São Paulo, 23 de fevereiro de 2000 n.514/00.
Livro conta a história 
do período Quaternário
Geologia do Quaternário e Mudanças Ambientais, do professor Kenitiro Suguio, descreve alguns fenômenos geológicos e sua relação com problemas atuais. Nos últimos 100 anos, o nível do mar aumentou entre 10 e 20 cm. Se todo o gelo da terra derretesse hoje, o nível subiria para 50 cm.

Reitor defende cooperação entre o ensino público e privado
 

Lançamento da Livraria Humanitas retrata as lutas camponesas na América Latina
 

Marilena Chauí profere aula magna sobre "Brasil 500: O que comemorar?".


Destaques

Livro reconstitui mudanças ambientais na Terra do período Quaternário

        A era da Glaciação e os fatos ocorridos após esse episódio, como as conseqüentes elevações do nível de mar e as mo-dificações climáticas que deram origem às planícies litorâneas brasileiras são assuntos tratados no livro Geologia do Quaternário e Mudanças Ambientais de autoria do pesquisador e professor da USP Kenitiro Suguio. A obra conta a história do nosso planeta no período Quaternário, nos últimos 1,8 milhão de anos, que coincide aproximadamente com a existência humana na Terra. No livro, são descritos fenôme-nos geológicos daquela época e sua relação com alguns problemas atuais e futuros.
        Os períodos glaciais de expansão das geleiras na superfície da Terra ocorreram cerca de vinte vezes, de forma cíclica, com duração de 80 a 100 mil anos, cada um. Os períodos interglaciais, de derretimento parcial dessas geleiras, tiveram duração de cerca de 10 mil anos. Cálculos e medidas maregráficas indicam que o nível do mar vem aumentando gradativamente nos últimos 100 anos, tendo sido registrado um crescimento de 10 a 20 cm nesse período. Segundo Suguio, se todo gelo hoje existente na superfície terrestre derretesse, o nível do mar aumentaria verticalmente 50 metros, o que levaria ao desaparecimento da maioria das cidades litorâneas. "Ficariam submersas a maior parte das cidades do Japão, Nova York e Rio de Janeiro", exemplifica.
        Sobre o recuo da orla marítima continente adentro, fenômeno que vem ocorrendo atualmente nas cidades litorâneas do Norte e do Sul do Brasil, poderia estar relacionado à elevação do nível do mar, mas o pesquisador acredita que esteja ligado a situações induzidas pelo próprio homem como no caso da erosão costeira. São vários os fatores que provocam a erosão costeira e a escassez de areia nas praias. Entre eles a construção de portos, que compromete o fluxo natural das correntes costeiras, que transportam a areia, e a retirada desta para aplicação na construção civil. "É o que vem acontecendo com a praia mais valorizada de Recife, a praia de Boa Viagem, diz Suguio. Lá, foi preciso conter o mar com a construção de muros de pedras para evitar a destruição de edificações mais próximas". O represamento das águas de rios para construção de usinas hidrelétricas é outra causa do surgimento da erosão. Junto com a água represada fica retida a areia que deveria chegar ao mar para alimentação das praias. No Brasil, as praias mais prejudicadas pelo fenômeno da erro-são são as praias de Fortaleza, Recife, e algumas do Rio Grande do Sul.
        O efeito estufa é outro ponto interessante abordado no livro. O autor desmistifica o fenômeno, tirando-o da lista dos vilões da saúde humana. Segundo Suguio, sem os gases responsáveis pelo efeito estufa seria impossível viver na Terra, porque a temperatura seria muito baixa, em torno de 0º. Certos tipos de gases, alguns resultantes de processos naturais e outros do uso de automóveis, formam uma camada em volta da Terra que retém parte do calor da energia solar, impedindo o resfriamento terrestre, explica.
        Kenitiro Suguio, que aposentou-se como professor titular do Instituto de Geociências da USP, é autor também do primeiro dicionário brasileiro de Geologia Sedimentar. Em Geologia do Quaternário e Mudanças Ambientais faz uma revisão sobre o tema do Quaternário, enfocando es-pecificamente o Brasil. O livro tem 366 páginas e está sendo vendido por $40,00, mais $5,00 de despesa postal.
        Geologia do Quaternário e Mudanças Ambientais pode ser adquirido com o próprio autor: ( (0XX11) 818-4136, 3641-0180 ou por fax 818-4207.

Reitor defende cooperação entre o ensino público e privado

        O reitor da USP, professor Jacques Marcovitch, defendeu a cooperação entre as universidades públicas e o setor privado de ensino, e lembrou que a maioria dos mestres e doutores que atuam na rede particular de ensino é proveniente da Universidade Pública. A afirmação foi feita no evento de lançamento do documento A Presença da Universidade Pública, um dossiê de 32 páginas elaborado pela Comissão de Defesa da Universidade Pública da USP. O encontro aconteceu no último dia 16, na Sala do Conselho Universitário da USP. Marcovitch também não acredita na possibilidade de privatização do sistema público de educação, devido à baixa rentabilidade, a curto prazo, das atividades de pesquisa nele desenvolvidas.
        Segundo o professor Alfredo Bosi, um dos coordenadores da comissão, o documento foi elaborado como uma resposta documentada aos ataques que acusam as universidades públicas brasileiras de improdutivas e dispendiosas. Já o ex-reitor e professor da USP, Flávio Fava de Moraes, definiu o ato em defesa da universidade pública como uma prioridade, "importante atualmente em virtude do discurso da globalização, em que o poder público tem que abandonar determinados setores". Para ele, porém, o conhecimento precisa ser desenvolvido nas instituições públicas, "para que possamos ser independentes do que os países desenvolvidos geram e procuram nos vender".
        Para o sociólogo Octavio Ianni, também presente no encontro, "a universidade pública, aliada ao ensino de 1º e de 2º graus, é essencial para o desenvolvimento da cultura, de compromissos de cunho humanístico e com a cidadania". Segundo ele, há no ensino público um compromisso com o desenvolvimento das capacidades de pensar e de criar, que não podem ser restringidas pelo tempo, pela busca por lucro. "Não podemos abdicar de um ensino público que lembre que o indivíduo é criação", afirmou.
        Além de Bosi e do professor Alberto Carvalho da Silva, que também coordena a comissão, estiveram presentes no evento os reitores Antônio Manoel dos Santos Silva, da Unesp, e Hermano de Medeiros Ferreira Tavares, da Unicamp; o vice-presidente das comissões de Educação e de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, César Callegari; a secretária adjunta da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Betty Schfnagel; a presidente da Câmara de Educação Superior, Sônia Aucissi; e o secretário da Educação do Município de São Paulo, João Gualberto Menezes.
    Mais informações: ( (0XX11) 818-3300.


Cursos, Seminários e Palestras

Cursos em São Carlos
        O Centro Cultural da Prefeitura do Campus Administrativo de São Carlos (PCASC) da USP está com inscrições abertas, até 1º de março, para os cursos Básico gratuito de Inglês, para alunos de graduação da USP, e Inglês instrumental, para alunos de pós-graduação da USP. Também estão abertas as matrículas para os seguintes cursos do Projeto "Universidade Aberta à Terceira Idade": Dançaterapia, Workshop "A arte de contar histórias" e Introdução à aprendizagem da língua inglesa, todos com idade mínima de 45 anos.
        As inscrições devem ser feitas no Centro Cultural da PCASC/USP, que fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, em São Carlos, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9106; e-mail centrocultural@sc.usp.br .


Agenda Cultural

Programação da TV USP
        A TV USP apresenta, entre 28 de fevereiro e 5 de março, a seguinte programação:
        PANORAMA - Jornal da USP 15 anos, abordando um pouco da história do Jornal e das propostas para esse ano, em que o veículo alcançou a marca dos 500 exemplares e completa 15 anos de existência; As aventuras do Doutor Broca, programa de uma série produzida pela TV USP e pela Odontologia/USP explicando as causas, os efeitos e como se prevenir das cáries; Museu Oceanográfico, sobre as atrações do maior museu desse tipo no Brasil, localizado no Instituto Oceanográfico da USP. Terça-feira (29), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sexta-feira (3), à 01h30; sábado (4), às 15h30; e domingo (5), às 10h30.
        DELTA, PI - Vestibular, programa que propõe o debate em torno do tema "Futuro do Trabalho" e que conta com a participação do vice-diretor da Fuvest, José Atílio Vanin, e do diretor do Etapa Vestibulares, Carlos Bindi. Quarta-feira (1º), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sexta-feira (3), às 15h30; sábado (4), às 20h30; e domingo (5), à 01h30.
        OLHAR DA USP - Novo Código Florestal, em que professores do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP discutem o novo código florestal brasileiro. Segunda-feira (28), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sexta-feira (3), às 10h30; sábado (4), à 01h30; e domingo (5), às 20h30.
        PROJETO E, programa de uma série sobre a educação para o emprego e o espirito empreendedor, produzida pela Fundação Vanzolini, entidade ligada à Poli/USP, em que Roberto Marx, professor da Poli/USP, e Mário Kempenich, diretor da Strategia Consultoria, discutem gerência e democratização do conhecimento. Quinta-feira (2), às 10h30, 15h30, 20h30 e 01h30; sexta-feira (3), às 20h30; sábado (4), ás 10h30; e domingo (5), às 15h30.
        IMIGRAÇÂO JAPONESA NO BRASIL I E II, documentário realizado pelo estudante de Cinema da USP Eduardo Kishimoto reunindo relatos orais de três gerações diferentes. Na primeira parte, imigrantes relembram o choque de culturas, a adaptação e a consolidação da presença japonesa no país, e na segunda uma brasileira relata sua experiência de três anos como dekassegui no Japão. De segunda-feira (28) a domingo (5), às 6, 16 e 21 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4101.


Livros, Revistas e Publicações

Lançamento
        A Humanitas, editora e livraria da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza no dia 1º de março o lançamento do livro Reforma liberal e lutas camponesas na América Latina - México e Peru nas últimas décadas do século XIX e princípios do XX, de Gabriela Pellegrino Soares e Sylvia Colombo. O evento ocorre na Estação Vila Bar, na Rua Fradique Coutinho, 1464, Vila Madalena.
        Mais informações : (0XX11) 818-4612.


Quadro de Avisos

Brasil 500
        A professora Marilena Chauí profere hoje (23), às 19h30, a aula magna "Brasil 500: O que comemorar?". O evento acontece no Anfiteatro de Geografia, que fica no Prédio da História e Geografia da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, na Av. Prof. Lineu prestes, 338, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4612 ou 818-4938.

Aula Magna e inauguração de escultura
        A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realiza no dia 24, às 8 horas, a aula magna de inauguração do ano letivo de 2000, Função do Marketing na Promoção da Cultura, proferida pelo Prof. Tupã Gomes Corrêa, da ECA, durante o Café Acadêmico oferecido pela Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação (Fundac).Durante o mesmo evento, ocorrerá a inauguração da escultura "ECA", doada pelo Prof Erasmo Tolosa, do Hospital das Clínicas à ECA. O evento ocorrerá na Sala da Congregação da ECA, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Prédio principal, Cidade Universitária.
        Mais informações : ( (0XX11) 818-4477/4478.


Teses e Dissertações

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Prestação de serviço à comunidade: um recurso de punição ou de desenvolvimento humano. Fátima França. Dia 25/2, 9h.
        Analisando a prática pedagógica: uma experiência de formação de professores na educação infantil. Marli Lúcia Tonatto Zibetti. Dia 25/2, 14h.
        Psicanálise: uma leitura trágica do conhecimento. Emir Tomazelli. Dia 28/2, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4178.

Escola de Enfermagem
Doutorado
        O banho de chuveiro como medida do alívio da dor no trabalho de parto. Angela Megumi Ochiai. Dia 29/2, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        A book of commom prayer: a frustração de um testemunho reificado. Neide Aparecida Silva. Dia 29/2, 16h.
Doutorado
        Ceticismo e paradoxo nos ensaios de Montaigne. Luis Antonio A. Eva. Dia 28/2, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4584.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        Utilização de 2-metil-1-propenilbenzoato na determinação quimiluminescente de esterases de monócitos, butirilcolinesterase sérica e de conjugados de peroxidase. Boni Yavo. Dia 25/2, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.