São Paulo, 9 de fevereiro de 2000 n.508/00.
USP lança dossiê sobre a Universidade Pública
Elaborado pela Comissão de Defesa da Universidade Pública, o documento que será lançado no próximo dia 16 pretende dar uma resposta às críticas que tentam mostrar as instituições de ensino superior mantidas pelo Estado como improdutivas e dispendiosas.

ECA abre inscrições para o curso de Gestão de Processos Comunicacionais
 
 

Biociências oferece Instrumentação para o ensino de ciências biológicas para professores do ciclo fundamental
 


Destaques

Série Universidade Pública

Encontro lança dossiê em defesa das Universidades Públicas Brasileiras

        Acontece na próxima quarta-feira, dia 16, às 10 horas, na sala do Conselho Universitário da USP, o evento de lança-mento e apresentação do dossiê A Presença da Universidade Pública, elaborado pela Comissão de Defesa da Universidade Pública. Segundo o diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e coordenador da Comissão, professor Alfredo Bosi, o princípio que norteou o dossiê foi dar uma resposta documentada aos ataques que tentam mostrar as universidades públicas brasileiras como improdutivas e dispendiosas.
        O documento é uma etapa final de um estudo que começou há dois anos, quando o reitor da USP, Jacques Marcovitch, constituiu uma comissão para trabalhar em defesa das universidades públicas brasileiras. O Instituto de Estudos Avançados foi escolhido para desenvolver o trabalho por reunir um corpo de intelectuais e professores de diversas áreas que puderam se reunir para troca de experiências e organização de fóruns de debates.
        Segundo Bosi, no início do primeiro semestre de 98, foram convocados vários pesquisadores para dar início a forma-ção dos grupos de trabalho para que aprofundassem questões relativas a suas áreas. Foi elaborado um plano temático, onde cada grupo se envolveria com temas específicos: um grupo trabalhou sobre o conceito de universidade pública, outro tratou da área de pesquisa, e um terceiro trabalhou respondendo ao preconceito da origem social do vestibulando que ingressa na USP.
        Ao final de seis meses de trabalho foram elaborados textos que formaram um dossiê de mais de 300 páginas. Dele originou-se a publicação de 32 páginas que será lançada no próximo dia 16. Essa segunda publicação sintetiza as principais contribuições do dossiê e tem como objetivo ser divulgada também para um público externo à universidade.
        O documento também discute os preconceitos existentes contra a universidade pública brasileira. Um deles, segundo Bosi, é a cobrança de resultados imediatos. "A universidade pública é uma instituição que demanda um longo prazo de pesquisas básicas. Não é só pesquisa aplicada. Ninguém pode descobrir uma vacina se não estudou anos de bioquímica. Nos Estados Unidos e França, por exemplo, se investe muito em pesquisa básica porque eles têm certeza que de lá vão sair os grandes produtos e as tecnologias avançadas. No campo das ciências humanas é impossível formar um professor de filosofia rapidamente. É um processo. A empresa privada tem pressa de obter o retorno porque lida com capital de giro, investimentos. Mas esses são conceitos que não convêm à universidade."
        Bosi explica que o dossiê não pretende ser uma defesa indiscriminada das universidades públicas mantidas pelo Estado, como se fossem homogêneas. Pelo contrário, pretende discutir o atual modelo e suas dificuldades. O dossiê completo deverá ser publicado nos cadernos temáticos do IEA.
        Mais informações: ( sobre o evento (0XX11) 818-3300 ou 3220, na Assessoria de Imprensa da USP; sobre o documento 818-3919 (IEA) com o prof. Alfredo Bosi.
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Ensino de ciências biológicas
        O Instituto de Biociências (IB) da USP está com inscrições abertas para o curso de extensão universitária Instrumentação para o ensino de ciências biológicas. Com o objetivo de capacitar os alunos para o planejamento e execução de aulas práticas, o curso destina-se a professores da rede de ensino fundamental, e é gratuito para professores da rede pública. Para os demais será cobrada taxa de R$40,00.
        Existem 20 vagas disponíveis, divididas em duas turmas. A primeira será treinada de 2 de março a 29 de junho, às quintas-feiras, das 19 às 23 horas, e a segunda, de 3 de março a 30 de junho, às sextas-feiras, das 8 às 12 horas.
        As inscrições devem ser feitas até 29 de fevereiro, no Prédio da Administração do IB, que fica na Rua do Matão, travessa 14, nº 321, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7538.

Curso de Comunicação
        Estão abertas, até dia 18, as inscrições para o curso em pós-graduação Lato Sensu Gestão de Processos Comunicacionais, promovido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O curso tem como objetivo a formação de especialistas no campo da comunicação, capazes de inserir-se no cenários da contemporaneidade. Prepara o profissional para ser um articulador dos processos comunicacionais, a partir de uma visão multifacetada da comunicação, fazendo interagir teoria e prática.
        O curso tem duração de três semestres e o pré-requisito é formação superior em qualquer área do saber. Será oferecida uma bolsa integral do curso para o aluno que obtiver o primeiro lugar no processo seletivo.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4326/4063 ou pelo e-mail gestcom@edu.usp.br .

Arquitetura
        A Fundação para a Pesquisa Ambiental (FUPAM), instituição vinculada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, promove em fevereiro os seguintes cursos na área de Arquitetura e Urbanismo:
        Iluminação na arquitetura, para professores e estudantes ligados à área de projeto de edifícios; de 14 a 17, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
        Pinturas especiais, para estudantes de Arquitetura, decoração de Interiores e demais interessados em pinturas técnicas e decorativas, mesmo que sem conhecimento prévio sobre o assunto; de 14 a 24, às segundas, quartas e quintas-feiras, das 17 às 20 horas.
        Análise da Paisagem e do Paisagismo Contemporâneo, para arquitetos, paisagistas, engenheiros, urbanistas e demais profissionais da área; de 21 a 24, das 18h30 às 22h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5032.

Pós na Veterinária
        Termina dia 11 o prazo de matrícula para o curso de pós-graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. As aulas começam no dia 21 e terminam dia 30 de junho.
        As inscrições para as diferentes disciplinas podem ser feitas no Serviço de Pós-Graduação da FMVZ, que fica na Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, 1º andar do Prédio da Administração, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7667.


Quadro de Avisos

Vaga para docentes
        Estão abertas até dia 20 as inscrições para o processo seletivo para contratação de um docente na Categoria de Professor Doutor do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, em regime de dedicação exclusiva a docência e pesquisa.
        As inscrições devem ser feitas na Assistência Acadêmica do Instituto, no Edifício Biomédicas II, Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7395 ou pelo e-mail svacadem@icb.usp.br .


Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        A terminologia da geografia política. James Gonçalves Dias. Dia 9/2, 14h.
        A questão do darwinismo na obra de Friedrich W. Nietzsche. Wilson Antônio Frezatti Júnior. Dia 10/2, 9h.
        Mudanças partidárias. Marcelo Araújo. Dia 10/2, 14h.
        Nietzsche e o fim da democracia. Ivo da Silva Júnior. Dia 10/2, 14h.
        O espectro da instabilidade: sistema partidário e volatilidade eleitoral no Brasil democrático. Paulo Sérgio Peres. Dia 11/2, 14h.
        Ficção e realidade em "Trajetória em noite escura" (A n'ya Koro), de Shiga Naoya. Neide Hissae Nagae. Dia 11/2, 14h.
Doutorado
        Em busca do conceito de valor. Uma abordagem semiolingüística. José Guerra de Figueiredo Garcia. Dia 9/2, 14h30.
        Como anjos caídos… mensageiros em espaço de flexibilidade e redes. Uma experiência geográfica. Paulo Celso da Silva. Dia 10/2, 14h.
        Etnografia da noite: drogas, sexualidade e AIDS. Oswaldo F.Ribas Lobos Fernandez. Dia 11/2, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4584.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi.