São Paulo, 17 de abril de 2000 n.535/00.
A medida do risco na relação cintura/quadril
Pesquisadora da FSP defende que a relação entre as medidas da cintura e do quadril pode ser utilizada como instrumento para avaliar o risco de doenças crônico-degenerativas – como as cardiovasculares e a obesidade – em populações carentes.

Revista da USP traz número especial sobre o Brasil antes de Cabral
e a arqueologia brasileira


Estudantes de Arquitetura e Urbanismo realizam encontro
pela cidadania na USP de São Carlos


IP oferece curso sobre práticas em psicologia e esporte
 
 


Destaques

Medidas de cintura e quadril alertam para risco cardiovascular

        A relação entre as medidas da cintura e do quadril pode ser utilizada como um instrumento para avaliar o risco de doenças crônico-degenerativas, como as cardiovasculares e a obesidade, em populações sem possibilidade de fazer os exames convencionais. A conclusão é de Maria de Lourdes do Nascimento, que acaba de defender sua dissertação de mestrado "Relação cintura/quadril, níveis séricos de colesterol e frações e doenças crônico-degenerativas em adultos jovens e idosos" na Faculdade de São Paulo (FSP) da USP.
        Essa relação é representada pela RCQ – índice obtido a partir da divisão das medidas de circunferência da cintura pelas do quadril – que tem sido associada com o risco de desenvolver problemas cardiovasculares e doenças crônico-degenerativas. "De acordo com Bjorntorp (1985), para os homens, que têm tendência a acumular mais gordura abdominal, essa relação tem que ser igual a um. Para as mulheres, que tendem a acumular maior quantidade de gordura na região glútea, apresentando maior circunferência de quadril, a RCQ tem que se aproximar de 0,8", afirma a pesquisadora. "Quando a relação começa a se elevar, tanto para homem quanto para mulher, o risco aumenta."
        Utilizando dados de 400 indivíduos, Maria de Lourdes correlacionou a RCQ com o colesterol sérico e suas frações, verificando para homens idosos e mulheres adultas, uma relação positiva com o primeiro e com a LDL-c, a fração ruim, e uma relação negativa com a HDL-c, a fração boa. Assim, quanto maior a RCQ, maior a quantidade de colesterol no sangue e também de sua fração ruim, e menor a quantidade de colesterol bom. A pesquisadora ressalta, porém, que esses dados não podem ser generalizados, já que essas relações não foram observadas entre homens adultos e mulheres idosas, por exemplo.
        Além disso, o estudo procurou esta-belecer a correlação entre a RCQ e três doenças de grande prevalência na popu-lação adulta e idosa: diabete melito, hiper-colesteromia e obesidade. Nos indivíduos que apresentavam apenas o diagnóstico de obesidade, Maria de Lourdes verificou correlação negativa entre a RCQ e a fração boa do colesterol (quanto maior a RCQ, menor a quantidade de colesterol bom). Naqueles que não apresentavam diagnóstico de nenhuma doença, ela também verificou a correlação positiva entre a RCQ e a fração ruim.
        De acordo com a pesquisadora, porém, as relações e correlações da RCQ com as taxas de colesterol não são necessa-riamente as mesmas para todas as populações. "Na minha pesquisa, os resultados foram obtidos de um banco-de-dados elaborado a partir de consultas com pacientes ambulatoriais do Serviço de Geriatria e Crônicos do Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira, uma população bem definida e delimitada", afirma. "Antes de implantá-la como alter-nativa aos exames tradicionais de colesterol, seria necessário realizar estudos prospectivos em grupos mais representativos da população, com o objetivo de estabelecer inclusive os valores da RCQ adaptados ao povo brasileiro", complementa.
        Mais informações: ( (0XX11) 5088-8270 (Hosp. do Servidor Público) 3921-4355 (res.) 9913-6768 (cel.).

Revista USP participa das Comemorações dos 500 Anos

        A Revista USP está participando das comemorações do 500 anos do descobrimento com uma trilogia de dossiês. No número 44, que será lançado nesta segunda-feira, dia 17 de abril, traz o dossiê "Antes de Cabral: Arqueologia Brasileira", com um conjunto de trezentas e trinta páginas sobre o tema. Devido à extensão do material a revista está saindo em dois volumes.
        O número 45 está merecendo um cuidado especial da redação, pois os textos são todos de autores portugueses na sua ortografia original (o tema do dossiê é justamente "Durante Cabral: Os Portugueses"). Tal número corresponde aos meses de março, abril e maio.
        Já o dossiê 46, relativo a junho, julho e agosto tem como tema "Depois de Cabral: Formação do Brasil", e será dividido em três partes: O Povo Brasileiro, aí contemplado nas figuras do índio, do negro e do imigrante; Os Donos do Poder, história social e política brasileira; e A Economia Brasileira, com a formação econômica do Brasil.
        A Revista USP pretende ainda lançar um número sobre o sentido de Desenvolvimento no Brasil, que seria possivelmente o n° 47, correspondente aos meses de setembro, outubro e novembro deste ano.
        No lançamento da Revista da USP n° 44 haverá um debate sobre "As perspectivas da arqueologia brasileira". Participam da mesa Walter Neves e Solange Caldarelli, da USP, Pedro Funari, da Unicamp, e Irmhild Wüst, da Universidade Federal de Goiás. O debate que será mediado pelo jornalista Marcelo Leite, acontece no auditório do jornal Folha de São Paulo, que fica na Al. Barão de Limeira, 425, 9° andar, Campos Elíseos, às 19h30. A entrada é franca e as reservas devem ser feitas através do telefone (0XX11) 224-3473.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4403, com o editor da Revista, Francisco Costa.

USP de São Carlos sedia encontro de estudantes pela cidadania

         Acontece no campus da USP de São Carlos, entre 19 e 23 de abril, o XIII Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (EREA) do estado de São Paulo, evento anual promovido pela Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura (FENEA). A comissão organizadora do EREA 2000 é formada por onze alunos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.
        O tema do EREA 2000, escolhido no encontro nacional (ENEA) do ano passado, em Goiânia, é "Um encontro pelo cidadão", e tem como objetivos aumentar o vínculo entre Universidade e cidade, aproximar o estudante dos problemas da sociedade e viabilizar a disseminação da cidadania. O mesmo tema será discutido este ano em outros três encontros regionais (em Vitória, Fortaleza e São Leopoldo) e um nacional (em Taubaté).
        O EREA de São Carlos vem sendo projetado para ser um evento de caráter educacional e cultural completamente voltado à cidade, ao cidadão e à discussão da cidadania, promovendo a troca de experiências entre 38 escolas de Arquitetura e Urbanismo do estado. Estima-se a participação de 1.700 pessoas, entre estudantes e profissionais da área, para a realização de atividades como debates, oficinas, eventos culturais e intervenções na cidade.
        As oficinas programadas foram divididas em: "preparatórias", que devem promover um primeiro contato dos estu-dantes com a cidade e com as áreas que serão trabalhadas no Encontro; "projetuais", em que o estudante deve envolver-se em um projeto participativo, discutindo propostas com a comunidade; "técnicas construtivas", em que os estudantes devem aprender um ofício e aplicá-lo através na construção de objetos urbanos; e "educativas", que têm o objetivo de transmitir às crianças a discussão do tema.
        Mais informações: ( (0XX16) 271-1345; e-mail mdead@hotmail.com.


Cursos, Seminários e Palestras

Psicologia e esporte
        Termina dia 26 o prazo de inscrições para o curso de atualização Psicologia e esporte: práticas em ação, promovido pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP. Destinado a psicólogos e profissionais das áreas de Educação Física e Esporte, o curso acontece de 2 de maio a 11 de julho, às terças-feiras, das 17 às 20 horas.
        As inscrições devem ser feitas na Rua Prof. Mello de Moraes, 1721. São necessários currículo e histórico escolar, e a taxa de inscrição é de R$ 30,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4285.

Alta costura
        O Centro de Estudos de Moda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove, de 24 a 28 de abril, o Seminário Avançado Internacional Perspectiva histórica e mercadológica da alta costura, proferido pela coordenadora do curso de pós-graduação em Moda da Universidade de Southampton, Lesly Miller.
        O seminário acontece no Centro de Estudos da Moda da ECA/USP, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5019.


Agenda Cultural

Di Cavalcanti
        Continua, até o dia 28 de maio, a exposição Di Cavalcanti: desenhos. A invenção do Brasil Modernista, que traz cem desenhos e oito telas do pintor, do acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. A mostra aborda a questão da invenção do Brasil modernista nas artes plásticas, e as obras estão divididas em quatro módulos: cenas e personagens brasileiros, figura feminina, retratos, caricaturas e charges e ilustrações, painéis, cenários e cartazes. A exposição acontece na Galeria de Arte do Centro Cultural Sesi/Fiesp, na Av. Paulista, 1313.
        Mais informações : ( (0XX11)818-3027.


Teses e Dissertações

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Microbacterium Kansasii: Freqüência de isolamento entre pacientes com cultura de espécime clínico pulmonar positiva para microbactéria e caracterização molecular das cepas isoladas. Erica Chimara Silva. Dia 19/4, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7439

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        As ferramentas da qualidade e seu uso no gerenciamento ambiental da indústria no pólo sidero-petroquímico de Cubatão. José Carlos Nunes Barreto. Dia 20/4, 13h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-5091.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Caco Cardoso, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes.