São Paulo, 12 de abril de 2000 n.533/00.

 
Parceria quer melhorar a qualidade do aço
USP, IPT e Aços Villares se uniram em um projeto para desenvolver uma nova série de cilindros de laminação, utilizados na indústria siderúrgica para a conformação de chapas, mais resistentes e eficazes.

Transcrição da primeira partitura brasileira é lançada em livro da Coleção Uspiana-Brasil 500 anos
 
 

Tá difícil de engolir aborda as experiências de adesão ao tratamento anti-retroviral em SP
 
 

Lançamento da Edusp debate a Educação Superior, Direito e Estado na Lei de Diretrizes e Bases
 


Destaques

USP, IPT e Villares se unem para melhorar qualidade do aço

        A Universidade de São Paulo uniu-se ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e à Aços Villares S/A num projeto que objetiva desenvolver uma nova série de cilindros de laminação, mais resistentes e eficazes, utilizados na indústria siderúrgica para a conformação de chapas. O projeto Desenvolvimento da Produção de Cilindros de Aço Rápido para Laminação de Tiras a Quente, iniciado em 1997, tem seu término previsto para o final deste ano. Até lá, segundo Amilton Sinatora, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP, que coordena o projeto, os pesquisadores têm a intenção de obter indicativos seguros em testes de campo.
         O Brasil é um dos poucos países que fabricam cilindros de laminação para consumo próprio e para exportação. Contudo, nos últimos dez anos, já enfrenta a concorrência de países como o Japão, Estados Unidos, Canadá e da Europa. Os cilindros de laminação recebem chapas com temperaturas superiores a 1.000°C, deformando-as de acordo com a necessidade de espessura. São vários tipos de cilindros de laminação existentes e os envolvidos no projeto são os chamados cilindros de trabalho para laminadores de tiras (de aço) a quente. A Villares é a maior fabricante nacional do produto.
        Os cilindros que vêm sendo testados no projeto são produzidos com aço do tipo rápido, uma categoria mais resistente, por exemplo, que o aço carbono e o aço inoxidável, que possibilita a permanência da qualidade da chapa, em níveis adequados, por um maior espaço de tempo. Sinatora explica que todos os aços têm como base o ferro e o carbono, ao qual são adicionados elementos químicos como cromo e manganês, de acordo com a necessidade do produto final. O aço rápido possui carbonetos – compostos de carbono com outros elementos químicos – fina-mente dispersos na liga, o que determina mais resistência ao desgaste abrasivo que ocorre durante a laminação. "Os cilindros da geração anterior, produzidos com ferro fundido branco de alto-cromo, têm carbonetos menos duros, maiores e mais concentrados em determinadas regiões do material", descreve.
        Nos cilindros de aço rápido a oxidação é menor do que a sofrida pelos cilindros de ferro fundido e, no conjunto, as propriedades da nova geração permitem que eles permaneçam em atividade por até três vezes mais do que seus antecessores.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5342, com o professor Amilton Sinatora; E-mail: sinatora@usp.br.
 
 

USP lança livro com a mais antiga partitura brasileira

        Dentro das Comemorações USP Brasil 500 anos acontece, no dia 20, às 21 horas, o lançamento do livro Recitativo e Ária para José Mascarenhas Pereira de Melo, que faz parte da Coleção Uspiana-Brasil 500 anos.
        O livro traz a transcrição da primeira partitura conhecida no País, elaborada no século XVIII por um compositor desconhecido na Bahia. No lançamento a peça será executada pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência de Roberto Minczuk, que apresentará ainda peças de Camargo Guarnieri e Villa-Lobos. O concerto, que faz parte do Projeto Criadores do Brasil, terá a participação do Coral Sinfônico do Estado de São Paulo, regido por Naomi Munakata, e da soprano carioca Rosana Lamosa. O evento também abre a exposição de manuscritos e documentos dos autores brasileiros.
        O livro foi organizado pela musicóloga Flávia Camargo Toni e a publicação é uma iniciativa conjunta da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e da Imprensa Oficial. A concepção da coleção é da professora Marta Rossetti Batista, que preside a Comissão do Descobrimento na USP.
        A Orquestra se apresentará também no dia 22, às 16h30. Os eventos acontecem na Sala São Paulo, na Praça Júlio Prestes s/nº, Campos Elíseos. Os ingressos para o concerto custam de R$ 10,00 a R$ 30,00. Maiores de 60 anos e estudantes pagam meia entrada.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3575.


Cursos, Seminários e Palestras

Seminário especial
        O Departamento de Física Experimental do Instituto de Física (IF) da USP realiza amanhã (13), às 16 horas, no Auditório Adma Jafet, no IF, o seminário especial Neutrino Physics and Astrophysics with the Macro Experiment at Gran Sasso, com Giorgio M. Giacomelli, eminente físico de partículas elementares e raios cósmicos e professor da Universidade de Bolonha, Itália. A palestra será em inglês e aberta ao público em geral.
        O IF fica na rua do Matão, travessa R, 187, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-6919, com Edi.


Agenda Cultural

Feira de livros no Crusp
        A Associação de Moradores do Conjunto Residencial da USP (Amorcrusp), com o apoio da Agência de Comunicações ECA Jr., realiza nos dias 13 e 14, das 10 às 20 horas, e 15 (sábado), das 10 às 22 horas, a I Feira de Livros do Crusp. Além de bancas de livreiros independentes e sebos, o evento conta também com atrações musicais, dança, performances poéticas e palestra com escritores.
        O Crusp fica na Av. Mello Moraes, 1235, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4405, com Fabiana ou Ana Cláudia.


Livros, Revistas e Publicações

Tratamento anti-retroviral
        Acontece na próxima sexta-feira, dia 14, às 18 horas, o lançamento do livro Tá difícil de engolir? Experiências de adesão ao tratamento anti-retroviral em São Paulo. Realizada pelo Núcleo de Estudos para Prevenção da AIDS (Nepaids-USP) em parceria com o Programa Estadual DST/AIDS, a publicação tem como objetivo auxiliar todos os que trabalham com portadores de HIV/AIDS, especialmente com usuários da terapia anti-retroviral.
        O lançamento acontece na Sala Paula Souza, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4184 (Prof. Vera Paiva - Nepaids/USP) e 5084-6143 (Emi Shimma - CRT-DST/AIDS).

Educação Superior, Direito e Estado
        A Editora da USP (Edusp) e a Livraria Cultura promovem amanhã (13), a partir das 18h30, o lançamento do livro Educação Superior, Direito e Estado na Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96), resultado da pesquisa de doutorado de Nina Beatriz Ranieri, chefe de gabinete da reitoria da USP.
        O evento acontece na Livraria Cultura, que fica na Av. Paulista, 2073 - térreo, loja 151.
        Mais informações: ( (0XX11) 285-4033.


Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Análise comparativas dos métodos de construção de cenários estratégicos no planejamento empresarial. Mary Tsutsui Bomtempo. Dia 17/4, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        O consumo de ferro biodisponível e a fortificação de alimentos nas dietas das crianças do município de São Paulo. Andréa Romero Latterza. Dia 13/4, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-5091.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Laqueadura: A realização de um sonho para mulheres de uma comunidade. Edileusa Aparecida Almeida de Oliveira. Dia 17/4, 13h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Instituto de Geociências
Doutorado
        Evolução tectono-sedimentar do intervalo Ordoviciano-Devoniano da Bacia do Paraná com ênfase na sub-bacia de Alto Garças e no Parguai Oriental. Egberto Pereira. Dia 13/4,14h.
Mestrado
        Geologia estrutural do embasamento cristalino na região de São Sebastião, SP: evidências de um domínio transpressivo. Cristina de Queiroz Telles Maffra. Dia 14/4, 14h.
        Influência da cobertura vegetal na composição química dos sedimentos em suspensão em uma pequena bacia hidrográfica no nordeste da Amazônia. Rosana Astolfo. Dia 17/4, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-4143.

Escola Politécnica
Mestrado
        Sistema tri e tectra combinado de cogeração, avaliação exergética e termoeconômica. Wilson Garagatti Arriola. Dia 12/4, 14h.
        Mancal magnético do tipo atração com controle uniaxial. Isaías da Silva. Dia 13/4,14h.
        Controle de descarregadores de navios utilizando lógica fuzzy. Antonio Dagoberto do Amaral Júnior. Dia 14/04, 9h
        Tratamento térmico mínimo do suco de laranja natural: cinética da inativação da pectinesterase. Gabriela Gastado Badolato. Dia 14/4, 14h.
        Estudo numérico de jatos evaporativos. Edvaldo Angelo. Dia 14/4, 14h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5443.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.