São Paulo, 7 de abril de 2000 n.531/00.
Os peixes do Rio Negro
Pesquisadora da USP encontra no Museu de História Natural de Londres, quase que por acaso, ilustrações de peixes do rio Negro, feitas entre 1850 e 1852, pelo naturalista britânico Alfred Russel Wallece, durante uma expedição ao Brasil. O valioso material foi salvo do naufrágio do navio na volta de Wallece para a Inglaterra. 

IEB e Psicologia trabalham com a arte de contar histórias
 
 

Curso de especialização abordapsicopatologia do bebê
 
 

MAE promove oficinas sobre a cultura indígena
 


Destaques

Desenhos raros sobre os peixes do rio Negro

        Um rico material histórico e ictiológico foi descoberto, quase que por acaso, pela pesquisadora Mônica Toledo Piza no acervo do Museu de História Natural de Londres, quando fazia estudos para a descrição de duas novas espécies de peixes para seu doutorado. Ela encontrou 211 ilustrações de peixes do Rio Negro, um dos afluentes do Rio Amazonas, feitas entre 1850 e 1852, pelo naturalista britânico Alfred Russel Wallece, em uma expedição ao Brasil. Um projeto de colaboração entre o Museu de Zoologia da USP e o Museu de História Natural de Londres vai viabilizar uma publicação inédita de um livro com o material encontrado, que também fará parte das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil organizadas pela Universidade de São Paulo.
        Wallece, com 25 anos, teria partido para a Amazônia, em 1848, acompanhado de Henry Walter Bates, outro naturalista inglês, com o objetivo de coletar exempla-res de animais e plantas. Em 1850, segui-ram caminhos diferentes: Wallace subiu o Rio Negro, chegando até a fronteira entre Brasil e Venezuela e o Rio Uaupés, até a divisa com a Colômbia. Durante o tempo em que viajou pelo Rio Negro, Wallace in-vestiu tempo e esforço desenhando e des-crevendo todas as espécies de peixes que encontrava, tendo estimado um número de 500 espécies para o Rio Negro.
        "As gravuras, todas feitas a lápis preto, impressionam pela qualidade e riqueza de detalhes", diz Mônica, que atualmente vem trabalhando na identificação das espécies ilustradas. Para os estudiosos da fauna de peixes de água doce, as gravuras são de grande interesse, porque pelo menos uma delas ilustra uma espécie que ainda não havia sido descrita pela ciência. Essa espécie foi recentemente identificada pela equipe da pesquisadora, e recebeu o nome científico Hydrolycus wallacei em homenagem à Wallace. Os peixes ilustrados pertencem a cerca de 25 famílias dis-tintas, que são representantes da maioria dos grandes grupos de peixes da América do Sul.
        Se não fosse pela importância ictiológica, o material seria valioso pela história que envolve o fato ocorrido em meados do século XIX. Na investigação feita por Mônica sobre a vida de Wallece, consta que na viagem de volta para a Inglaterra, quando estavam viajando há três semanas no Atlântico, o navio pegou fogo e foi perdido tudo que havia à bordo, inclusive as amostras dos peixes coletadas. Wallece pulou ao mar e conseguiu levar consigo apenas os desenhos, que anos mais tarde seriam doados ao Museu de História Natural de Londres.
        O naturalista também é conhecido por ter desenvolvido, na mesma época que Charles Darwin, as idéias que resultaram na elaboração da teoria da evolução das espécies, e que foi por eles apresentada, em 1858, na Linnean Society.
        O livro organizado por Mônica deverá ser publicado no início de 2001, através de uma parceria entre a Editora da Uni-versidade de São Paulo (Edusp) e a Imprensa Oficial, sendo um dos 12 livros da Coleção Uspiana comemorativa dos 500 anos. Nele constará a reprodução das gravuras e a transcrição das notas de campo de Wallace, com descrições e comentários do naturalista sobre as espécies ilustradas.
        Mais informações:( (0XX11) 274-3455, 274-3690, r 245; e-mail: mtpiza@usp.br.
 



Cursos, Seminários e Palestras

Imaginário e cultura
        Acabam dia 10 de abril as inscrições para a apresentação de trabalhos para o II Encontro sobre imaginário, cultura e educação, promovido pelo Centro de Estudos do Imaginário, Culturanálise de Grupos e Educação (CICE) e pela área temática Cultura, Organização e Educação, ambos da Faculdade de Educação da (FE) USP. O evento ocorre entre 8 e 10 de maio na FEUSP, Av. da Universidade, 308, e o prazo de inscrição para ouvinte/participante de oficinas termina dia 30 de abril.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3342 e 814-2892 (inscrição).

Contemporaneidade
        O Laboratório de Psicologia Sócio-Ambiental e Intervenção (LAPSI) do Instituto de Psicologia (IP) da USP promove dia 12, das 9 às 12h30, a conferência Complexidade e os problemas epistemológicos da contemporaneidade, proferida pelo professor da PUC/SP Edgar de Assis Carvalho. O evento faz parte do seminário "Ambientalismo e participação na contemporaneidade", que integra o II Ciclo de Seminários do LAPSI, e acontece no Auditório Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, em Cerqueira César.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4459 e 818-8024.

Psicopatologia
        Termina dia 12 o prazo de inscrições para o curso Psicopatologia do bebê - curso de especialização à distância 2000/2001, promovido pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) da USP em conjunto com a Universidade Paris XIII e a Universidade Virtual Euro-América. Com o objetivo de estudar teórica e clinicamente as interações precoces do bebê e da família, o curso, que utiliza vídeos de especialistas franceses, mexicanos e brasileiros, acontece de abril deste ano a janeiro de 2001, sempre às sextas-feiras, das 9 às 13 horas, no Departamento de Psicologia Clínica. O público alvo é constituído por psicólogos, médicos e profissionais da área da saúde.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4173; e-mail: ebatista@usp.br.

Audiologia em Bauru
        O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e o Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), ambos da USP, promovem de 14 a 17 de abril, em conjunto com a Fundação para Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais (FUNCRAF), o XV Encontro Internacional de Audiologia. A abertura do evento acontece no campus da FOB/USP, prosseguindo depois na Universidade do Sagrado Coração (USC), em Bauru. O encontro destina-se a estudantes e profissionais de fonoaudiologia, otorrinolaringologia e áreas afins.
        Durante o evento, no dia 16, das 11 às 12 horas, acontece o lançamento da Academia Brasileira de Audiologia. A FOB/USP fica na Al. Otávio Pinheiro, 975, e a USC fica na Rua Irmã Arminda, 1050. As inscrições devem ser feitas no site www.adaptanet.com.br/audiologia
        Mais informações: ( (0XX14) 235-8437.

Curso em prol do Instituto da Criança
        Em prol do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FM/USP, o Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE) promove dia 11, no Centro de Convenções Rebouças, o curso Ferramentas de gestão para o executivo do 3º milênio.
        As inscrições, que devem ser feitas no dia do evento, às 14 horas, custam R$120,00, e a rende arrecadada será revertida para o Instituto. O Centro de Convenções Rebouças fica na Av. Rebouças, 600, em Cerqueira César.
        Mais informações: ( (0XX11) 3120-2010, ou no site www.nube.com.br/rh .

Contando histórias I
        O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP promove, entre os dias 10 e 14, das 14 horas às 17h30, o curso A arte de contar histórias. Resgatar a prática de contar histórias, promover a formação de contadores, despertar o interesse pela criação de grupos contadores profissionais, estimular o prazer da leitura e divulgar textos clássicos da literatura e da tradição oral são alguns dos objetivos do curso.
        As inscrições podem ser feitas até o dia 10, com o pagamento de uma taxa de R$40,00. O IEB fica na Av. Prof. Mello Moraes, Travessa 8, nº 140, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3199; e-mail difusão@ieb.usp.br .

Contando histórias II
        Termina no próximo dia 15 o prazo de inscrição para o workshop A arte de contar histórias: promoção de aprendizagem significativa, promovido pelo Laboratório de Estudos e Prática em Psicologia Fenomenológica Existencial (LEFE), do Instituto de Psicologia (IP) da USP. Dividido em dois módulos, nos dias 5 (sábado) e 6 (domingo) de maio, das 9 às 18 horas, e um sábado e domingo do 2o semestre, mesmo horário, em data a combinar, o curso tem como objetivo familiarizar o aluno com o universo da narrativa tradicional.
        As aulas acontecem no IP, na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4172 (c/ Odete) e 818-4285 (c/ Heloísa).

Cultura Indígena
        O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP promove, a partir do dia 14, uma série de oficinas sobre a cultura indígena, acompanhando a exposição Herbert Baldus - cientista humanista. A exposição apresenta aspectos da vida e obra de Baldus, enfocando sua contribuição para a pesquisa e conhecimentos antropológicos do Brasil.
        A mostra ocorre de terça a sexta, das 9 às 17 horas e aos sábados, das 10 às 14 horas. O MAE fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4905.


Livros, Revistas e Publicações

Mário de Andrade e Manuel Bandeira
        A Edusp e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP lançam dia 11, a partir das 18h30, o livro Correspondência - Mário de Andrade & Manuel Bandeira, organizado por Marco Antonio de Moraes. O evento acontece no IEB, Av. Prof. Mello Moraes, Travessa 8, 140, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3197.

Fotografia
        Acontece no próximo dia 10, às 20h30, no Espaço A.C. D’Ávila do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, a abertura da exposição Deslocados: retratos da guerra de Angola, de Beatriz Barbosa. O CJE fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.
        Mais informações: (0XX11) 818-4112.


Teses e Dissertações

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Mecanismos neurogênicos envolvidos no aumento de permeabilidade microvascular induzidos pelo veneno de aranha Phoneutria nigriventer em ratos. Soraia Kátia Pereira Costa. Dia 7/4, 14h.
Mestrado
        Caracterização dos tipos genômicos de parovírus caninos isolados em diferentes regiões do Brasil no período de 1989 a 1996. Telma Alves Monezi. Dia 12/4, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7439.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        Utilização de extrusão de grão-de-bico com elevado conteúdo de ferro em pré-escolares para controle da anemia ferropriva. Dia 13/4, 14h30.
Mestrado
Importância da matriz extracelular na adesão e migração de células leucêmicas. Adriana Rodrigues dos Anjos. Dia 14/4, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.

Escola Politécnica
Doutorado
        Modelamento de tarifação por conjuntos nebulosos para contrope de admissão de conexão em redes ATM. Martin Tacoshi Júnior. Dia 12/4, 15h.
        Utilização de redes neurais artificiais para construção de imagem em câmara de cintilação. Luís Sérgio de Souza. Dia 13/4, 15h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5443.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Institutos tecnológicos multidisciplinares: contribuições para uma reestruturação institucional e organizacional. Willy Hoppe de Sousa. Dia 11/4, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Instituto de Química
Mestrado
    Estudo da migração de sondas e supressores em policátions anfifílicos do tipo toneno. Celise Maia Tcacenco. Dia 13/4, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3844.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.