São Paulo, 17 de janeiro de 2000 n.501/00.

 
Banco de Dados mostra a geografia do Alto Tietê
O Instituto de Geociências concluiu um extenso Banco de Dados Espaciais da Bacia do Alto Tietê. Os mapas, com imagens obtidas por satélite, fornecem informações geológicas e de uso e ocupação do solo. O material servirá de base para trabalhos técnicos e pesquisas científicas.  

Programa para tratamento da obesidade no Cepeusp
 

Centro Universitário Maria Antonia oferece vários cursos de férias
 

Cursos de curta duração na Escola do Futuro


Destaques

Laboratório do Geociências conclui Banco de dados do Alto Tietê

        O Laboratório de Informática Geológica (LIG) do Instituto de Geociências da USP acaba de concluir um Banco de Dados Espaciais da Bacia do Alto Tietê, na região metropolitana de São Paulo. O levantamento foi feito numa área de oito mil quilômetros quadrados onde estão localizados 38 municípios e, aproximadamente, 18 milhões de habitantes. O trabalho, iniciado em julho de 1998, já está disponível no Laboratório em versão impressa. Trata-se de um conjunto de mapas com informações geológicas e de uso e ocupação do solo, entre outras.
        De acordo com o coordenador do projeto, professor Arlei Benedito Macedo, do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências da USP, o objetivo é disponibilizar, em breve, todo o material na Internet. "Já temos à disposição dos interessados a publicação em dois tamanhos diferentes (A3 e A1)", informa. O material é composto por 18 ma-pas com imagens do satélite LANDSAT, captadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo o professor, o Banco de Dados Espaciais da Bacia do Alto Tietê contém informações que podem servir de base para trabalhos técnicos e pesquisas científicas. "Em breve o material deverá ser utilizado para traba-lhos em educação ambiental em escolas da região", diz Macedo.
        As imagens do satélite constantes na publicação permitem, por exemplo, vi-sualizar áreas de solo exposto, áreas edificadas, áreas vegetadas e água, ressaltando a rede hidrográfica; distinção entre tipos de cobertura vegetal; estruturas geomorfológicas; mapas geológicos e imagens tri-dimensionais que mostram o relevo e sua relação com a hidrografia; mapas de uso e ocupação do solo; mapas de áreas com riscos de enchentes e mapas de susce-tibilidade à erosão, entre outros.
        O projeto do Banco de Dados Espaciais da Bacia do Alto Tietê foi to-talmente desenvolvido no Laboratório de Informática Geológica do Instituto de Geociências. "Hoje, temos cerca de 40 projetos em andamento, a maioria teses de mes-trado e doutorado, projetos acadêmicos e de prestação de serviços a órgãos governamentais", calcula Macedo, responsável pela área de Geoprocessamento do LIG. O Laboratório está equipado para desenvolver projetos nas áreas de Geoprocessa-mento, Processamento e Interpretação de Imagens multiespectrais, Geofísica Aplicada, Geohidrologia, Geomatemática e Modelagem matemática de jazidas minerais. Localizado numa área de aproximadamente 110 metros quadrados, o LIG está equipado com computadores Pentium e duas workstations (estações de trabalho) em linguagem UNIX, ligadas à rede do Instituto de Geociências, o que permite que o acesso seja feito por um simples PC. "Todos os programas utilizados são de última geração", afirma Macedo.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4231 ou 818-4138; E-mail: abmacedo@usp.br

Tratamento não medicamentoso da obesidade no Cepeusp

        Estão abertas até o dia 31, as inscrições o Tratamento não Medicamentoso da Obesidade que acontece no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). O programa será promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Obesidade e Exercícios Físicos (Neobe) que, desde 1994, realiza pesquisas sobre como melhorar o tratamento da obesidade.
        O objetivo do programa é contribuir para o emagrecimento sem impor dietas restritivas e exercícios físicos intensos. A reeducação alimentar é feita através de alterações leves e graduais na vida diária e de forma individualizada.
        O tratamento é dividido nos seguintes grupos: adolescentes (de 12 a 16 anos), terças e quintas-feiras, das 14horas às 16h30; adultas (maiores de 17 anos), segundas e quartas-feiras, das 7 às 9 horas; pais de crianças obesas (até 12 anos), terças-feiras, das 19h30 às 22 horas.
        As inscrições devem ser feitas pessoalmente na sala 7 do Velódromo no Cepeusp, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3306.


Cursos, Seminários e Palestras

Corpo e movimento
        Hoje (17) é o último dia de inscrições para o curso de verão Corpo e Movimento Taichi/Gestalt e Relaxamento, oferecido pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP, que acontecerá de 4 a 25 de fevereiro, sempre às sextas-feiras, das 14 horas às 16h30. O curso, destinado a profissionais graduados das áreas de Saúde, Artes e Educação, oferece técnicas terapêuticas e complementares servindo de base para vivenciar e pensar o corpo como totalidade.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4172

Cursos de férias no Ceuma
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP está com inscrições abertas para seus cursos de férias:
        Artes Integradas, de 17 a 28, às segundas, quartas e sextas- feiras, das 15 às 17 horas (para crianças) e das 19 às 21 horas (para adultos). O curso trabalha os processos de criação e percepção através da sensibilização e descoberta das possibilidades plásticas e expressivas do corpo e desenho.
        Tridimensionais – Mãos à Obra, de 17 a 28, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 16 às 19 horas. O curso visa proporcionar a criação de esculturas e objetos tridimensionais, utilizando materiais diversos e linguagem contemporânea, abrangendo o esculpir, o pintar, o modelar e o recortar.
        Mosaico, de 20 a 28, às quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 12h30 ou das 19h30 às 21h30. Pretende apresentar, por meio de imagens, o panorama histórico desta técnica, dentro da civilização ocidental. Além de informar e praticar as etapas de execução de um mosaico feito de forma direta.
        Fotografia e Viagem nas Trilhas de Mário de Andrade, de 17 de janeiro a 28 de fevereiro, às segundas-feiras, das 14h30 às 16h30 ou das 19h30 às 21h30. A proposta do curso é partir da análise das fotografias feitas por Mário de Andrade, publicadas em Fotógrafo e Turista Aprendiz, como um convite para discutir a linguagem fotográfica e o prazer de olhar.
        Música, de 18 de janeiro a 15 de fevereiro, às terças e quintas-feiras, das 15 às 18 horas. O curso está estruturado em aulas teóricas e práticas – manuseio de vários instrumentos musicais, para levar os alunos a obterem conhecimento atualizado dos estilos, ritmos, compositores, músicos e produção artística latino-americana.
        O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538 ou pelo e-mail mariantonia@edu.usp.br .

Tecnologia Educacional
        A Escola do Futuro da USP, núcleo de pesquisas das novas tecnologias de comunicação aplicadas à educação, por meio do Centro de Capacitação Profissional oferece cursos de curta duração:
        Introduzindo Educação Tecnológica na Escola, nos dias 18 e 19, das 8h30 às 17h30. Para educadores em geral.
        As imagens na construção do conhecimento, dia 20, das 9 às 18 horas. Para educadores em geral.
        Aprendendo e brincando com Lego Dacta, dia 21, das 8h30 às 17h30. Para educadores que atuem na área de educação infantil.
        A Escola dos nossos sonhos – Projetos transdisciplinares e tecnologias de comunicação, dia 21, das 8h30 às 17h30.
        Robótica Pedagógica, nos dias 27 e 28, das 8h30 às 17h30.
        Construção de home page – Níveis básicos e intermediário, nos dias 27, 28 e 29, das 9 às 17 horas.
        Matematicando através de jogos e softwares – Versão 2000, dia 29, das 9 às 18 horas. As inscrições devem ser feitas no Centro de Capacitação Maria Antonia, que fica na Rua Maria Antonia, 294, 1° andar – Higienópolis.
        Mais informações: ( (0XX11) 259-3447 ou pelo e-mail capacita@futuro.usp.br .


Teses e Dissertações
 
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Influência da luz e uréia no crescimento e conteúdo de clorofila da biomassa de Spirulina Platensis.. Carlota de Oliveira Rangel. Dia 21/1, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.

Faculdade de Direito
Mestrado
\        Propriedade administrativa. Wallace Paiva Martins Júnior. Dia 19/1, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Tendências da sistemática brasileira de transfer pricing. Vicente Rossetto. Dia 20/1, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
        A materialidade do desejo: análise do discurso. Glaucimara de Freitas e Silva. Dia 17/1.
        Mais informações: ( (0XX16) 620-1476.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi.