São Paulo, 15 de março de 2000 n.521/00.
Os avanços no combate às pragas do Pinus
O Instituto de Pesquisas Florestais (IPEF) da Esalq realiza de hoje até sexta-feira, em Curitiba, o 1º Simpósio do Cone Sul sobre Manejo de Pragas e Doenças de Pinus. No encontro serão divulgados os avanços das pesquisas de controle de pragas e doenças do pinus em países do Mercosul.

Universidades em debate na Assembléia Legislativa
 

Sistema operacional Linux é tema de palestra
 

Curso sobre a proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais no Brasil na Faculdade de Direito


Destaques

Simpósio mostra os avanços no manejo de pragas e doenças do pinus no Mercosul

        O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba promove de hoje (15) até sexta-feira (17) o 1º Simpósio do Cone Sul sobre manejo de Pragas e Doenças de Pinus. O evento, que acontece em Curitiba, Paraná, tem o objetivo de promover o intercâmbio entre profissionais de diversas instituições e de empresas do setor florestal para definir uma estratégia de manejo integrado de pragas e doenças do pinus no âmbito do Mercosul. No encontro serão abordados os avanços nas pesquisas difundindo os resultados alcançados até o momento e traçando linhas de pesquisa prioritárias para os países do Cone Sul.
        O Brasil, além de ser um dos maiores produtores de pinus do Mercosul, está atualmente com a pesquisa mais avançada no manejo de pragas da região, o que o capacita como um grande potencial de transferência de tecnologia para os demais países da América do Sul. Atualmente, o Programa Temático de Manejo Integrado de Pragas e Doenças Florestais (PCMIP) do IPEF já desenvolve pesquisas nessa linha em parceria com empresas do Paraguai e Argentina.
        Entre os diversos temas que serão abordados no encontro, as novidades no controle da vespa-da-madeira (Sirex noctilio), da família Siricidae. Originária do hemisfério Norte, é uma das pragas que atingem o pinus, desenvolvendo-se no seu interior. Em seus países de origem, é considerada uma praga secundária, desenvolvendo-se em árvores danificadas ou mortas por fatores bióticos e abióticos, podendo também desenvolver-se em árvores vivas.
        No Brasil, a vespa-da-madeira foi detectada em 1988, quando já tinha provocado perdas da ordem de 30% em plantações de pinus do território nacional. De acordo com o consultor do IPEF, engenheiro Alberto Jorge Laranjeiro, a difusão da praga no Brasil pode ter sido favorecida pelo transporte de madeira entre regiões. "A vespa-da-madeira atinge principalmente as árvores estressadas por fogo, pela falta de espaço e alta competitividade entre elas, desramas drásticas ou injúria mecânica causada por tratores, podendo até matar uma árvore", explica. Os danos causados pela vespa em plantações bem manejadas podem aumentar devido a uma alta densidade populacional da praga, em decorrência de uma área próxima mal manejada.
        Segundo Laranjeiro, uma das formas eficazes de controle da vespa-da-madeira é a do controle biológico, por meio da utilização do nematóide Deladenus siricidicola, específico para o controle da vespa, que deve ser associado a um monitoramento de plantas armadilhas. "O nematóide entra na larva da vespa e atinge seu ovário atacando e destruindo seus ovos. Ao atingir a forma adulta, a vespa cruza com o macho, disseminando mais neumatóides", explica. De acordo com o engenheiro, a situação está sob controle mas exige vigilância. "Uma plantação bem controlada e manejada devidamente dificulta a propagação da vespa-da-madeira".
        Mais informações: ( (0XX19) 430-8612, com o engenheiro Alberto Jorge Laranjeiro; E-mail: ajlaranj@carpa.ciagri.usp.br, ou ( (0XX19) 430-8678, na Assessoria de Imprensa do IPEF.

Universidades em debate na Assembléia

        O reitor da USP Jacques Marcovitch, junto com reitores das principais universidades paulistas, participa hoje (15), à partir da 9h30, na Assembléia Legislativa de São Paulo do debate sobre Universidades - Ciência, Tecnologia e Comunicação, que faz parte do Fórum São Paulo Século XXI, promovido pela Assembléia Legislativa.
        Além do reitor da USP, estarão presentes o reitor da Unicamp, Hermano Tavares, o reitor da Unesp, Antônio Manoel dos Santos Silva, o reitor da UFSCAR, José Rubens Rebelatto, o reitor da Unifesp Hélio Egídio Nogueira e o presidente do Conselho dos Reitores das Universidades Brasileiras, Sidney Storch Dutra.
        Mais informações: ( (0XX11) 886-6845 e 886-6850


Cursos, Seminários e Palestras

Palestra sobre Linux
        Termina dia 17 o prazo de inscrição para a palestra Linux - Os primeiros passos, que acontece dia 18, sábado, das 13 às 17 horas, no Anfiteatro do USP-Oficina. Jorge Kinoshita, professor da Escola Politécnica da USP, pretende apresentar aos participantes o sistema operacional Linux, segundo ele mais complexo e completo que o Windows-95. O público alvo são usuários do Windows-95 interessados em conhecer e usar o Linux e iniciantes no sistema. Foram escolhidos três tópicos principais: o que é e onde está sendo usado, como instalar e os primeiros passos após a instalação. O professor aborda temas como os tipos de programas que podem ser rodados no sistema, sua utilização na Internet, aspectos de gerenciamento e edição de arquivos, além de fazer uma instalação ao vivo.
        O USP-Oficina fica na Av. Lúcio Martins Rodrigues, 314, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5392, e-mail: jkinoshi@pcs.usp.br.

Sonhos de um homem livre
        Shimada Masahiko, escritor de vanguarda da nova geração de autores japoneses, ministra amanhã, dia 16, às 16 horas, palestra sobre o tema "Sonhos de um homem livre - Subúrbio, Suicídio, Capitalismo", na Sala do Conselho Universitário da USP.
        No dia 17, às 19 horas, o escritor fará uma leitura performance de "Até me transformar em múmia", no Espaço Cultural - Fundação Japão, que fica na Av. Paulista 37, 1° andar.
        Mais informações: (0XX11) 818-4612.

Informática para professores
        A Escola do Futuro da USP tem inscrições abertas para os seguintes cursos de capacitação profissional:
        Atividades práticas com mídia eletrônica na educação infantil e 1ª e 2ª séries do ensino fundamental, nos dias 20 e 21 de março, destinado a professores.
        Análise qualitativa de um software educacional, nos dias 27 e 28 de março, aberto a todos os interessados.
        Novas formas de aprender e ensinar com a Internet, 31 de março a 1º de abril, aberto a todos os interessados.
        As inscrições devem ser feitas no Centro de Capacitação Maria Antonia, na Rua Maria Antonia, 294, 1º andar – Vila Buarque.
        Mais informações: ( (0XX11) 259-3447.

Psicologia na educação
        O Instituto de Psicologia (IP) da USP está com inscrições abertas para os seguintes cursos, destinados a profissionais do ensino fundamental:
        Análise de procedimentos no jogo rummikub, que acontece no dia 13 de maio e tem inscrições até o dia 17 de março.
        Jogos e avaliação pedagógica, dia 30 de março a 26 de junho, com inscrições até o dia 17 de março;
        Jornada do LAPq: os jogos e a construção de competências, dia 25 de março e tem inscrições até o dia 22 de março.
        As inscrições devem ser feitas no bloco D do IP, na Av. Prof. Mello de Moraes, 1721, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4172.

Zeus
        A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP está com inscrições abertas até amanhã (16) para o curso Mitos e Imagens de Zeus, que acontece de 18 de março a 8 de abril. O curso destina-se a alunos de graduação e de pós-graduação, professores e interessados em geral.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4645.

Curso no IEA
        O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP está com inscrições abertas até o dia 04 de abril para o curso A Ideologia, que acontece de 5 de abril a 10 de maio. A taxa é de R$ 30,00 e as inscrições devem ser feitas no IEA, na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, térreo, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3919/818-4442.

União Européia e Mercosul
        O Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) e o Instituto de Estudos Avançados (IEA), ambos da USP, promovem dia 20, às 16 horas, a conferência-debate O futuro das negociações interregionais Mercosul - União Européia, com o responsável por assuntos de Comércio Exterior da Comissão Européia, Pascal Lamy. O evento acontece na Sala do Conselho Universitário, que fica na Rua da Reitoria, 107, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3061 e 818-3044.

Direito
        Estão abertas as inscrições para o curso A proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais no Brasil, organizado pela Faculdade de Direito (FD) da USP, pelo Centro de Direitos Humanos do Centro Acadêmico XI de Agosto e pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O curso ocorre de 27 de março a 12 de junho, no Auditório XI de Agosto, na FD/USP, no Largo São Francisco, 95, Centro. A taxa é de R$ 45,00.
        Mais informações : ( (0XX11) 3111-4082/3104-9693.


Agenda Cultural

Exposição fotográfica
        A Comissão de Cultura e Extensão da USP abre hoje a exposição Santos: Imagens e paisagens, com cerca de 50 fotos de Elisabete de Santis Braga Saraiva e Nivaldo da Graça Saraiva, enfocando monumentos e paisagens de Santos. A prossegue até o dia 31 de março, das 8h30 às 17h30, no saguão de entrada do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, na Praça do Oceanográfico, 191, na Cidade Universitária.
        Mais informações : ( (0XX11) 818-6609 ou pelo e-mail mahiques@usp.br .


Livros, Revistas e Publicações

Letras clássicas
        A Humanitas, livraria e editora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP lança no próximo dia 22 a publicação Letras Clássicas nº 3. Na mesma ocasião haverá a palestra As paixões em Sêneca, ministrada pela professora Zélia A. Cardoso. Os eventos ocorrem a partir das 19h30, no Prédio de Letras da FFLCH, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, sala 266, na Cidade Universitária.
        Mais informações : ( (0XX11) 818-4512.

Alimentos
        Os professores Marcos Fava Neves (Faculdade de Economia e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto), Fábio Chaddad e Sérgio Lazzarini lançam o livro Alimentos, novos tempos e conceitos na gestão de negócios, editado com o apoio do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroalimentar da USP. O livro traz 15 textos, abordando conceitos sobre a produção e distribuição de alimentos e bebidas no Brasil.
        Mais informações : ( (0XX16) 602-3892.


Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Os egressos de uma escola de nível médio de enfermagem do Município de São Paulo: repensando a formação profissional. Gilberto Tadeu Reis da Silva. Dia 16/3, 9h30.
Doutorado
        A inserção do recém-formado no mundo do trabalho: os significados dessa experiência na enfermagem. Rita de Cássia Tapié Martins. Dia 20/3, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Comitê de mortalidade materna no Estado de São Paulo: trajetória e vicissitudes . Ana Verônica Rodrigues da Silva. Dia 21/3, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-5091.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Escultores italianos e sua contribuição à arte tumular paulistana. Josefina Eloina Ribeiro. Dia 20/3, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4584.

Escola Politécnica
Mestrado
        Gestão de serviços proposição de um método para obtenção de vantagem competitiva através da fidelização do consumidor. Cassio Sodré Cook. Dia 17/3, 9h30.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.