São Paulo, 03 de janeiro de 2000 n.497/00.
Novo aparelho 
ortopédico infantil
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto desenvolveram um aparelho que vem tratando com sucesso doenças ortopédicas que acometem a região do quadril de crianças. O Artrodistrator substitui tratamentos convencionais, inclusive grandes cirurgias.

Escola de Educação Física e Esporte oferece cursos para crianças e adultos
 

Centro Maria Antonia realiza Oficinas de Artes
 


Destaques

USP de Ribeirão Preto desenvolve aparelho para doença ortopédica infantil
        Pesquisadores do Setor de Bioengenharia e Ortopedia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP) desenvolveram um novo aparelho que vem tratando com sucesso doenças ortopédicas que acometem a região do quadril de crianças. Trata-se do Artrodistrator, que vem substituindo os tratamentos convencionais, que chegam a incluir grandes cirurgias.
        De acordo com os especialistas, a região do quadril é a mais atingida por doenças ortopédicas nas pessoas que estão em fase de desenvolvimento (crianças ou adolescentes). As causas são de origens diversas: traumas, infecções, doenças metabólicas, displásicas, congênitas ou mesmo de etiologias desconhecidas. Elas atuam na articulação do quadril, lesando, principalmente, a cabeça do fêmur (grande osso da coxa). Segundo o professor José B. Volpon, especialista em ortopedia pediátrica do Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia da FMRP e coordenador da equipe da Bioengenharia, para tratar a doença de Legg-Calvé-Perthes (uma das mais freqüentes e com alto poder lesivo) os médicos usam tratamento sintomático, definitivo precoce (não cirúrgico e utilizando gesso) ou definitivo precoce cirúrgico (osteotomia - corte no osso).
        Com a utilização do Artrodistrator, os pesquisadores conseguiram diminuir o tempo de duração da doença que ataca, principalmente, a cabeça do fêmur. Como ele afasta esse osso do acetábulo — região óssea do quadril à qual está articulado o fêmur — a área lesada fica protegida de novas deformações. Esse fato propicia a aceleração do processo de revascularização do local doente, acelerando também a reossificação necessária. Além da vantagem do tempo de cura, a terapia envolve cirurgia de pequeno porte ao paciente que, desde os primeiros dias de uso do aparelho, é incentivado a caminhar evitando que fique confinado ao leito.
        No Hospital das Clínicas da FMRP, a equipe vem tratando de crianças entre seis e 13 anos com um tempo médio de três meses de utilização do Artrodistrator. O paciente é internado para a colocação do aparelho sob anestesia para a devida adaptação e retorna, a cada dois meses, para avaliação e exames radiográficos.
        O Artrodistrator é um dispositivo mecânico fixado externamente em dois pontos do corpo: na pelve e no fêmur. De acordo com o bioengenheiro Antônio Carlos Shimano, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aparelho, os pinos são fixados nos ossos percutaneamente, ou seja, atravessando a pele. "Por meio de uma regulagem específica, provoca-se um afastamento dos ossos envolvidos na articulação coxofemural, o que permite o alívio de cargas aplicadas nessa articulação sem impedir os movimentos do paciente, como a deambulação", explica Shimano.
        Mais informações: ( (0XX16) 633-3063.


Cursos, Seminários e Palestras 

Uso e abuso de álcool e drogas
        O Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP) organiza o VI Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e o V Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, entre os dias 17 e 21 de abril, cujo tema será Uso e abuso de álcool e drogas: um desafio para todos. Durante o evento haverá apresentação de trabalhos relacionados ao tema, cujos resumos devem ser enviados até o dia 13 de janeiro ao próprio Departamento, na Av. dos Bandeirantes, 3900, CEP 14040-902, Ribeirão Preto.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3390/3247, fax 633-3271, e-mail margarit@glete.eerp.usp.br .

Oficinas de Artes na Maria Antonia
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, como parte de sua programação de férias, realizará as seguintes Oficinas de Artes nos meses de janeiro e fevereiro: Artes integradas, de 17 a 28 de janeiro; Tridimensionais - mãos a obra, de 17 a 28 de janeiro; Mosaico, de 20 a 28 de janeiro; 500 anos de arte no Brasil, de 31 de janeiro a 17 de fevereiro; Fotografia e viagem nas trilhas de Mario de Andrade, de 17 de janeiro a 28 de fevereiro; Dança Flamenca, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro; Música, de 18 de janeiro a 15 de fevereiro; e Capoeira e percussão, de 31 de janeiro a 15 de fevereiro.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538, e mail mariantonia@edu.usp.br

Educação Física e Esporte
        Entre os dias 3 e 7 de janeiro, a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP receberá inscrições para cursos comunitários, destinados a crianças e adultos.
        Para crianças, serão oferecidos Natação para crianças, Aprendendo a nadar, Escola de formação esportiva, Judô, Natação para pessoas portadoras de deficiência física e sensorial e Atividade física adaptada ao portador de asma.
        Para os adultos, estão disponíveis os cursos Educação física para adultos de 20 a 59 anos, Atividade física para Terceira Idade, Judô, Natação para adultos, e Natação para pessoas portadoras de deficiência física e sensorial. As inscrições podem ser feitas no Serviço de Cultura e Extensão da EEFE, na Av. Prof. Mello Moraes 65, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3182, com Cícero ou Rosângela.

Enfermagem Obstétrica
        O Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem (EE) da USP receberá, entre os dias 10 e 21 de janeiro, as inscrições para a prova de seleção do V Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica, que acontecerá entre os dias 13 de março e 31 de agosto. A prova exigirá conhecimentos em enfermagem obstétrica, em nível de graduação. As inscrições devem ser feitas no Serviço de Cultura e Extensão da EE, na Av. Prof. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, sala 10, Cerqueira César.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7531.


Teses e Dissertações 

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Evolução de ácidos graxos e do perfil da textura durante a maturação de queijo prato. Verapaz Asuncion Avelina Gonzáles Sánchez. Dia 6/1, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi.