São Paulo, 14 de fevereiro de 2000 n.510/00.
Universidade integrada com sociedade
A USP possui diversas iniciativas voltadas para a integração social e promove eventos culturais, cursos e serviços de assistência a idosos, desempregados, crianças e adolescentes carentes. As atividades são coordenadas pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.

Professores do IME negam participação em esquema de bingos
 

ECA promove curso de iniciação musical para crianças
 

Escola do Futuro abre inscrições para curso na área de Informática


Destaques

Série Universidade Pública

Universidade Pública promove integração social

        Com as atividades de extensão, a Universidade Pública atinge toda a comunidade promovendo eventos culturais, cursos de especialização, serviços de assistência e programas de inclusão social de idosos, desempregados e crianças carentes. "A Universidade tem a obrigação de for-necer elementos para o aperfeiçoamento de toda a sociedade", define o professor Adil-son Avansi de Abreu, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP. "Todo projeto que permita maior inclusão social é nossa primeira prioridade". Na USP, as atividades de extensão são organizadas e prestadas por professores e alunos das unidades e coordenadas pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.
        Um dos projetos de integração é a Universidade Aberta à Terceira Idade, em que os idosos podem cursar disciplinas em todas as unidades da USP com os alunos de graduação, e também cursos especiais, como Educação Física para Idosos (na Escola de Educação Física e Esporte), A Superioridade Pé de Valsa, um curso de danças de salão oferecido pela Escola Politécnica e Lazer com Arte para a Terceira Idade, no Museu de Arte Contemporânea. "Muitas vezes eles procuram a Universidade sem saber o que esperar, e acabam descobrindo novos caminhos", conta Avansi. "A Universidade Aberta à Terceira Idade oferece um recomeço de vida ativa, produtiva, numa coisa diferente do que eles tinham feito antes".
        É o caso de João Jorge Escudeiro da Silva, de 66 anos, que trabalhava como gerente de banco. Na Escola de Comuni-cações e Artes (ECA) fez cursos sobre narrativas literárias e apresentou até um teatro com os alunos. "Tenho muita vontade de conversar com os jovens, que têm idéias maravilhosas. Se você colocar só pessoas idosas numa sala, eles só vão falar de problemas de saúde, de morte. É meio degradante", diz Silva. "O idoso não deve ficar restrito a um nicho. Às vezes os jovens arregalam os olhos para as coisas que a gente fala, mas existe a troca". Escudeiro participa do programa desde 1994, e já fez cursos na ECA e no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.
        Outro exemplo importante é o Projeto Avizinhar, que trabalha com alfabe-tização, reforço escolar e atividades de lazer e cultura para crianças e adolescentes carentes, além de cursos de capacitação profissional e orientação para o mercado de trabalho. O Avizinhar atua em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, oferecendo a pessoas desempregadas cursos de capacitação profissional — são 800 pessoas na Grande São Paulo e em Taubaté, Eldorado, Cajamar e Praia Grande. "A meta central é trabalhar com a inclusão social, que não é só geração de renda. É também incluir as pessoas na cidadania e melhorar sua auto-estima", define Vera Soares, coordenadora da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da USP, que atua com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária em projetos de serviço à comunidade.
        A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão também tem diversos projetos e cursos destinados a professores e alunos de esco-las de 1º e 2º graus, como o Projeto Universidade e as Profissões, em que os estudantes de 2º grau e de cursinhos assis-tem a palestras e fazem visitas monitoradas para conhecer as unidades da USP.
        Isso sem contar os diversos eventos culturais abertos à toda a comunidade, como a Semana de Arte e Cultura, apresentações do Coralusp, Orquestra de Câmara da USP, teatro (Tusp), cinema (Cinusp), bibliotecas, museus e atividades culturais do Centro Universitário Maria Antônia. "A extensão é o sistema que tende a crescer mais na Universidade, porque é flexível e tem condições de interagir com a sociedade de uma maneira mais dinâmica", aponta Avansi.
        Mais informações: ( (0XX11)818-3240, na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária; 818-4490 na Cecae, com Vera Soares ou 818-3910 com Cristina Guarnieri.

Professores acusados negam participação em esquema de bingos

        Os professores do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Car-los Alberto de Bragança Pereira e Júlio Michael Stern, que estão sendo acusados pelo Ministério Público de envolvimento em um esquema de favorecimento a bingos, e de associarem-se a um advogado supostamente ligado à máfia italiana, negam as acusações e dizem que realizaram um trabalho meramente técnico para a certificação de máquinas.
        Eles desenvolveram uma metodologia para certificação e verificação de softwares das Máquinas Eletrônicas Pro-gramáveis (MEP) utilizadas em bingos. "Nosso trabalho sempre foi o de aferir se as máquinas realmente atendiam às espe-cificações descritas. Outros tipos de testes eram feitos na PUC, do Rio de Janeiro e na Unicamp", conta o professor Stern, do Departamento de Computação do IME. Os três institutos eram os responsáveis pela avaliação técnica das máquinas. Segundo Stern, durante a portaria nº 104 de 1998, do Instituto de Desenvolvimento do Desporto (Indesp), do Ministério do Esporte e Turismo, as regras eram claras e objetivas e os laudos emitidos sistematicamente. "Ao todo, realizamos mais de 70 certificações que foram encaminhadas ao Indesp, que após reunir uma série de outras documentações dos interessados em operar as máquinas, autorizava ou não a operação emitindo uma habilitação", diz. Quanto ao trabalho de verificação, o professor diz que o sistema sempre esteve disponível, mas nunca foi utilizado por nenhum órgão de fiscalização.
        O professor Carlos Alberto Bragança Pereira, do Departamento de Estatística do IME, lembra que, durante a portaria nº 104, somente duas categorias de agentes poderiam solicitar habilitação junto ao Indesp para operar as máquinas: fabricante nacional de máquinas ou representante exclusivo de um fabricante estrangeiro. "No ano passado o Indesp publicou uma nova portaria, a de nº 23, reeditando a anterior (nº104) e mudando algumas regras", conta. "Com a modificação permitiu-se mais de um representante por fabricante estrangeiro, desde que cada um representasse um modelo distinto de máquina".
        Para o professor Stern, com a adoção da portaria nº 23, houve muitos conflitos entre operadores e fabricantes. "As regras já não eram tão claras como na situação anterior. No entanto, nosso trabalho de certificação continuou exatamente o mesmo", afirma. Ao mesmo tempo, de acordo com o professor, os operadores não estavam mais obtendo a habilitação por parte do Indesp. "Bastavam alguns documentos e os laudos das universidades para que se pudessem operar as máquinas. Um documento de caráter essencialmente técnico, que deveria interessar somente a técnicos do setor, passou a circular normalmente entre os operadores", diz.
        Quanto às acusações de envolvimento com o advogado Tiago Loureiro na criação do Instituto de Jogos e Loterias, os professores dizem que foi uma idéia do mercado (fabricantes e representantes) cujo objetivo era desburocratizar o serviço. "Um operador interessado em legitimar suas atividades tinha de encaminhar documentações ao Indesp, em Brasília, solicitar certificações na USP, em São Paulo, na Unicamp, em Campinas, e na PUC, no Rio de Janeiro", cita Pereira. Segundo ele, o Instituto ficou apenas no papel e nunca fez nenhum tipo de serviço. "O advogado Tiago Loureiro apenas redigiu um estatuto para a criação do Instituto por ter grande conhecimento nesta área", diz Stern. "Mas foi uma escolha infeliz", acrescenta. Os professores ressaltam ainda que, com a metodologia de certificação e verificação por eles desenvolvida, é impossível qualquer tipo de manipulação.
        Mais informações:( (0XX11) 9606-6073 ou 818-6135, com o prof. Júlio Michael Stern; E-mail: jstern@ime.usp.br; e/ou 9115-3033 ou 818-6187, com o professor Carlos Alberto Bragança Pereira; E-mail: cpereira@ime.usp.br


Cursos, Seminários e Palestras

Música para crianças
        O Laboratório de Educação Musical (LEM) do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP estará com inscrições abertas, até o mês de março, para o curso Iniciação Musical para Crianças (entre 8 e 14 anos): Composição Musical, Teorias e Técnicas, Coral Infanto-Juvenil, Leitura de Partitura, Instrumentos. As inscrições devem ser feitas no Departamento de Música da ECA, na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4005 ou pelo e-mail coroinfantil@hotmail.com .

Informática e educação
        A Escola do Futuro da USP está com inscrições abertas para o curso Oficina Microsoft Office – uma poderosa ferramenta para desenvolvimento de projetos interdisciplinares, que acontece nos dias 28 e 29, das 9 às 16 horas. O curso utiliza e discute os programas Word, Excel e Power Point como ferramentas em projetos interdisciplinares.
        As inscrições devem ser feitas no Centro de Capacitação Maria Antonia, na Rua Maria Antonia, 294, 1º andar, na Vila Buarque.
        Mais informações: ( (0XX11) 259-3447 ou pelo e-mail capacita@futuro.usp.br

Psicologia
        O Instituto de Psicologia (IP) da USP está com inscrições abertas para os cursos Plantão psicológico e rede de apoio em saúde mental, que acontece entre 20 de março e 3 de julho, e Psicologia e Esporte, que acontece de 20 de março a 13 de junho.
        As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de março, das 9 às 12 horas no IP/USP, que fica na Av. Prof. Mello de Moraes, 1721, bloco B, Cidade Universitária. Os interessados devem pagar uma taxa de R$ 30,00 e trazer uma cópia do CRP, histórico escolar e currículo.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4172/4285.

Cultura românica
        Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP):
        O Francês no Contexto Românico, com inscrições até o dia 25 e taxa de R$ 33,00, o curso acontece de 1° de março a 14 de junho, às quartas-feiras, das 11h30 às 12h30 ou das 18 às 19 horas;
        O Italiano no Contexto Românico, com inscrições até o dia 24 e taxa de R$ 30,00, o curso acontece de 29 de fevereiro a 13 de junho, às terças-feiras, das 11h30 às 12h30 ou das 18 às 19 horas;
        As Literaturas das Línguas Minoritárias - Módulo I: a România Minor na América, Ásia e África. Com inscrições até dia 23 e taxa de R$ 35,00, o curso acontece de 28 de fevereiro a 12 de junho, às segundas-feiras, das 11h30 às 13 horas ou das 18 às 19h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4645; e-mail extensao_fflch@recad.usp.br


Agenda Cultural

Arte em São Carlos
        A Prefeitura do Campus Administrativo de São Carlos (PCASC) da USP promove no mês de fevereiro os seguintes eventos, com entrada franca:
        Seiva, exposição de trabalhos em óleo sobre tela da artista plástica Carla Fatio, na Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), até dia 28, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e sábados, das 8 às12 horas.
        Grupo Até Jázz apresenta-se dentro do projeto "Música na Praça", dia 24, às 12 horas, na Praça Central do Campus.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9106.


Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Perfil de proteínas plasmáticas e de fase aguda durante a gestação e diestro: utilização no diagnóstico precoce de gestação em cadelas. Camila Vannucchi. Dia 16/2, 14h.
Doutorado
        Eficácia do Albendazol, sulfóxido de albendazol, metronidazol e ciclosporina no tratamento da infecção experimental pelo Encephalitozoon cuniculi (Protozoa; Micospora) em camundongos Balb/C Imnossuprimidos com Ciclofosfamida. João Manoel de Castro. Dia 16/2, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7667

Escola Politécnica
Doutorado
        Metodologias baseadas na Teoria dos Sistemas Nebulosos (Fuzzy Sistems Theory) para o tratamento das informações subjetivas do projeto arquitetônico. Ana Lúcia Nogueira de Carvalho Harris. Dia 16/2, 9h30.
        Rigidez de ligações com parafusos em estruturas de madeira laminada colada. Ângela do Vale. Dia 18/2, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5443.

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Sistema visual humano: curvas de sensibilidade e filtragem de freqüências angulares, radiais e radiais/angulares acopladas. Natanael Antonio dos Santos. Dia 17/2, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4178.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.