São Paulo, 27 de março de 2000 n.526/00.
USP homenageia pesquisadores do Genoma
Os pesquisadores da USP que estiveram envolvidos no Projeto Genoma da Xylella fastidiosa recebem dia 28 homenagem da reitoria e do Conselho Universitário da USP. Pesquisador que iniciou o trabalho garante que sua publicação reserva mais descobertas do que o esperado.

Nova superintendente relata planos para o HU
 
 

Estação Ciência lança uma nova fase do Projeto Em Torno Zumbi
 
 

ICB oferece cursos de Anatomia Cirúrgica da Face e Imunologia


Destaques

Pesquisadores do Genoma são homenageados na USP

        Os pesquisadores da USP envolvidos no Projeto Genoma da Xylella fastidiosa serão homenageados com um troféu na próxima reunião do Conselho Universitário, que acontece na próxima terça-feira, dia 28, às 10 horas. Os troféus serão entregues aos professores Fernando de Castro Reinach, do Instituto de Química, e Luís Eduardo Aranha Camargo, Escola Superior Agrária Luiz de Queiroz (Esalq), que estarão representando todos os demais participantes do projeto. Foi da equipe de Reinach que surgiu a idéia de fazer o seqüenciamento genético de um microorganismo, em maio de 1997, iniciando o Projeto Genoma. A equipe de Camargo concluiu o projeto, finalizando o seqüencia-mento do último fragmento (read - parte da biblioteca de clones) que faltava no Genoma. Os demais pesquisadores receberão o troféu em suas respectivas unidades.
        O seqüenciamento genético da bactéria Xylella fastidiosa, causadora da praga do amarelinho nos laranjais de São Paulo, representa uma grande vitória para todos eles: além de ser o primeiro Projeto Genoma concluído no país, é também a primeira vez que cientistas conseguem mapear todos os genes de um organismo causador de doenças em plantas. "A conclusão do projeto significa que podemos ser os primeiros do mundo em alguma área", declara o Reinach. "E isso teve um papel fundamental na auto-estima de todos os participantes, especialmente dos mais jovens".
        A maior conquista do Projeto Genoma, na opinião dos homenageados, foi a sua conclusão, mas eles ressaltam que houve outros benefícios fundamentais para a USP, como a montagem de uma rede de bioinformática na Universidade – o que garante maior eficiência na troca de informações entre os laboratórios –, a estratégia de seqüenciamento corretamente aplicada pelo laboratório central, e a força de vontade dos laboratórios seqüenciadores, que partiram de um nível de pouco conhecimento sobre genômica e superaram suas limitações. "A conclusão do projeto permitiu aos laboratórios ter acesso aos domínios da genômica", afirma Camargo. "De outra forma, isso teria sido muito lento ou talvez até impossível". Na opinião do professor, o projeto não contaria com o número suficiente de laboratórios se não houvesse a participação da USP, que ele considera ter "contribuído para o fornecimento de massa crítica".
        Segundo Reinach, durante o Projeto Genoma, o desenvolvimento da tecnologia de seqüenciamento genético ajudou a melhorar a capacitação tecnológica dos laboratórios da Universidade. Ele destaca que houve "um enorme salto tecnológico" dos laboratórios envolvidos no projeto, que agora dominam a tecnologia do seqüenciamento genômico. "Toda tecnologia envolvida é muito complicada e envolve a equipe como um todo", diz. "Assim, a interação entre os laboratórios foi aprimorada durante o projeto, o que nos favorece na realização de outros projetos, como o do Xanthomonas (outra bactéria causadora de doença que ataca os laranjais)". Reinach se anima com a participação de muitos pro-fessores jovens e de alunos. "A idade média dos participantes do projeto é mais baixa do que a idade média dos professores da USP", diz. "Houve um envolvimento muito grande dos alunos, que percebem que estão fazendo uma pesquisa de primeiro mundo".
        O trabalho sobre a pesquisa do Projeto Genoma deve ser publicado em breve, e o professor Reinach garante que ele reserva mais descobertas do que o esperado. "Na hora em que o trabalho sair, vocês vão levar um susto", garante.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-2155 e 818-3313, com o Prof. Fernando de Castro Reinach; ( (0XX19) 429-4124 e 429-4267, com o Prof. Luís Eduardo Aranha Camargo.
 
 

Novos projetos para o Hospital Universitário

        A médica Maria Lúcia Lebrão, professora do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP), é a nova superintende do Hospital Universitário (HU). Com especialização em administração hospitalar, Maria Lúcia tem em seus planos investir em programas de qualidade para o hospital e certificação dos laboratórios - ISO 9000.
        O HU é um hospital-escola comunitário de nível secundário e que, segundo a professora, precisa definir quem vai ser o seu público usuário. O HU tem por obrigação atender a comunidade USP – alunos, docentes e funcionários – e a população do Butantã. Mas a Administração Regional do Butantã estendeu os seus domínios e atravessou o rio Pinheiros, onde existem outros hospitais e postos de saúde que podem prestar atendimento. Portanto, a idéia é estabelecer uma área de atuação que com-preende os bairros Butantã, Rio Pequeno, Raposo Tavares, Vila Sônia, Morumbi e Jaguaré.
        Uma das metas da nova superintendente é criar um sistema integrado de saúde e priorizar uma hierarquização no atendimento. Ou seja, toda a população vinda desses bairros deverá prioritariamente procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) – antigos postos de saúde - que farão o pri-meiro atendimento e os exames necessários. "Se for preciso uma internação ou exame mais sofisticado, aí então será encaminhado ao HU. Se este não der conta, enviará a outro hospital mais sofisticado, que esperamos seja o Hospital das Clínicas ou Hospital do Servidor Público no caso de funcionários, e o Hospital Darcy Vargas para crianças", afirma.
        Para que esse plano seja implantado, contatos já estão sendo mantidos com as Secretárias Municipal e Estadual de Saúde, Faculdade de Medicina (FM) e Faculdade de Saúde Pública (FSP). A idéia é formar um grupo de integração sob a coordenação do Hospital Universitário, afim de facilitar a comunicação entre as unidades envolvidas e criar novos procedimentos administrativos. "Com isso quem tem a ganhar é o paciente, que encontrará nessas instituições uma comunicação ágil e integrada", diz.
        Além dos procedimentos administrativos, Maria Lúcia pretende integrar os programas bem sucedidos realizados em outras unidades da USP e trazer para o HU. É o caso do trabalho com idosos que é realizado pelo Departamento de Nutrição da FSP e pelo HC. Segundo Maria Lúcia, "o hospital possui uma maravilhosa área de lazer com teatro romano, pista de cooper e lago que pode ser utilizado para atividades como palestras, trabalhos físicos e lazer, voltado para esse trabalho e outros realizados pela Universidade".
        Preocupada em saber o que o usuário pensa dos serviços prestados pelo hospital e "desatar o nó" entre ele e a instituição, a nova superintendência está solicitando uma assistente social à Secretaria Estadual de Saúde para criar a "ouvidoria do HU".
        A médica Pupenza Lopes Castelhanos, assistente da superintendência, afirma que outro desafio será a criação de um programa de qualidade geral no hospital. Especialista em administração hospitalar e programas de qualidade, Pupenza afirma que a idéia é trazer o que de mais moderno está sendo feito pelos hospitais privados e universitários do País. "Todo mundo está trabalhando sob essa nova ótica, ou seja, um hospital mais dinâmico e com cara de empresa", diz ela. Nessa linha de atuação está implantado o curso de administração de materiais, avaliação e treinamento de recursos humanos, e o processo de certificação dos laboratórios do hospital. Um novo conceito que está sendo explorado é a troca do branco das paredes, "ninguém nunca falou que um hospital não pode ter cores", afirma
        Mas para a conquista de todas essas idéias, será necessário a busca de parcerias que viabilizem os custos de investimento para a humanização do hospital.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7772.


Cursos, Seminários e Palestras

Cursos no ICB
        O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP tem inscrições abertas para os cursos:
        Anatomia Cirúrgica da Face, para cirurgiões e profissionais especializados na região de cabeça e pescoço, que ocorre de maio a dezembro. As inscrições estão abertas até o dia 14 de abril, na Secretaria do Departamento de Anatomia do ICB, na Av. Lineu Prestes, 2415, edifício Biomédicas III;
        Imunologia para Profissionais da Área da Saúde, para profissionais da área da saúde, que ocorre de abril a junho. As inscrições estão abertas até o dia 24 de abril, na Sociedade Brasileira de Imunologia.
        Mais informações :( (0XX11) 818-7258 e 870-8058.

Finanças
        A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP organiza, de 12 a 15 de abril, o curso Modelos para a avaliação de riscos, para profissionais com atuação em áreas de risco financeiro ou de modelagem de mercado de capitais. O curso abrange conceitos e utilização de técnicas de Data Mining e introdução às redes neurais artificiais, árvores de classificação e regressão.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5892 e 818-5861.

Nova versão do Projeto Zumbi
        A partir de 4 de abril, a Estação Ciência da USP inaugura uma nova fase do Projeto Em Torno Zumbi. Será realizado o curso Conhecendo a presença africana na cultura brasileira, destinado a todos os interessados, e as exposições "Navio negreiro: cotidiano, castigo e rebelião escrava" e "Batuque no quilombo".
        Para a inauguração, estão programados o espetáculo de dança Abertura para Exu, de Ary Matos, uma apresentação do Coralusp e outra do Grupo Nzinga de Capoeira Angola, além do lançamento de livros relacionados ao tema.
        A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1274/1394, na Lapa. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 263-7022.
 
 


Livros, Revistas e Publicações

Esporte e simbologia
        Aristides Almeida Rocha, professor do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, lança amanhã (28) o livro A simbologia animal no esporte, editado pela Scortecci Editora, e que discute a relação homem/animal/esporte.
        O evento acontece às 19 horas na Tribuna de Honra do Ginásio do Ibirapuera, Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Av. Mal. Estênio Lima, 82, Ibirapuera.
        Mais informações: ( (0XX11) 815-6996, ramal 5 (Scortecci Editora).
 
 


Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Caracterização dos pacientes adultos das unidades de terapia intensiva do município de São Paulo. Maria Cláudia Moreira da Silva. Dia 30/3, 9h.
        Qualidade de vida e transplante de medula óssea em neoplastias hematológicas. Lucia Maria Giunta da Silva. Dia 30/3, 9h.
        A representação social da puérpera em sistema de alojamento conjunto sobre seu processo de hospitalização. Alda Valéria Neves Soares. Dia 30/3, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        O uso de registros de emissões otoacústicas como instrumento de vigilância epidemiológica de alterações auditivas em trabalhadores expostos a ruído. Ana Cláudia Foirini. Dia 30/3, 13h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-5091.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        As Marias Canavieiras e a participação sindical - Sertãozinho ontem e hoje. Isamara Lima de Jesus. Dia 31/3, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4584.

Escola Politécnica
Mestrado
        A compreensão da percepção da qualidade pelo consumidor como base para a definição de estratégias pelas empresas e suas cadeias de fornecimento. Eduardo Nunes Hegedus. Dia 30/3, 9h30.
        Influência do preparo do inóculo e do pH na produção do antibiótico retamicina por Strptomyces Olindensis So20. Luciana Maria Guimarães. Dia 31/3, 14h.
Doutorado
        Estudo da aderência entre o concreto de cimento Portland e concretos asfálticos para fins de reforços ultradelgados de pavimentos. Rita Moura Fortes. Dia 30/3, 13h.
        Distribuição de carga e variação de capacidade na programação da produção: resultados na inserção de espera e na utilização de capacidade adicional.. Emerson Carlos Colin. Dia 31/3, 9h.
        Certificação seguindo a ISO 14001: metodologia para a revisão ambiental inicial. Alice Leal Azevedo Corrêa. Dia 31/3, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5443.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes. 
Colaboração: Cinderela Moreira de Freitas Caldeira