo de avaliar o impacto as ações do homem para os próximos 25 anos no mundo; Isak Kruglianskas - USP - Prof. da Faculdade de Economia e Administração da USP. Membro do PGT-FIA (Programa de Gestão Tecnológica da Fundação Instituto de Administração). O 4x4 é apresentado pelo prof. Dr. José Martins Filho, professor da UNICAMP, Exerceu ainda os cargos de reitor da UNICAMP e de presidente do CRUESP, Conselho de Reitores das Universidades do Estado de São Paulo. Domingo (16) às 21h. Outros horários: segunda-feira 12h e terça-feira 1h30.

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo. A programação é exibida todos os dias pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo, ou ao vivo pela internet no endereço: http://www.cnu.org.br

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 ou site http://www.usp.br/tv

 


Livros, Revistas e Publicações

 

Lançamentos no Centro Cultural São Paulo

A Secretaria Municipal da Cultura do município de São Paulo promove nesta terça (11) dois lançamentos: o livro Camargo Guarnieri - O Tempo e a Música, do músico Flávio Silva e o CD duplo 50 Ponteios, da pianista Lais de Souza Brasil.

O evento acontece às 20h30 na Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo, e tem entrada franca. No início haverá execução de obras de Camargo Guarnieri e um recital de Lais Brasil. Na seqüência, Flávio ministrará uma palestra abordando aspectos da vida e obra do compositor paulista Camargo Guarnieri, nascido em Tietê (1907/1993). No final do evento, os artistas farão uma sessão de autógrafos. O livro de Flávio Silva está sendo vendido por R$ 60,00 e o CD de Lais por R$ 20,00. O Centro Cultural São Paulo fica na Rua Vergueiro, 1000, Paraíso.

Mais informações: (0XX11) 3277-3611, ramal 250 ou site http://www.prodam.sp.gov.br/ccsp

 

 


Teses e Dissertações

 

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Avaliação da diversidade microbiana de consórcios anaeróbios enriquecidos a partir de amostras de sedimento lacustre na degradação anaeróbia do TCE, empregando-se a técnica de DGGE. Gunther Brucha. Dia 10, às 14 horas.

- Micrometeorologia do manguezal e o impacto do desmatamento em Bragança-PA. João Batista Miranda Ribeiro. Dia 10, às 14 horas.

- Simulação computacional de uma estrutura anatômica - o pulmão - para processamento e controle de qualidade. Leandro Alves Neves. Dia 12, às 10 horas.

- A função barreira logarítmica associada ao método de Newton modificado para a resolução do problema de fluxo de potência ótimo. Vanusa Alves de Sousa. Dia 12, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250

 

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

- Saúde e açúcar. História, economia e arquitetura do Hospital do Açúcar de Alagoas, 1950-1960. Márcia Rocha Monteiro. Dia 11, às 9 horas

- A república dos antigos e a república dos modernos. Paulo Levorin. Dia 11, às 14 horas

Mestrado

- O niilismo de Schopenhauer. Jalee Oliveira Silva Salviano. Dia 12, às 9 horas

- A formação das elites numa Vila Colonial Paulista, Mogi das Cruzes (1608-1646). Madalena Marques Dias. Dia 12, às 10 horas

- A construção de uma sensibilidade: o hábito de leitura nas obras de Teresa D’Ávila. Jacqueline Kéthere Rocha. Dia 12, às 14 horas

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Escola Politécnica

Doutorado

- Contribuições ao estudo de índices de capacidade de processos. Gladyz Dorotea Cacsire Barriga. Dia 10, às 14 horas

- Contribuição ao estudo da durabilidade de concretos produzidos com resíduos de concreto e alvenaria. Salomão Mony Levy. Dia 10, às 14 horas

- Delimitação de curvas de evaporação de sistemas de solventes. Elisete Rocaccia. Dia 11, às 9 horas

- Estaca piloto intrumentada: uma ferramenta para o estudo da capacidade de carga de estacas quando submetidas a esforços axiais de compressão. Adriano Souza. Dia 12, às 9 horas

Mestrado

- Modelagem paramétrica de comportas hidráulicas: análise de tensões e estabilidade estrutural. Germano Galvarrão de Freitas. Dia 10, às 14 horas

- Emprego de sistemas especializados em sistemas supervisórios de automação industrial. Alexandre Acácio de Andrade. Dia 11, às 9 horas

- Influência de altas concentrações de sulfato no tratamento de esgoto pelo processo de lodos ativados convencional. Helvécio Carvalho de Sena. Dia 11, às 9 horas

- Subsídio para as tomadas de decisão relativas à escolha dos elementos do canteiro de obras. Allan Birbojm. Dia 11, às 16h30

- A dimensão cognitiva da ergonomia na avaliação de sistemas computacionais. Ismael da Silva. Dia 12, às 14 horas

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Direito

Mestrado

- Responsabilidade das entidades prestadoras de serviços públicos. Ruth Helena Pimentel de Oliveira. Dia 12, às 14h30

Mais informações: (0XX11) 3111-4004

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorado

- Estudo empírico para mensurar aspectos da harmonização entre as práticas e normas contábeis utilizadas pelas empresas argentinas, brasileiras e colombianas. Patricia Gonzalez Gonzalez. Dia 11, às 14 horas

Mestrado

- Uma contribuição ao estudo da incidência dos custos de conformidade às leis e disposições tributárias: um panorama mundial e pesquisa dos custos das companhias de capital aberto no Brasil. Aldo Vincenzo Bertolucci. Dia 10, às 14 horas

- Proposta de um sistema de custos para as universidades federais brasileiras fundamentado no activity based costing: uma abordagem de controladoria estratégica. Maria da Glória Arrais Peter. Dia 12, às 14 horas

Mais informações: (0XX11) 3091-5811

Faculdade de Ciências Famacêuticas

Doutorado

- Imunoseleção de clones de genoteca de cDNA de ‘Schistosoma Mansoni’ através de anicorpos dissociados de imunocomplexos. Luiz Carlos Pedrosa Valli. Dia 11, às 14 horas

- Anemia na insuficiência renal crônica e suas implicações na distribuição de zinco corporal. Denise Mafra. Dia 11, às 14h30

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


 

Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Lins Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br