São Paulo, 7 de fevereiro de 2000 n.507/00.
A Universidade Pública 
em debate
Comissão instituída pela reitoria da USP acaba de concluir um documento em defesa da Universidade Pública onde o papel das instituições de ensino superior mantidas pelos governos estaduais e federal é analisado de forma ampla.

IPT debate plásticos biodegradáveis dentro do Projeto IPT 100 anos
 
 

Seminário no IEA debate os desafios e as oportunidades no Rio e em São Paulo, Cidades Mundiais
 
 

Novo lançamento da Edusp trata de Região e Geografia


Destaques

Série Universidade Pública

Universidades públicas são responsáveis pelas melhores pesquisas científicas

        De acordo com o mais recente Ranking da Ciência, organizado pelo jornal Folha de São Paulo e publicado no último mês de setembro, os 494 cientistas do Brasil com maior influência na pesquisa mundial são físicos, bioquímicos, matemáticos e químicos. Eles receberam um total de 324.810 citações de trabalhos científicos. Destas, 162.816, pouco mais de 50%, são de pesquisadores das três universidades públicas de São Paulo, USP, Unicamp e Unesp. A quase totalidade das citações restantes foram atribuídas a pesquisadores das universidades públicas federais de diversos estados. As universidades públicas também são responsáveis pela formação dos melhores médicos, advogados, engenheiros, sociólogos, contadores, bioquí-micos, matemáticos, professores de educação física e uma vasta gama de técnicos, cientistas e profissionais liberais do País.
        Dados como estes constam no documento A Presença da Universidade Pública, elaborado recentemente pela Comissão de Defesa da Universidade Pública, instituída pelo reitor da USP, Jacques Marcovitch, junto ao Instituto de Estudos Avançados (IEA), onde o papel das instituições de ensino superior mantidas pelos governos estaduais e federal é analisado de forma ampla.
        Somente na Universidade de São Paulo, segundo o relatório, em dez anos de autonomia (1989-1999), a titulação dos docentes com grau mínimo de doutor evoluiu de 66% para 90%. Os trabalhos em publicações indexadas, que em 1989 soma-vam 988, chegam hoje a 2.588. Na USP, hoje, estão dez dos 23 programas nacionais de pós-graduação com nota máxima atri-buída pela CAPES. Números do Anuário Estatístico 99 da USP apontam nestes dez anos um crescimento da ordem de 3,2% no número de cursos na graduação: de 126 para 130. Na pós-graduação, de 419 para 487, representando um aumento de 16,2%.
        Ainda assim, há no documento considerações sobre a necessidade de ampliação do ensino público superior, levando-se em conta que as universidades particulares, com seus méritos e deméritos, já se tornaram presença irreversível no ensino brasileiro. Contudo, a universidade pública é o grande viveiro de onde saem mestres e doutores que formam o corpo docente do ensino particular. Dos 3.200 mestres e doutores formados pela USP em 1997, mais de 90% encontram lugar em outros estabelecimentos de ensino superior.
        Outro aspecto importante ressaltado no relatório é a influência da universidade pública no desenvolvimento da sociedade. Como exemplo da influência positiva que uma instituição pública de ensino superior pode exercer sobre a comunidade, destaque para o campus da USP em São Carlos, instalado nos anos 50. Voltado para ciências e tecnologia, com departamentos de matemática, física, química, engenharia e arquitetura, essa unidade da USP logo se distinguiu, não apenas pela quantidade de publi-cações em revistas internacionais e pela excelência de seus cursos de pós-graduação, como também pela maneira feliz com que soube se inserir na sociedade. A implantação do campus da USP na cidade foi seguida pela instalação, 19 anos mais tarde, de outra instituição pública, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), também direcionada às ciências exatas. O resultado é que dezenas de empresas de tecnologia avançada vieram a se instalar no município atraídas pelo alto nível da mão de obra local.
        Alguns números, segundo o documento, podem dar uma idéia da riqueza de variedade das atividades desenvolvidas pela USP em São Paulo e nos seus outros campi. Os museus de Arqueologia e Etnologia, Zoologia, o Museu Paulista (antigo Museu do Ipiranga) e o Museu de Arte Contemporânea recebem, juntamente com a Estação Ciência, quase um milhão de vi-sitantes por ano, atendendo a cerca de duas mil escolas. Os hospitais universitários na Capital e no Interior, somados os atendimentos odontológicos, psicológicos e sociais, servem a uma comunidade de mais de um milhão de pessoas. O Disque-Tec-nologia, serviço de atendimento às pequenas e médias empresas, segundo dados do Anuário Estatístico, teve um total de 2.353 consultas em 1998.
        A importância da universidade pública também é destacada em pesquisas que exigem extensa colaboração, como o Projeto Genoma, um dos mais importantes trabalhos já desenvolvidos no Brasil na área de Biotecnologia. Trata-se do maior projeto desenvolvido conjuntamente no País por universidades e institutos públicos de pesquisa.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3300 e 818-3220, na Assessoria de Imprensa da USP


Cursos, Seminários e Palestras

Plásticos biodegradáveis
        O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realiza, entre os dias 9 e 11 de fevereiro, das 9 às 17 horas, o seminário Produção e Uso de Plásticos Biodegradáveis, com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior e representantes da indústria, governo e entidades ambientalistas.
        Durante o evento serão apresentados diversas pesquisas e desenvolvimentos na área de plásticos biodegradáveis, inclusive do polihidroxibutirato (PHB) feito a partir da cana-de-açúcar, desenvolvido pelo IPT e pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, que começa neste ano a ser produzido em escala industrial pela Copersucar. Com as mesmas propriedades do plástico comum, mas com a característica de se degradarem no período de seis meses a um ano, os plásticos biodegradáveis podem ser utilizados na produção de embalagens, linhas cirúrgicas, cateteres e próteses, entre outras aplicações.
        O evento também discutirá políticas públicas e privadas para a produção de plásticos biodegradáveis e perspectivas de comercialização. O evento integra o Projeto IPT 100 Anos, em comemoração ao centenário do Instituto.
        Mais informações: ( (0XX11) 3767-4720 com João Garcia, 224-0566 com Rafael Marko; Inscrições: 3767-4581, home page www.ipt.br (cursos), e-mail plastbio@ipt.br

Psicoses e autismo na infância
        O curso de aperfeiçoamento Psicoses e autismo na infância: diagnóstico, tratamento e escolarização, destinado a psicólogos e psicopedagogos, está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro, no Instituto de Psicologia (IP) da USP. As aulas começam em 13 de março, sempre às segundas-feiras, das 18 às 20 horas, e o curso terá oito meses de duração.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4386/9225-8718.

Eletrocardiologia
        Estão abertas, até o dia 15 de fevereiro, as inscrições para o IV Curso anual de Eletrocardiologia, oferecido pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) da USP. O curso tem duração de um ano e será ministrado por especialistas do InCor a partir de 21 de fevereiro.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-5310/5236.

Rio de Janeiro e São Paulo
        O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realiza dia 14, às 9h30, o seminário Rio-São Paulo Cidades Mundiais: Desafios e Oportunidades, com exposições de Fernando Rezende (Ipea e FGV), Hamilton Tolosa (Faculdade Cândido Mendes) e Roberto Cavalcanti de Albuquerque (Instituto Nacional de Altos Estudos). Os debatedores serão Jorge Wilheim e Gilberto Dupas, do IEA, e Regina Meyer, da FAU/USP e do Cebrap.
        O evento, que é aberto ao público, acontece na sede do IEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4442 e 818-4305, com Marilda Gifalli. e-mail: mgifalli@usp.br.

Cursos para educadores
        A Escola do Futuro da USP - Núcleo de Pesquisas das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação - promove em fevereiro, através do Centro de Capacitação Profissional, os seguintes cursos de curta duração:
        Geometria, simetria, arte e informática, para professores de 5ª a 8ª série do ensino fundamental, no dia 11, das 9 às 18 horas;
        Utilizando multimídia interativa em CD-Rom e na Internet - Planejamento e produção de aulas, apresentações, programas de treinamento e palestras, para todos os interessados com conhecimento do programa Microsoft Power Point, no dia 11, das 9 às 18 horas;
        Interdisciplinaridade na prática: literatura, matemática, ciências e história através de jogas e software, para professores de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental, no dia 12, das 9 às 18 horas;
        Construção de Home Page - Níveis básico e intermediário, para educadores em geral, nos dias 12, 19 e 26, das 9 às 17 horas;
        Usando a criatividade na confecção de uma apresentação multimídia, para educadores em geral, nos dias 14 e 15, das 9 às 18 horas.
        As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Centro de Capacitação Maria Antonia, que fica na Rua Maria Antonia, 294, 1º andar, na Vila Buarque.
        Mais informações: ( (0XX11) 259-3447; e-mail: capacita@futuro.usp.br .


Livros, Revistas e Publicações

Região e Geografia
        A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) acaba de lançar o livro Região e Geografia, de Sandra Lecioni, professora de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. O livro, de 224 páginas, procura demonstrar que a idéia de região é parte construtiva do desenvolvimento da disciplina geográfica, através da análise da evolução do horizonte geográfico ao longo da história.
        O desenvolvimento dos capítulos procura mostrar essa trajetória, ao situar o horizonte geográfico de cada período analisado e demonstrar que o conhecimento do mundo é histórico. Uma visão filosófica, mesmo que introdutória, se faz presente em cada capítulo, tornando possível a compreensão do desenrolar da história do pensamento geográfico e o porquê das diversas concepções sobre região.
        A autora também demonstra que a região, como qualquer noção central de uma disciplina, contém a possibilidade de revitalizar e renovar o pensamento científico.
        A obra pode ser adquirida nas livrarias da rede Edusp, ao preço de R$ 25,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4149.


Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        Companheiros servidores: poder político e interesses econômicos do sindicalismo do setor público na CUT. Sidney Jard da Silva. Dia 7/2, 14h.
        Acerca da determinação das concepções de espaço e tempo na correspondência entre Leibniz e Clarke. Júlio Couto Filho. Dia 7/2, 14h.
        Os trabalhadores e o processo de negociação da formação profissional na década de 90: armadilhas e dilemas na busca da cidadania: o caso dos metalúrgicos da CUT. Sirlei Márcia de Oliveira. Dia 8/2, 9h.
        A social-democracia no Brasil: organização, participação no governo e desempenho eleitoral do PSDB (1988-1998). Celso Ricardo Roma. Dia 8/2, 14h.
        Águas de São Paulo: um estudo sobre as tentativas de privatização do saneamento (1995-1998). Oscar Adolfo Sanchez. Dia 8/2, 14h.
Doutorado
        O liberalismo no Brasil regencial: eclético, ambíguo e conciliatório. Márcia Barros Ferreira Rodrigues. Dia 7/2, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4584.

Instituto Oceanográfico
Mestrado
        Modelagem da dispersão de substâncias no Porto e Baía de Santos. Michel Gordon. Dia 9/2, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4584.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi.