São Paulo, 31 de março de 2000 n.528/00.

 
Organização virtual 
cria rede de empresas
Projeto do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da USP de São Carlos reúne empresas com especialidades diferentes, tornando-as uma só "empresa virtual". Juntas, já produziram um martelo biodegradável, e desenvolvem novos projetos.

Tratamento para crianças obesas em Ribeirão Preto
 

Cinusp oferece curso de Iniciação Cinematográfica
 

Edusp lança obras do dramaturgo russo Tchékhov


Destaques

Empresas unem habilidades em organização virtual

        Criar uma empresa virtual, unindo habilidades específicas de empresas diferentes para explorar novas oportunidades de negócios e desenvolver produtos diferenciados. Essa é a essência da Organização Virtual de Tecnologia, ou Virtec, um projeto pioneiro no Brasil, organizado pelo Núcleo de Manufatura Avançada (Numa), ligado ao Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). A Virtec é um projeto de integração que cria uma rede de empresas que trabalham juntas, formando uma "empresa virtual", que compartilha recur-sos e competências de cada uma, sem a necessidade de haver um escritório centralizador. "Com a estrutura da virtualidade, basta ele buscar a competência necessária em alguma empresa e através da cooperação rapidamente oferecer a resposta ao mercado ou cliente", afirma Carlos Frederico Bremer, coordenador do grupo de Empresas Virtuais do Numa e professor de Engenharia de Produção da EESC.
        Para Bremer, a empresa virtual pode se adaptar melhor a eventos inesperados que ocorrem no mercado, especialmente se um concorrente lança algo novo ou o cliente quer algo diferente. Ele também vê benefícios para as pequenas e médias empresas: "uma grande vantagem é o fato de elas parecerem maiores do que na realidade são", diz. "Isso passa uma maior credibilidade e maior visibilidade no mercado".
        As empresas tornam-se parceiras independentes, reguladas por um código de ética combinado entre as partes e presididas por um dos membros da Virtec. Novas oportunidades de negócios são detectadas por um especialista, chamado de broker e então explora-se essa oportunidade agregando as habilidades das diversas empre-sas que compõem a Virtec. O ciclo de vida de cada empresa virtual é o tempo de duração da oportunidade de negócio explorada. A Virtec também atua na solução de problemas técnicos, elaboração de estratégias de marketing e estudo de mercado para cada tipo de projeto.
        A primeira realização conjunta dessas empresas foi um martelo reciclável produzido por duas participantes da Virtec - uma fez o cabo de alumínio e a outra, a cabeça de borracha biodegradável - usado para montagem de vidros e no acabamento de peças de metal. "Quanto aos novos produtos, temos mais um amortecedor para centrífuga e estamos desenvolvendo outros produtos", explica Bremer.
        O plano inicial é que haja uma Virtec em diferentes países, concluindo uma rede de comunicação e exportação mundial. Atualmente há uma em Monterrey, México, e outra em São Carlos, que existe há um ano e meio, reúne nove empresas da cidade com 350 funcionários e faturamento conjunto de US$ 30 milhões por ano, e que atuam nas áreas de metal-mecânica, eletro-eletrônica, polímeros e automação. "Estamos agora ajudando na formação de outra organização virtual em Caxias do Sul voltada para empresas de matrizes e ferramentas", declara Bremer.
        Anteriormente, os alunos de mestrado faziam visitas às empresas, para conhecer e identificar as competências de cada uma, mas foram substituídos por estagiários do curso de Engenharia de Produção. No entanto, o plano da Virtec, segundo o professor Bremer, é contratar profissionais para realizar essa etapa, o que depende apenas de um financiamento. Esse próximo passo pretende aumentar a competitividade da rede, contratando profissionais para fazer o serviço dos estagiários, e assim poder vender a Virtec para mais empresas "Os empresários acreditam que o modelo é bom, porque a Virtec gera muitos negócios", conclui Bremer.
        Mais informações:( (0XX16) 273-9425 com o Prof. Bremer; e-mail bremer@sc.usp.br.

Reeducar crianças obesas

        Equipe multidisciplinar da USP de Ribeirão Preto está desenvolvendo um trabalho para reeducar crianças obesas de escolas públicas da região. São duas turmas de 17 alunos cada, com idade entre 10 e 14 anos. Cada criança selecionada pelo programa passa por uma bateria de testes de medidas antropométricas, médicas e físicas, antes de iniciar as atividades. Três vezes por semana, elas participam de atividades físicas dirigidas, recebem orientação psicológica, nutricional e médica.
        Semanalmente, são oferecidas três horas e meia de hidroginástica e aulas de esportes variados. Uma vez por semana, as crianças são atendidas por psicólogas que trabalham a auto-estima e a importância das outras atividades do programa. Na área da saúde, graduandos da Escola de Enfermagem realizam periodicamente aferições da pressão arterial das crianças.
        A nutrição recebe atenção especial no programa. Nas reuniões com os nutricionistas, as crianças conversam sobre seus hábitos alimentares, ficam sabendo sobre os grupos alimentícios, seus efeitos no organismo e quantidade adequada de refeições. Elas são estimuladas a mudar a alimentação, substituindo os alimentos mais calóricos por menos calóricos. "A mudança nos hábitos das crianças podem ajudar na reestruturação alimentar de toda a família", diz Rosane Pilot Pessa Ribeiro, coordenadora da nutrição e pesquisadora da Escola de Enfermagem. "Normalmente, os país das crianças também são obesos".
        Para completar as atividades, a cada quinze dias acontece o debate "grupo de vivência" que trabalha com temas sobre a concepção de saúde relacionada com a beleza do corpo e da estética.
        Mais informações com Luís Ribeiro: ( (0XX16) 602-3533 e 602-3517.


Cursos, Seminários e Palestras

Palestra no IEA
        O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove dia 18 de abril, às 10 horas, o seminário Elipsóides de Riemann. O conferencista convidado é Waldyr Muniz Oliva, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.
        O IEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, térreo, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3919/818-4442.

Curso Livre de Cinema
        Começa dia 11 de abril o curso de extensão universitária Iniciação Cinematográfica /Cinema Clássico, oferecido pelo Cinusp e que pretende, através da sensibilização estética dos alunos, fornecer recursos para que possam se relacionar com os discursos audiovisuais.
        As aulas do curso, dirigido a realizadores cinematográficos e ao público em geral, acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 23 horas, no Centro Universitário Maria Antonia, rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque. A taxa de inscrição é de R$200,00 e inclui apostila didática.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3152.

Aula inaugural de Aziz Ab'Saber
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza a aula inaugural do 2º Curso sobre Saúde Pública para Rádio-comunicadores Populares, proferida pelo professor emérito Aziz Ab'Saber, cujo tema é "Metabolismo das megalópoles". A aula ocorre às 9 horas do dia 1º de abril, no anfiteatro Geraldo Paula Souza., da FSP.
        Mais informações : ( (0XX11) 881-5091.


Agenda Cultural

Cancioneiro
        A Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP apresenta, dentro da série "Quartas culturais", o show Cancioneiro, de Luciano Carvalho. O show tem o nome do CD do cantor e compositor, com canções inéditas feitas com diversos parceiros, e mostra a grande variedade de formas que a MPB adquiriu em São Paulo.
        A apresentação acontece dia 5 de abril, às 12h30, no Auditório L. H. Jacy Monteiro do IME/USP, que fica na Rua do Matão, 1010, no térreo do Bloco B. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-6169 e 818-6181.


Livros, Revistas e Publicações

Tchékhov
       A Edusp lança dois livros do escritor russo A.P. Tchékhov, traduzidos por Barbara Heliodora. Na peça A Gaivota, o personagem Treplev trata do futuro, apesar de advertido de que adiante não haveria mais nada, convidando outros a fazer essa mesma viagem, repleta de falas de ironia e exaltação, expressão da angústia e das frustrações de uma sociedade vazia de valores pelos quais valeria a pena lutar.
        Em O Cerejal, ele retrata a decadente aristocracia rural russa, na trivialidade de seu universo cotidiano, fazendo uma comparação entre as árvores cortadas e as vidas retratadas nas peças, ao mesmo tempo em que mostra o lado idílico do cerejal.
        Mais informações : ( (0XX11) 818-4149.


Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Doutorado
        Artrite-Encefalite Caprina - CAE: preval6encia de anticorpos séricos criados no Estado da Bahia. Elizabeth Juvêncio Ramalho. Dia 3/4, 14h.
        Aspecto morfológico dos componentes do funículo espermático do camundongo (Mus musculus). Andréia Maria Martarello Gonçalves. Dia 4/4,14h
Mestrado
        Carrapatos em capivaras (hydrocherus hydrochoeris) mantidas em cativeiro: espécies envolvidas e reação celular elicitada no hospedeiro. Karin Van Der Heijden. Dia 3/4, 9h.
        Efeitos da exposição materna perinatal ao chumbo em parâmetros associados a reprodução de ratos: participação do GnRH. Marcela Gonçalves Santana. Dia 3/4, 9h30.
        Estudo retrospectivo-sistemático e de proteínas fibrilares da matriz extracelular de neoplasias mamárias benignas e malignas na espécie canina. Ana Maria Cristina Rabello Pinto da Fonseca Martins. Dia 4//4, 9h.
        Resíduos de praguicidas em leite consumido na cidade de São Paulo, de 1996 a 1998. Cláudia Helena Pastor Ciscato. Dia 4/4, 9h.
        Leucose Enzoótica dos bovinos: preval6encia de anticorpos séricos anti-vírus da leucose dos bovinos em rebanhos leiteiros criados na microrregião de Manaus, Estado do Amazonas. Paulo Alex Machado Carneiro. Dia 4/4, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7667

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        A gestão da administração salarial em ambientes competitivos: análise de uma metodologia para construção de sistemas de remuneração por competência. José Antonio Monteiro Hipólito. Dia 3/4, 14h30.
        Significado do trabalho: um estudo entre trabalhadores do setor turístico no estado do Ceará. Lucia Maria Gonçalves Siebra. Dia 4/4, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Escola Politécnica
Doutorado
        Estudos sobre remoção biológica de fósforo de esgoto sanitário, através do processo de lodos ativados operando em bateladas e sobre o excesso de lodo gerado. Edgar Manuel Miranda Samudio. Dia 5/4, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5443.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.