São Paulo, 11 de fevereiro de 2000 n.509/00.

 
A Universidade Pública na defesa das minorias
As Universidades Públicas têm trabalhado com o objetivo de adotar medidas de apoio e estímulo a segmentos da sociedade vítimas de discriminação. A Comissão de Políticas Públicas para a População Negra da USP é um exemplo dessa iniciativa.

FSP dá curso que será referência para políticas de saúde na América Latina
 

XI de Agôsto abre inscrições para o cursinho gratuito do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito
 

Núcleo da ECA oferece curso sobre o universo da telenovela


Destaques
Série Universidade Pública

Universidade Pública abre espaço para as minorias

        A Comissão de Políticas Públicas para a População Negra da USP, recém criada com o objetivo de adotar medidas de apoio e estímulo à população negra, deverá lançar em breve uma publicação com referências bibliográficas com o que já foi escrito sobre o negro no Brasil. Segundo o professor João Baptista Borges Pereira, do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que preside a comissão, já estão sendo feitos contatos com algumas unidades da Universidade para que seja criado em cada faculdade um curso que aborde o problema racial brasileiro. "A idéia é que todas as gerações estudantis possam ter contato com o tema", observa.
        Apesar de ainda considerar baixo o número de programas e políticas de atendimento às minorias nas instituições públicas de ensino superior, Borges Pereira ressalta que iniciativas como a instituição da Comissão já vem produzindo resultados positivos. Segundo ele, a iniciativa é inédita no País e a USP é a primeira a assumir uma posição sobre o tema. Ligada diretamente à Reitoria da Universidade, a Comissão vem desenvolvendo projetos e estimulando programas em defesa da população negra no ambiente universitário. "A implantação fica a cargo dos órgãos executivos da USP", explica o professor.
        Este ano, pela primeira vez, a Comissão conseguiu incluir no questionário da Fuvest um campo específico onde deve ser mencionada a cor do vestibulando. "Essa medida possibilitará a compilação de dados sobre a procura da universidade pe-los negros, o que permitirá, num futuro próximo, uma tomada de posições. Já sabe-mos, por exemplo, que os alunos negros estão concentrados principalmente nos cur-sos da área de humanas e que representam entre 1 e 2% da população estudantil uspiana", relata. Foi aprovado também a concessão de uma cota de isenção nas taxas de inscrições para cinco mil alunos provenientes das escolas públicas.
        De acordo com Borges Pereira, os alunos negros que conseguem passar pelo crivo da Fuvest optam por cursos de manutenção mais barata. "O curso de Letras, por exemplo, é o mais procurado. A escolha pode estar ligada à condição econômica do aluno, já que a Universidade oferece esses cursos em períodos noturnos o que permite que os estudantes trabalhem", analisa. Segundo ele, ainda é reduzido o número de alunos negros na Medicina, na Escola Politécnica ou na Odontologia.
        Para o professor, o apoio oferecido a essa camada da população não é assistencialismo, nem tão pouco paternalismo. "O País tem uma dívida histórica com os negros. Mesmo os que têm ascensão social sentem-se desprotegidos por falta de sus-tentação familiar, criando uma classe negra precária", observa. Segundo ele, é muito comum uma família ter um irmão professor e os demais se ocuparem de trabalhos braçais. "Qualquer acidente de percurso devolverá o que conseguiu ascender para sua condição original".
        Outros iniciativas na USP partem de Núcleos como o de Estudos da Mulher, que também prestam atendimento à sociedade.
        Nesta quarta-feira (16), às 16 horas, na sala do Conselho Universitário da USP, acontece o evento de lançamento e apre-sentação do dossiê A Presença da Universidade Pública, elaborado pela Comissão de Defesa da Universidade Pública.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4612, com Dorli Yamaoka, e-mail: di@edu.usp.br.

Professor da USP recebe prêmio México de C & T

        O professor Sérgio Henrique Ferreira do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto recebe na próxima segunda-feira, dia 21, na cidade do México, o Prêmio México de Ciência e Tecnologia. O prêmio é uma iniciativa do governo mexicano para estimular as relações das comunidades científicas da América do Sul, América Central, Caribe, Espanha, Portugal com o México. É concedido anualmente a uma pessoa de reconhecimento e prestígio profissional e que tenha contribuição significativa para o conhecimento científico ou avanço tecnológico. O professor foi escolhido entre 64 candidatos de 15 países para receber o Prêmio México de Ciência e Tecnologia. O valor do prêmio será de 320 mil pesos ou 35 mil dólares e será entregue pelo presidente da república do México.
        Ferreira foi presidente da SBPC, membro do Conselho Nacional de C & T e da Academia Brasileira de Ciência e editor do Brazilian Journal for Medical and Biological Reserch. De suas pesquisas constam estudos feitos com substância do veneno da serpente jararaca, que serviram de base para o desenvolvimento de drogas anti-hipertensivas. Ajudou a desvendar o mecanismo de ação da aspirina e da novalgina. Descobriu a ação analgésica periférica da morfina e dos opiáceos. Atualmente sua equipe vem estudando a importância das bases moleculares da analgesia periférica e o papel de citocinas e do óxido nítrico na migração e defesa celular.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3058 e 602-3276.

Curso de Promoção da Saúde da FSP pode tornar-se referência para políticas de saúde em outros países da América Latina

        Profissionais de Promoção da Saúde com cargos em órgãos governa-mentais de vários países da América Lati-na, como Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile, Porto Rico, Cuba, entre outros, estão entre os alunos do Curso em Promoção da Saúde: Políticas Públicas e Investimentos, que está sendo ministrado dentro do Programa de Cursos de Verão 2000 durante esta semana (7 a 11/2), na Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP). O objetivo é introduzir conceitos e estratégias de Promoção da Saúde, estudar definições de políticas públicas e sua relevância para a Promoção da Saúde, através de uma abordagem intersetorial de programas de saúde.
        O curso é ministrado pelo professor Erio Ziglio do Escritório Regional Europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS), especialista em políticas públicas para a Promoção da Saúde. O conteúdo aborda questões como: gerenciamento geral e local de investimentos estratégicos em projetos inovadores, auditoria, avaliação do processo e produto das políticas públicas relacionadas aos propósitos e objetivos da Promoção da Saúde.
        Os alunos vindos do exterior pretendem usar o curso para implemen-tação de políticas de Promoção da Saúde em seus países de origem. A representante do Comitê Argentino de Educação para a Saúde da População (CAESPO) e professora de Odontologia da Universidade de Buenos Aires (UBA), Alicia Sofia Hochstetter de Culacciati, acredita que poderá atuar como um agente multiplicador na Universidade de Buenos Aires (UBA), porque a faculdade forma parte das políticas de saúde da Argentina. "Hoje em dia, os governos chamam muito as organizações não governamentais para participar. Na Argentina há uma falta de políticas de saúde. O curso vai ajudar a diminuir os obstáculos para a atuação na promoção da saúde", diz Alicia. Já Mercedes de La Caridade Torres Hernandez, educadora de Saúde e professora da Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba, diz ter a responsabilidade de reproduzir os conhecimentos do curso no seu país.
        Paralelamente ao curso, aconteceu na FSP, dias 3 e 4, a reunião do Conselho Regional da Oficina Regional Latino-Americana da União Internacional de Promoção e Educação em Saúde (sede em Paris). O Encontro, coordenado pela vice-presidente da União Internacional de Promoção e Educação em Saúde para a América Latina, professora Marcia Faria Westphal, reuniu representantes dos países latino-americanos e elegeu como diretor-regional, para o período 2000/2001, o Dr. Hiran Arroyo, da Universidade de Porto Rico. Além disso o Encontro definiu ações e políticas integradas para a Promoção da Saúde na América Latina.
        Mais informações: 3066-7739 ou 3066-7766, com a Profª. Marcia Faria Westphal

Poli firma convênio de pesquisa com a Glasser

        A Universidade de São Paulo e a Glasser, através do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica assinam na próxima segunda-feira, dia 14, às 15 horas, um convênio de cooperação técnica e científica para a pesquisa de um novo método construtivo, o Sistema de Vedação Modular (SVM). O evento que acontece no Prédio da Administração da Poli, terá a presença do diretor da Escola, professor Antonio Marcos de Aguirra Massola, e do diretor presidente da Glasser, Gilberto Glasser.
        O convênio entre a Glasser e a USP/POLI representa um avanço na busca de novas tecnologias aplicadas à construção civil, a partir da integração entre a iniciativa privada e a universidade. Segundo o professor Fernando Sabbatini, consultor em tecnologia de processos construtivos e professor da Poli na área de construção civil, os avanços nesta área ainda são insuficientes. "Fala-se sempre do atraso da construção civil no Brasil, mas os investimentos para mudar este quadro são poucos. Por isso, este convênio já nasce com o mérito de quebrar este círculo vicioso, ao apresentar uma solução em alvenaria de vedação, a partir das necessidades e da cultura da construção civil brasileira".
        Os estudos do Sistema de Vedação Modular envolveram a criação de uma nova família de blocos, mais leves e pequenos do que os blocos tradicionais, e o estabelecimento de parcerias com empresas que produzem os outros componentes do sistema: argamassa, pré-moldado, telas e pinos, equipamentos e mão-de-obra. Além dos blocos, a argamassa de assentamento utilizada no sistema também foi especialmente desenvolvida para esse fim.
        A Escola Politécnica fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3 , nº 380, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3675.0809; E-mail: atelie@uninet.com.br


Cursos, Seminários e Palestras

Cursinho grátis
        Estão abertas, até o dia 24, as inscrições para o curso pré-vestibular gratuito do Centro Acadêmico "XI de Agôsto", da Faculdade de Direito (FD) da USP. O curso disponibiliza 150 vagas para o período matutino e 150 para o noturno, e funcionará na região da Praça da Sé. Os candidatos passam por um teste e uma avaliação sócio-econômica.
        A venda do manual (R$ 5,00) e as inscrições (R$ 30,00) são feitas na FD, no Largo São Francisco, 95, térreo. O candidato deve levar cópia do RG, foto 3X4 e ficha de inscrição.
        Mais informações: ( (0XX11) 3107-6293; e-mail xideagosto@zipmail.com.br

Extensão Universitária na Educação Física
        Estão abertas as inscrições para o seguintes cursos de Extensão Universitária promovidos pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP:
        Educação Física na educação básica: significado e objetivo, nos dias 17, 24 e 31 de março, das 13h30 às 17h30; inscrições até 10 de março.
        Atividade física para prevenção e reabilitação cardíaca, nos dias 25 e 26 de março, das 8 horas às 13h20; inscrições até 17 de março.
        Esporte na infância e na adolescência, de 18 de março a 15 de abril, aos sábados, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas; inscrições até 10 de março.
        As inscrições podem ser feitas pelo correio ou pessoalmente no Serviço de Cultura e Extensão da EEFE, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 65, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3182.

Curso de Pastagem
        Estão abertas as inscrições para o 6º Curso de Sistema Rotacionado Intensivo de Produção de Pastagens para Bovinos Leiteiros, no Departamento de Zootecnia de Ruminantes da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) vinculada à Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba. O curso acontece entre os dias 14 e 18 e as inscrições devem ser feitas na Av. Carlos Botelho, 1025, Caixa Postal 329, 13400-970, Piracicaba, SP.
        Mais informações: ( (0XX19) 422-9197; e-mail agrohoje@carpa.ciagri.usp.br

Drogas e trabalho comunitário
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP organiza duas palestras para debater o trabalho comunitário como forma de combate às drogas: Trabalho Comunitário, Promoção da Cidadania e Uso de Drogas, no dia 15 às 14 horas; Políticas Públicas : Redução de Danos e Uso de Drogas, no dia 16 às 14 horas. As duas palestras serão ministradas pela Dra. Lia Cavalcante, consultora da Comunidade Européia na área de Prevenção e Reabilitação no Uso de Drogas, na própria FSP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7702/7703, com o Prof. Rubens.

Curso de Telenovela
        Estão abertas, até o dia 16, as inscrições para o curso O universo da telenovela: ficção e realidade do Núcleo de Pesquisa de Telenovela da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que estuda a expressão cultural da telenovela e sua importância no mercado internacional. Há 60 vagas para o curso, que ocorre de março a dezembro, às segundas e quartas, das 18h30 às 22h30. As inscrições devem ser feitas no próprio Núcleo, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, 2º andar, sala 6.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4373 ou pelo e-mail gpnovela@edu.usp.br

Especialização na Poli
        Estão abertas, até o dia 18, as inscrições para os seguintes cursos de especialização do Programa de Educação Continuada em Engenharia (PECE) da Escola Politécnica da USP (Poli): Automação e Informática Industrial; Engenharia de Segurança do Trabalho; Gestão e Engenharia de Produtos; Engenharia da Qualidade/Gestão; e Tecnologias da Qualidade. O PECE também recebe, até o dia 18, as inscrições para o curso de pós-graduação (Lato Sensu) em Engenharia de Transportes.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5285/5569


Teses e Dissertações

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Efeitos de estímulos indicados de lembranças antecipatórias sobre o tempo de espera linear em esquemas de atraso-reforço-iniciado por resposta. Taíza Helena Figueiredo. Dia 11/2, 15h.
        Terapia Racional-Emotivo-Comportamental: um estudo de caso com quatro reclusos da Casa de Detenção "Professor Flamínio Fávero". Thomaz D. A. Siqueira. Dia 15/2, 14h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4178.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        Cinema e imaginação, a imagem do índio no cinema brasileiro dos anos 70. Edgard Teodoro da Cunha. Dia 14/2, 14h.
        Análise fonológica preliminar do Pykobyê. Rosane Muñoz de Sá. Dia 15/2, 9h.
        A indústria da construção e a legislação sobre concessões de serviços públicos.. Wagner Pralon Mancuso. Dia 15/2, 14h.
        O dilema de Hamlet (uma reflexão sobre consciência e mudança de classe na sociologia clássica). Mauro Luís Iasi. Dia 15/2, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4584.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Gerenciamento de risco em projetos inovativos: um estudos dos procedimentos e estratégias no segmento exploração de petróleo. Arlindo Antonio de Souza. Dia 15/2, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.