São Paulo, 14 de abril de 2000 n.534/00.
 
Aquecedor solar 
Cietec desenvolve aquecedor solar de baixo custo, que deverá complementar a utilização do chuveiro elétrico. O projeto acadêmico está sendo feito a partir da associação da USP, IPEN e IPT, e Sebrae, com apoio institucional da Secretaria de Ciência, Tecnologia, e Desenvolvimento do Estado de São Paulo
 
Lygia Fagundes Telles debate cultura brasileira na ECA

 

 TV USP discute energia nuclear

 

 Iniciação à robótica na Escola do Futuro
 

Destaques 
Aquecedor solar mais barato está sendo desenvolvido no Cietec
        Um aquecedor solar mais simples e barato, que pode ajudar a diminuir a emissão de gás carbônico e os gastos com energia elétrica, está sendo desenvolvido no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), que é o resultado de uma associação entre USP, IPEN e IPT, e Sebrae, com apoio institucional da Secretaria de Ciência, Tecnologia, e Desenvolvimento do Estado de São Paulo. O projeto acadêmico, dirigido à população de baixa renda e sem fins lucrativos, pretende complementar a utilização do chuveiro elétrico e conta com a participação de diversos seto-res da sociedade unidos pela Internet.
        O responsável pelo conceito do Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) é o engenheiro Augustin T. Woelz, residente no Cietec através da Sunpower Engenharia. Augustin diz que o custo final do produto não deverá superar R$100,00 para o usuário. "A estratégia para barateá-lo é a utilização de facilidades que temos no Brasil: Sol o ano todo, temperaturas médias diárias altas, usualmente pouco vento e a existência da caixa de água, componente não encontrado nos países de primeiro mundo", explica.
        Os componentes básicos do ASBC são o coletor térmico solar simplificado, a caixa d'água fria para guardar inclusive a água quente, as interligações em canos de PVC e a manufatura que passa à responsabilidade do próprio usuário.
        O coletor térmico solar está sendo desenvolvido nas versões 100% vidro e 100% plástico, baseado em tecnologia se-melhante à que é aplicada no aquecimento solar de piscinas. A diferença entre piscina e casa popular está na possibilidade tirar vantagem das pressões de água muito baixas, típicas das que existem em casas populares. Esta baixa pressão sobre os coletores permite o uso de técnicas e materiais muito menos exigentes e menos caros do que os aplicados em coletores de piscinas.
        A caixa de água fria pode ser portadora do volume da água quente originada do coletor solar. A razão é simples: a água quente é mais leve do que a água fria, permanecendo assim naturalmente por algumas horas flutuando por cima da água fria, pronta para ser enviada ao chuveiro elétrico. Este estado se mantém quase estável enquanto não acontecerem processos turbilhonares dentro da caixa, evitáveis com a aplicação de simples técnicas que interferem na adução e de retirada da água da caixa.
        A economia na fabricação se traduz através da manufatura doméstica ou por artesãos, encanadores, pessoas próximas ao usuário, é sinônimo de custo inferior, desaparecendo impostos e estruturas industriais desta cadeia. Tal como concebido atualmente, o sistema tem a capacidade para aquecer até 170 litros de água por dia, a uma temperatura que varia entre 36 a 43° C, suficientes para propiciar um banho agradável.
        A água aquecida pelo sol pode ser entendida como água pré aquecida. Nos dias em que a irradiação solar não for suficiente ou que o número de banhos aumente, é necessário um aquecedor que tempere a água. O engenheiro diz que este aquecedor auxiliar é o chuveiro elétrico, que deverá apenas ser adaptado para oferecer controle de mais pontos de potência, além das tradicionais posições Verão-Inverno.
        Woelz conta que "nos três próximos anos o país vai aumentar sua capacidade instalada de energia em cerca de 14 milhões de quilowatts, toda ela baseada em usinas termoelétricas, significando au-mento substancial das emissões de CO2 originadas do Brasil, reforçando o efeito estufa, a provável causa do aquecimento planetário. Por isso, está discutindo o pro-jeto, interagindo via e-mail com 85 voluntários, dispostos a contribuir, seja com idéias quanto com trabalho direto, para a comcretização do ASBC. São pessoas de diferentes setores, como engenheiros, arquitetos, comerciantes, doutorandos, secretários de meio ambiente e donas de casa, que analisam os conceitos do ASBC, apre-sentando sua idéias ao pessoal residente no Cietec, que as repassa a todos os outros vo-luntários.
        Até final de abril um extenso site do ASBC estará disponível. Ele servirá como um centro de treinamento para quem desejar se aprofundar em energia solar e em técnicas de manufatura de pequenos aquecedores solares.
        Por ser um projeto de grande porte, ele depende de apoio. Fapesp e CNPq já aprovaram o conceito, oferecendo auxílio na compra de materiais e bolsas de estudo à equipe. A equipe procura parcerias na área de plásticos, vidros, micro bombas de água, chuveiros elétricos, etc. A Pilkington, de Caçapava, São Paulo, através do seu Departamento de Meio Ambiente, proporcionou o fornecimento de substancial volume de vidro plano para as experiências em curso. Mas Woelz afirma que ainda há muito espaço para outras parcerias de por-te, em especial na área PVC, chuveiros elétricos, etc.
        Mais informações técnicas e de voluntariado: ( (0XX11) 212-8466, ou e-mail: sunpower@cietec.ipen.br .

Cursos, Seminários e Palestras 

Escola do futuro
        O Núcleo de Pesquisas das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação, da Escola do Futuro da USP realiza em abril os seguintes cursos:
        Iniciação à robótica – ciência e tecnologia de educação infantil (que ocorre nos dias 24 e 26), para professores de Educação infantil, e que trabalha conceitos de física e matemática com kits pedagógicos específicos, acompanhando o desenvolvimento da criança;
        A Internet ampliando possibilidades de expressão escrita e oral (dias 26 e 27), para professores alfabetizadores, e que trabalhe com alfabetização, globalização e interdisciplinariedade, com projetos interligados à tecnologia de comunicação; A escola dos nossos sonhos – projetos transdisciplinares e tecnologias de comunicação (no dia 28), para educadores em geral, e que debate métodos de projetos, e novas tecnologias de comunicação integradas ao processo pedagógico.
        O valor de cada curso é R$ 130,00. Os interessados devem se inscrever no Centro de Capacitação Maria Antonia, na Rua Maria Antonia, 294, 1º andar, Higienópolis.
        Mais informações : ( (0XX11) 259-3447 ou pelo e-mail capacita@futuro.usp.br .


Agenda Cultural 

USP e os 500 anos do Brasil
        Continua, até o dia 7 de maio, a exposição Brasil 500 anos - descobrimento e colonização, que exibe pinturas, desenhos, gravuras, mapas e documentos de coleções públicas e particulares do Brasil e do exterior. A exposição divide-se em três módulos temáticos, que abordam a arte no mundo português, formação da imagem no país e imagens de vilas e cidades do Brasil colonial.
        A exposição acontece no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Av. Paulista, 1578.
        Mais informações : ( (0XX11) 251-5644.

Cinema japonês
        A Fundação Japão, em parceria com o Cinesesc, realiza a mostra Novos olhares do cinema japonês, com dez produções feitas entre 1995 e 1998, incluindo filmes de Takeshi Kitano e Yoji Yamada. As sessões acontecem entre os dias 17 e 20 de abril, em diversos horários, no Cinesesc, Rua Augusta, 2075.
        Mais informações: ( (0XX11) 282-0213 (Cinesesc) e 289-7281 (Fundação).

Programação da TV USP
        A TV USP apresenta, entre os dias 17 e 23, a seguinte programação:
        PANORAMA - Qual é o curso?, programa dirigido ao público pré-universitário, com informações sobre os cursos de graduação da USP, que nesta semana fala sobre o curso de Biologia; Skate, vídeo experimental da equipe da TV USP mostrando manobras de skatistas; Duo Bico de Pena, exibindo o trabalho do casal Angelique e Renato Camargo, violoncelista e flautista formados na ECA/USP, que toca MPB com cara de música erudita; Olimpíadas de Física, programa em que os finalistas da primeira edição da Olimpíada Brasileira de Física são voluntários no Show de Física do Instituto de Física da USP, mostrando como acender lâmpadas com o próprio corpo e outras experiências. Quarta-feira (19), às 10h30, 15h30, 20h30 e 1h30; sábado (22), às 15h30; e domingo (23), às 10h30.
        DELTA, PI - 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, programa que conta com a participação de alunos da USP e da PUC/SP, e da professora de História da USP, Zilda Iokoi, em que serão abordadas questões como as comemorações oficiais, os reflexos do período de colonização, a mudança nas relações sociais nesse período e o modo como a história do Brasil é ensinada. Segunda-feira (17), às 10h30, 15h30, 20h30 e 1h30.
        OLHAR DA USP - Energia nuclear, com um debate, mediado pelo professor de jornalismo da ECA/USP Lalo Leal Filho, de que participam o professor do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da USP Luís Carlos de Menezes, e o professor do Instituto de eletrotécnica e Energia da USP Edmílson Montinho dos Santos; em destaque, temas como a inauguração recente do reator Angra 2 e os problemas do programa nuclear brasileiro. Quinta-feira (20), às 10h30, 15h30, 20h30 e 1h30; sábado (22), às 20h30; e domingo (23), à 1h30.
        PROJETO E, décimo segundo programa da série produzida pela Fundação Vanzolini, entidade ligada à Escola Politécnica da USP. Terça-feira (18), às 10h30, 15h30, 20h30 e 1h30; sábado (22), à 1h30; e domingo (23), às 20h30.
        2 APÊS, reprise do episódio inicial do novo programa produzido pela TV USP, o primeiro seriado de TV sobre jovens produzidos por jovens, em que o cotidiano de um grupo de estudantes, que mora em dois apartamentos vizinhos, é retratado com muito humor. Sexta-feira (21), às 10h30, 15h30, 20h30 e 1h30; sábado (22), às 10h30; e domingo (23), às 15h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4101.


Quadro de Avisos 

Fazer cultura
        O Laboratório Integrado de Marketing e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove no dia 18, em um evento fechado ao público, um encontro entre o dramaturgo e ator Gianfrancesco Guarnieri, o músico Gilberto Mendes e a escritora Lygia Fagundes Telles. Também estarão presentes diretores de comunicação de 40 empresas, com o objetivo de discutir, através da trajetória desses três artistas, o que é fazer cultura no Brasil.
        O evento, que acontece no Anfiteatro Lupe Cotrim da ECA, a partir das 14 horas, será aberto pelo professor Tupã Gomes Correa. Será feito também um balanço sobre o projeto "Gravuras Contemporâneas", realizado pela ECA/USP com patrocínio da Alcatel Telecomunicações.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4314.


Teses e Dissertações 

Escola Politécnica
Mestrado
        Balanceamento de carga em clusteres por replicação de dados sob demanda em um SGBDD. Reinaldo Lourenso. Dia 18/4, 14h.
        Um estudo de correntes induzidas em meios maciços ferromagnéticos - Aplicação no projeto de freios de correntes parasitas. Álvaro Batista Dietrich. Dia 18/4,14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5443.

Escola de Enfermagem
Doutorado
        O ensino superior em enfermagem e o desafio da mudança: os referenciais de um novo processo de formação. Lígia Maria Thomasino Magalhães. Dia 20/04, 8h.
Mestrado
        Vivendo um futuro incerto: a vivência da gravidez em uma comunidade. Ruth Bernarda Riveros Jeneral. Dia 20/4, 13h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        O perímetro braquial na gestante e sua relação com o peso pré-gestacional e o peso do recém-nascido. Anamaria Elena Ricalde de Freixa. Dia 17/4, 9h.
        A poluição marinha por óleo no Porto de Santos: aspectos de gestão ambiental. Marisa Roitman. Dia 17/4, 14h.
        Triaciglicerol de cadeia média não corrige a hipertrigliceridemia e eleva a colesteromia. Leiko Asakura. Dia 18/4.
        Monitoramento de serviços de hemoterapia no Estado de São Paulo, por meio de Unidades Desvio Padrão (U.D.P) e medida síntese. Eliseo Joji Sekia. Dia 18/4, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-5091.

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Modulação da expressão gênica de TgfB1 de tireóide de ratos tratados com metimazol. Eduardo Cava Leanza. Dia 17/4, 14h.
        Avaliação funcional dos domínios N-Terminal e C-Terminal de p21Waf1/Cip1?Sdi1 no ciclo celular transformado com vírus oncogênicos.. Alberto Ivan Navarro Vargas . Dia 18/4, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7439.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br 
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.