São Paulo, 21 de dezembro de 2001 n.885/01.



Comissão lança site
dedicado a deficientes
Além de trazer informações sobre
assuntos ligados à deficiência física,
o site permite ao usuário fazer sugestões
para melhorar a qualidade de
vida desta comunidade
nos campi da USP



Instituto de Estudos Avançados tem novo diretor


FM oferece curso de Especialização em Medicina do Trabalho


TV USP apresenta programa sobre Preconceito




Destaques


Comissão lança site na Internet dedicado a deficientes

André Chaves de Melo

A Comissão Permanente para Assuntos Relativos às Pessoas Portadoras de Deficiência da USP acaba de lançar oficialmente o seu site. O endereço http://www.cecae.usp.br/usplegal será um espaço na internet onde os deficientes - alunos, professores, funcionários e comunidade em geral - poderão obter informações e fazer sugestões sobre alternativas para melhorar a qualidade de vidas destas pessoas dentro da Cidade Universitária e nos campi da USP no interior. O lançamento aconteceu na última terça-feira (18) em uma reunião especial que aconteceu na sede da Coordenadoria Especial de Cooperação Universitária e Atividades Especiais (Cecae) da USP.

Além do lançamento oficial do site, o grupo discutiu uma série de medidas que deverão ser tomadas a médio e longo prazo, como a criação de novas instalações no sentido de atender melhor a população deficiente, campanhas de conscientização para que todos colaborem na conservação e funcionalidade do que for sendo modificado, contratação de estagiários para detectar melhor os pontos que apresentam maiores dificuldades, principalmente de acesso, e o papel da comissão enquanto centro de sugestões, pedidos de resolução de problemas e demandas. "Houve o caso de uma estudante de Ribeirão Preto que sofreu um acidente e ficou tetraplégica, o que tornava sua permanência sozinha, longe da família, inviável", relata Sérgio Muniz Oliva Filho, coordenador da Cecae e professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME). "Como seus familiares moram em São Carlos, demos um parecer favorável ao seu pedido de transferência para outro curso, oferecido pela USP naquela cidade, o que foi aceito pelas unidades e pela Pró-Reitoria de Graduação, reforçando o papel da comissão de atendente de demandas específicas."

Para levantar mais informações sobre as necessidades dos deficientes serão selecionados cerca de 40 estagiários, que atuarão nos seis campi da USP, registrando as áreas e situações que deverão ser modificadas. "Os estudantes receberão bolsas e serão treinados para saber o que olhar e como fazer entrevistas", explica Oliva. "Maçanetas difíceis de abrir, banheiros cujas peças ficam em alturas inadequadas, número e posição inadequada das vagas de estacionamento especiais para deficientes, rampas, corrimãos e elevadores fora dos padrões ideais, tudo isso será diagnosticado pela comissão por meio do trabalho dos estagiários."

Após o diagnóstico, as mudanças necessárias serão propostas para as unidades e prefeituras dos campi. O trabalho também será acompanhado por uma campanha, com o slogan USP Legal: Para pessoas com redução de mobilidade. "Uma das peças da campanha que já está pronta. É uma filipeta que será colocada pela Guarda Universitária nos automóveis das pessoas que estacionarem irregularmente nas vagas especiais, como forma de conscientização", explica Sérgio. "Trata-se, portanto, de um esforço de vários setores da Universidade no sentido de oferecer melhores condições de vida para as pessoas que possuem necessidades especiais."

Histórico

A idéia de se criar a comissão surgiu em 1998, por iniciativa de Lígia Assumpção Amaral, professora do Instituto de Psicologia (IP). Com o apoio da reitoria foi feito um estudo teórico inicial e, posteriormente, uma pesquisa de campo, a qual, a partir de depoimentos de diferentes atores institucionais, permitiu diagnosticar as formas e procedimentos utilizados na Universidade para tratar do tema.

Muitos alunos e ex-alunos do IP colaboraram na coleta e análise de dados, sendo que três deles - Felipe Calderón Roas, Letícia Morais Fabri e Vânia Aparecida Calado - são co-autores da pesquisa. Após o término dessa fase, teve início a elaboração da proposta de implementação da política, etapa que contou com assessoria da professora Rosita Edler Carvalho, especialista da área de políticas públicas em sua interface com a temática da deficiência e ex-secretária nacional de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC).

Mais informações: (0XX11) 3091-4495 ou e-mail usplegal@edu.usp.br.

 

Gerhard Malnic é o novo diretor do Instituto de Estudos Avançados

Da redação, Agência USP

O fisiologista e biofísico Gerhard Malnic foi eleito na segunda-feira (dia 17) como novo diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Malnic é professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e foi o primeiro colocado na lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo do Instituto e submetida ao reitor Adolpho José Melfi. Os outros dois nomes indicados na lista eram dos professores Imre Simon, do Instituto de Matemática e Estatística (IME), e Magda Carneiro Sampaio, do ICB. Malnic assume o cargo no lugar do professor Alfredo Bosi, cujo mandato terminou este mês.

Ao longo dos 16 anos de existência do IEA, Malnic participou várias vezes do Conselho Deliberativo do instituto. Pesquisador de renome internacional, tem trabalhado na área de fisiologia renal e biofísica de epitélios. Implantou laboratório de micropunção e microperfusão renal, abordando os mecanismos de transporte de potássio ao longo do néfron, e de acidificação tubular. Estudou o papel do sódio, fatores hormonais, alterações do equilíbrio ácido-base e drogas nefrotóxicas na reabsorção de bicarbonato. Tem trabalhado recentemente no desenvolvimento de metodologia para a determinação do pH celular por microfluorimetria.

Possui mais de 100 trabalhos completos publicados em revistas internacionais, além de um livro sobre fisiologia renal e colaboração em outros. Já formou oito mestres e 12 doutores. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1979 e integra ainda a Academia de Ciências da América Latina e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia; secretário geral da Asociación Latinoamericana de Ciencias Fisiológicas e "lecturer" do XXX International Congress of Physiological Sciences, em Vancouver, Canadá (1986).

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442 ou e-mail mbellesa@usp.br, com Mauro Bellesa ou site http://www.usp.br/iea

 


Cursos, Seminários e Palestras


Curso de Especialização em Medicina do Trabalho

De 2 de janeiro a 15 de fevereiro é o prazo para a inscrição no Curso de Especialização em Medicina do Trabalho, promovido pela Faculdade de Medicina (FM) da USP. O curso objetiva desenvolver análise crítica dos processos de trabalho e suas implicações na saúde do trabalhador e formar especialistas médicos de alto nível para atuarem em saúde ocupacional nos vários setores da economia brasileira, preparando-os não só para os assuntos técnicos, mas também para outros temas que importam na solução dos problemas de saúde em ambiente de trabalho, tais como: Ciências Sociais, Psicologia do Trabalho. A taxa é de R$ 100,00. O evento será no Instituto Oscar Freire, rua Teodoro Sampaio, 115, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7454 ou pelo e-mail webmaster@netsim.fm.usp.br


Sustentabilidade e desenvolvimento urbano na FAU

De 1º de janeiro a 8 de outubro de 2002 estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional NUTAU'2002 - Sustentabilidade, Arquitetura e Desenho Urbano, que acontece entre no período de 7 e 11 de outubro na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. O evento é destinado principalmente a especialistas em pesquisas no campo da sustentabilidade de edifícios e do desenvolvimento urbano. A FAU fica na Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-3209 / 3082 ou e-mail nutau@org.usp.br ou site http://www.usp.br/nutau/nutau.htm


Agenda Cultural


Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP na semana de 24 a 30 de dezembro:

O Delta, Pi - desta semana propõe o debate em torno do tema "Esporte". O programa aborda questões como a importância do esporte para o país, o tratamento do esporte como empresa, a competitividade entre os atletas e a importância do esporte universitário no Brasil, entre outras. Deste debate participam os alunos da PUC Alberto de Carvalho Alves, de Economia, e Carla Di Pierro, de Psicologia, e o ex-aluno da USP Pablo Mendes Marcão, formado em Esporte. Além deles, estão presentes Kátia Rúbio, professora de Psicologia do Esporte na USP, e Walter Carmona, judoca com medalha de bronze na Olimpíada de Los Angeles. O programa é mediado por Paulo Bilkstein, formado pela Escola Politécnica da USP. Segunda-feira (24), às 22h30. Outros horários: às 9, 13h30, 18 e 3 horas.

Especial - reprisa o programa que tem como tema: "Tatit + Wisnik".Quanto dura um programa de televisão? Um ano? Cinco? O ENSAIO está no ar desde 1969, com uma receita simples: valorizar o entrevistado e não esconder erros. O resultado é a mensagem limpa, sem ruídos, sintetizado em uma frase: "Abaixo À arte, viva a vida!". Luiz Tatit e José Miguel Wisnik são músicos e professores universitários, uma combinação que cria letras refinadas e melodias emocionantes. O talento dos mestres cantores é o foco deste documentário, uma homenagem da TV USP ao ENSAIO e a Fernando Faro, seu criador, refêrências na história da televisão e da música no Brasil. Apure seus sentidos e deixe-se hipnotizar, desde início, nesta viagem entre o som e o sentido. Terça-feira (25), às 22h30. Outros horários: às 9, 13h30, 18 e 3 horas.

"Pgm", inédito, traz como matérias "Libras: Um Dicionário para surdos"; "Reciclagem de pilhas e baterias"; "Museu do Cinema" e "Ano Internacional do Voluntário".
- LIBRAS, uma enciclopédia ilustrada trilíngüe que a EDUSP lançou no Brasil, é um dicionário para portadores de deficiências auditivas. O Pgm mostra como é esta enciclopédia da linguagem dos sinais.
- Qual é o destino das 800 milhões de pilhas produzidas no Brasil a cada ano? Para a maioria de nós a resposta é simples: a lata do lixo. Mas, já existe uma solução mais ecológica para o problema.
- Já chegamos à era do cinema digital. Porém, na contramão da tecnologia ainda existem pessoas que suspiram pela sétima arte à moda antiga: vamos conhecer o Museu do Cinema.
- O Ano Internacional do Voluntário terminou. Mas, as ações filantrópicas vão continuar? Será uma tendência que veio para ficar ou um mero modismo? O Pgm mostra o balanço das ações filantrópicas em 2001.
Quarta-feira(26), às 22h30. Outros Horários: às 9, 13h30, 18 e 3 horas.

O Olhar da USP - desta semana, traz o tema "Política Internacional", inédito, com os professores Nicolau Sevcenko (História/USP) e Oliveiros Ferreira (Ciência Política/USP). Eles analisam as transformações que o mundo sofreu após os ataques terroristas aos EUA, do ponto de vista geopolítico e de relações de poder; além de discutirem a intervenção da revolução da microeletrônica em todo esse processo. A apresentação é do professor Flávio Aguiar, do departamento de Letras da USP. Quinta-feira (27), às 22h30. Outros horários: às 9, 13h30, 18 e 3 horas. Sábado e Domingo, às 22h30 e 3 horas.

2 Apês - reprisa o Episódio 02 - "Mauro Fica Famoso". Seu tema central é o amor, além de declarações inesperadas e beijos roubados. Mauro é confundido com Bráulio Pedroso, um famoso cineasta e a partir daí se desenvolve toda a ação. Com Daniel Dottori, Erika Coracini, Henrique Pessoa, Hugo Napoli, Leonardo Cortez, Manoela Amaral, Otávio Filho e Roberta Estrela D¹alva. Sexta-feira (28), às 22h30. Outros horários: às 9, 13h30, 18 e 3 horas.

4X4 - reprise com o assunto "Preconceito". Homossexuais, mulheres, negros, nordestinos, gordos, índios, analfabetos, pobres. Em muitos casos, a própria existência de rótulos revela o preconceito, explícito ou disfarçado, violento ou não. Para 73% dos presidentes e diretores de empresas a obesidade é uma barreira para contratação (Grupo Catho). A cada 2 dias um gay, travesti ou lésbica é assassinado, vítima do preconceito (Grupo Gay da Bahia, 2001). 44,5% dos brasileiros são não-brancos - negros ou mestiços. A população pobre brasileira é composta por 63,63% de negros e 35,95% de brancos. Domingo (30), às 21 horas. Outros horários: segunda-feira (31), às 12 horas e terça-feira (1º), às 1h30.

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, nº 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária. A programação é exibida todos os dias pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo, ou ao vivo pela internet em: http://www.cnu.org.br

Mais informações: (0XX11) 3091-4101, 3091-4487 ou no endereço http://www.usp.br/tv


Quadro de Avisos


Professora da FOB/USP participa de Congresso em Fortaleza

A professora do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), Nilce Emy Tomita, participou de um congresso realizado pela Associação Brasileira de Odontologia de Promoção de Saúde (ABOPREV). O evento, que aconteceu em Fortaleza no mês de novembro, teve como tema "Transdisciplinaridade, Complexidade e Promoção da Saúde Bucal". Dentro da programação, no simpósio "A Doença Cárie em uma visão Transdisciplinar", a professora Nilce apresentou o tema "Determinantes Sócio-Comportamentais da Doença Cárie". Segundo ela, o congresso da ABOPREV abordou um olhar transdisciplinar sobre a saúde bucal. O assunto foi alvo de diferentes pesquisadores que prestaram contribuições na área social, psicológica e deram destaque as inter-relações entre as disciplinas. "Todos os conferencistas tiveram a oportunidade de interagir entre si e também com os participantes do evento", conclui Tomita. O próximo congresso da ABOPREV será realizado, ano que vem, em Campinas.

Mais informações: (0XX14) 235-8385 ou 97912368


Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Desenvolvimento de algoritmos para correção do efeito "Heel" nas imagens manográficas. Marcelo Zachetta do Nascimento. Dia 7, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250



Escola Politécnica

Mestrado

- Concepção de bases cartográficas para projetos de engenharia. Ivan Valeije Idoeta. Dia 9, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

- Identificação de fatores envolvidos na regulação da biossíntese de amilases em 'aspergillus oryzae nrrl 692'. Mariana Biancocini. Dia 16 às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Camila Lins Rossi, Cauê Muraro caueagen@usp.br, Júlio Bernardes, Marcelo Gutierres msg@usp.br e Tatiana Martins Peñuela tpenuela@usp.br