São Paulo, 26 de janeiro de 2000 n.504/00.
ONG quer melhorar atendimento à mulher
A Oficina dos Direitos da Mulher, ONG que atua em parceria com o Núcleo de Estudos da Mulher e Relações de Gênero  (Nemge) da USP, vai ampliar seu atendimento, propondo ações judiciais, inclusive coletivas, em defesa da mulher.

Cursos de Italiano e Francês na FFLCH


CECAE oferece cursos de atualização tecnológica
 
 

Especialização em Engenharia de Transportes em São Carlos


Destaques

Oficina dos Direitos da mulher vai aprimorar atendimentos

        A Oficina dos Direitos da Mulher, organização não-governamental que atua em parceria com o Núcleo de Estudos da Mulher e Relações de Gênero (Nemge) da USP, deverá ampliar seu atendimento, passando também a propor ações judiciais em defesa das mulheres que atende, inclusive ações coletivas que podem vir a beneficiar um grande número de mulheres. Para tanto, segundo a advogada e procuradora do Estado, Mônica de Melo, coordenadora da Oficina e conselheira do Nemge, já está sendo elaborado um projeto específico.
        Segundo Mônica, com o projeto será possível buscar financiamento para a contratação de mais advogados e profissionais das áreas de assistência social e psicologia. "Nosso intuito é, inclusive, poder contar com alunos da Universidade destas áreas para atuarem como estagiários", diz. Atualmente, a Oficina conta com 12 advogados, uma psicóloga e uma assistente social que realizam um trabalho voluntário de orientação jurídica e encaminhamento às mulheres que procuram o serviço. "Em 99% dos casos, as mulheres que nos procuram não podem pagar por uma assistência jurídica. Na maioria, são problemas relacionados ao direito de família, como separações, divórcios, pensões alimentícias e guarda de filhos, entre outros", relata, lembrando que muitas delas possuem poucas informações sobre seus direitos. "Além de encaminhar os casos, a Oficina funciona como um ponto de apoio e referência. Em muitos casos, mantemos contato com os órgãos e reorientamos as mulheres que ainda têm dificuldades", conta.
        Dados da Oficina mostram que em um ano (entre 1997 e 1998) 60 pessoas foram atendidas, sendo 98% de mulheres e apenas 2% do sexo masculino. Os atendimentos foram referentes a separações e divórcios (29%), seguido de questões envolvendo patrimônio (22%). Os casos de violência contra a mulher representaram 17%, envolvendo, em sua maioria, agressões de maridos. "Em quase todas as consultas há um histórico de violência contra a mulher, seja sexual, verbal, física ou psicológica. Apesar de os dados representarem uma pequena amostra, indicam a violência a que a mulher está submetida e muitas ainda se sentem constrangidas em denunciar tais fatos", afirma Mônica. "Um caso de divórcio ou de guarda de filhos pode ocultar qualquer dessas formas de violência". Segundo a coordenadora da Oficina, o Estado não tem dados que possam constatar a violência doméstica sofrida pela mulher. "Nas delegacias da mulher, por exemplo, nos casos de violência praticada contra a mulher não têm sido coletados e tabulados dados a respeito dos agressores e das circunstâncias do caso. Este fato, por si só, impede um dimensionamento da realidade das agressões físicas e ameaças sofridas pelas mulheres", argumenta. Para Mônica, o Estado deve adotar programas de prevenção contra a violência doméstica com legislação e formas de repressão adequadas.
        Atualmente, a Oficina da Mulher realiza entre quatro e cinco atendimentos semanais, todos com hora marcada. As interessadas devem procurar o serviço pelos telefones (0XX11) 818-4180 e 818-4210. O atendimento acontece todas as quintas-feiras.
        O Nemge fica na Av. Professor Luciano Gualberto, travessa J, 3º andar, sala 310, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 9215-9116, com Mônica de Melo; E-mail: mmelo@mandic.com.br


Cursos, Seminários e Palestras

Especialização em engenharia de transportes
        Encontram-se abertas, até o início de fevereiro, as inscrições para o curso de Especialização em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia da USP de São Carlos. O curso de pós-graduação lato-sensu tem duração de 36 semanas, divididas em quatro módulos de 9 semanas.
        É dirigido para profissionais que pretendam aprofundar seus conhecimentos em Engenharia de Transportes sem cursar um programa de pós-graduação de longa duração, como mestrado ou doutorado. As aulas são ministradas às sextas feiras à noite e aos sábados, para facilitar a participação de pessoas que desempenham atividades profissionais durante a semana e não residam em São Carlos. As aulas iniciam-se no início de março e o curso termina em meados de dezembro.
        Os assuntos tratados durante o curso incluem: transporte público urbano; planejamento de transportes; tecnologia dos transportes; modelos de custo de transportes, avaliação de projetos; tarifação de serviços de transporte; engenharia de tráfego; transporte público e planejamento urbano; gestão de frotas de transporte de carga; logística de transportes; projeto e análise de terminais; e aplicações de sistemas de informações geográficas em transportes.
        Mais informações e formulários de inscrição: ( (0XX16) 273-9617; fax: 273-9602; e-mail: pos@stt.eesc.sc.usp.br; homepage: http://www.stt.eesc.sc.usp.br

Cursos no Instituto de Psicologia
        Encerram-se dia 31 as inscrições para os seguintes cursos do Instituto de Psicologia (IP) da USP:
        Psicoterapia: uma abordagem winnicottiana, curso de atualização promovido pelo Departamento de Psicologia Clínica, que acontece entre 14 de março e 27 de junho no Bloco 17 do Instituto.
        Tratamento e escolarização de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento, curso de especialização promovido pela Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, que acontece entre março desse ano e dezembro do ano 2001 no Bloco 17 do IP.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4173/4910 (Psicologia Clínica); 818-4386 e 9225-8718 (Lugar de Vida).

Italiano para principiantes
        Estão abertas, até o dia 24 de fevereiro, as inscrições para novos alunos do curso de difusão cultural Italiano para principiantes, realizado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Após a inscrição, os candidatos serão submetidos a um teste e a um sorteio, para o preenchimento das vagas no curso.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4645.

Curso de Francês na FFLCH
        Estão abertas, até o dia 15 de fevereiro, as inscrições para novos alunos do curso de difusão cultural de Francês, realizado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Após a inscrição, os candidatos serão submetidos a um teste e a um sorteio, para o preenchimento das vagas no curso.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4645.
 
 

Cursos de atualização tecnológica
        A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da USP, dentro do Projeto Atual-Tec (Atualização Tecnológica), está com inscrições abertas para os seguintes cursos:
        Simulação de Gerenciamento Empresarial, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, das 8h30 às 12h30. A inscrição deve ser feita até amanhã (27).
        Desenvolvimento de Instrutores de Treinamento, de 7 a 10 de fevereiro, das 8h30 às 12h30.
        Qualidade no Atendimento ao Público, de 7 a 10 de fevereiro, das 18h30 às 22h30.
        Gestão da Qualidade Total e Certificação ISO 9000, de 7 a 10 de fevereiro, das 18h30 às 22h30.
        Matemática Financeira - Módulo II (com aplicação em negociação), de 7 a 10 de fevereiro, das 18h30 às 22h30.
        Com exceção do primeiro curso, as inscrições devem ser feitas até 2 de fevereiro.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3903/4164 ou pelo e-mail atualtec@org.usp.br .

Tecnologia Educacional
        A Escola do Futuro da USP, núcleo de pesquisas das novas tecnologias de comunicação aplicadas à educação, através do Centro de Capacitação Profissional oferece os seguintes cursos de curta duração, sobre tecnologia educacional:
        Jogando com a matemática, dia 2 de fevereiro, das 9h às 18h. Para professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental.
        Alfabetização infantil I - desenvolvimento da leitura e da escrita através de softwares educacionais, dias 2 e 3 de fevereiro, das 9 às 18 horas. Para professores de educação infantil.
        Inteligências múltiplas e educação infantil, dia 8, das 8h30 às 17h30. Para educadores em geral.
        Alfabetização infantil II - A Internet ampliando possibilidades no desenvolvimento da leitura e da escrita. Dias 9 e 10 de fevereiro, das 14 às 18 horas. Para professores de educação infantil.
        As inscrições devem ser feitas no Centro de Capacitação Maria Antonia na Rua Maria Antonia, 294, 1°andar – Higienópolis.
        Mais informações: ( (0XX11) 259-3447 ou pelo e-mail capacita@futuro.usp.br .

Cursos da Fupam
        A Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam), entidade ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, oferece os seguinte cursos no mês de fevereiro:
Perspectiva ao ar livre, de 1 a 5 de fevereiro, terça a sábado, das 13h30 às 17h30. AutoCAD 2000 básico, de 1 a 14 de fevereiro, de segunda-feira à sexta-feira, das 9 às 12 horas.
        AutoCAD 2000 3D, de 1 a 10 de fevereiro, de segunda-feira à sexta-feira, das 14h às 17h.
        3D Studio Max avançado. Dias 1 a 10 de fevereiro, de segunda-feira à sexta-feira, das 17 às 20 horas.
        Design de interiores residenciais. De 8 à 29 de fevereiro, terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, das 18h às 20h30.
        Gerenciamento de obras. De 8 à 16 de fevereiro, terças-feiras e quartas-feiras, das 19h30 às 23h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4566/0829.


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
Mestrado
        Tutela antecipada na declaração trabalhista. Hermelino de Oliveira Santos. Dia 31/1, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004; 3111-4005

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Análise estratégica na gestão de empresas hoteleiras: um modelo. Benney Kramer Costa. Dia 1º/2, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        Efeitos dos níveis crescentes de enxofre na dieta de cordeiros submetidos a nível tóxico de selênio. Marcelo Landim Brisola. Dia 3/2, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi.