São Paulo, 29 de março de 2000 n.527/00.

Imagens de vilas 
e cidades coloniais
O primeiro livro da Coleção Uspiana – série que será publicada em comemoração aos 500 anos do Brasil pela Edusp e Imprensa Oficial do Estado – será lançado dia 31 no MASP. Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial, de Nestor Goulart Reis, apresenta 300 reproduções de imagens de vilas e cidades brasileiras dos séculos 
XVI, XVII e XVIII.

Estréia o primeiro programa de ficção da TV Universitária
 
 

Adultos com hiperatividade têm atendimento pioneiro no HC
 
 

Dossiê Saúde é suplemento especial da Revista Estudos Avançados


Destaques

Livro traz imagens inéditas de cidades e vilas brasileiras no período colonial

        Dando início à Coleção Uspiana, uma série de 12 livros que serão publicados em comemoração aos 500 anos do Brasil, a Editora da USP (Edusp) e a Imprensa Oficial do Estado lançam o livro Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial, do professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Nestor Goulart Reis. A obra, que apresenta 300 reproduções de imagens de vilas e cidades brasileiras dos séculos XVI, XVII e XVIII, faz parte de um projeto educativo maior que produziu seis mil "kits" para serem distribuídos em escolas públicas, museus, bibliotecas, centros culturais e universidades do País, compostos por 35 painéis e um CD-ROM.
        Em sua pesquisa Goulart Reis recolheu mais de 1.000 imagens demonstrativas da riqueza e da agitação da vida urbana brasileira no período colonial. Trata-se, segundo ele, de um "precioso patrimônio cultural, que deve revolucionar o ensino de nossa história, contada através de documentos escritos, que falam mais do Brasil rural e menos do urbano". Quanto às imagens publicadas, o professor diz que muitas são desconhecidas dos pesquisadores, preenchendo uma lacuna no ensino e esclarecendo questões sobre o nascimento das cidades.
        Como exemplo, Goulart Reis cita a crença de que as cidades brasileiras teriam crescido sem planejamento, desmentida em sua pesquisa. A existência de padrões geométricos regulares aparece, por exemplo, no traçado de um quilombo no Rio Vermelho, atual bairro de Salvador, e no de São Luiz do Maranhão, em 1640. Niterói, João Pessoa, Taubaté, Itu e cidades da Amazônia são outros casos citados pelo pesquisador, que relaciona o planejamento urbano com a necessidade da Coroa Portuguesa de estabelecer uma identidade territorial em toda a extensão do seu Império.
        Para recolher o material e elaborar o livro, o professor fotografou e colheu informações, desde 1957, em dezenas de ar-quivos no país e no exterior, entre bibliotecas e coleções particulares. A principal fonte, porém, foi o Arquivo Histórico do Exército, já que muitas das imagens estudadas eram utilizadas para elaboração de esquemas de defesa militar, pedidos de verba e como forma de manter Portugal informado sobre a colônia.
        O lançamento do projeto acontece dia 31, às 11 horas, no Museu da Casa Brasileira, que fica na Av. Faria Lima, 2705. O livro, por sua vez, tem lançamento marcado para às 19 horas, no Museu da Arte de São Paulo, na Av. Paulista, 1578.
        O projeto Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial tem patrocínio da Volkswagen e do Banespa, e conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Fapesp, da Cia. Suzano de Papel e da Fundação Orsa. Cópias fotográficas de mapas de diversas capitais brasileiras estão disponíveis para serem enviadas aos veículos de comunicação que solicitarem.
        Mais informações: ( (0XX11) 9745-6219, com Adriana; ou 3272-0941 e 9963-9142, com Ana Maria Xavier, coordenadora executiva do projeto.

Vida de universitários é tema de seriado na TV USP

        As experiências do cotidiano de sete estudantes universitários, mostradas de forma bem-humorada. Esta é a história de "2 Apês", seriado produzido pela TV USP, com estréia marcada para o dia 7 de abril. Trata-se do primeiro projeto de ficção a ser exibido no Canal Universitário.
        "Nossa intenção é servir como laboratório, revelando novos talentos em interpretação, direção, roteiro", afirma Alexandre Klemperer, diretor do programa. "O formato da sitcom (comédia de situação) é popular lá fora, mas não no Brasil, e nele encontramos um nicho para criar". A história da série se passa em dois apartamentos de estudantes; num deles vivem quatro homens e no outro, três mulheres. Um porteiro também faz parte da trama. "Trata-se de um programa para jovens feito por jovens", explica Daniel Kulaif, produtor da série.
        "2 Apês" começou a surgir em julho do ano passado, a partir de uma oficina de roteiro organizada por Klemperer e Kulaif com alunos de várias unidades da USP. "Fizemos apenas o roteiro, sem haver a possibilidade de produção do programa. A idéia era fazer um projeto cuja produção fosse barata, com pouca necessidade de cenários, equipamento e edição", relata.
        Em outubro a TV USP interessou-se pelo projeto e decidiu produzir a série. No mês de novembro aconteceram os testes de seleção para o elenco. São oito atores - os sete estudantes e o porteiro do prédio -, quase todos oriundos da Escola de Arte Dramática e do Departamento de Artes Cênicas ECA-USP. Com a ajuda de empresas, especialmente da área de móveis, funcionários e bolsistas da TV conseguiram viabilizar as gravações do primeiro episódio.
        Serão gravados dez programas com exibição mensal. No estúdio serão gravadas 80% das cenas do seriado. O restante será feito em externas na Cidade Universitária. Mesmo assim a exibição da série depende de mais patrocínios. O diretor de "2 Apês" diz que "no Brasil, existe a idéia de que fazer dramaturgia de televisão é muito caro, mas buscamos um modelo mais simples e atraente. Trabalhamos com os pés no chão".
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4101.

HC inicia tratamento para adultos com déficit de atenção e hiperatividade

        O Instituto de Psiquiatria do HC está iniciando tratamento para adultos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Pessoas com fama de distraídas, esquecidas e estabanadas podem ser vítimas da doença. O distúrbio não começa na idade adulta, mas apesar de conhecido como doença típica da infância, persiste em 50% dos adultos que tiveram TDAH quando crianças.
        O problema no adulto tem características como: Distração, que consiste em erros no trabalho ou nas atividades que exigem concentração, desorganização, esquecimento de compromissos assumidos, perda de objetos ou esquecimento do local onde foram deixados, desatenção quando alguém está falando consigo; Agitação ou inquietação constantes, estando sempre "a todo vapor", movimentar dedos e pés quando se está sentado, não consegue assistir TV ou um filme sem se levantar; Sentimentos que oscilam entre tristeza e euforia, com mudanças bruscas de humor, temperamento explosivo, perda de controle, dificuldade de lidar com situações de pressão, impulsividade, início abrupto de relacionamentos/casamentos, abandono súbito de emprego, entre outros.
        Essas manifestações devem ter duração de pelo menos seis meses e ser suficientemente graves para prejudicar a vida cotidiana, profissional ou familiar.
        Sob coordenação do psiquiatra Mario Louzã Neto, o Projeto Deficit de Atenção e Hiperatividade no Adulto (PRODATH), primeiro do gênero no País, está recrutando pacientes que se encaixem no perfil descrito, para acompanhamento e tratamento baseado em psicoterapia e medicamentos. Os interessados devem ligar para (11) 3069 6971 ou 3063 2163.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069 7053 e 3069 6694, na Assessoria de Imprensa do HC, com Julieta Magalhães


Cursos, Seminários e Palestras

Genética florestal e agrícola
       O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP realiza hoje (29) e amanhã (30), às 14 horas, no Anfiteatro de Ciências Florestais da Esalq, em Piracicaba, o I Seminário sobre Organismos Geneticamente Modificados em Florestas e Agricultura: Aplicações, Limitações, Certificação e Legislação.
        O evento irá reunir representantes de centros de pesquisas, universidades, empresas florestais e ambientalistas.
        Mais informações ( (0XX19) 430-8678.

Ambientalismo
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza hoje, das 9 horas às 12h30, a palestra Ambientalismo ou ambientalismos? com a pesquisadora Lúcia Costa Ferreira, da Unicamp. O evento integra o ciclo de seminários Ambientalismo e participação na contemporaneidade e acontece no Anfiteatro Paula Sousa, Av. Dr. Arnaldo, 715.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7766(com Cláudia Bogus) ou 853-4760.

Escola do Futuro
        Por meio do Centro de Capacitação Profissional a Escola do Futuro oferece os seguintes cursos de curta duração:
        Novas formas de aprender e ensinar com a Internet, com o Prof. José Manuel Morán, dias 31 de março e 1o de abril, que aborda como usar a Internet no ensino de forma inovadora.
        Construção de home page - nível básico e intermediário, com as professoras Isabel Pereira dos Satnos e Lúcia Cutro, dias 1, 8 e 15 de abril.
        Software: como entendê-los para melhor utilizá-los?, com a Prof. Magda M. Colcioni, dias 3, 5, 10, 12 e 17 de abril, e que busca compreender os processos de construção do discurso de sofwares.
        Utilizando multimídia interativa em CD-ROM e na Internet - planejamento e produção de aulas, apresentações, programas de treinamento e palestras, com o Prof. Eduardo José Stefanelli, dia 4 de abril. Pré-requisito: conhecimento de Microsoft Powerpoint.
        As inscrições deverão ser feitas no Centro de Capacitação Maria Antonia, Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque.
        Mais informações: (0XX11) 259-3447.

Italiano Instrumental
        Estão abertas, até dia 3 de abril, as inscrições para o Curso Instrumental de Língua Italiana, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O curso prepara os alunos para desenvolver a linguagem em situações típicas de uma viagem cultural, e ocorre de 05 de abril a 14 de junho.
        Os interessados devem se inscrever no Serviço de Cultura e Extensão Universitária, na sala 126 do prédio da administração da FFLCH, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, na Cidade Universitária. A taxa é de R$ 100,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4645.

Representações sociais
        A Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove amanhã (30), das 14 às 17 horas, o seminário A Teoria de Representação Social e sua Aplicação à Área da Saúde, com a participação de Denise Jodelet, da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, e Celso Pereira de Sá, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Destinado a professores e alunos de Enfermagem, de Medicina Preventiva e da própria FSP, o seminário será ministrado em espanhol e português.
        As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas na Seção de Alunos da FSP/USP. Após o evento, que acontece na Sala Paula Souza da Faculdade, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, em Cerqueira César, serão entregues certificados de participação.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7755 com a coordenadora; inscrições 3066-7787.

Arte Africana
        Estão abertas, até o dia 24 de abril, as inscrições para o curso Arte africana como pretexto para dinâmicas de grupo, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. O curso é voltado para coordenadores e monitores de grupos terapeutas, comunicadores e educadores, e ocorre de abril a junho.
        As inscrições devem ser feitas no MAE, na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4906.

Computação
        O Centro de Ensino de Computação do Instituto de Matemática e Estatística (CEC/IME) da USP, centro de extensão na área de informática, está com inscrições abertas para os seguintes cursos: Word Básico (de 3 a 20 de abril), Excel Básico (de 24 de abril a 8 de maio), Html Básico (de 3 a 14 de abril, para quem tem domínio da Internet), Access Básico (de 3 a 14 de abril, para quem tem domínio em Excel), e Linux (de 17 de abril a 2 de maio).
        Os cursos são abertos a todos os interessados, que devem ter mais de 15 anos e 1º grau completo. Membros da comunidade USP têm desconto nos preços. As inscrições podem ser feitas por e-mail (cec-inscricao@ime.usp.br) ou no CEC, na Rua do Matão, 1010, sala 138B, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-6191.


Livros, Revistas e Publicações

Saúde
        Será lançado no dia 4 de abril, às 10 horas, na Sala do Conselho Universitário da USP o Suplemento Especial do número 35 da Revista Estudos Avançados - Dossiê Saúde.
        O dossiê, organizado pela professora Magda Maria Sales Carneiro Sampaio, diretora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), traz 100 textos de pesquisadores da USP, todos envolvidos com questões ligadas à saúde humana.
        Mais informações : ( (0XX11) 818-7438.


Quadro de Avisos

Desenvolvimento
        A Comissão de Cultura e Extensão Universitária e a diretoria da Faculdade de Educação (FE) da USP promovem no dia 4 de abril, às 19h30, a aula inaugural Desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, proferida pela presidente da SBPC e professora da Universidade Federal do Paraná, Glaci Zancan.
        O evento acontece no Auditório da Escola de Aplicação da FE/USP, que fica na Av. da Universidade, travessa 11, nº 220, Cidade Universitária.


Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Estudo anatômico das artérias de base do encéfalo de fetos de búfalos (Bubalus bubalis, Linnaeus, 1758). Márcia Maria Magalhães Dantas de Faria. Dia 31/3, 14h.
        Utilização do sêmen resfriado e da administração de GnRH na inseminação artificial em tempo fixo de novilhas nelore (Bos taurus indicus). Alexandre R. Garcia. Dia 31/3, 14h.
Doutorado
        Ventilação microambiental para biotérios: avaliação dos mecanismos de defesa pulmonar e dos parâmetros bioquímicos e hematológicos em ratos (Rattus Noervegicus). Maria Araújo Teixeira. Dia 31/3, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7667

Faculdade de Direito
Doutorado
        A responsabilidade internacional do Estado por violação de direitos humanos.. André de Carvalho Ramos. Dia 31/3, 8h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004; 3111-4005

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
        Aplicações de técnicas de RMN à determinação estrutural de intermediários sintéticos. Valdemar Lacerda Júnior. Dia 31/3.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3879

Escola Politécnica
Doutorado
        Contribuição ao estudo da resistência à corrosão de armaduras de aço inoxidável. Leonel Tula Sanabria. Dia 31/3, 14h.
Mestrado
        Análise experimental da cravação de âncoras de carga vertical. Philip Von Pritzel Witz. Dia 31/3, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5443.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Consumo de bebida alcoólica na gravidez. Zuleika de Oliveira L. Kaup. Dia 31/3, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.