São Paulo, 28 de fevereiro de 2000 n.516/00.
Indústria brasileira investe pouco em design
Pesquisa realizada na FEA mostra que na indústria brasileira o investimento em design ainda é baixo. O estudo envolveu três empresas do setor eletroeletrônico e revelou que algumas já vêm se adaptando para enfrentar mudanças decorrentes da globalização.

Governo do Estado concede Medalha do Mérito Científico a pesquisadores daUSP de Ribeirão Preto
 
 

Cecae abre inscrições para cursos do Projeto Atual-Tec
 
 

ECA reúne Prefeitos e Secretários de Cultura no projeto Gravuras Contemporâneas


Destaques

Indústrias brasileiras precisam investir mais no design

        Nas empresas brasileiras, os recursos destinados aos investimentos em design ainda são poucos, se comparados com as estrangeiras. Mesmo assim, algumas vêm utilizando alguns instrumentos para se adaptarem rapidamente às mudanças decorrentes do processo de globalização, como sistemas de informação, inovações e gestão do ciclo de vida dos produtos, acompanhados da reestruturação formal das empresas. Estas são algumas das conclusões obtidas na pesquisa O Design no Marketing de Produtos: um estudo exploratório na indústria eletro-eletrônica brasileira, realizada por Eugenio Weishaupt Ruiz e apresentada como dissertação de mestrado, no final do ano passado, na Faculdade de Economia, Admi-nistração e Contabilidade (FEA) USP.
        Em seu estudo, Ruiz analisou três empresas do setor eletroeletrônico e verificou mudanças em suas estruturas. "Ocorreram alterações nas estruturas das empresas pesquisadas, como a criação de unidades de negócios, terceirização de serviços, flexibilidade no lançamento e revisão de portfólio de produtos, entre várias outras", afirma o pesquisador. "O design no marketing de produtos caracteriza-se em propor produtos inovadores visando a criação de uma identidade visual, um conceito de marca", acrescenta.
        De acordo com a pesquisa, a contribuição que o design traz para o marketing de produtos nas empresas pesquisadas é um dos fatores decisivos do sucesso do produto e define tendências de novos produtos. "Este é um diferencial entre as empresas e contribui diretamente na estratégia do marketing de produtos", diz Ruiz. Segundo ele, nas empresas pesquisadas, o design é adotado como uma estratégia de marketing porque reflete a imagem da marca.
        De acordo com Ruiz, as conclusões de sua pesquisa devem ser consideradas apenas como hipóteses a serem testadas em estudos futuros, de caráter quantitativo. "O estudo baseou-se no depoimento dos executivos das áreas de design e marketing das empresas pesquisadas e no uso do ma-terial fornecido por elas", observa. "Esta pesquisa pode abrir caminho para a reflexão sobre outros fatores positivos ou nega-tivos da interação de design e marketing e que, certamente, podem ser utilizados com base para estudos descritivos".
        Mais informações: ( (0XX11) 979-4155.

Governo do Estado homenageia pesquisadores da USP de Ribeirão Preto

        A equipe de pesquisadores da USP de Ribeirão Preto responsável pelo seqüenciamento genético da bactéria Xylella fastidiosa, que ataca os laranjais paulistas, mais conhecida como "praga do amarelinho" recebeu, no último dia 21, a Medalha do Mérito Científico e Tecnológico, concedida pelo Governo do Estado de São Paulo.
        É o primeiro projeto Genoma concluído no hemisfério sul, realizado pelos professores Marco Antonio Zago, Vanderlei Rodrigues e Marcelo Brocchi, da Faculdade de Medicina, Gustavo Henrique Goldman, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Maria Helena de Souza Goldman, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, além dos pesquisadores Simone Kashima e Wilson Silva Júnior, do Hemocentro de Ribeirão Preto.
        Mais informações : ( (0XX16) 602-4280/602-3702.
 


Alunos do 2º ano de Letras matriculam-se a partir de segunda

        As matrículas dos alunos do segundo ano do curso de Letras, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, começam a partir de segunda-feira (28). Os estudantes aceitaram a proposta apresentada em assembléia pelo diretor da FFLCH, professor Francis Henrik Aubert.
        O acordo permite a matrícula de todos os alunos em Português e, em seguida, numa habilitação obtida de acordo com a média das notas do primeiro ano (ciclo básico). Desta forma, a direção da Faculdade cumpre uma liminar, impetrada pelo Centro Acadêmico de Letras, que determinava a anulação da matrícula anterior, realizada em novembro, sob a alegação de que o desconhecimento das notas do primeiro ano dificultava a escolha das habilitações.
        A habilitação é determinada de acordo com uma lista de preferências feita com a matrícula. Conforme a média, o aluno poderá obter sua primeira opção, ou a segunda, e assim por diante. Também será permitida a matrícula apenas em Português, ou em duas habilitações distintas após a verificação da existência de vagas remanescentes.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4624, na Comissão de Graduação da FFLCH.


Cursos, Seminários e Palestras
Cursos na FFLCH
        A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP está com inscrições abertas até 3 de março para os seguintes cursos: Iniciação ao Latim I e III; Textos Latinos: tradução e explicação; Língua Grega I e II; Língua Grega III - Oficina de Tradução; Ensinando Inglês em Empresas; e A Inquisição no Brasil: Miguel Telles da Costa, o capitão-mor judaízante de Paraty.
        Os cursos Introdução ao estudo da língua e cultura Yoruba e O Discurso Didático-Pedagógico no Ensino Fundamental e Médio: Linguagem e Sentido têm inscrições abertas até o dia 9 de março.
        As inscrições devem ser feitas na Sala 126 do Prédio da Administração da FFLCH, na Cidade Universitária, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 13 às 16h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4645; e-mail extensao_fflch@recad.usp.br.

Treinamento tecnológico
        Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos do Projeto Atual-Tec, promovido pela Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da USP: Corba: introdução a objetos distribuídos; Inteligências múltiplas na prática pessoal e empresarial; Tecnologia do processo de injeção de plástico (básico); e Telecomunicações para não engenheiros.
        As vagas são limitadas e os cursos vão de 27 a 30 de março, das 18h30 às 22h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3903; e-mail http://cecae.usp.br/atualtec .

Capacitação em informática
        A Escola do Futuro da USP tem inscrições abertas para os seguintes cursos de capacitação profissional: Planejamento, organização e administração de Cdteca, de 13 a 15 de março, para bibliotecários e profissionais da área de educação; Introdução ao HyperStudio - avaliação processual, criando portfólios, no dia 17 de março, aberto a todos os interessados; e Interdisciplinaridade na prática: literatura, matemática, ciências e história através de jogos e softwares, no dia 18 de março, para alunos de 1ª à 8ª série do ensino fundamental.
        As inscrições devem ser feitas no Centro de Capacitação Maria Antônia, na Rua Maria Antônia, 294, 1º andar, na Vila Buarque.
        Mais informações: ( (0XX11) 259-3447.


Agenda Cultural

Gravuras contemporâneas
        A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP reúne prefeitos e secretários de cultura no dia 2 de março, para o encerramento do Gravuras Contemporâneas, um projeto da ECA e da iniciativa privada para expor obras de arte pelo país que reúne 200 gravuras. O evento acontece no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Rua da Reitoria, Cidade Universitária, às 17 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4314.


Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Condicionantes estratégicas para a Internet: uma abordagem inter-funcional. Dirceu Tornavoi de Carvalho. Dia 1º/3, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Escola Politécnica
Doutorado
        Especificação, execução e raciocínio sobre ações e planos utilizando a lógica de transação. Marcus Vinícius Tolentino dos Santos. Dia 2/3, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5443.

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        A interface entre a ética e a administração hospitalar. Elma Zoboli. Dia 2/3, 14h.
Doutorado
        A procura por cuidado de saúde: o papel das crenças e percepções de mulheres na vivência do processo saúde-doença. Alexandrina Aparecida Maciel. Dia 2/3, 14h.
        Mais informações: (0XX11) 3066-7739.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        Atividade antioxidante de espécies medicinais da família piperaceae: Protomorphe umbellata (L.) Miq. e Piper regnelli (Miq) C. DC. Paulo Chanel D. de Freitas. Dia 1º/3, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.

Interunidades em Nutrição Humana Aplicada
Mestrado
        Avaliação nutricional de crianças instituicionalizadas em creches no município de São Paulo. Paulo Clara Korukian Freiberg. Dia 2/3, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.