São Paulo, 25 de fevereiro de 2000 n.515/00.
Pesquisa analisa uma cooperativa urbana
Vencedora da categoria de ensaios críticos do 13o Prêmio Museu da Casa Brasileira, a dissertação de mestrado de Mauro Claro analisa as relações de trabalho da Unilabor, cooperativa urbana que uniu a estética modernista à racionalidade industrial.

USP aprova o Programa de Transferências 2000
 
 

MAE abre inscrições para cursos de extensão
 
 

ECA promove curso gratuito de redação para o vestibular
 


Destaques

Estudo mostra as características de uma cooperativa urbana e modernista

        Em 1954 era fundada em São Paulo a fábrica de móveis modernos Unilabor, cooperativa urbana que funcionou até 1967 e procurou estabelecer uma nova relação de trabalho, unindo a estética do modernismo brasileiro à racionalidade industrial. O pesquisador Mauro Claro analisou as características do projeto em sua dissertação de mestrado, Unilabor: desenho industrial e racionalidade moderna numa comunidade operária em São Paulo (1954-67), apresentada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP em 1998. A publicação foi vencedora da categoria de ensaios críticos na 13a edição do Prêmio Museu da Casa Brasileira.
        A Unilabor (UL) nasceu no bojo de um projeto maior, idealizado no início da década de 50 pelo frei dominicano João Batista Pereira dos Santos, que, convidado a dirigir um núcleo religioso no bairro do Alto do Ipiranga, propôs-se a desenvolver um projeto comunitário. "Frei João pretendia criar uma comunidade no centro da qual funcionaria uma fábrica, cuja existência guiaria a da própria comunidade", diz Claro. Em 52, Santos conheceu Geraldo de Barros, artista concreto interessado em integrar a arte à sociedade por meio da indústria. Junto com o engenheiro Justino Cardoso e o ferramenteiro Antônio Thereza, tornou-se um dos três sócios-fundadores da UL dois anos depois.
        Segundo Claro, o principal objetivo era desalienar o operário em relação à produção industrial sem negar sua importância como produtora de bens, mas sim partindo dessa realidade para resgatar a dignidade do trabalhador. "A empresa fundamentou-se em dois tipos de racionalidade: formal ou operativa, e substantiva". Na primeira, destacava-se a organização necessária a uma empresa capitalista, com o caráter sistematizador e de divisão do trabalho; na segunda, a percepção intelectual autônoma do processo, ou seja, o acesso do cooperado à compreensão de todas as etapas de produção. A Unilabor sempre se sustentou em reuniões coletivas, não só na gestão administrativa, mas também na parte de projeto. "Os cooperados decidiam seus salários através dessas assembléias gerais, sempre acompanhadas por frei João, porém, sem sua interferência".
        A liberdade de expressar opiniões e participar de todo o processo, assim como a boa remuneração, era considerada muito gratificante, o que levou muitos a deixarem seus antigos empregos para integrar o projeto. Vários empregados eram artesãos e traziam consigo o conhecimento técnico e prático, que se unia à teoria e conhecimento das artes, levados por Geraldo de Barros e outros integrantes. "Essa união se expressava nos móveis, que aliavam poucas cores a formas fortes e de fácil percepção". Segundo o Padrão UL, criado entre 56 e 57, eram produzidos componentes isolados, conjuntos e subconjuntos, o que permitia ao comprador escolher os módulos e montá-los de acordo com alguma das várias combinações oferecidas. Com o padrão consolidado, a Unilabor lançou um catálogo com suas peças e variações, que eram consumidas principalmente pela "classe média esclarecida", como definiu Claro.
        Apesar de ter alcançado relativo sucesso (chegou a ter 100 funcionários e 5 lojas), no início da década de 60 a cooperativa começou a se desestabilizar devido a discussões internas sobre a condução da empresa. Não conseguindo suportar o corte de créditos concedidos a pequenas empresas, que ocorreu em 64, a Unilabor foi gradativamente fechando suas lojas, e se dissolveu em 1967.
        Mais informações: (0XX11) 257-7678, e-mail: mclaro@mackenzie.com.br .
 
 

USP disponibiliza vagas para transferências de alunos

        Foi aprovado esse mês na Sessão do Conselho de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação da USP o Programa de transferências 2000 que disponibiliza vagas ociosas para transferências de alunos da graduação entre cursos da USP, bem como de outras Faculdades para a USP, para o ano letivo de 2001.
        Num primeiro levantamento de dados foi constatada a existência de 1500 vagas para todo os cursos da USP. Em maio será divulgada a relação das novas vagas em cada curso e a data para a inscrição dos candidatos.
        A pré-seleção para ingressar na USP será feita pela Fuvest em julho desse ano, que consistirá em provas de múltipla escolha e prova de português para todas as áreas do conhecimento. Nessa fase, a nota mínima exigida será de 5, e serão convocados para a segunda etapa do processo 3 candidatos por vaga. Em agosto e setembro acontecerá a seleção que deverá ser aplicada pelas próprias unidades da USP, de acordo com critérios estabelecidos por elas. As adaptações curriculares serão analisadas em cada unidade após a matrícula, pelo sistema de equivalência e aproveitamento de estudos.
        Ainda não foi estabelecido o valor que será cobrado pela Fuvest para cobrir custos de pré-seleção e de remuneração das comissões de docentes que elaborarão e corrigirão as provas de seleção.
        Mais informações (0xx11) ( 818-3116 e 818-3121.
 



Cursos, Seminários e Palestras

Cursos no MAE
        Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos de extensão do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP:
        A história e desenho da escultura africana, inscrições até 13 de março, para interessados em geral, acontece de 16 de março a 20 de abril, com taxa de R$ 35,00;
        Mitologia e arte sacra afro-brasileiras, inscrições até 10 de março, para interessados em geral, e será de 14 de março a 30 de maio, com taxa de R$ 50,00.
        Professores da rede pública e comunidade USP pagam 50% do valor das taxas de inscrição. As inscrições devem ser feitas na Seção Acadêmica do MAE, que fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, na Cidade Universitária.
        Mais informações : ( (0XX11) 818-4906 ou pelo e-mail sacadmae@edu.usp.br .
 

Redação para vestibular
        Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de redação e expressão voltado ao vestibular, organizado por alunos e ex-alunos de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O curso acontece de março a junho (uma aula semanal) na ECA, e seu programa inclui interpretação de texto, gramática e literatura.
        Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de março no Centro Acadêmico Lupe Cotrim da ECA, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco C, Cidade Universitária, das 14 às 19 horas, levando cópia do RG, carteira escolar ou diploma e última conta de água ou luz.
        Mais informações : ( (0XX11) 818-4013.
 

Debates sobre LER
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1º de março um ciclo de debates em comemoração ao Dia Internacional das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), abordando temas como a globalização e políticas públicas. No dia 28, às 17 horas serão lançados dois textos inéditos sobre LER: A violência oculta do trabalho - as lesões por esforços repetitivos, de Herval Pina Ribeiro, médico e pesquisador da FSP, e LER, detecção precoce e suas relações com gênero, idade e função, editado pelo sindicato dos bancários de Campinas e Região.
        O ciclo de debates acontece às 18h30 no dia 28 de fevereiro e às 19 horas nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, no Anfiteatro Paula Souza, na FSP, Av. Dr. Arnaldo, 715.
        Mais informações : ( (0XX11) 881-5091.


Teses e Dissertações

Instituto de Química
Doutorado
        Determinação termogravimétrica da composição de algumas ligas metálicas Ag/Cu, Cu/Zn e Cu/Sn. João Pitoschio Filho. Dia 25/2, 13h30.
        Peptídeos de conformação restrita relacionados ao sítio 2 do Fibroblast Growth Factor-1: Estudo sobre estrutura e atividade. Sumika Kiyota. Dia 29/2, 13h30.
        Mais informações: ( (011) 818-3844.
 

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Consulta de enfermagem: uma proposta para atendimento em ambulatório psiquiátrico. Elisabeth da Costa Jóia. Dia 29/2, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.
 

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Disclosure das aplicações sociais da sociedade cooperativa e sua contribuição à elaboração do balanço social. Fernando José Arrigoni. Dia 29/2, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.